NOS FTTH

Estou atualmente numa zona em que após um longo período de espera (anos e anos), finalmente recebeu fibra. Fibra da Meo em força.

Por uma questão contratual e de bons preços, pretendia meter NOS. Alguém sabe como funciona a partilha de rede nestes casos? Isto é, após a Altice colocar fibra num local, é normal a NOS utilizar a mesma infrastutura ou ir atrás e fibrar essa mesma zona?
É dificil de prever, se essa zona também tiver a sua quota-parte de clientes nos e/ou vodafone, pode ser que cheguem.
Uma vez que a nos e vodafone andam a partilhar e a fibrar muito em zonas onde uma destas operadoras não tinha grande presença.
No meu caso era a Vodafone que não tinha grande presença, e através da partilha com a nos fibraram a zona.
O melhor que tens a fazer é contactar a nos e perguntar se há previsão de também irem ai.
A NOS não partilha nada com a MEO. Terás de ter sorte em a NOS interessar-se por essa zona, tanto pode demorar 1 mês, como 1 ano...
É mais a Meo que não partilha nada com ninguém.

Em FTTH qualquer operador serve.. Mas, pessoalmente, prefiro iptv ao catv

Em que aspectos ? Qualidade de imagem, por exemplo ?
 
@Rubenzito mais fluidez rapidez na interatividade e nos serviços de TV como o timewarp etc e nas apps.

Qualidade de imagem não noto diferença... Antes notava qd um outro operador limitava os steams HD... Agora a imagem é igual... Mas há quem diga que na Nos é melhor... Eu acho igual.

O meo so partilha 450 mil casas com a Vodafone
 
Uma dúvida para quem tem instalações com 2 boxes, em que uma é a UMA e a outra é a UMA light.
Quando renegociei disseram-me que a UMA light não precisa de ter ligação ao Router. Basta a primeira box UMA, a segunda apenas tem de estar ligada ao coaxial.

Isto é verdade?
 
Uma dúvida para quem tem instalações com 2 boxes, em que uma é a UMA e a outra é a UMA light.
Quando renegociei disseram-me que a UMA light não precisa de ter ligação ao Router. Basta a primeira box UMA, a segunda apenas tem de estar ligada ao coaxial.

Isto é verdade?
Se for HFC, sim. Se for FTTH, todas as boxs precisam de cabo de rede + coaxial
 
Boa tarde! Recentemente andaram a colocar fibra na minha rua, agora já andam a vender Vodafone, sei que a rede é partilhada logo está pronta existe alguma forma de eu pedir para passar de cabo coaxial para fibra sendo cliente nos. Obrigado
 
Boa tarde! Recentemente andaram a colocar fibra na minha rua, agora já andam a vender Vodafone, sei que a rede é partilhada logo está pronta existe alguma forma de eu pedir para passar de cabo coaxial para fibra sendo cliente nos. Obrigado
Podes tentar. Primeiro verifica junto da NOS que já existe mesmo FTTH nessa zona. Pede que te liguem do site.
Depois pedes os códigos de desativação do serviço e podes tentar que alterem a tua instalação. Pelo que se vê não tem sido fácil essa transição.
 
Boa tarde! Recentemente andaram a colocar fibra na minha rua, agora já andam a vender Vodafone, sei que a rede é partilhada logo está pronta existe alguma forma de eu pedir para passar de cabo coaxial para fibra sendo cliente nos. Obrigado

A rede não é partilhada em todas as zonas. Se estás numa zona HFC não deverá ser uma zona partilhada. Mas tentar não custa... O não está garantido.
 
Começa logo no upload,por exemplo na NOS o pacote de 1Gbps só "oferece" 100Mbps enquanto que na Vodafone "oferece" 200Mbps.Quem faz backups para nuvens este é um fator interessante.
Compreendo esse parâmetro contudo penso que os 100 estáveis em FTTH chegam perfeitamente para 99.999 % dos clientes NOS.

