NOS FTTH

Boas pessoal.
Peço desculpa se não é o sitio mais apropriado para esta questão.
Tenho satelite meo na minha morada. Ainda não havia fibra quando fiz o contrato. Na semana passada andaram os técnicos da Nos a fibra a rua.
A minha questão é: como é que sei se é ftth o hfc?
Qual é a probabilidade de a meo vir colocar fibra na mesma rua já havendo NOS?
Tendo em conta que é uma localidade pequena que não tem muitas casas nem ruas🤣
Mas a fibra meo está perto.

Eu tenho preferência pela NOS mas meti meo satélite porque supostamente era a que irá passar fibra primeiro na nossa rua. Mas afinal não.

Caso seja hfc é muito mau?
 
Boas pessoal.
Peço desculpa se não é o sitio mais apropriado para esta questão.
Tenho satelite meo na minha morada. Ainda não havia fibra quando fiz o contrato. Na semana passada andaram os técnicos da Nos a fibra a rua.
A minha questão é: como é que sei se é ftth o hfc?
Qual é a probabilidade de a meo vir colocar fibra na mesma rua já havendo NOS?
Tendo em conta que é uma localidade pequena que não tem muitas casas nem ruas🤣
Mas a fibra meo está perto.

Eu tenho preferência pela NOS mas meti meo satélite porque supostamente era a que irá passar fibra primeiro na nossa rua. Mas afinal não.

Caso seja hfc é muito mau?
Se é uma zona nova então é FTTH, mas não há como perguntar a quem anda a passar os cabos...
 
Boas pessoal.
Peço desculpa se não é o sitio mais apropriado para esta questão.
Tenho satelite meo na minha morada. Ainda não havia fibra quando fiz o contrato. Na semana passada andaram os técnicos da Nos a fibra a rua.
A minha questão é: como é que sei se é ftth o hfc?
Qual é a probabilidade de a meo vir colocar fibra na mesma rua já havendo NOS?
Tendo em conta que é uma localidade pequena que não tem muitas casas nem ruas🤣
Mas a fibra meo está perto.

Eu tenho preferência pela NOS mas meti meo satélite porque supostamente era a que irá passar fibra primeiro na nossa rua. Mas afinal não.

Caso seja hfc é muito mau?

Boas, sendo NOS quase de certeza que é FTTH e em partilha com a Vodafone, mas atenção que ainda pode demorar uns meses até estar pronta a ser comercializada, no meu caso por exemplo foram cerca 4/5 meses até poder aderir, sendo que numa primeira fase aderir à NOS por satélite para não renovar com a MEO, e após estar pronta a rede de Fibra migrei o serviço de satélite para fibra.

Quanto à MEO, é bem provável que quando começar a perder clientes ADSL e Satélite para a NOS ou Vodafone em Fibra vá meter fibra também na zona correndo atrás do prejuízo, aqui aconteceu exatamente isso.

Não creio que seja HFC, mas sendo, o que duvido, a qualidade depende muito de zona para zona. A forma mais fácil de distinguires se é fibra ou não, a Fibra da NOS é um cabo preto que passa nos postes da EDP e quando passa no poste tem um tubo verde plástico a proteger o cabo preto, sendo que depois também tens os PDOs nalguns postes, que são caixas pretas.
 
... a Fibra da NOS é um cabo preto que passa nos postes da EDP e quando passa no poste tem um tubo verde plástico a proteger o cabo preto, sendo que depois também tens os PDOs nalguns postes, que são caixas pretas.
O tubo verde de plástico não é exclusivo da NOS, é um indicador de telecomunicações. Nem sempre passam nos postes da EDP. Quando estão disponíveis usam, quando não estão podem ser de madeira de outra operadora ou deles próprios ou então subterrâneo.
 
Os cabos têm essa manga verde e estão a passar em postes de madeira e em alguns da EDP.
Efetivamente em alguns postes há umas caixas pretas com umas letras.
O rapaz disse me que estaria disponível no fim do próximos mês..
Espero que seja verdade, porque estou desesperado por fibra. Velocidades de 4 5 e 6 megas é complicado. Especialmente tendo passado de fibra na casa antiga para satélite/4G que não ainda é pior que 3G.
 
