NOS Giga | DOCSIS 3.1

nem preciso de contar.. da minha casa ao repartidor mais próximo são 250 metros.

Das duas uma.

Ou a NOS não instala e pede X dinheiro para obra (novo amplificador ou mesmo uma baixada elétrica...teria que ver a zona porque não sei a que distancia estará a ultima baixada elétrica do traçado que vai à tua rua)

Ou se tiver aí ao lado um TAP coloca-te o serviço...mas nunca será grande coisa.

EDIT: Desculpa mas só agora é li bem o que disseste....Se estás a falar ao TAP ( é um repartidor de sinal pelos moradores) esquece isso porque implica obra...E falta saber se é só amplificar ou reforçar energeticamente....O serviço CABO é assim...!!!!! Por isso é que em fibra (FTTH) é tudo muito mais fácil e menos dispendioso! E melhor para o cliente.

Se estás a falar no amplificador de rua (que amplifica embora também tenha um atenuador de sinal e que também reparte o sinal em "várias frentes" em estrela) para os tais 100 e 150 metros no máximo...e se estás a falar a distancia de 250 metros deste armário ao TAP (que haja perto de ti) eles instalam mas tem-se que ver o sinal nas portadoras porque não será grande coisa...250 metros é muita coisa para um serviço de qualidade em cabo coaxial.

Assim de uma forma resumida ...

Certo?

@Hagmun
 
Última edição:
Atenção que melhorar o down também tem efeitos no up porque corta o barulho que o próprio router pode introduzir na ligação por estar nos limites, não é linear que a ligação precise de mais potência no up. Imagina que estás num concerto de heavy metal e que queres falar com alguém, só vais conseguir gritando. Se estiveres em casa o volume com que vais falar será sempre mais baixo. Uma ligação mais controlada permitirá ver melhor se o problema virá também de outras situações.

O que me garantiram (fonte credível) é que ao usar um atenuador, a potência dos canais de downstream baixariam o valor correspondente, mas que a potencia dos canais de upstream aumentariam igualmente pelo valor do atenuador usado.

Assim, mesmo que usasse só um atenuado de 6dB, os de upstream aumentavam para 50dB (acima do limite) e o canal de 20.30 então nem se fala... ia para os 60dB.

Isto claro, assumindo que os valores apresentados estão correctos. O que me disseram é que o SNR sofre modulação (modulation error ratio, or RxMER) e que o valor que tenho de OFMD é inválido porque não é possível ter valores de RxMER negativos. Talvez seja erro no algoritmo de cálculo que usam no firmware.
 
O que me garantiram (fonte credível) é que ao usar um atenuador, a potência dos canais de downstream baixariam o valor correspondente, mas que a potencia dos canais de upstream aumentariam igualmente pelo valor do atenuador usado.

Assim, mesmo que usasse só um atenuado de 6dB, os de upstream aumentavam para 50dB (acima do limite) e o canal de 20.30 então nem se fala... ia para os 60dB.

Isto claro, assumindo que os valores apresentados estão correctos. O que me disseram é que o SNR sofre modulação (modulation error ratio, or RxMER) e que o valor que tenho de OFMD é inválido porque não é possível ter valores de RxMER negativos. Talvez seja erro no algoritmo de cálculo que usam no firmware.
O mais certo é a apresentação que temos nas páginas de administração que são "trabalhadas" pela NOS - assumindo que o v2 é igual ao v1 que tem a página interna com um interface herdado dum antigo da aminhanet.nos.pt - seja perturbada pelas páginas mal amanhadas que lhes colocam... O orçamento não deve dar para mais...
Até há pouco tempo a nosnet web não apresentava valores das portadoras se fossem negativos enquanto aparentemente quem tinha o giga as lesse na página interna;
no 4 o sistema de otimização do wifi - que já de si era maravilhoso - só parecia funcionar na app de telemóvel porque na web dizia sempre que o wifi estava desligado...
Agora na nosnet web as frequências estão em branco apesar de surgirem na página de administração....

Não sei como são os produtos comerciais que estas empresas vendem sem estes artificios, mas custa-me a crer que não sejam os malabarismos NOS desta administração remota que causam estes e outros problemas. Talvez a ideia tenha virtualidades e potencialidades mas acho que podia ter sido melhor testada antes da implementação que tem agora, em que nem sequer está em grande estado de estabilidade. E não foi por falta de um grupo de clientes selecionado para ajudar que podia ter sido aproveitados, mas pelo menos no meu caso acho que andamos a falar para as paredes principalmente quando apontavamos grandes problemas...

