NOS FTTH

Mas segundo sei não é caso único em Aveiro pelo menos, não sei se por falta de vontade das operadoras ou inércia dos construtores.

Até agora e pelo que tenho percebido em conversa com os vizinhos, a MEO deveria meter um PDO esta semana e a Vodafone até já tem as frações bem cadastradas no teste de cobertura, estando ambas a tentar resolver a situação. Apenas a NOS não parece mostrar sinais disso pois não me conseguem dar esclarecimentos nem tratar de encaminhar o problema.

Muitas vezes, os construtores fazem uma espécie de contrato de exclusividade com operadores.
Ou seja, só determinada operadora, é que pode passar os cabos para os prédios.
Isto por mim devia ser ilegal, mas adiante.
Mas pelo que dizes não parece ser o caso.

No caso da vodafone já ter cadastrado e a nos não ter nada, em ultimo caso até pode ser uma partilha entre eles.
A vodafone anda a cadastrar, monta os pdos, e dará acesso à nos aos mesmos, num regime de partilha.
Estas duas operadores ultimamente tem feito isto.
A meo é que não quer partilhas com ninguem.
Mas isto sou eu a especular...




Pode demorar 1 mês como meses. Não depende de ti.
Depende mais de uma câmara municipal por exemplo, e na maior parte das vezes a MEO vai levar a vantagem, são quase sempre os primeiros a colocar pdo.

Mas pelo que percebi, de acordo com o que o user disse, para a Vodafone já ter os cadastros, então essa zona já tem os números de policia. Portanto a autarquia já atribuiu os devidos nomes de rua, lote, nºs, código postal, etc.
 
No meu caso é Vodafone a partilhar com a Nos e se não ligasse para a Nos ainda hoje aparece no meu código postal como cobertura de satélite
 
No meu caso é Vodafone a partilhar com a Nos e se não ligasse para a Nos ainda hoje aparece no meu código postal como cobertura de satélite

Aqui penso que seja nos a partilhar com a vodafone.
Já que quem instalou pdos, passou os cabos pela rua,etc, foi uma empresa ao serviço da nos.
Depois de instalarem os pdos, é que se viu que também havia portos para a vodafone.
No meu caso, a minha morada tem nº e lote, se colocar isso no teste de cobertura aparece como hfc.
Entretanto eles instalaram os pdos, e em vez de fazer o update, fizeram outro cadastro da minha morada.
Só que neste caso só colocaram o número, e ai já aparece ftth.
Só numa loja é que consegui descobrir qual era o sistema que de facto tinha.
 
Última edição:
Pode demorar 1 mês como meses. Não depende de ti.
Depende mais de uma câmara municipal por exemplo, e na maior parte das vezes a MEO vai levar a vantagem, são quase sempre os primeiros a colocar pdo.
Eu sei que não depende de mim mas é um absurdo poder demorar tanto... A fibra passa na rua, basta só fazer puxada e colocar a caixa no armário do prédio.

Das informações que tenho obtido, de facto poderá ser a MEO a primeira a colocar PDO. Uma vizinha já pediu mudança de morada há quase um mês e disseram-lhe que iam lá tratar disso até ontem mas a verdade é que ainda não há nenhuma caixa no armário.

Eu a minha casa foi construída e acabou a construção em maio, foi um troca chamadas até terem cedido, porque tinha só pdo da Vodafone e MEO para as outras vivendas e da nos nada e eu disse que assim mudava a mim e a empresa que um familiar meu tem, na semana a seguir instalaram logo o pdo na rua e fizeram a puxada da fibra 😅 mas foi complicado andei 3 semanas em chamadas quase todos os dias mesmo também porque a casa é nova então não aparecia no sistema tanto que os técnicos ligaram me porque na rua pelo GPS aparecia terreno e nenhuma casa apenas as vizinhas 😂
Estou a tentar agilizar isto por vários meios mas e estou a ver que vou ter de insistir um bocado tal como fizeste.

Aqui o argumento de mudar de serviço não deve colar, pois até me retiraram a fidelização e estenderam a passadeira vermelha. Ainda assim posso tentar ir por aí :biglaugh:

Muitas vezes, os construtores fazem uma espécie de contrato de exclusividade com operadores.
Ou seja, só determinada operadora, é que pode passar os cabos para os prédios.
Isto por mim devia ser ilegal, mas adiante.
Mas pelo que dizes não parece ser o caso.

No caso da vodafone já ter cadastrado e a nos não ter nada, em ultimo caso até pode ser uma partilha entre eles.
A vodafone anda a cadastrar, monta os pdos, e dará acesso à nos aos mesmos, num regime de partilha.
Estas duas operadores ultimamente tem feito isto.
A meo é que não quer partilhas com ninguem.
Mas isto sou eu a especular...
(...)
Mas pelo que percebi, de acordo com o que o user disse, para a Vodafone já ter os cadastros, então essa zona já tem os números de policia. Portanto a autarquia já atribuiu os devidos nomes de rua, lote, nºs, código postal, etc.
Aqui em Aveiro já tenho ouvido falar de prédios com exclusividade e também acho isso um absurdo. O meu construtor foi abordado pela MEO nesse sentido e teve a decência de recusar, deixando à escolha dos clientes. A desvantagem é que para já não há caixa de nenhuma operadora.