Os cabos têm essa manga verde e estão a passar em postes de madeira e em alguns da EDP.
Efetivamente em alguns postes há umas caixas pretas com umas letras.
O rapaz disse me que estaria disponível no fim do próximos mês..
Espero que seja verdade, porque estou desesperado por fibra. Velocidades de 4 5 e 6 megas é complicado. Especialmente tendo passado de fibra na casa antiga para satélite/4G que não ainda é pior que 3G.

Então é FTTH da NOS de certeza. Repara também se nessas caixas, debaixo, não tens 2 zonas de entradas, uma verde e outra vermelha. Além do tal plástico verde, também costumam ter lá um identificador verde pequeno a dizer NOS.
 
Pessoal, aqui na minha zona em outubro/novembro andaram a passar fibra da NOS, (já existia e existe HFC) entretanto apanhei um dos técnicos na rua e perguntei quando iria ficar disponível (pois o meu objectivo é manter o contrato mas mudar de HFC para FTTH) falou-me que por volta de 1 mês. Em janeiro fui a uma loja Nos perguntar se já estavam prontas as ligações na minha rua e disseram-me que isso demorava até 6meses desde a instalação.

Pergunta: existe alguma maneira de saber em que ponto vão ou "forçar" a ativação dos pdos para fazer a mudança? De reparar que só consigo ver os números dos mesmos nas ruas vizinhas, pois na minha já são enterrados e estão dentro das caixas no passeio. Cumprimentos
 
Pessoal, aqui na minha zona em outubro/novembro andaram a passar fibra da NOS, (já existia e existe HFC) entretanto apanhei um dos técnicos na rua e perguntei quando iria ficar disponível (pois o meu objectivo é manter o contrato mas mudar de HFC para FTTH) falou-me que por volta de 1 mês. Em janeiro fui a uma loja Nos perguntar se já estavam prontas as ligações na minha rua e disseram-me que isso demorava até 6meses desde a instalação.

Pergunta: existe alguma maneira de saber em que ponto vão ou "forçar" a ativação dos pdos para fazer a mudança? De reparar que só consigo ver os números dos mesmos nas ruas vizinhas, pois na minha já são enterrados e estão dentro das caixas no passeio. Cumprimentos
Não há registos de casos de hfc para ftth por isso mesmo que exista essa possibilidade eles podem simplesmente recusar.
 
Pessoal, aqui na minha zona em outubro/novembro andaram a passar fibra da NOS, (já existia e existe HFC) entretanto apanhei um dos técnicos na rua e perguntei quando iria ficar disponível (pois o meu objectivo é manter o contrato mas mudar de HFC para FTTH) falou-me que por volta de 1 mês. Em janeiro fui a uma loja Nos perguntar se já estavam prontas as ligações na minha rua e disseram-me que isso demorava até 6meses desde a instalação.

Pergunta: existe alguma maneira de saber em que ponto vão ou "forçar" a ativação dos pdos para fazer a mudança? De reparar que só consigo ver os números dos mesmos nas ruas vizinhas, pois na minha já são enterrados e estão dentro das caixas no passeio. Cumprimentos
Não tens nenhum vizinho que já tenha conseguido uma instalação? Pode demorar até ficar disponível. Aqui também demorou algum tempo desde que a VDF fibrou.
Acho que numa renegociação consegues que te façam a nova instalação em FTTH. Aliás, é do maior interesse da NOS que assim seja pois o HFC é para descontinuar.
 
Pessoal, aqui na minha zona em outubro/novembro andaram a passar fibra da NOS, (já existia e existe HFC) entretanto apanhei um dos técnicos na rua e perguntei quando iria ficar disponível (pois o meu objectivo é manter o contrato mas mudar de HFC para FTTH) falou-me que por volta de 1 mês. Em janeiro fui a uma loja Nos perguntar se já estavam prontas as ligações na minha rua e disseram-me que isso demorava até 6meses desde a instalação.

Pergunta: existe alguma maneira de saber em que ponto vão ou "forçar" a ativação dos pdos para fazer a mudança? De reparar que só consigo ver os números dos mesmos nas ruas vizinhas, pois na minha já são enterrados e estão dentro das caixas no passeio. Cumprimentos

Normalmente existem duas equipas, uma para passar os cabos e montar os pdos, outra para fazer os testes aos mesmos.
Normalmente esse processo não é seguido, ou seja, quando as equipas que passam os cabos e montam os pdos terminarem, não quer dizer que logo no dia a seguir já tenhas a outra equipa que faz os testes aos pdos.

