NOS FTTH

Acho que aqui dá para ver:
pdo2.jpg

Dei uma volta aqui pela aldeia e não vi mais nenhum PDO montado. Entretanto fiz o teste de cobertura no site da NOS e diz que tenho cobertura satélite, no teste da Vodafone, dá para escolher a minha rua e a minha casa e diz que já tenho fibra disponível.
 
O PDO só foi montado esta semana, ainda não devem ter atualizado a BD, nem creio que já esteja operacional, daqui a uns dias ligo para eles.

Mas dar disponibilidade no site da Vodafone é bom sinal, até agora nem a minha rua lá aparecia.
 
Aqui também aconteceu a NOS instalar FTTH numas ruas da cidade que é HFC mas não tinham cobertura nem deles nem da Vodafone e apareceram primeiro na Vodafone e depois foi uma corrida entre eles para cativar clientes - julgo que a NOS ganhou terreno. Isto porque embora a cidade não avance para FTTH da NOs aquela zona foi logo partilhada com a Vodafone, como as localidades todas em volta. Passado menos dum ano a MEO lembrou-se daquela zona e também fibrou, mas fê-lo também pela cidade toda, onde estava instalada principalmente beneficiando da partilha da Vodafone...
 
Eu estou fidelizado com a NOS satélite há pouquíssimo tempo, senão tentava marcar instalar com a Vodafone, para ver que ia dar. É uma questão de aguardar.
 
Aqui foi a NOS a fibrar e a Vodafone colocou primeiro a indicação no site... Normalmente, a NOS atrasa-se sempre a colocar no teste de cobertura no site

Exactamente como aqui, a NOS colocou fibra na aldeia toda, ainda só tem um PDO junto a minha casa. A vodafone já diz que a aldeia tem toda fibra, a NOS diz que tem satélite.
 
YES!

Finalmente chegou a fibra partilhada NOS/Vodafone à minha rua! Conselho Seixal - Zona de Pinhal de Frades

Empresa "Visabeira" anda a instalar os famosos PDOs nos prédios aqui da minha rua e a passar cablagem pelo subterrâneo, a única fibra existente até ao momento aqui na zona era MEO, neste momento tenho HFC da NOS, isto quer dizer que daqui a uns meses devo poder passar para FTTH! :D

 
YES!

Finalmente chegou a fibra partilhada NOS/Vodafone à minha rua! Conselho Seixal - Zona de Pinhal de Frades

Empresa "Visabeira" anda a instalar os famosos PDOs nos prédios aqui da minha rua e a passar cablagem pelo subterrâneo, a única fibra existente até ao momento aqui na zona era MEO, neste momento tenho HFC da NOS, isto quer dizer que daqui a uns meses devo poder passar para FTTH! :D

Boas notícias! Esperemos que a NOS siga esse caminho no resto do país e avance rapidamente no aumento da rede FTTH em zonas onde existe HFC para que seja feita a migração...
 
Sim boas noticias.. Modernização, aleluia.!!!!

Ainda me lembro em 2010 em zonas cabo quando não autorizavam a puxada do cabo, porque implicava baixada elétrica, os tipos são espertos, e diziam à malta "ponham satélite que tb é muito bom" palermas!!! Estão a comer o que merecem...A fazerem investimentos!!!

O FTTH em zonas cabo onde tb há pessoas sem a cobertura do mesmo cabo por razões técnicas (necessidade de amplificadores e baixadas elétricas) é bem vindo para essa malta DTH e HFC com quilómetros e quilómetros em coaxial, embora já tarde... Mas mais vale tarde que nunca...

Que ao menos aprendam alguma coisa.
 
Última edição:
Mais um relato que prova a migração em curso de zonas HFC para FTTH e, aparentemente, com perda da exclusividade por parte da NOS ao partilhar com a Vodafone. Em troca, recebe portos da Vodafone noutros locais o que acho que vai ajudar e muito a acelerar a migração da NOS para full FTTH...
 
