NOS FTTH

Rinovias costuma trabalhar para quem ? andavam hoje a passar fibra na minha zona.

Desconfio que seja para Vodafone e se for deve ser partilha com NOS, ver quando colocarem PDOS logo confirmo.
esta zona esteve cadastrada em 2018 na VDF, mas não completaram o plano, nessa altura a VDF parou expansão a nivel nacional.

FTTH já existe MEO, e não acredito que seja Digi ou Nowo FTTH. Estão passar cabos nos postes da PT, aonde já esta o HFC
 
Existe algum mecanismo que uma pessoa possa usar para forçar a NOS a puxar a fibra para um determinado andar quando o prédio já tem PDO da NOS?
Estou a ajudar uma pessoa da família que tem no prédio um PDO da NOS, já com alguns clientes ligados por FTTH e outros, como é o caso dela, por HFC. Falei com a provedoria e dizem que os outros vizinhos já tem por fibra por serem novos clientes. A minha prima como é antiga, fica com HFC. Surreal isto.
 
Retencao, renegociar, exigir troca para ftth. Eles vão fazer novo contrato com mesmo NIF e NC com as novas condições
Existe algum mecanismo que uma pessoa possa usar para forçar a NOS a puxar a fibra para um determinado andar quando o prédio já tem PDO da NOS?
Estou a ajudar uma pessoa da família que tem no prédio um PDO da NOS, já com alguns clientes ligados por FTTH e outros, como é o caso dela, por HFC. Falei com a provedoria e dizem que os outros vizinhos já tem por fibra por serem novos clientes. A minha prima como é antiga, fica com HFC. Surreal isto.
 
Retencao, renegociar, exigir troca para ftth. Eles vão fazer novo contrato com mesmo NIF e NC com as novas condições

Foi o que eu tentei hoje. Mas o técnico da retenção referiu que ía remeter isso para outro departamento. E que não podia fazer grande coisa. Ou seja, renovei em HFC, pois as condições apresentadas foram boas. Mas FTTH seria bem melhor.
 
Foi o que eu tentei hoje. Mas o técnico da retenção referiu que ía remeter isso para outro departamento. E que não podia fazer grande coisa. Ou seja, renovei em HFC, pois as condições apresentadas foram boas. Mas FTTH seria bem melhor.
O erro está aí, esperavas por essa validação e aí sim, depois disso, negociavas
 
Eu penso que é mais as 3 operadoras não quererem concorrência do que falta de preparação.
Tanto choraram com o leilão do 5G...
Eu continuo a defender um mercado liberalizado como o da electricidade.
Sem fidelizações, e onde o cliente pode mudar a qualquer altura.
 
Eu penso que é mais as 3 operadoras não quererem concorrência do que falta de preparação.
Tanto choraram com o leilão do 5G...
Eu continuo a defender um mercado liberalizado como o da electricidade.
Sem fidelizações, e onde o cliente pode mudar a qualquer altura.
E depois passamos a pagar 300€ por cada instalação e 100€ por casa vista técnica...
 
Na fibra não é a mesma coisa. A pessoa tem de estar ligada num ponto específico no PDO e ainda uma autenticação no router/ont que os operadores/técnicos não costumam facultar e é única por instalação de operador.
 
Na fibra não é a mesma coisa. A pessoa tem de estar ligada num ponto específico no PDO e ainda uma autenticação no router/ont que os operadores/técnicos não costumam facultar e é única por instalação de operador.

Também tens de estar ligado à rede se queres luz, água e gás.
Também tens códigos únicos de instalação afectos à morada.
Numeros de contadores, etc...

Os diferentes distribuidores tiveram que cruzar todos esses dados entre eles para termos um mercado liberal.
 
Se já tens a instalação muda só o distribuidor.
Pagas para mudar de operador de electricidade ?
A vista técnica é no caso do gás, quando há alterações de titular.
Na eletricidade há apenas uma rede nacional, gerida pela E-Redes. As comercializados de eletricidade, apenas vendem eletricidade, todos os cabos, contadores, etc, são geridos por uma única entidade.

Podes explicar qual a semelhança com o modelo atual de fibra e como isso aplicar isto no terreno?
 
No caso das operadoras de telecomunicações, as mesmas são gestoras e comercializadoras, certo ?
Mas o principio é o mesmo.
Tu quando fazes uma portabilidade de número de telefone, o CPV não é partilhado entre as operadoras para se fazer a portabilidade ?
É tudo uma questão de cruzamento de dados entre as operadoras.

As redes de fibra em muitos casos já são partilhadas entre as operadoras, portanto não estou a ver o obstáculo.
Alias, em certos países já há pdos com todas as redes de fibras das respectivas operadoras.
 
Cá não dá. Ainda que sejam PDO partilhados cada operador tem as suas fibras no PDO. Mesmo que mude da vdf para meo o técnico tem que ir lá mudar onde o cabo está ligado no PDO para o serviço ficar a funcionar e meter a credencial única do serviço fornecido.
E não vou alongar-me mais.
 
No caso das operadoras de telecomunicações, as mesmas são gestoras e comercializadoras, certo ?
Mas o principio é o mesmo.
Tu quando fazes uma portabilidade de número de telefone, o CPV não é partilhado entre as operadoras para se fazer a portabilidade ?
É tudo uma questão de cruzamento de dados entre as operadoras.

As redes de fibra em muitos casos já são partilhadas entre as operadoras, portanto não estou a ver o obstáculo.
Alias, em certos países já há pdos com todas as redes de fibras das respectivas operadoras.
Mas tens, neste momento, 4 operadores ativos (NOS, NOWO, MEO, VDF) + 1 operador em construção (DIGI).

Todos eles tem os seus cabos (de forma simples), como é que eu a trocar da NOS para a MEO, poderia manter o mesmo cabo, e trocar apenas os equipamentos?
 
Faz hoje uma semana que tenho serviço FTTH da NOS, não tenho nada a apontar e está tudo impecável tanto com a Internet como com a TV.

A dúvida que tenho tem a ver com os valores óticos pois inicialmente tinha sinal fraco de RF, algo que acabei por resolver. Os meus valores são estes:

Optical Module Tx Power (dBm): 2.894
Optical Module Rx Power (dBm): -15.575
CATV RX optical power: -0.867

Tanto os técnicos que instalaram o PLC como o que instalou o serviço, ao fazerem as medições disseram que os sinais até estavam bons demais e até poderia ser necessário atenuar os mesmos. Depois de pesquisar ainda não consegui perceber quais os valores recomendados, se estes têm de estar num determinado intervalo ou se quanto mais tendência para o positivo/negativo melhor. Podem esclarecer-me?

No entanto, acontece que no dia da instalação o técnico acabou por ligar o RF do router diretamente à box pois injetando na rede de casa (apartamento novo) o sinal era fraco, apesar de estar tudo funcional. Quando ele foi embora, resolvi a situação mexendo no splitter que está no quadro das telecomunicações (pensei poder haver alguma interferência/mau contacto) e retirei o adaptador atenuador que o técnico deixou no router. Só assim ficou em condições, tenho 34dB de SNR na box (ligando direto 40) e na TV do quarto força de sinal a 80% e qualidade a 100%.

Este atenuador tem de estar obrigatoriamente no router? O facto de ter de o tirar poderá indicar algum problema na rede coaxial de casa (que atenua o sinal)?
 
Back
Topo