NOS FTTH

Foi o que eu tentei hoje. Mas o técnico da retenção referiu que ía remeter isso para outro departamento. E que não podia fazer grande coisa. Ou seja, renovei em HFC, pois as condições apresentadas foram boas. Mas FTTH seria bem melhor.
Um user no fórum da NOS criou um post só para mostrar o sucesso do "batimento" dele, isto foi na Baixa da Banheira(Margem Sul) se não me engano, todos os dias ligava para a NOS a chatear a dizer que sabia que tinha FTTH no prédio e que o serviço dele era fraco em HFC, e bla bla bla e lá trocaram, meteu até fotos. Cumps

EDIT: De certeza fidelizou com a NOS de novo, porque tem que ser um contrato diferente(pelo que tenho lido no fórum)
 
Um user no fórum da NOS criou um post só para mostrar o sucesso do "batimento" dele, isto foi na Baixa da Banheira(Margem Sul) se não me engano, todos os dias ligava para a NOS a chatear a dizer que sabia que tinha FTTH no prédio e que o serviço dele era fraco em HFC, e bla bla bla e lá trocaram, meteu até fotos. Cumps

EDIT: De certeza fidelizou com a NOS de novo, porque tem que ser um contrato diferente(pelo que tenho lido no fórum)

Eu pensei em não fidelizar enquanto não instalassem. Mas o dono da casa precisa mesmo daquilo a bombar, mesmo sendo em HFC. De qualquer das formas, ainda não me ligaram a marcar a data da instalação dos novos equipamentos. Nem recebi o comprovativo no e-mail com a proposta detalhada.
Agora, claro que se instalassem a fibra seria perfeito. Dava imenso jeito os 200/100 em vez dos 200/20.
 
Sim, finalmente começa a aparecer FTTH na minha zona de residência, ainda não tenho na minha rua, na mesma zona umas ruas abaixo já tem PDOs, mas para saber como agir quando tiver.

Zonas no centro de Lisboa que já vi com FTTH

Alto Campolide
Bairro da liberdade
Zona de Benfica/Sete Rios na estrada de benfica
Marvila

Vi com os meus olhos estes, mas também existem mais relatos em Cascais, Odivelas, e mais alguns que não recordo
Olaias Areeiro Alameda.. eu sou das Olaias e já tenho rede FTTH falta só os clientes aderirem mas está difícil por agora estão todos fidelizados ao Meo oi incluindo eu
 
Eu pensei em não fidelizar enquanto não instalassem. Mas o dono da casa precisa mesmo daquilo a bombar, mesmo sendo em HFC. De qualquer das formas, ainda não me ligaram a marcar a data da instalação dos novos equipamentos. Nem recebi o comprovativo no e-mail com a proposta detalhada.
Agora, claro que se instalassem a fibra seria perfeito. Dava imenso jeito os 200/100 em vez dos 200/20.
Pois, tenho 100 de upload mas fiz o contrato de 500(/100).

Fez imensa diferença, mais ainda no upload.
 
Mas tens, neste momento, 4 operadores ativos (NOS, NOWO, MEO, VDF) + 1 operador em construção (DIGI).

Todos eles tem os seus cabos (de forma simples), como é que eu a trocar da NOS para a MEO, poderia manter o mesmo cabo, e trocar apenas os equipamentos?

Já o podes fazer ! A minha irmã foi para uma casa que tinha vodafone antes dela aderir à nos.
A instalação foi exactamente a mesma, foi só desligar o cabo de fibra à ficha da vodafone do pdo e ligar à ficha da nos.
Dá mais trabalho por exemplo, passares de uma instalação de iptv para catv, como é o caso da nos.
Mas é só mais um cabo coaxial...
A minha instalação da meo para a nos, aproveitou o cabos de ethernet que já cá estavam da meo.
Se isso fosse o problema...
 
Última edição:
Já o podes fazer ! A minha irmã foi para uma casa que tinha vodafone antes dela aderir à nos.
A instalação foi exacatamente a mesma, foi só desligar o cabo de fibra à ficha da vodafone do pdo e ligar à ficha da nos.
Dá mais trabalho por exemplo, passares de uma instalação de iptv para catv, como é o caso da nos.
Mas é só mais uma cabo coaxial...
A minha instalação da meo para a nos, aproveitou o cabos de ethernet que já cá estavam da meo.
Se isso fosse o problema...
Não percebeste o centro da questão. Isso obriga na mesma, a trocar fisicamente a ligação para um PDO diferente, obriga também a que tenha lá o PDO da operadora que queres, por isso, a rede tem de ser construída individualmente na mesma.

Enquanto na eletricidade, há um único cabo (compara do com cabo de fibra) e um único contador (comparando com o PDO)
 
Ainda na semana passada tive uma discussão com um comercial NOS que me queria vender HFC dizendo que era o que tinha em casa e que era muito bom.
Vivo em Aveiro e a NOS só tem HFC na minha rua, sem perspectivas de haver FTTH.
No meu prédio há 2 PDO um da VDF e outro da MEO.
 
Faz hoje uma semana que tenho serviço FTTH da NOS, não tenho nada a apontar e está tudo impecável tanto com a Internet como com a TV.

A dúvida que tenho tem a ver com os valores óticos pois inicialmente tinha sinal fraco de RF, algo que acabei por resolver. Os meus valores são estes:

Optical Module Tx Power (dBm): 2.894
Optical Module Rx Power (dBm): -15.575
CATV RX optical power: -0.867

Tanto os técnicos que instalaram o PLC como o que instalou o serviço, ao fazerem as medições disseram que os sinais até estavam bons demais e até poderia ser necessário atenuar os mesmos. Depois de pesquisar ainda não consegui perceber quais os valores recomendados, se estes têm de estar num determinado intervalo ou se quanto mais tendência para o positivo/negativo melhor. Podem esclarecer-me?

No entanto, acontece que no dia da instalação o técnico acabou por ligar o RF do router diretamente à box pois injetando na rede de casa (apartamento novo) o sinal era fraco, apesar de estar tudo funcional. Quando ele foi embora, resolvi a situação mexendo no splitter que está no quadro das telecomunicações (pensei poder haver alguma interferência/mau contacto) e retirei o adaptador atenuador que o técnico deixou no router. Só assim ficou em condições, tenho 34dB de SNR na box (ligando direto 40) e na TV do quarto força de sinal a 80% e qualidade a 100%.

Este atenuador tem de estar obrigatoriamente no router? O facto de ter de o tirar poderá indicar algum problema na rede coaxial de casa (que atenua o sinal)?
Esse txpower não deveria estar acima de 2dbm. O ideal é entre -6 e 0 +-. ( pode provocar problemas de imagem nas tvs mas se não notares nada então deixa lá). O rx parece ok.
 

Caros
Na minha zona andam a instalar estas caixas e a passar cabos de fibra. Os trabalhadores dizem que é para a NOS, mas dado o que tenho lido, será exclusivo da NOS ou será partilha com a Vodafone.
A Vodafone aqui só tem ADSL e já nem tem aceite novos clientes.

Alguém com mais conhecimentos me consegue esclarecer ?

Obrigado
 
Back
Topo