NOS Giga | DOCSIS 3.1

Boas

Comprei recentemente uma casa, e depois de me mudar, reparei que não tenho em nenhuma divisão tomadas de internet
tendo só estas tomadas:

271173923-5293797030649299-7037230414430343976-n.jpg



Meti agora internet e TV da NOS na sala
E agora não estou a ver como vou conseguir meter internet por cabo no escritório, já que não tenho tomadas internet.
Prefiro ter cabo do que wifi, por causa do meu trabalho.

ao abrir a tomada da sala, a tomada é assim:

271633403-344778867470465-4824127795086678222-n.jpg


no escritório é assim:

271820327-222952606706994-6457767570400095417-n.jpg




Alguém me pode dizer as diferenças entre uma e a outra??
Será que consigo no escritório colocar uma tomada de internet a substituir esta?
Ou um modem/router pode resolver o meu problema?

Sou leigo nisto, mas apreciaria a vossa orientação.
Vê o tamanho da tubagem, se for suficiente, cnsegues colocar pelo menos um CAT5e e manter o coax. Caso não necessites do Coax nesse local, usas como reboque e puxas um CAT6
 
Vê o tamanho da tubagem, se for suficiente, cnsegues colocar pelo menos um CAT5e e manter o coax. Caso não necessites do Coax nesse local, usas como reboque e puxas um CAT6

Tirar o coax não me é viável, até porque este escritório é temporário, se vir algum filho pelo caminho, irá ser quarto.

A tubagem creio que é uma VD16 (pelo que vi no projeto da casa.
Onde ligaria este CAT5?
 
Tirar o coax não me é viável, até porque este escritório é temporário, se vir algum filho pelo caminho, irá ser quarto.

A tubagem creio que é uma VD16 (pelo que vi no projeto da casa.
Onde ligaria este CAT5?
Depois de estar passado, e se essa tomada ficar escondida, não precisas de a trocar. O cabo passa por baixo da tomada e ligas onde quiseres (switch, router, PC, etc)
 
Tirar o coax não me é viável, até porque este escritório é temporário, se vir algum filho pelo caminho, irá ser quarto.

A tubagem creio que é uma VD16 (pelo que vi no projeto da casa.
Onde ligaria este CAT5?
penso que podes ligar o router a tomada coax do escritório, tens é de arranjar forma de "adaptar" aquela ficha para uma de rosca
 
Tirar o coax não me é viável, até porque este escritório é temporário, se vir algum filho pelo caminho, irá ser quarto.

A tubagem creio que é uma VD16 (pelo que vi no projeto da casa.
Onde ligaria este CAT5?
E usares Powerline (com impacto na redução de velocidade: no meu caso, com ligação 500/100, na divisão com Powerline fico com 140/100). Ou usar uns adaptadores moca2.5, mas isso já não sei como funciona. Há alguém aqui no fórum com isso instalado. Muito normal nos eua mas nada por cá.
 
E usares Powerline (com impacto na redução de velocidade: no meu caso, com ligação 500/100, na divisão com Powerline fico com 140/100). Ou usar uns adaptadores moca2.5, mas isso já não sei como funciona. Há alguém aqui no fórum com isso instalado. Muito normal nos eua mas nada por cá.
O dinheiro e dores de cabeça nos adaptadores moca chama um eletricista e passa um CAT5e...
 
destapa a ultima tomada, da foto do escritorio.

parece-me ser a tomada final, so tem um fio a passar... nao segue para outro lado...

ve o tamanho da tubgem...

testa com um resto de cabo de rede que por ai tenhas, vem se da para enfiar nesse tubo.
ou cvoloca foto dessa tomada toda abertinha a olhar para nos!!!
 
Passa um cabo de rede entre o router (sala) e escritório.
Para isso podes usar a tubagem existente do cabo coaxial
Mas para tal primeiro tens que remover o cabo coaxial existente nessa tubagem e depois rebocas os 2 cabos juntos (cabo coaxial + cabo de rede)

Existem outras soluções:
* Wifi mesh sem fios
* Powerlines (usa o circuito elétrico para passar a internet de uma tomada para outra)
* MOCA (usa o circuito coaxial para passar a internet de uma tomada para outra)

Mas todas estas soluções são mais caras e têm mais perdas que passar um cabo de rede

O cabo de rede é de facto a melhor solução (zero perdas - ficas com a mesma net que tens ao lado do router) e além disso o custo do cabo de rede é apenas uns cêntimos:
 
Passa um cabo de rede entre o router (sala) e escritório.
Para isso podes usar a tubagem existente do cabo coaxial
Mas para tal primeiro tens que remover o cabo coaxial existente nessa tubagem e depois rebocas os 2 cabos juntos (cabo coaxial + cabo de rede)

Existem outras soluções:
* Wifi mesh sem fios
* Powerlines (usa o circuito elétrico para passar a internet de uma tomada para outra)
* MOCA (usa o circuito coaxial para passar a internet de uma tomada para outra)

Mas todas estas soluções são mais caras e têm mais perdas que passar um cabo de rede

O cabo de rede é de facto a melhor solução (zero perdas - ficas com a mesma net que tens ao lado do router) e além disso o custo do cabo de rede é apenas uns cêntimos:
isto é HFC, o sinal de internet/TV já está nas tomadas supostamente
 
Obrigado a todos pelas respostas

A minha ideia seria colocar mais um router/moden combo no escritório, já que esta saída tem sinal internet/tv.