Sempre gostaria de ter alguma ideia de como foram feitas as coisas na idolatrada COMCAST que parece ser o xaman da NOS para todos os projetos, para me certificar que o que passamos não teve antecedentes lá... duvido, mas gostava de ter a certeza...
 
OK mais uma hora com outro técnico de segunda linha e chegamos à conclusão que parte do problema está no novo firmware do v2 (7.2.2.0.2b2) introduz uma série de erros na informação das portadoras....

A informação que obtive foi que eles não têm acesso ao menu antigo do router e como tal não se baseiam nisso para activar as equipas técnicas...

Veem parâmetros como o TX power, BER, etc... e que a minha ligação está dentro dos parâmetros normais... sendo assim fico assim:

Captura-de-ecra-2020-11-05-a-s-22-03-37.jpg


tudo fora dos valor limiares ideais/recomendados...
Que equipamentos de rede coaxial tens desde que o cabo da NOS entra em casa?

Tomadas
Repartidores (referências exactas)

E como está a rede montada?
 
Que equipamentos de rede coaxial tens desde que o cabo da NOS entra em casa?

Tomadas
Repartidores (referências exactas)

E como está a rede montada?

Não tenho quadro ati/ited, nem repartidores. Não tenho amplificadores.

Exterior:

Da rede NOS existe um repartidor Televés 4531 (4 saídas mas só duas usadas e as outras duas bloqueadas).
Da baixada que sai para a minha casa, esta divide-se em 2 (usam um BZT KU11 888 2-way splitter 5-1000Mhz) porque por dentro tenho duas redes coaxiais independentes.

Interior:

As tomadas são em cascata (tomadas duplas a receber e enviar coaxial para a próxima). A TV cabo chegou a trocar a tomada onde tinha o router antigamente por uma Rotal RS-509 LT (2x data) no piso 1.

As originais não consigo ver todas porque tinha de mover mobilias mas pelo menos uma delas é uma IKUSI ARTU000

Neste momento tenho o router no piso 0 (no piso da entrada) e é das primeiras a receber o sinal.

PS:

Se mudar o router para o andar de cima, noto uma atenuação do sinal nos canais de downstream e um aumento de potência nos de upstream.
 
Última edição:
Não tenho quadro ati/ited, nem repartidores. Não tenho amplificadores.

Exterior:

Da rede NOS existe um repartidor Televés 4531 (4 saídas mas só duas usadas e as outras duas bloqueadas).
Da baixada que sai para a minha casa, esta divide-se em 2 (usam um BZT KU11 888 2-way splitter 5-1000Mhz) porque por dentro tenho duas redes coaxiais independentes.

Interior:

As tomadas são em cascata (tomadas duplas a receber e enviar coaxial para a próxima). A TV cabo chegou a trocar a tomada onde tinha o router antigamente por uma Rotal RS-509 LT (2x data) no piso 1.

As originais não consigo ver todas porque tinha de mover mobilias mas pelo menos uma delas é uma IKUSI ARTU000

Neste momento tenho o router no piso 0 (no piso da entrada) e é das primeiras a receber o sinal.

PS:

Se mudar o router para o andar de cima, noto uma atenuação do sinal nos canais de downstream e um aumento de potência nos de upstream.

Tens portanto acesso ou repartidor da televes que dizes que fica no exterior? O repartidor de interior não dirá FV2 ?

Como é a rede dentro de casa? Quantas tomadas tens e o que está ligado em cada uma e em que ordem?

O andar de cima está noutra rede ou faz parte da cascata?
 
Tenho acesso ao repartidor e ao splitter ambos exteriores. Não tenho qualquer repartidor interior.

A bela montagem exterior:

IMG-6818-novo.jpg


Captura-de-ecra-2020-11-08-a-s-16-11-19.jpg


Numa das redes coaxiais (que é a que interessa) tenho:

Piso 0

as ligações vão tomada a tomada, não sei a ordem mas diria: exterior -> cozinha -> sala -> andar de cima (quartos e escritório)

Cozinha: 1x tomada coaxial -> tv

Sala: 1x Tomada com 2 saídas coaxial.