Eu considero o ponto de destrinça o iptv
 
Se for HFC, sim. Se for FTTH, todas as boxs precisam de cabo de rede + coaxial

Todas as box DVB-C da nos precisam de cabo coaxial pois qq conteúdo (direto ou indireto) vem em portadora RF

A Internet nas boxes da NOS (IRIS e UMA) apenas é necessário para o canal de retorno (i.e, quando clicas nas teclas do comando) e para as capas dos filmes e canais - ou seja a internet das boxes usam uma largura de banda muito mas mesmo muito reduzida - depois de clicares no comando o conteúdo vem em portadora RF DVB-C no cabo coaxial (até podes deligar o cabo de rede que continuas a ver o conteúdo sem qq problema - até precisares de clicar novamente em alguma tecla de navegação no comando)

  • A UMAv1 (grande) tem cable-modem interno => isto quer dizer que em instalações HFC essa box recebe a internet para esse tal canal de retorno via portadora de internet no próprio cabo coaxial. Esta box em FTTH precisa de cabo de rede ligada ao router (ou se estiver longe do router podes usar um extender wifi que deixe passar a VLAN da box (qq wifi extender recente deixa passar os VLAN tags) e ligas o cabo de rede à porta do extender.

  • A UMAv2 (pequena) não tem cable-modem interno => isto quer dizer tanto em instalações HFC como FTTH precisas de cabo de rede ligada ao router (ou se estiver longe do router podes usar um extender wifi que deixe passar a VLAN da box (qq wifi extender recente deixa passar os VLAN tag) e ligas o cabo de rede à porta do extender.
 
Em FTTH qualquer operador serve.. Mas, pessoalmente, prefiro iptv ao catv

Eu tenho Vodafone em minha casa e NOS em casa da minha mãe e noto que a qualidade da TV da NOS é melhor, tanto nas box (IPTV vs CATV) como no RF (DVB-T vs DVB-C) como nas apps OTT (Android TV vs Apple TV) - nota-se bem uma maior nitidez de imagem na NOS sobretudo em TVs de grande dimensão
 
Eu tenho Vodafone em minha casa e NOS em casa da minha mãe e noto que a qualidade da TV da NOS é melhor, tanto nas box (IPTV vs CATV) como no RF (DVB-T vs DVB-C) como nas apps OTT (Android TV vs Apple TV) - nota-se bem uma maior nitidez de imagem na NOS sobretudo em TVs de grande dimensão

Concordo, vi isto na casa da minha irmã, ainda ontem tive a oportunidade de testar e qualidade de imagem na nos parece ser mais fluida e nitida.
 
Boas. Atualmente tenho Vodafone Fibra através da DST. Atualmente tenho informação de que o PDO de onde sai a minha ligação está totalmente lotada. Suponhamos que pretendo mudar de operadora será k terei problemas?
 
Boas. Atualmente tenho Vodafone Fibra através da DST. Atualmente tenho informação de que o PDO de onde sai a minha ligação está totalmente lotada. Suponhamos que pretendo mudar de operadora será k terei problemas?
Sim... Na dst são 2 ligações (portos) para cada operador logo quem chegar primeiro liga o que quer os outros têm que ligar o operador disponível.. Se estiverem todos indisponíveis ficam sem ligar... Têm cobertura mas não dá para ligar

Tentem outro pdo
 
Sim... Na dst são 2 ligações (portos) para cada operador logo quem chegar primeiro liga o que quer os outros têm que ligar o operador disponível.. Se estiverem todos indisponíveis ficam sem ligar... Têm cobertura mas não dá para ligar

Tentem outro pdo
Mesmo já tendo a ligação feita até tua casa? Aqui a alteração é apenas o fornecedor.
 
Mesmo já tendo a ligação feita até tua casa? Aqui a alteração é apenas o fornecedor.
Mas cada fornecedor tem X lugares.. Ao trocar o drop do Porto da Vodafone tem que estar um porto disponível na Nos percebes?... É o problema da DST

As pessoas querem que seja uma empresa a fornecer todos os operadores e depois dá nisto
 
Back
Topo