NOS Giga | DOCSIS 3.1

Sem levares a mal mas a infraestruturada da NOWO para dar simetrico vao ter que investir praticamente do zero se querem alcançar tal coisa , tal como a nos na rede antiga , na nova (FTTH) ai sim é capaz , neste momento apenas a Meo , VDF e a nova rede nas novas zonas da nos que são capazes de tal feito , NOWO só se for usando rede de terceiros em FTTH e fazendo upgrade da rede hfc deles para um FTTH, atual rede da NOWO chega a ser pior que o HFC da Nos , neste momento .
Mas a estratégia da nowo é mesmo essa. Crescer para novas zonas com FTTH é reconverter todas as atuais zonas HFC para FTTH
 
as zonas nowo são quase todas convergentes com hfc da NOS, se migram essas zonas vão dar um abafo na NOS se mantiverem os preços que fazem agora.

a NOS muitas zonas hfc tem concorrência FTTH MEO e vdf. mas os preços não são convidativos a mudar
 
@pedrolte se isso acontecer a NOS baixa o preço ainda mais para essas zonas. Penso que será isso que acontecerá.

Agora não sei se a NOWO estará a pensar na utilização de PDO´s da VDF ou se criar mesmo uma rede própria ou as duas coisas dependendo das zonas...não sei.

Sim muitas zonas cabo NOS (estou numa delas e c/ células com poucos utilizadores mas os mesmos queixam-se de lentidão à noite e fins-de-semana) têm FTTH da MEO e VDF. Pelo preço que pagam preferem continuar com o cabo da NOS, pelo que me dizem quando estou com eles, mas queixam-se do serviço à noite e fins-de-semana.

Eu próprio já tive ZON e não aguentei muito tempo...já não me recordo bem mas nem 1 ano foi...
 
@pedrolte se isso acontecer a NOS baixa o preço ainda mais para essas zonas. Penso que será isso que acontecerá.

Agora não sei se a NOWO estará a pensar na utilização de PDO´s da VDF ou se criar mesmo uma rede própria ou as duas coisas dependendo das zonas...não sei.

Sim muitas zonas cabo NOS (estou numa delas e c/ células com poucos utilizadores mas os mesmos queixam-se de lentidão à noite e fins-de-semana) têm FTTH da MEO e VDF. Pelo preço que pagam preferem continuar com o cabo da NOS, pelo que me dizem quando estou com eles, mas queixam-se do serviço à noite e fins-de-semana.

Eu próprio já tive ZON e não aguentei muito tempo...já não me recordo bem mas nem 1 ano foi...
Pelo que a nova equipa de gestão da NOWO deu a entender, pelo menos nas AM de Lisboa e Porto, o plano é construir rede própria de FTTH onde não existe e reconverter as atuais zonas HFC, complementados pelo acordo com a DST ou, eventualmente, a Fibroglobal se algo mudar naquela empresa entretanto, que duvido.
Sobre acordos de partilha com outros operadores, acredito mais num acordo NOWO/MEO dado que já têm acordo para a rede móvel da nowo, do que em acordos com a NOS ou VDF, porque neste momento, aparentemente, a parceria entre estas duas está a correr bem e duvido que, assim continuando, haja espaço para outro operador se juntar ao "casal", embora o Mário Vaz esteja sempre a dizer que defende um modelo de co-investimento para este tipo de infraestruturas...
Em todo o caso, aposto mais num acordo com a rede FTTH da Altice, ainda para mais depois da venda parcial à Morgan Stanley que tem todo o interesse em que um outro operador entre na rede...
 
Pelo que a nova equipa de gestão da NOWO deu a entender, pelo menos nas AM de Lisboa e Porto, o plano é construir rede própria de FTTH onde não existe e reconverter as atuais zonas HFC, complementados pelo acordo com a DST ou, eventualmente, a Fibroglobal se algo mudar naquela empresa entretanto, que duvido.
Sobre acordos de partilha com outros operadores, acredito mais num acordo NOWO/MEO dado que já têm acordo para a rede móvel da nowo, do que em acordos com a NOS ou VDF, porque neste momento, aparentemente, a parceria entre estas duas está a correr bem e duvido que, assim continuando, haja espaço para outro operador se juntar ao "casal", embora o Mário Vaz esteja sempre a dizer que defende um modelo de co-investimento para este tipo de infraestruturas...
Em todo o caso, aposto mais num acordo com a rede FTTH da Altice, ainda para mais depois da venda parcial à Morgan Stanley que tem todo o interesse em que um outro operador entre na rede...