Coaxial 1 -> router. (Experimentei as duas, não faz diferença nos valores)
Coaxial 2 -> adaptador MoCA 2.5 (Já experimentei desligar os MoCA, durante muito tempo, reiniciar router, etc.. não interfere no sinal). Usa frequências acima dos 1200Mhz.
Adaptador MoCA -> UMA v2


Piso 1 ( 2 quartos + escritório a meio)

Quartos de visitas (tomadas coaxiais sem qualquer dispositivo ligado)

Escritório:

tomada coaxial dupla:
Coaxial 1 -> Adaptador MoCA (Piso 1) - > router pessoal.
Coaxial 2 -> UMA v1

No total são 5 tomadas coaxiais ligadas em cascata. Recebem o sinal numa ficha e enviam na outra. Provavelmente uma da dos quartos é terminal. Mas o escritório aonde uso a grande maioria da internet é no meio.

ex: tomada no escritório.

IMG-6821.jpg


Experimentei ligar o router do ISP cá em cima em ambas saídas... qualquer uma delas apresentam valores bastante atenuados nos canais de downstream (na ordem dos 6dB) em relação às de baixo e entre eles são muito parecidos (varia de canal para canal mas em média <0.5dB de diferença entre eles). Os canais de upstream sofrem um aumento de potência de 4 dB (ficando os DOCSIS3.0 em 48-49dB e o 20.30 nos 58.5 dB). O valor destes é igual independentemente da saída usada.

os valores do canal com modulação OFDM são péssimos em ambos os pisos. E em ambos os sitios apresentam um SNR negativo -15dB em baixo e -17dB em cima... Valores que não são válidos.

Como sei que não tenho mais nada no meio?
Da sala (Piso 0) para o escritório (Meio Piso 1) os MoCA estão com ligação PHY de 3090mbps. Se tivesse algo no meio a bloquear o sinal não conseguia estas velocidades. E também não tenho caixas de distribuição de coaxial no interior.

A outra rede coaxial é completamente independente desta rede e serve mais 4 divisões (no total 4 tomadas) mas sem nada de especial lá ligado que possa interferir com o sinal mas para ter sinal em ambas as redes coaxiais internas instalaram o splitter no exterior como se vê nas primeiras fotos.
 
Há alguns problemas nessa instalação que podem explicar essencialmente a potência a mais que chega ao modem (porque usam a tomada com perda errada e má qualidade) e o uso de equipamento antigo, ou mesmo novo que não se adqua.

Para começar eu retiraria o splitter 2 dois e ligaria directamente no splitter da "NOS", no entanto esse splitter não é adqueado também para docssis 3.1, não só pela frequencia mas essencialmente por problemas de intermodulação e uso de ferrites antigas.

Basicamente eu retiraria o que lá esta e poria este

https://www.amazon.de/dp/B071DV5WJP/ref=nosim?tag=zwame03-21

Ligando tudo a ele e retirando o splitter de 2 saidas.

Na saída que vai ficar vaga coloca https://www.amazon.de/dp/B000EOW4RY/ref=nosim?tag=zwame03-21

Ou metes uma pinga de cola tudo no terminal aberto que lá esta e roda para o tirar.


De seguida e como dizes que entra primeiro na cozinha substiiria a tomada por uma destas

https://www.amazon.de/dp/B007X3X3CY/ref=nosim?tag=zwame03-21

E na sala

https://www.amazon.de/dp/B007X3X392/ref=nosim?tag=zwame03-21

(tem de ser uma tomada de hyperbanda 5...2200 MHz para poderes continuar a usar os MoCa)

Isto vai trazer o sinal para os niveis correctos no download, mas mais importante vai ter permitir usar o canal dos 20Mhz de forma decente no upload
 
@Illusion4u muito obrigado pelas sugestões.

No entanto ainda tenho algumas dúvidas.

1) eu posso trocar o repartidor da NOS assim na boa sem lhes dar conhecimento? Um das ligações vai para outra casa que não é minha.