Por acaso já pensei nessa questão da partilha, se efetivamente partilharem o PDO seria ótimo. Mas pensei que isso não acontecia em zonas onde ambas têm cobertura independente.

A nível municipal está tudo tratado e parece que pelo menos na Vodafone a coisa está adiantada, agora só faltam mesmo as caixas no prédio.
 
Muitas vezes, os construtores fazem uma espécie de contrato de exclusividade com operadores.
Ou seja, só determinada operadora, é que pode passar os cabos para os prédios.
Isto por mim devia ser ilegal, mas adiante.
Mas pelo que dizes não parece ser o caso.

No caso da vodafone já ter cadastrado e a nos não ter nada, em ultimo caso até pode ser uma partilha entre eles.
A vodafone anda a cadastrar, monta os pdos, e dará acesso à nos aos mesmos, num regime de partilha.
Estas duas operadores ultimamente tem feito isto.
A meo é que não quer partilhas com ninguem.
Mas isto sou eu a especular...






Mas pelo que percebi, de acordo com o que o user disse, para a Vodafone já ter os cadastros, então essa zona já tem os números de policia. Portanto a autarquia já atribuiu os devidos nomes de rua, lote, nºs, código postal, etc.
Não significa nada. Cadastrar em sistema é o primeiro passo. Não significa que fique elegível.
Eu sei que não depende de mim mas é um absurdo poder demorar tanto... A fibra passa na rua, basta só fazer puxada e colocar a caixa no armário do prédio.

Das informações que tenho obtido, de facto poderá ser a MEO a primeira a colocar PDO. Uma vizinha já pediu mudança de morada há quase um mês e disseram-lhe que iam lá tratar disso até ontem mas a verdade é que ainda não há nenhuma caixa no armário.


Estou a tentar agilizar isto por vários meios mas e estou a ver que vou ter de insistir um bocado tal como fizeste.

Aqui o argumento de mudar de serviço não deve colar, pois até me retiraram a fidelização e estenderam a passadeira vermelha. Ainda assim posso tentar ir por aí :biglaugh:


Aqui em Aveiro já tenho ouvido falar de prédios com exclusividade e também acho isso um absurdo. O meu construtor foi abordado pela MEO nesse sentido e teve a decência de recusar, deixando à escolha dos clientes. A desvantagem é que para já não há caixa de nenhuma operadora.

Por acaso já pensei nessa questão da partilha, se efetivamente partilharem o PDO seria ótimo. Mas pensei que isso não acontecia em zonas onde ambas têm cobertura independente.

A nível municipal está tudo tratado e parece que pelo menos na Vodafone a coisa está adiantada, agora só faltam mesmo as caixas no prédio.
Parece absurdo mas é a realidade.
O construtor devia ter aceitado, a esta hora a MEO já teria PDO. O mais provável é ter sido abordado por um comercial da Meo em vez da própria MEO.
 
Aqui em Aveiro já tenho ouvido falar de prédios com exclusividade e também acho isso um absurdo. O meu construtor foi abordado pela MEO nesse sentido e teve a decência de recusar, deixando à escolha dos clientes. A desvantagem é que para já não há caixa de nenhuma operadora.

Por acaso já pensei nessa questão da partilha, se efetivamente partilharem o PDO seria ótimo. Mas pensei que isso não acontecia em zonas onde ambas têm cobertura independente.

A nível municipal está tudo tratado e parece que pelo menos na Vodafone a coisa está adiantada, agora só faltam mesmo as caixas no prédio.

Ainda bem. Pode demorar mais um pouco, mas ao menos há liberdade de escolha, bem haja ao construtor, por ainda haver pessoas assim.

O que é que te referes quando falas em cobertura independente ?
Ver se percebi bem:
Por exemplo, aqui houve nos ( antiga zon) e vodafone em adsl ( isto antes da fibra).
E isso não foi impeditivo deles partilharem, posteriormente a fibra óptica.
E tanto uma como outra operadora, podiam separadamente fazer o respectivo upgrade à sua rede.
Isso depende de contratos que assinam.
Por exemplo, apesar de agora a Meo não partilhar com ninguém houve zonas que partilhava com a Vodafone.



Não significa nada. Cadastrar em sistema é o primeiro passo. Não significa que fique elegível.

Então que sentido faz a operadora cadastrar um morada e não a tornar elegivel para o serviço ?
Não querem ganhar novos clientes ?

Parece absurdo mas é a realidade.
O construtor devia ter aceitado, a esta hora a MEO já teria PDO. O mais provável é ter sido abordado por um comercial da Meo em vez da própria MEO.