-Colocar um cat6 do router da sala para o escritório seria uma boa ideia, mas iria ficar com mais um cabo a passar do móvel do modem para a parede (e a mulher não deixa xD).
-Powerline, também não me é viável, alem da perda de velocidade, poderá interferir com os equipamentos elétricos ligados a esses sistema pelo qual estaria a passar o sinal.
-O MOCA seria uma boa ideia, já que o sinal vem da mesma fonte coaxial do que que vai para o coaxial do router da sala (penso que iria ter a mesma velocidade do que tenho na sala com cat6).
 
Boas malta,

andei a "brincar" no geo.anacom e agora o hfc da nos aparece assim:

NOS Fibra ótica — PON 1000 200
NOSCabo coaxial — DOCSIS 3.1 ou superior 1000 200

é erro ou passou a 200 de upload?
 
Boas malta,

andei a "brincar" no geo.anacom e agora o hfc da nos aparece assim:

NOSFibra ótica — PON1000200
NOSCabo coaxial — DOCSIS 3.1 ou superior1000200

é erro ou passou a 200 de upload?
Provavelmente será no pacote de 1GB que tem essa velocidade em HFC, nas outras inferiores não.
Em fibra não haverá essas limitações.
 
1GB em HFC era sempre por norma 100 Mbps. Se está a aparecer a 200 pode ser uma atualização que ocorra em HFC ou na capacidade de rede fixa para dar para isso.
E eu com 20Mbits de UPLOAD!

A NOS não equipara as velocidades mínimas HFC às FTTH!

E não adiantam mais reclamações, porque o regulador "palhaço" (ANACOM) não faz absolutamente nada.
 
E eu com 20Mbits de UPLOAD!

A NOS não equipara as velocidades mínimas HFC às FTTH!

E não adiantam mais reclamações, porque o regulador "palhaço" (ANACOM) não faz absolutamente nada.
Epa vou te ser sincero eu tenho hfc 1000/100 e já passaram 2 anos e continuo a ter essa velocidade...

E se queres uma sugestão, faz as reclamações para a provedoria da nos...
 
E eu com 20Mbits de UPLOAD!

A NOS não equipara as velocidades mínimas HFC às FTTH!

E não adiantam mais reclamações, porque o regulador "palhaço" (ANACOM) não faz absolutamente nada.

Infelizmente os pacotes de 120Mbps e 200Mbps de download em HFC têm apenas 20Mbps de Upload, não deve haver uma razão válida para ser assim.

Quanto ao constar 200Mbps de upload, deve ser um erro mas pode-se tentar ver se existe alguma oferta 1000/200 HFC, mas acredito que não haverá.
 
Epa vou te ser sincero eu tenho hfc 1000/100 e já passaram 2 anos e continuo a ter essa velocidade...

E se queres uma sugestão, faz as reclamações para a provedoria da nos...
:D eu vou-me rir mas não é da tua sugestão, que é bem acertada...

Eu fiz reclamações, exposições públicas, exposições privadas para todas as entidades e mais algumas! Muitas! Ao longo dos anos! (provedoria este ano já fiz 2 ou 3... chega a um ponto que cansa! principalmente quando o cliente até está disposto a ficar novamente fidelizado, mas dizem-me que os preços mais interessante só para NOVOS CLIENTES!!!)

A NOS tem amigos em todo o lado!

Ao que parece é legal discriminar os clientes, que estão todos incluidos num mesmo pacote FIBRA, mas com tecnologias e velocidades totalmente distintas!

A desculpa era que a tecnologia não permitia mais! AGORA (há mais de 1 ano pelo menos em quase todas as zonas) JÁ permite velocidades de upload equiparadas às das zonas FTTH, mas a NOS não equipara as velocidades, porque lhe convém que os consumidores (estúpidos!) renegoceiem os contratos, fiquem fidelizados 2 anos, e ainda tenham de pagar MAIS do que os clientes FTTH (sim, porque para um cliente HFC ter 100Mbits de UPLOAD a NOS apenas vende pacotes megalómanos de 500Mbits de Download! Qual a razão? Desconheço! Até agora, todas as perguntas que fiz ficaram sem resposta ou tiveram respostas estapafúrdias!)

Está aqui a saga pública... (tudo isto é do conhecimento da ANACOM - o regulador palhaço!) https://forum.nos.pt/internet-nos-4/para-quando-um-upload-de-100mb-7341?postid=253254#post253254
 
E já agora, a NOS começou a remover tópicos incomodativos do fórum... tópicos ANTIGOS! https://forum.nos.pt/internet-nos-4...nua-a-esconder-as-velocidades-de-upload-13864

Felizmente A sra. NOS não é dona da NET! https://web.archive.org/web/2022120...nua-a-esconder-as-velocidades-de-upload-13864

EDIT: Enterraram o tópico incomodativo no meio deste!! Dá-lhes jeito... sinceramente... ao que isto chegou... https://forum.nos.pt/internet-nos-4/para-quando-um-upload-de-100mb-7341?postid=276689#post276689
 
Última edição:
Back
Topo