Em relação ao repartidor não ser DOCSIS3.1, já sabia dado que esta vai quase aos 1218mhz ou até mais mas a NOS para já não usa nada nessas frequências e se calhar foi por isso que nem trocaram. Aliás um dia que passem a usar, eventualmente terei de restringir a frequência usada nos MoCA para não interferir. Ainda é recente mas já se fala bastante do possível overlap do DOCSIS 3.1 e os MoCA. Não deixa de ser engraçado que nem uma revisão da rede/splitters fazem ao fazer upgrade ao cliente para docsis3.1.

2) A única coisa a considerar é caso decida num futuro próximo ampliar a “rede” MoCA para a outra rede coaxial também, aí teria obrigatoriamente de usar um splitter 5-2400 ou algo do género e talvez um filtro PoE (atenuador 60/70dB 1250-2500MHz) entre o repartidor 1 e o splitter 2 para impedir que o sinal saia e para que seja reflectido de volta para a outra rede coaxial dado que são independentes. Que era o que estava a pensar fazer num futuro próximo. Concordas? Só não estava a considerar trocar o repartidor/splitter original televés porque supostamente quem deveria trocar isso era a NOS e dado que para já não usam nenhuma frequência alta, pensei que não interferissem muito (Não sabia da parte dos problemas de intermodulação e uso de ferrites antigas que mencionas). Por isso deve fazer sentido.

3) em relação à cozinha, eu penso que seja a primeira tomada mas não tenho certeza.

As duas hipóteses são:
exterior -> cozinha -> sala -> andar de cima ou
exterior -> sala -> cozinha -> andar de cima.

posso um dia experimentar desligar a passagem de sinal na tomada da cozinha e ver se chega à sala ou não.

Em relação às tomadas porque optarias por um tap 18dB na cozinha e 14 na sala? Daria cerca de 12dB de atenuação extra ao que tenho mas o problema é que isso também aumenta a potência dos canais upstream, certo? O que de si já estão bastante altos. Presumo que as tomadas que tenho agora sejam de 10dB. E se a ligação for directa do exterior à sala, qual usarias? 20dB para uma atenuação extra de 10dB?

4) tomadas hyperbanda fazem sentido. Eu por acaso não troquei nenhuma extra e com o sistema que tenho montado, a PHY dos MoCA está acima dos 3000mbps. Tenho é de confirmar as tomadas que tenho mas tenho praticamente a certeza que nenhuma é hiperbanda. Essa rotal rs509-LT que foi trocada por eles e é a que está no escritório ligada a um dos adaptadores MoCA vi agora que é 5-1000MHz.

Apesar de fazer sentido usar tomadas hiperbanda, na altura que li sobre MoCA, só falaram em trocar os splitters e ter cuidado com amplificadores e nunca vi nada sobre troca de tomadas. Penso que o sinal deva ser forte o suficiente para passar na mesma nessas tomadas, apesar de serem de banda mais restrita (TV). Acho que as originais eram 5-862Mhz que é o standard para as tomadas Tv. Agora a trocar e trocar, faz sentido trocar por hiperbanda.

O “problema” disso é que, num cenário ideal, devia trocar todas as tomadas entre os adaptadores. Se decidir ampliar para a outra rede coaxial ainda pior porque então eram mesmo muitas tomadas a trocar. Mas para já, com a ligação que tenho, não parece interferir muito.

Isto vai trazer o sinal para os niveis correctos no download, mas mais importante vai ter permitir usar o canal dos 20Mhz de forma decente no upload

A parte do ajuste nos caais de downstream é fácil de perceber só não percebo bem é como isso vai fazer baixar a potência nos canais de upstream. É pela troca do repartidor Televés? Porque pela tomadas com atenuação extra, seria lógico aumentar.

desde já obrigado pela ajuda preciosa.
 
@Illusion4u muito obrigado pelas sugestões.

No entanto ainda tenho algumas dúvidas.

1) eu posso trocar o repartidor da NOS assim na boa sem lhes dar conhecimento? Um das ligações vai para outra casa que não é minha.

Em relação ao repartidor não ser DOCSIS3.1, já sabia dado que esta vai quase aos 1218mhz ou até mais mas a NOS para já não usa nada nessas frequências e se calhar foi por isso que nem trocaram. Aliás um dia que passem a usar, eventualmente terei de restringir a frequência usada nos MoCA para não interferir. Ainda é recente mas já se fala bastante do possível overlap do DOCSIS 3.1 e os MoCA. Não deixa de ser engraçado que nem uma revisão da rede/splitters fazem ao fazer upgrade ao cliente para docsis3.1.