E era assim, sem os inquilinos do prédio terem liberdade de escolha ?
E sinceramente não sei, se mesmo aplicando isso, era garantido que a Meo já tivesse instalado o pdo.
Cada zona terá as suas particularidades, mas a Meo aqui sempre foi lenta a resolver qualquer tipo de situação.
 
Ainda bem. Pode demorar mais um pouco, mas ao menos há liberdade de escolha, bem haja ao construtor, por ainda haver pessoas assim.

O que é que te referes quando falas em cobertura independente ?
Ver se percebi bem:
Por exemplo, aqui houve nos ( antiga zon) e vodafone em adsl ( isto antes da fibra).
E isso não foi impeditivo deles partilharem, posteriormente a fibra óptica.
E tanto uma como outra operadora, podiam separadamente fazer o respectivo upgrade à sua rede.
Isso depende de contratos que assinam.
Por exemplo, apesar de agora a Meo não partilhar com ninguém houve zonas que partilhava com a Vodafone.





Então que sentido faz a operadora cadastrar um morada e não a tornar elegivel para o serviço ?
Não querem ganhar novos clientes ?



E era assim, sem os inquilinos do prédio terem liberdade de escolha ?
E sinceramente não sei, se mesmo aplicando isso, era garantido que a Meo já tivesse instalado o pdo.
Cada zona terá as suas particularidades, mas a Meo aqui sempre foi lenta a resolver qualquer tipo de situação.
Não existe isso de exclusividade. Cada operadora coloca se achar viável e com as autorizações devidas.
 
Situações ridículas é o que por aí não falta...

A mim por exemplo o técnico disse que não tinham autorização para fazer travessia do cabo de um lado da estrada para o outro, sensivelmente 25m de cabo do poste até casa. No entanto, desse mesmo poste e PLC, fizeram instalação há alguns meses para a rua acima, também do outro lado, mas com o cabo a passar POR CIMA de uma casa para ir ter a outra atrás.

Se não foi cunha ou a instalação paga a peso de ouro ao técnico, então não sei.
 
Última edição:
Situações ridículas é o que por aí não falta...

A mim por exemplo o técnico disse que não tinham autorização para fazer travessia do cabo de um lado da estrada para o outro, sensivelmente 25m de cabo do poste até casa. No entanto, desse mesmo poste e PLC, fizeram instalação há alguns meses para a rua acima, também do outro lado, mas com o cabo a passar POR CIMA de uma casa para ir ter a outra atrás.

Se não foi cunha ou a instalação paga a peso de ouro ao técnico, então não sei.

Geralmente nas intervenções que sejam na via publica a policia tem de estar presente.
Essa da casa é estranho, ou os donos deram autorização expressa, mas mesmo assim...
 
Tanto a MEO como NOS têm o projeto há uns anos mas ainda não vieram instalar.

O projeto da NOS era e é subterrâneo, tanto que o PLC ainda inexistente que está cadastrado para o meu n° de porta é outro. Por algum motivo deixaram este aqui no poste.

O departamento de infraestruturas validou a cobertura mais uma vez a meu pedido e desta vez alteraram para estado A, mas depois do técnico voltou a F.

A questão é que essa casa a quem ligaram agora também estava naturalmente contemplada no projeto e teria outro PLC que não este cadastrado. Só pode ter sido por cunha.
 
Tanto a MEO como NOS têm o projeto há uns anos mas ainda não vieram instalar.

O projeto da NOS era e é subterrâneo, tanto que o PLC ainda inexistente que está cadastrado para o meu n° de porta é outro. Por algum motivo deixaram este aqui no poste.

O departamento de infraestruturas validou a cobertura mais uma vez a meu pedido e desta vez alteraram para estado A, mas depois do técnico voltou a F.

A questão é que essa casa a quem ligaram agora também estava naturalmente contemplada no projeto e teria outro PLC que não este cadastrado. Só pode ter sido por cunha.

Pois, tudo indica que houve ai cunha.
E é só mesmo essa casa que tem fibra ?
As outras perto não tem ?
 
Não deram até porque um dos moradores foi fazer queixa à câmara em março. Ainda hoje lá continua o cabo.
Yep, o dono do terreno teria de autorizar a passagem.

Tb vieram passar cabo fibra para a minha moradia, do pdo onde sai a fibra, passaram cabo por 3 postes até chegar à minha casa, sempre via aérea. Os tecnicos da MEO só o fizeram depois da aprovação do vizinho e com a policia no dia da instalação.




No meu caso tb não estava cadastrado. O truque que fiz foi pedir instalação para um vizinho. Qd os tecnicos lá vieram, repararam que era a casa errada. Tiraram todas as notas que precisaram, submeteram o pedido para aprovação e num espaço de 1 a 2 semanas estavam a instalar a fibra. (mt mais célere que andar a falar com o ppl de backoffice).
 
Back
Topo