Mesmo que isso aconteça, os testes aos pdos demoram sempre mais um pouco, tem de fazer comunicações entre os pdos e a central e vice-versa. Ver se se cada ficha funciona, etc.
E isso também depende do tamanho da área, por exemplo numa área onde existam 10 pdos, é menos demorado numa que existam 40, por exemplo.
 
Não tens nenhum vizinho que já tenha conseguido uma instalação? Pode demorar até ficar disponível. Aqui também demorou algum tempo desde que a VDF fibrou.
Acho que numa renegociação consegues que te façam a nova instalação em FTTH. Aliás, é do maior interesse da NOS que assim seja pois o HFC é para descontinuar.
Não sei dizer, o que sei é que na altura do primeiro confinamento a maior parte dos que tinham NOS HFC, rescindiram e passaram para o único que tinha fibra na zona (meo) pois estava muito instável. Eu aguentei mais uma renovação em HFC porque o contrato foi bom e talvez devido a tantos mudarem de operadora até que a instabilidade reduziu. Vejo é os pdos nas ruas vizinhas com uma ou 2 ligações apenas
 
@pfsama Já agora uma questão, já andaram por ai a colocar panfletos nas caixas do correio ou comerciais porta-a-porta ?
Quando isto acontece não quer dizer que os pdos já estejam activos, a parte comercial tradicionalmente antecipa-se à parte técnica.
Mas por um lado pode ser sinal que os pdos ficarão activos em breve.
 
@Rubenzito Pois também pensei nisso, mas penso que nos últimos meses so mesmo da Meo, o que me disseram em dezembro quando fui a uma loja perguntar foi que das duas uma, ou tenho que ir "chateando" para saber o estado da coisa ou então também poderão aparecer os tais comerciais porta a porta... Até agora nenhum dois dois... Que eu saiba.

A minha dúvida era essa, se sabendo o NR do pdo ou assim poderia verificar o estado da coisa. Até porque tenho um colega de trabalho que através da simulação do site e mesmo na loja dava zona de HFC e ele dentro do prédio tinha lá chapado o pdo da NOS, ele ligou para lá e deu o NR do PDO e a coisa resolveu-se e acabou por fazer contrato FTTH.
 
@Rubenzito Pois também pensei nisso, mas penso que nos últimos meses so mesmo da Meo, o que me disseram em dezembro quando fui a uma loja perguntar foi que das duas uma, ou tenho que ir "chateando" para saber o estado da coisa ou então também poderão aparecer os tais comerciais porta a porta... Até agora nenhum dois dois... Que eu saiba.

A minha dúvida era essa, se sabendo o NR do pdo ou assim poderia verificar o estado da coisa. Até porque tenho um colega de trabalho que através da simulação do site e mesmo na loja dava zona de HFC e ele dentro do prédio tinha lá chapado o pdo da NOS, ele ligou para lá e deu o NR do PDO e a coisa resolveu-se e acabou por fazer contrato FTTH.
Sim, o que aconteceu com o teu colega é o que acontece comigo.
A minha morada já tinha hfc, eles em vez de alterarem para ftth, fizeram outro cadastro da morada mas este novo cadastro está incompleto. A minha morada tem número de porta e lote, se der esta morada completa tenho hfc.
No cadastro novo que fizeram só colocaram o número da porta, se der essa morada, já aparece ftth.
 
Ontem foram a casa dos meu pais actualizar equipamentos e Perguntei se já tinham FTTH visto um dos técnicos da vodafone a instalar o serviço num vizinho me disse que a rede fibra era partilhada partilhada entre NOS e VDF e que falasse com tecnico da NOS sobre o assunto. A resposta foi que FTTH só para novas instalações e até ver que ja tem HFC fica assim até ordens em contrário, e desde que a qualidade d0 serviço se mantenha
 
Ontem foram a casa dos meu pais actualizar equipamentos e Perguntei se já tinham FTTH visto um dos técnicos da vodafone a instalar o serviço num vizinho me disse que a rede fibra era partilhada partilhada entre NOS e VDF e que falasse com tecnico da NOS sobre o assunto. A resposta foi que FTTH só para novas instalações e até ver que ja tem HFC fica assim até ordens em contrário, e desde que a qualidade d0 serviço se mantenha
Uma boa reclamação para a provedoria e consegues facilmente a troca. Em parte percebo a posição da NOS porque é um incómodo para o cliente estar a trocar toda a instalação se este não tem queixas do serviço atual.
Numa renegociação consegues de certeza a troca.
 
Back
Topo