NOS FTTH

Sem dúvida. NOS FTTH é excelente. Tenho pena que a marca NOS tenha uma péssima imagem pública, o que impede as pessoas de optar pelos seus serviços. Vão ter mesmo que apressar a passagem de fibra e recuperar a sua imagem. Continuam a ser uma operadora gigante em Portugal mas com tendência a perder terreno...

Ter a Isabel dos Santos como accionista não ajudou em nada. Isso a par de torrarem dinheiro no futebol, o que pensando que não atrasou muito os upgrades à sua rede tanto de fibra como móvel.
Mas parece que estão a aprender, a Isabel já foi de vela, e penso que vão deixar de ter o naming da Liga, o que abre espaço para aquilo que realmente interessa, melhoria de serviços e satisfação de clientes.

Fico muito contente em saber que o ftth deles bate o pé e nalguns casos até supera o da concorrência.
É mais uma operadora a ter em equação numa possivel adesão.
 
Deviam era d3 fazer upgrade de zonas HFC para fibra mesmo.

E vão fazê-lo. Aliás, já o estão a fazer e a grande velocidade. Principalmente em conjunto com a Vodafone. Há uns dias comentaram aqui o que está planeado, penso que até 2022 a maioria já estará com FTTH, sendo que 2025 é o prazo máximo para erradicar tudo.
Mas quem tiver a certeza que corrija sff.
 
Deviam era d3 fazer upgrade de zonas HFC para fibra mesmo.

E vão fazê-lo. Aliás, já o estão a fazer e a grande velocidade. Principalmente em conjunto com a Vodafone. Há uns dias comentaram aqui o que está planeado, penso que até 2022 a maioria já estará com FTTH, sendo que 2025 é o prazo máximo para erradicar tudo.
Mas quem tiver a certeza que corrija sff.
Nas últimas comunicações institucionais públicas feita pela NOS ao mercado, as metas são, como o @celituhh diz, as seguintes.
  • 70% de toda a rede fixa a funcionar sobre FTTH até final de 2022;
  • (quase) totalidade da rede fixa em FTTH até final de 2025, restando apenas cerca de 200 000 casas em HFC por essa altura. Não é possível dizer a percentagem com exactidão neste caso porque para essa altura estima-se valores diferentes de casas cobertas no total. Nestas estimativas, a NOS aponta para cerca de 5 milhões de casas passadas nessa altura (HFC + FTTH), mas supostamente o acordo com a DSTelecom permitir-lhe-ia chegar às 5 700 000 casas, salvo erro. Se fizermos a estimativa por baixo (supondo que o total são 5 milhões), dá uma taxa de penetração de FTTH à volta de 95%. Se fizermos contas sendo o total as 5,7 milhões de casas, é superior a 95%.
Ou seja, em 5 milhões ou mais de casas, ficar apenas com 200 000 em HFC já é muito bom.
 
Nas últimas comunicações institucionais públicas feita pela NOS ao mercado, as metas são, como o @celituhh diz, as seguintes.
  • 70% de toda a rede fixa a funcionar sobre FTTH até final de 2022;
  • (quase) totalidade da rede fixa em FTTH até final de 2025, restando apenas cerca de 200 000 casas em HFC por essa altura. Não é possível dizer a percentagem com exactidão neste caso porque para essa altura estima-se valores diferentes de casas cobertas no total. Nestas estimativas, a NOS aponta para cerca de 5 milhões de casas passadas nessa altura (HFC + FTTH), mas supostamente o acordo com a DSTelecom permitir-lhe-ia chegar às 5 700 000 casas, salvo erro. Se fizermos a estimativa por baixo (supondo que o total são 5 milhões), dá uma taxa de penetração de FTTH à volta de 95%. Se fizermos contas sendo o total as 5,7 milhões de casas, é superior a 95%.
Ou seja, em 5 milhões ou mais de casas, ficar apenas com 200 000 em HFC já é muito bom.
Apesar de essas 200000 casas serem residuais no meio de 5 milhões, quase que aposto que a minha casa fará parte da minoria :lol:
 
