NOS FTTH

Sim, já disseram publicamente que até ao 1Q23 vão ser mais 900 mil casas com tecnologia FTTH, acredito que a maior parte onde já existe HFC.

Vai ser o ano de maior expansão FTTH se eles estiverem a dizer a verdade.
Eles estão com 5.2 no total para 2.4 em HFC.. Vai descendo aos poucos...

Deverá subir mais um pouco ftth only... Porque a rede ainda só tem no total 5.2 milhões de casas passadas e concordo que desça aos 2.0 a 1.9 em HFC. 400 a 500 MIL mais 400 mil casas only ftth...

Eles deverão ficar com 5.8 milhões de casas passadas...


Mas ainda ficará muito HFC em data a determinar em relação à mudança

Penso que nas cidades que ainda está do tempo da TV Cabo irá ser trocado... Alguma parte.. Não será tudo óbvio...
 
Eles estão com 5.2 no total para 2.4 em HFC.. Vai descendo aos poucos...

Deverá subir mais um pouco ftth only... Porque a rede ainda só tem no total 5.2 milhões de casas passadas e concordo que desça aos 2.0 a 1.9 em HFC. 400 a 500 MIL mais 400 mil casas only ftth...

Eles deverão ficar com 5.8 milhões de casas passadas...


Mas ainda ficará muito HFC em data a determinar em relação à mudança

Penso que nas cidades que ainda está do tempo da TV Cabo irá ser trocado... Alguma parte.. Não será tudo óbvio...
Era uma hipótese mas acho que não vai ser por aí por uma razão, por uma razão só. O número que a NOS avança é que até aos primeiros meses de 2023 vão ter a rede 70% em FTTH.

Para os teus números baterem certo tinhas de ter só 1.7 milhões de casas em HFC only. Aposto mais em manterem-se nos mesmos níveis totais de casas passadas HFC ou FTTH e o HFC only descer para 1.5 milhões ao longo deste ano
 
Última edição:
Sim, já disseram publicamente que até ao 1Q23 vão ser mais 900 mil casas com tecnologia FTTH, acredito que a maior parte onde já existe HFC.
Afirmaram-no mesmo? Onde?
É que a última vez que vi a meta dos 70% FTTH (até final de 2022) assumida publicamente foi em 2017.
Para os teus números baterem certo tinhas de ter só 1.7 milhões de casas em HFC only. Aposto mais em manterem-se nos mesmos níveis totais de casas passadas HFC ou FTTH e o HFC only descer 1.5 milhões ao longo deste ano
Eu também acho que a partir de agora o foco será mais na conversão de HFC para FTTH do que expansão a novas zonas.
Aliás, já há uns trimestres para cá que se nota o abrandamento da expansão da rede em detrimento de um proporcional aumento na conversão das zonas já passadas com HFC. E, de certa forma, acho que faz sentido.
5,2 milhões de casas já é uma cobertura interessante. Daqui até aos 6 milhões da Altice devem ser só algumas aldeias por esse país fora que a esta altura já devem ter sido fibradas pela Altice, pelo que é tudo clientela que a MEO já agarrou. Não quer dizer que mais tarde não invistam em chegar a essas zonas, mas para já, talvez seja mais prioritário fibrar zonas mais urbanas e mais rentáveis do ponto de vista da densidade populacional onde podem rentabilizar melhor o investimento que lhes permita depois mais tarde retomar a expansão.
 

De acordo com os resultados do 1T2022, a NOS:
  • tem 54% da rede em FTTH (já não conseguem chegar aos 70% que tinham apontado para o final do ano, creio);
  • tem um total de 5 200 000 casas passadas;
  • 700 000 casas passadas com FTTH no último ano:
    • tem mais 300 000 novas casas passadas (FTTH Only);
    • tem mais 400 000 casas anteriormente HFC Only que agora foram passadas com FTTH (agora "HFC+FTTH").
A rede da DST onde a NOS está presente, também entra nestas contas, não é?
 
Eu moro mum bairro ”tradicional“ no centro de Lisboa e já me disseram que antes do verão de 2023 não há FTTH NOS para ninguém. O mais entupido é que as ruas foram todas arranjadas para a passagem de cablagem pelo subsolo ( não só da NOS como das restantes operadoras ) e ha quase 2 anos que os tubos estão “selados“ a apanhar sol. Ainda há 2 meses a Vodafone mudou os PDOs todos e respectivos cabos e tudo pelas fachadas dos prédios 😒.
 
