NOS FTTH

Andei muitos anos a ver comentários da malta com HFC/Cobre (DOCSIS) e o quão mau era o serviço (em especial em zonas congestionadas), mas com o feedback positivo no FTTH decidi testar o serviço, e não podia estar mais satisfeito, tenho sempre a velocidade máxima 1 Gbps / 200 Mbps (949/232 em testes). A TV também está TOP. Mas a verdade é que se só tivesse HFC confesso que não arriscava.

De facto confirma-se que a NOS fez uma boa aposta na qualidade de serviço na Fibra até casa. O mesmo acontece no móvel (especialmente com o 5G), embora aqui haja mais espaço para melhoria. Neste momento sou cliente fixo, móvel e internet móvel.

Agora é ir vendo se a qualidade não baixa deste patamar durante os próximos 2 anos.
 
Ao fim de umas quantas vezes que contatei com a NOS, sempre me foi dito que tinha fibra na minha habitação e eu sempre questionei que tipo de fibra e ao fim de alguma insistência lá diziam que era HFC.

Neste ultimo contato com a NOS foi-me dito que tinha FTTH e eu questionei novamente se não era HFC, ao que o operador me responde que era fibra partilhada com a Vodafone, que tenho no prédio, assim como a MEO e a DIGI (ainda sem serviço).

Espero que não seja engano mas se calhar o melhor será confirmar em loja? O que acham?
 
OS aparelhos são o router 6.0 (giga router) e a box é a UMA ultra HD 4K.

É só ver que tipo de cabo entra na casa. Coaxial? É HFC.

Ou então ver pelo tipo de router.
Mas nessa situação teria que esperar pelo dia da instalação para ver. O que foi dito é que seria através da fibra da Vodafone (partilha segundo me disseram), porque o que tenho da NOS no prédio é o cabo coaxial.

Outra questão, mais técnica.

Utilizando a fibra da Vodafone, mas sendo o serviço fornecido pela NOS, existe alguma diferença com a fibra que a NOS instala?
Pergunto isto porque pelo que pesquisei pelo fórum a NOS utiliza uma tecnologia diferente em que o pessoal diz que não existe "delay" nas TV, tanto ligadas às boxes ou por RF, e transmite mais rápido que a Vodafone ou MEO.
Às vezes estou a ver futebol em casa e segundos antes já ouço pessoal a festejar os golos, é uma treta lol.
 
Última edição:
OS aparelhos são o router 6.0 (giga router) e a box é a UMA ultra HD 4K.


Mas nessa situação teria que esperar pelo dia da instalação para ver. O que foi dito é que seria através da fibra da Vodafone (partilha segundo me disseram), porque o que tenho da NOS no prédio é o cabo coaxial.

Outra questão, mais técnica.

Utilizando a fibra da Vodafone, mas sendo o serviço fornecido pela NOS, existe alguma diferença com a fibra que a NOS instala?
Pergunto isto porque pelo que pesquisei pelo fórum a NOS utiliza uma tecnologia diferente em que o pessoal diz que não existe "delay" nas TV, tanto ligadas às boxes ou por RF, e transmite mais rápido que a Vodafone ou MEO.
Às vezes estou a ver futebol em casa e segundos antes já ouço pessoal a festejar os golos, é uma treta lol.
O serviço TV das outras operadoras em Portugal é IPTV.

A NOS e a NOWO como operadores com tecnologia de cabo (HFC) tem sistema CATV na TV, a NOS até em FTTH usa CATV, já a NOWO em FTTH passou para IPTV (por causa de custos? Sei lá), para mim a NOS na TV é muito superior às outras agora com o lançamento da UMA v2, NOS TV, NOS TV+, literalmente a step ahead.

Com isto digo: O pessoal que ouves a dizer golo antes de tu veres é porque tem NOS, most likely

Já o FTTH não posso comentar porque ainda tenho HFC.
 
Agradeço o teu comentário pruifilipe.
Basicamente o que pretendo saber é se o acesso fibra, que é fornecido pela Vodafone, e sendo explorado pela NOS, é como se fosse fibra FTTH da NOS. Parece um "no sense" mas tenho essa duvida.
Até porque o pessoal que por aqui diz que tem fibra FTTH da NOS, possivelmente muitos deles é através da fibra partilhada de outro operador, que será a Vodafone.

Em jeito de remate, dou mais valor, no meu caso, à tecnologia CATV.
 
Agradeço o teu comentário pruifilipe.
Basicamente o que pretendo saber é se o acesso fibra, que é fornecido pela Vodafone, e sendo explorado pela NOS, é como se fosse fibra FTTH da NOS. Parece um "no sense" mas tenho essa duvida.
Até porque o pessoal que por aqui diz que tem fibra FTTH da NOS, possivelmente muitos deles é através da fibra partilhada de outro operador, que será a Vodafone.