E vão fazê-lo. Aliás, já o estão a fazer e a grande velocidade. Principalmente em conjunto com a Vodafone. Há uns dias comentaram aqui o que está planeado, penso que até 2022 a maioria já estará com FTTH, sendo que 2025 é o prazo máximo para erradicar tudo.
Mas quem tiver a certeza que corrija sff.
Na minha morada duvido, digo isto porque a dobra da Vodafone que tenho é através d parceria com a meo, para azar meu, mudava para a nos se tivesse ftth agora HFC, obrigado mas não.

Apesar de essas 200000 casas serem residuais no meio de 5 milhões, quase que aposto que a minha casa fará parte da minoria [emoji38]
Somos 2, [emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]
 
Última edição pelo moderador:
@salvador66 mas o que se vê nalguns sítios já é nessas zonas (onde a VDF está com a MEO) a NOS a passar fibra própria. Ou seja, quando há rede da VDF, usa. Quando não há, passa rede própria.
Pois eu tive nos HFC e até tinha muito bons preços, nas há noite era impossível ver TV, tal era a imagem pixelada deles, e previsão para ftth não há, por isso poucos ou quase nenhuns clientes têm aqui a nos e estamos a falar numa zona muito populacional Póvoa de Santa Iria
 
Viva,

Alguém me pode dar uma info/ajuda?
Pode se ligar uma TV diretamente à saída coaxial do ONT?
É que após essa ligação ser feita pelo técnico, a TV avariou e queria saber se pode estar relacionado...
Neste caso já existia um split com 3 saidas. Uma para a box UMA, outra para o resto das TVs e uma vazia onde colocaram a TV...
 
Viva,

Alguém me pode dar uma info/ajuda?
Pode se ligar uma TV diretamente à saída coaxial do ONT?
É que após essa ligação ser feita pelo técnico, a TV avariou e queria saber se pode estar relacionado...
Neste caso já existia um split com 3 saidas. Uma para a box UMA, outra para o resto das TVs e uma vazia onde colocaram a TV...
Deve poder porque aquilo é uma saida de coaxial RF para fornecer o RF para o que quiseres: uma tv ou uma instalação RF de casa ou o que entenderes.
 
Ok é que já ouvi falar de potência a mais no coaxial... Mas talvez seja em HFC e não em FTTH
Tanto poderá ser num quanto no outro sendo a diferença que em HFC o sinal vem de fora e o controle também mas em FTTH embora saia na ficha quem manda na potencia é na mesma a NOS... Só sabemos se o testarmos com algum equipamento e para diminuir só com interposição de algo que o limite - atenuadores ou até splitters com muita perda...
 
Tanto poderá ser num quanto no outro sendo a diferença que em HFC o sinal vem de fora e o controle também mas em FTTH embora saia na ficha quem manda na potencia é na mesma a NOS... Só sabemos se o testarmos com algum equipamento e para diminuir só com interposição de algo que o limite - atenuadores ou até splitters com muita perda...
Mas achas que essa poderia ser a causa da avaria?
 
Mas achas que essa poderia ser a causa da avaria?
Não percebo o suficiente da matéria para te saber responder. Leio que potência a mais causa problemas nos routers em HFC mas não sei se será capaz de estragar um sintonizador de tv.
Deve ser tecnicamente possível, mas julgo que os recetores devem ter alguma proteção
 
Não percebo o suficiente da matéria para te saber responder. Leio que potência a mais causa problemas nos routers em HFC mas não sei se será capaz de estragar um sintonizador de tv.
Deve ser tecnicamente possível, mas julgo que os recetores devem ter alguma proteção
Ok muito obrigado
 
para quem tem o serviço FTTH DST com o Zon Hub 1.0, há vantagem em mudar para o Router 4.0 ao fazer upgrade do pacote? Tenho ouvido muitas criticas em relação a esse router e o 5.0 não é instalado em linha DST.
 
Back
Topo