NOS FTTH

Bem, o PDO que mostrei ontem, era do prédio do lado, hoje montaram no meu.

Mas parece ter algo adicionado, o PDO está montado sobre outro equipamento que eu não sei o propósito, só sei que tem fibra lá pra dentro :rofl:



 
Dá gosto ver as operadoras a expandir. Portugal devia aproveitar o dinheiro que vem da UE e montar uma rede como deve de ser, em vez de o enterrar em cenas que não servem para nada.
Então não dá... Mesmo! Colocarem tudo em FTTH.. Andarem para a frente e não estar isto parado com ADSL, HFC ou DTH.

FTTH (GPON) é a tecnologia de ponta deste século... Temos que andar para a frente e não ficar como está...Os clientes têm que ser mais exigentes
 
Zona HFC que está de momento com alguns constrangimentos.
Estas obras serão reforço/manutenção de HFC ou troca para FTTH?
Pelo que já falei com o colega @Meotuga ele acha que é passagem para FTTH.
Concordam?
IMG-20210119-124049.jpg
 
Zona HFC que está de momento com alguns constrangimentos.
Estas obras serão reforço/manutenção de HFC ou troca para FTTH?
Pelo que já falei com o colega @Meotuga ele acha que é passagem para FTTH.
Concordam?
IMG-20210119-124049.jpg
Claro que sim, também me parece passagem para FTTH!
Fizeram o mesmo na minha rua/zona toda á volta, primeiro passaram a cablagem pelos esgotos, e só depois foram montar os PDOs :)
Deverá ser o tal acordo que eles têm de expansão juntamente com a Vodafone, se essa zona não tem FTTH da Vodafone, diria que é uma situação Win-Win e a mais provável:001:

PS: Em todo o caso, vai lá perguntar aos senhores o que andam a fazer :D
 
Então como é que me disseram a cassete seria a mesma da Vodafone? Fazendo uma splitagen?

O pessoal que tem VDF pelos pdos da meo tb so estão com uma cassete pois naquele tempo não se falava de partilhas...

Mas agora... Pensando.. Não sei se estão com 2 splinters....

Como está na rede dst?

Não falavam em partilhas, mas quando foi feita a partilha entre a VDF e MEO, foi designada a ampliação do PDO para levar o outro cliente, em cassetes que na altura até eram pintadas a mão para identificar.

Bem, o PDO que mostrei ontem, era do prédio do lado, hoje montaram no meu.

Mas parece ter algo adicionado, o PDO está montado sobre outro equipamento que eu não sei o propósito, só sei que tem fibra lá pra dentro :rofl:


Sim, a caixa de tras é utilizada como junta de cabos, quando era NOS sem partilha era uma caixa redonda, agora com a designada partilha de rede entre a VDF e NOS, passaram a usar essa caixa que é uma valente caca para fazer fusões e distribuição de cabos, a única coisa boa é que fica apenas uma caixa a ocupar o lugar no poste. Nesse caso é na parede mas maior parte das vezes fica em poste.

A caixa da frente é designada por PDO onde liga os clientes, tem 12 saídas para cada operador, mas o que conta é o que esta dentro, que faz referencia a cada UA que o PDO da partilha. UA = Casa


Consegues abrir isso? Para ver se tem uma ou duas cassetes

Correcto tem duas cassetes, uma verde e outra vermelha.
Leva dois spliters, uma para a VDF e outro para a NOS, e os clientes são ligados em cada cassete. NOS - Verde , VDF - Vermelha

Se quiseres uma fotos de como isso é por dentro eu posso te arranjar.
 
Claro que sim, também me parece passagem para FTTH!
Fizeram o mesmo na minha rua/zona toda á volta, primeiro passaram a cablagem pelos esgotos, e só depois foram montar os PDOs :)
Deverá ser o tal acordo que eles têm de expansão juntamente com a Vodafone, se essa zona não tem FTTH da Vodafone, diria que é uma situação Win-Win e a mais provável:001:

PS: Em todo o caso, vai lá perguntar aos senhores o que andam a fazer :D
Esta zona tem NOS HFC, e MEO/VDF FTTH em partilha.