2) A única coisa a considerar é caso decida num futuro próximo ampliar a “rede” MoCA para a outra rede coaxial também, aí teria obrigatoriamente de usar um splitter 5-2400 ou algo do género e talvez um filtro PoE (atenuador 60/70dB 1250-2500MHz) entre o repartidor 1 e o splitter 2 para impedir que o sinal saia e para que seja reflectido de volta para a outra rede coaxial dado que são independentes. Que era o que estava a pensar fazer num futuro próximo. Concordas? Só não estava a considerar trocar o repartidor/splitter original televés porque supostamente quem deveria trocar isso era a NOS e dado que para já não usam nenhuma frequência alta, pensei que não interferissem muito (Não sabia da parte dos problemas de intermodulação e uso de ferrites antigas que mencionas). Por isso deve fazer sentido.

3) em relação à cozinha, eu penso que seja a primeira tomada mas não tenho certeza.

As duas hipóteses são:
exterior -> cozinha -> sala -> andar de cima ou
exterior -> sala -> cozinha -> andar de cima.

posso um dia experimentar desligar a passagem de sinal na tomada da cozinha e ver se chega à sala ou não.

Em relação às tomadas porque optarias por um tap 18dB na cozinha e 14 na sala? Daria cerca de 12dB de atenuação extra ao que tenho mas o problema é que isso também aumenta a potência dos canais upstream, certo? O que de si já estão bastante altos. Presumo que as tomadas que tenho agora sejam de 10dB. E se a ligação for directa do exterior à sala, qual usarias? 20dB para uma atenuação extra de 10dB?

4) tomadas hyperbanda fazem sentido. Eu por acaso não troquei nenhuma extra e com o sistema que tenho montado, a PHY dos MoCA está acima dos 3000mbps. Tenho é de confirmar as tomadas que tenho mas tenho praticamente a certeza que nenhuma é hiperbanda. Essa rotal rs509-LT que foi trocada por eles e é a que está no escritório ligada a um dos adaptadores MoCA vi agora que é 5-1000MHz.

Apesar de fazer sentido usar tomadas hiperbanda, na altura que li sobre MoCA, só falaram em trocar os splitters e ter cuidado com amplificadores e nunca vi nada sobre troca de tomadas. Penso que o sinal deva ser forte o suficiente para passar na mesma nessas tomadas, apesar de serem de banda mais restrita (TV). Acho que as originais eram 5-862Mhz que é o standard para as tomadas Tv. Agora a trocar e trocar, faz sentido trocar por hiperbanda.

O “problema” disso é que, num cenário ideal, devia trocar todas as tomadas entre os adaptadores. Se decidir ampliar para a outra rede coaxial ainda pior porque então eram mesmo muitas tomadas a trocar. Mas para já, com a ligação que tenho, não parece interferir muito.



A parte do ajuste nos caais de downstream é fácil de perceber só não percebo bem é como isso vai fazer baixar a potência nos canais de upstream. É pela troca do repartidor Televés? Porque pela tomadas com atenuação extra, seria lógico aumentar.

desde já obrigado pela ajuda preciosa.

1) Podes trocar sempre o spliter da televés porque é uma troca transparente para a NOS, a mesma perda apenas tem melhores prestações ao nivel da intermodulação.

O equivalente da televes seria o novo 453103 (digo equivalente mas eles não publicam a datasheet completa, por isso não posso avaliar)

https://www.tdtprofesional.com/en/5-1218mhz-f-4d-splitter-8db-docsis-3-1.html~

No entanto para já podes fazer a experiencia de ligar o cabo que tens agora directo no spliiter e documentar a alteração dos valores.

2) Podes e deves usar já um filtro do género no cabo que vai para o exterior.

3) o valor do TAP depende de como estão ligadas, do tamanho da cascata e do valor inicial do sinal.

Exemplo

2fb495fb-cec8-488c-badf-81efbe1a0b2a._SL300__.jpg
088b2635-1a03-418a-9e61-510832bfff83._SL300__.jpg


O valor do upstream não é aumentar linearmente com o valor do TAP, porque a sua frequencia mais baixa é muito menos atenuada.