Mais um relato que prova a migração em curso de zonas HFC para FTTH e, aparentemente, com perda da exclusividade por parte da NOS ao partilhar com a Vodafone. Em troca, recebe portos da Vodafone noutros locais o que acho que vai ajudar e muito a acelerar a migração da NOS para full FTTH...
Sim. Zonas com rede VDF mesmo em partilha com o Meo vão ser usadas pela NOS a partilhar a cassete da Vodafone que é vermelha. Maio ou Junho
 
Quando falas em maio ou junho refereste ao início da migração?

Essa é uma boa questão.

Pois... As zonas que estão com rede vdf e o meo a usar tb numa cassete própria vão ter FTTH NOS em Maio ou Junho. Atinge a minha área de residência. A NOS, neste momento, está a colocar rede para dar nr de portas à VDF... E receber o mesmo nr de portas desta. Suponho que só nessa altura é que haverá trocas e elegibilidade de cobertura, digo isto porque já há muito ftth da nos instalado mas sem ser ativado. E nestes casos tem se falado Março... Mas disseram me MAIO ou Junho.
Estás em que zona?
Agora casa Zona é uma zona...
 
Essa é uma boa questão.

Pois... As zonas que estão com rede vdf e o meo a usar tb numa cassete própria vão ter FTTH NOS em Maio ou Junho. Atinge a minha área de residência. A NOS, neste momento, está a colocar rede para dar nr de portas à VDF... E receber o mesmo nr de portas desta. Suponho que só nessa altura é que haverá trocas e elegibilidade de cobertura, digo isto porque já há muito ftth da nos instalado mas sem ser ativado. E nestes casos tem se falado Março... Mas disseram me MAIO ou Junho.
Estás em que zona?
Agora casa Zona é uma zona...
Zona de Coimbra. Andaram cá equipas da vodafone em força há uns 3 meses a mexer nos pdos da rede FTTH da vodafone (sem partilha com a meo). Imagino que tenham andado a abrir portas para partilhar com a NOS...
 
Zona de Coimbra. Andaram cá equipas da vodafone em força há uns 3 meses a mexer nos pdos da rede FTTH da vodafone (sem partilha com a meo). Imagino que tenham andado a abrir portas para partilhar com a NOS...
Ah tu disseste é verdade... Sim lembro me.. Sim de certeza que andaram a ver os pdos para isso... Não é preciso colocar cassete própria... Pode ser a mesma... Tem é que ter portos disponíveis
 
Aqui a NOS instalou a fibra e PDOs no início do ano. Na NOS dizem que ainda não há cobertura, no site da Vodafone diz que já têm cobertura de fibra aqui. Só tínhamos ADSL e satélite.
A NOS tem um mapa de cobertura muito mau no seu site. Eu tenho FTTH instalado, e no site diz que só tenho cobertura satélite, lol.
 
Então como é que é feita a separação de redes? Usam comprimentos de onde diferentes na fibra e depois aplicam um filtro no ONT?

Não pode - tem que haver separação de redes
Nas redes GPON os 3 sinais são standard e não pode haver sobreposição
* 1550 nm - CATV down
* 1490 nm - Internet down
* 1310 nm - Internet up
as fibras VOD são completamente distintas das fibras NOS
 
Então como é que é feita a separação de redes? Usam comprimentos de onde diferentes na fibra e depois aplicam um filtro no ONT?
Não pode - tem que haver separação de redes
Nas redes GPON os 3 sinais são standard e não pode haver sobreposição
* 1550 nm - CATV down
* 1490 nm - Internet down
* 1310 nm - Internet up
as fibras VOD são completamente distintas das fibras NOS

Então como é que me disseram a cassete seria a mesma da Vodafone? Fazendo uma splitagen?

O pessoal que tem VDF pelos pdos da meo tb so estão com uma cassete pois naquele tempo não se falava de partilhas...

Mas agora... Pensando.. Não sei se estão com 2 splinters....

Como está na rede dst?
 
Back
Topo