Não perguntei porque eles andavam lá fud*** da vida porque o cabo que estavam a puxar estava a prender numa tampa de água mais a frente, já lá estavam a discutir com o responsável da empresa das águas para poderem abrir um buraco no paralelo :p

Quanto tempo costuma demorar esta troca toda? Mais ou menos como é óbvio
 
Não falavam em partilhas, mas quando foi feita a partilha entre a VDF e MEO, foi designada a ampliação do PDO para levar o outro cliente, em cassetes que na altura até eram pintadas a mão para identificar.



Sim, a caixa de tras é utilizada como junta de cabos, quando era NOS sem partilha era uma caixa redonda, agora com a designada partilha de rede entre a VDF e NOS, passaram a usar essa caixa que é uma valente caca para fazer fusões e distribuição de cabos, a única coisa boa é que fica apenas uma caixa a ocupar o lugar no poste. Nesse caso é na parede mas maior parte das vezes fica em poste.

A caixa da frente é designada por PDO onde liga os clientes, tem 12 saídas para cada operador, mas o que conta é o que esta dentro, que faz referencia a cada UA que o PDO da partilha. UA = Casa




Correcto tem duas cassetes, uma verde e outra vermelha.
Leva dois spliters, uma para a VDF e outro para a NOS, e os clientes são ligados em cada cassete. NOS - Verde , VDF - Vermelha

Se quiseres uma fotos de como isso é por dentro eu posso te arranjar.

Entretanto com o meu escadote não consigo chegar lá :facepalm:

Em todo o caso, só depois é que reparei nos postes aqui da zona também já têm os famososo PDOs NOS VDF montados. Encontrei alguns em branco, não tinha visto ainda por aqui:



PS: Que cable management jeitoso :lol:


Esta zona tem NOS HFC, e MEO/VDF FTTH em partilha.

Não perguntei porque eles andavam lá fud*** da vida porque o cabo que estavam a puxar estava a prender numa tampa de água mais a frente, já lá estavam a discutir com o responsável da empresa das águas para poderem abrir um buraco no paralelo :p

Quanto tempo costuma demorar esta troca toda? Mais ou menos como é óbvio
Ui, deve ficar um trabalho bem feito, portanto :rcarton::bounce:

Se já tem MEO e VDF FTTH então deverá ser mesmo a NOS que é a que falta ter FTTH xD

Pelo que li aqui depende muito, mas uns bons meses ainda...
 
Última edição:
Entretanto com o meu escadote não consigo chegar lá :facepalm:

Em todo o caso, só depois é que reparei nos postes aqui da zona também já têm os famososo PDOs NOS VDF montados. Encontrei alguns em branco, não tinha visto ainda por aqui:



PS: Que cable management jeitoso :lol:

Os brancos são para fachada de casas/prédios, mas como estão com problemas de fornecimento dos pretos, agora metem esses brancos nos postes para não atrasar a obra.

Essa zona é grande, pelo menos tem 10 células.
 
Os brancos são para fachada de casas/prédios, mas como estão com problemas de fornecimento dos pretos, agora metem esses brancos nos postes para não atrasar a obra.

Essa zona é grande, pelo menos tem 10 células.
Mas então deviam ter posto o branco no meu prédio em vez do preto! Ficava mais disfarçado ahahahah

Não faz mal, quando fizermos a obra da pintura da fachada eu logo te digo o que acontece aos 2 PDOs que lá estão :rofl::rofl::rofl::rofl:
 
Mas então deviam ter posto o branco no meu prédio em vez do preto! Ficava mais disfarçado ahahahah

Não faz mal, quando fizermos a obra da pintura da fachada eu logo te digo o que acontece aos 2 PDOs que lá estão :rofl::rofl::rofl::rofl:

Não meteram porque eu acho que não existe em branco a caixa maior (a de tras), dai meterem as duas pretas para fazer pandam :rofl:
Mas enfim, o gajo que inventou essas caixas devia ser um estagiário...
 
Back
Topo