4) Não só faz sentido trocar (e cabo também) como anular tomadas que não uses. O equipamento antigo não está preparado para as novas exigencias.
 
No entanto para já podes fazer a experiencia de ligar o cabo que tens agora directo no spliiter e documentar a alteração dos valores.

Entretanto hoje consegui ter algum tempo para analisar melhor a ligação.

Afinal a ligação de fora tem de entrar directo para a sala porque a tomada que tenho na cozinha é terminal IKUSI ARTU051 (e só recebe um cabo coaxial) do andar de cima.

Então ligação:

ISP -> splitter Televés -> splitter 2 -> sala (tomada ROTAL RS-509-LT) -> (Andar de cima). (são 5 tomadas no total).

Valores com o coaxial ligado directamente ao Televés (sem passar pelo segundo splitter)

IMG-7369.png


Sem o segundo splitter os canais de Downstream aumentam em média 3dB e o de upload diminui 3dB.
Os outros dois canais de upstream não apareceram.

Sendo assim, achas boa ideia usar a Axing BSD 21-14 na sala? As potências ficam ligeiramente acima do ideal mas dá liberdade para colocar um segundo 2-way splitter 5-2400MhZ (atenuação 2dB) para distribuir o sinal MoCA para a outra rede coaxial se optar no futuro usar um adaptador extra no outro lado.
 
Sim era o que eu usaria.

Eles agora só te deram um canal de upload?

Não, aparentemente continuo a ter os 3, mas por algum motivo quando me liguei directamente ao splitter Televés só me aparece este.

Sinceramente acho que o firmware deve estar cheio de bugs, porque: 1) O SNR sofre modulação e nunca pode ser negativo como está no canal de Downstream OFDM.

2) Mesmo com o coaxial desligado do modem/router obtenho isto:

IMG-7313.jpg


Ao ligar directo ao televés, os canais 1 e 2 de upload desapareceram e ao re-ligar ao splitter voltaram a aparecer... vá-se lá perceber isto...

Ao usar a BSD 21-14 na sala, caso um dia troque mais tomadas por hiperbanda, o que sugeres que use nas seguintes? BSD 21-11 / BSD 21-10?
 
E muito importante será também substituir o cabo e sem dúvida o repartidor da televés.

Com esse nivel de sinal facilmente as ferrites entram em saturação.


BSD 21-10 (as tomadas de cabo não devem ter DC pass)

E BSD 21-00 na ultima.

Se tiveres alguma tomada sem uso podes fazer um bypass com uma união.

41pmjEXPKGL._AC_.jpg
 
Última edição:
Então seria:

1) trocar o splitter televés pelo axing BVE 4-01P ou em alternativa pelo novo televés.
2) se tiver de ser no futuro usar PoE e splitter 5-2400Mhz para expandir o MoCA para a outra rede coaxial (caso contrário, ligar as duas redes coaxiais directamente ao axing BVE).
3) tomada inicial na sala BSD 21-14, bypass num dos quartos sem uso, tomada BSD 21-10 escritório. Restantes tomadas BSD 21-10 se necessário e última BSD 21-00.
4) Convém mesmo substituir todas ou aquelas que estão a alimentar apenas uma TV, servem as que estão?
5) Porque é que achas que o cabo que existe precisa de ser substituido?

E desde já obrigado por tudo novamente.
 
Então seria:

1) trocar o splitter televés pelo axing BVE 4-01P ou em alternativa pelo novo televés.
2) se tiver de ser no futuro usar PoE e splitter 5-2400Mhz para expandir o MoCA para a outra rede coaxial (caso contrário, ligar as duas redes coaxiais directamente ao axing BVE).
3) tomada inicial na sala BSD 21-14, bypass num dos quartos sem uso, tomada BSD 21-10 escritório. Restantes tomadas BSD 21-10 se necessário e última BSD 21-00.
4) Convém mesmo substituir todas ou aquelas que estão a alimentar apenas uma TV, servem as que estão?
5) Porque é que achas que o cabo que existe precisa de ser substituido?

E desde já obrigado por tudo novamente.

1) Sim

2) Exacto e colocar um filtro na entrada da NOS.

3) Sim

4,5) Convém todas e o cabo também porque não tem o isolamento necessário aos dias de hoje.

https://tropicalprice.com/product/B016ZVNJZA
 
Última edição:
Back
Topo