Em jeito de remate, dou mais valor, no meu caso, à tecnologia CATV.
A experiência é a mesma, apenas usam os mesmos cabos, as centrais são independentes. A maioria do pessoal que aqui tem FTTH, eu incluido, está diretamente em fibra NOS
 
Agradeço o teu comentário pruifilipe.
Basicamente o que pretendo saber é se o acesso fibra, que é fornecido pela Vodafone, e sendo explorado pela NOS, é como se fosse fibra FTTH da NOS. Parece um "no sense" mas tenho essa duvida.
Até porque o pessoal que por aqui diz que tem fibra FTTH da NOS, possivelmente muitos deles é através da fibra partilhada de outro operador, que será a Vodafone.

Em jeito de remate, dou mais valor, no meu caso, à tecnologia CATV.
Eu tenho Nos sobre fibra da Vodafone(PDO Vodafone), ping inferior á Vodafone, estabilidade boa e velocidades equivalentes á Vodafone, perto dos 950(isto noutro contrato que tive com a Mos 1000/200), agora tenho Nos 500/100 Vodafone 1000/200, na mesmo PDO Vodafone pings melhores para a Nos.
 
Sendo assim não vou poder usufruir das condições técnicas de NOS em relação à TV caso avance por esta via.
Tenho que ver melhor como anda a HFC deles a ver se compensa.
 
O que pretendo é ter a tecnologia CATV nas Tvs e pelo que vejo só a NOS é que tem, as outras operadoras são IPTV.
No entanto não queria que fosse fibra HFC mas que fosse FTTH.

Por isso perguntei se a fibra partilhada (da Vodafone), que é a única maneira que tenho de ter fibra FTTH do operador NOS, vem com a tecnologia CATV para as TVs.

É confuso mas não sei explicar melhor.

Se houver aqui ppl que tenha contrato com a NOS mas usando a fibra da Vodafone é que podia tirar essa dúvida.

Pelo que li pelo fórum, basta, por exemplo, verificar se as TVs em casa ligadas por Box ou ao RF transmitem o mesmo canal ou mesmo tempo sem atrasos na emissão.

Na minha experiência com a Vodafone e MEO (serviço fibra) a TV ligada por Box tem uns segundos de atraso na emissão em relação à TV ligada por RF.

Em relação à NOS as outras operadoras têm sempre atraso na emissão, e segundo pesquisei por aqui, devesse à tecnologia usada ser diferente.
 
Última edição:
O que pretendo é ter a tecnologia CATV nas Tvs e pelo que vejo só a NOS é que tem, as outras operadoras são IPTV.
No entanto não queria que fosse fibra HFC mas que fosse FTTH.

Por isso perguntei se a fibra partilhada (da Vodafone), que é a única maneira que tenho de ter fibra FTTH do operador NOS, vem com a tecnologia CATV para as TVs.

É confuso mas não sei explicar melhor.

Se houver aqui ppl que tenha contrato com a NOS mas usando a fibra da Vodafone é que podia tirar essa dúvida.

Pelo que li pelo fórum, basta, por exemplo, verificar se as TVs em casa ligadas por Box ou ao RF transmitem o mesmo canal ou mesmo tempo sem atrasos na emissão.

Na minha experiência com a Vodafone e MEO (serviço fibra) a TV ligada por Box tem uns segundos de atraso na emissão em relação à TV ligada por RF.

Em relação à NOS as outras operadoras têm sempre atraso na emissão, e segundo pesquisei por aqui, devesse à tecnologia usada ser diferente.
A NOS usa sempre CATV em qualquer instalação FTTH ou HFC. É tudo igual. Se é NOS, é CATV.

A fibra partilhada é fibra escura. Isto significa que só os cabos de fibra são partilhados. Tudo o resto é equipamento da NOS, o equipamento ativo é da NOS. Por isso é uma instalação normal da NOS, internet, TV, tudo igual a todas as outras instalações NOS

Imagina que compras um cabo de rede pela internet. É igual esse cabo de rede ter sido fabricado pela marca A ou ter sido fabricado pela marca B. O que interessa é o que metes em cada uma das pontas do cabo. Neste caso é igual ter sido a Vodafone a construir a rede de cabos de fibra óptica, porque o que metes nas pontas do cabo de fibra são equipamentos da NOS.
 
Ora muito bem RRJoao estou esclarecido e agradeço a explicação. Assim posso ficar descansado se optar pela NOS (partilha FTTH)
Das vezes que falei com a NOS foi a primeira vez que me falaram na fibra partilhada na minha morada, e isto porque insisti em não aceitar a fibra HFC.
Mais uma vez obrigado pela tua explicação.
 
Ora muito bem RRJoao estou esclarecido e agradeço a explicação. Assim posso ficar descansado se optar pela NOS (partilha FTTH)
Das vezes que falei com a NOS foi a primeira vez que me falaram na fibra partilhada na minha morada, e isto porque insisti em não aceitar a fibra HFC.
Mais uma vez obrigado pela tua explicação.
Na minha casa nos só hfc e tenho instalado Vodafone ftth e quando insisti que usassem ftth partilhado a resposta foi sempre que só usam onde não há nada da nos ou hfc saturado…
 
Back
Topo