Última edição:
Eu moro mum bairro ”tradicional“ no centro de Lisboa e já me disseram que antes do verão de 2023 não há FTTH NOS para ninguém. O mais entupido é que as ruas foram todas arranjadas para a passagem de cablagem pelo subsolo ( não só da NOS como das restantes operadoras ) e ha quase 2 anos que os tubos estão “selados“ a apanhar sol. Ainda há 2 meses a Vodafone mudou os PDOs todos e respectivos cabos e tudo pelas fachadas dos prédios 😒.
Em que zona? Aqui em Campolide não há intervenções há anos...

Vejo muita vezes carros da Futurcabo e da NOS aqui, mas devem ser moradores, cerca de 60% dos PDOs aqui na zona tão virados ao contrário, alguns com tampa aberta, e outros sem tampa sequer, parece uma selva.

Olha ai uns trabalhos de "qualidade" espalhados nesta zona, e vá lá, ainda tem a tampa..
unknown.png


unknown.png

unknown.png
 
Em que zona? Aqui em Campolide não há intervenções há anos...

Vejo muita vezes carros da Futurcabo e da NOS aqui, mas devem ser moradores, cerca de 60% dos PDOs aqui na zona tão virados ao contrário, alguns com tampa aberta, e outros sem tampa sequer, parece uma selva.

Olha ai uns trabalhos de "qualidade" espalhados nesta zona, e vá lá, ainda tem a tampa..
unknown.png


unknown.png

unknown.png
Zona de Sapadores, >Penha de França. Aqui não há PDOs nesse estado. na pior das hipóteses estão como a primeira imagem. Se o pdo onde tenho a minha ligação estivesse aberto ou pendurado já tinha ligado para a MEO ou para quem fosse. A vantagem aqui é que há um pdo para cada 2 prédios e isto são prédios de 2 a 3 andares ou seja…. Cada pdo tem poucas ligações. O meu é no meu prédio e só la estou eu ligado 🤣🤣

A segunda e terceira imagem são ninhos de ratos autênticos. Não admira que a malta se queixe de problemas de velocidade etc… duvido que as ligações de fibra nesses PDOs estejam em conformidade. I
 
Em que zona? Aqui em Campolide não há intervenções há anos...

Vejo muita vezes carros da Futurcabo e da NOS aqui, mas devem ser moradores, cerca de 60% dos PDOs aqui na zona tão virados ao contrário, alguns com tampa aberta, e outros sem tampa sequer, parece uma selva.

Olha ai uns trabalhos de "qualidade" espalhados nesta zona, e vá lá, ainda tem a tampa..
unknown.png


unknown.png

unknown.png
Esses PDOs parecem ser da MEO… pelas letras vermelhas.
 
Esses PDOs parecem ser da MEO… pelas letras vermelhas.
Sim eu disso, dei só o exemplo porque o @bassopt mencionou que a VDF fez as instalações todas de novo, pelo menos nas partes dos PDOs, aqui na zona muitos estão nesse estado por falta de intervenção(ou de interesse), quando a NOS e a NOWO se meterem aqui, quero ver a confusão que vai ser juntar mais 2 PDOs a estes que já cá estão, vai ser uma confusão autêntica, mas isto já eles devem esperar, dentro de Lisboa, em alguns bairros/zonas pelos vistos, é assim.

Cumps

Zona de Sapadores, >Penha de França. Aqui não há PDOs nesse estado. na pior das hipóteses estão como a primeira imagem. Se o pdo onde tenho a minha ligação estivesse aberto ou pendurado já tinha ligado para a MEO ou para quem fosse. A vantagem aqui é que há um pdo para cada 2 prédios e isto são prédios de 2 a 3 andares ou seja…. Cada pdo tem poucas ligações. O meu é no meu prédio e só la estou eu ligado 🤣🤣

A segunda e terceira imagem são ninhos de ratos autênticos. Não admira que a malta se queixe de problemas de velocidade etc… duvido que as ligações de fibra nesses PDOs estejam em conformidade. I
Da maneira que os cabos estão nem deve dar o sinal mínimo recomendado, e daí os problemas, mas aqui também é uma zona com muito pessoal mais velho, daí talvez não existir tanta queixa, não fazem intervenções, para melhorar, ou pelos menos deixar organizado.
 
Esses PDOs parecem ser da MEO… pelas letras vermelhas.
Aquele caído é parecido com os “ novos “ da vdf… têm umas letras brancas. Aqui até há 2 meses eram umas caixas brancas mas entretanto substituíram por uns pretos parecidos com os da meo. Seja como for aquilo em Capolide mete nojo.

P.S uma das razões que me deram por não implmontarem FTTH nesta zona foi precisamente por não ser uma prioridade comercial aka isto aqui também é em grande parte malta de idade que nem internet tem. Aninha vizinha do lado tem 87 anos e tem MEO por hfc ..so tv e telefone.
 
Última edição:
Back
Topo