Quanto à fibroglobal será "sempre"da meo se não houver intervenção europeia do setor porque a altice "manda" na empresa e é acionista através de outra empresa do grupo...como dizes e bem...

Não sei se o acordo com a Morgan esconderá algo....se é que me entendes...

Se nas AM de Lisboa e Porto construírem já é um bom investimento...mais a DST e conversão do HFC

Veremos o que fará a NOS na zonas cabo
 
A Nos mais dia menos dia vai ter de meter FTTH para acompanhar ou será a morte da mesma e capital nao é problema para a mesma , talvez quando se sentir ameaçada nessas zonas .
 
Nunca tive sintomas de congestão aqui desde que aderi nos últimos suspiros da ZON por fecho da Clix. Já tive problemas é certo mas basicamente em relação à infraestrutura foram TAPs com entrada de água que vieram a dar problemas com o apertar do calor (por sinal o mesmo pelo que algo de mau se passará no equipamento de proteção - supondo que haverá uma caixa à prova dos elementos e com a manutenção). Os outros foram mais dos males do 4 ou fraco entendimento dos acordos que foram fazendo comigo ou com a sua execução - o que nem tem nada a ver com a tecnologia usada.
Daí apesar do upload e de alguma inércia na implementação do DOCSIS 3.1 ainda vou acreditando na tecnologia e na sua capacidade, não sendo no entanto necessariamente essa a razão de não zarpar. Posso dar uma indicação que a MEO me querer cobrar +10 euros pela segunda linha fixa contribuiu muito por achar desproporcional tendo em conta outros saldos que se faziam... até a net móvel com 30G a 1 euro me ofereceram em abril de 2019 e com o valor a ser cobrado durante 24 meses como contraprestação obrigatória da aquisição de um router 4G...
 
A Nos mais dia menos dia vai ter de meter FTTH para acompanhar ou será a morte da mesma e capital nao é problema para a mesma , talvez quando se sentir ameaçada nessas zonas .

Ela vai sempre aguentar até onde puder...Mudará se sentir-se ameaçada e/ou com perda de clientes...sim concordo e até tenho dito isso.

E já fazendo ligação ao @jarvaz a retenção da NOS é muito forte! É muito mais fácil negociar do que com a VDF, por exemplo, e mesmo com o Meo.
 
Ela vai sempre aguentar até onde puder...Mudará se sentir-se ameaçada e/ou com perda de clientes...sim concordo e até tenho dito isso.

E já fazendo ligação ao @jarvaz a retenção da NOS é muito forte! É muito mais fácil negociar do que com a VDF, por exemplo, e mesmo com o Meo.

Doscis esta sempre em evolução mas a nos nao faz manutenção/upgrade devida para tal serviço como devia . Sorte da nos quem não é demasiado exigente com a net lá vai ficando pelo preço , uma arma para manter os clientes .
 
Doscis esta sempre em evolução mas a nos nao faz manutenção/upgrade devida para tal serviço como devia . Sorte da nos quem não é demasiado exigente com a net lá vai ficando pelo preço , uma arma para manter os clientes .
Também acho que o problema é exactamente esse... É óbvio que FTTH será sempre melhor, ponto, mas a tecnologia DOCSIS ainda consegue entregar, com as evoluções que tem tido, uma experiência próxima do FTTH, desde que a rede vá sendo mantida e atualizada... Agora quando é sujeita a anos de desinvestimento, falta de manutenção e votada ao abandono, não vale a pena ir a correr e começar tentar fazer num mês tudo aquilo que devia ter sido feito ao longo dos anos. Agora, prejuízo por prejuízo, nesta altura, mais vale esquecer o DOCSIS e fazer aquilo que mais tarde ou mais cedo, como dizes, vai ser inevitável... migração para FTTH... e se isso fosse uma ideia magalómana, a NOWO não se estaria a preparar para o fazer. Talvez esta mudança de estratégia na NOWO simplesmente obrigue a NOS a antecipar a migração não deixando o CABO aguentar até ao suspiro final.
 
Mais tarde ou mais cedo a NOS terá que mudar a sua rede HFC para FTTH até para não ficar atrás da concorrência.
A NOWO já tem planeado a substituição da sua rede de HFC para FTTH.
 
E já fazendo ligação ao @jarvaz a retenção da NOS é muito forte! É muito mais fácil negociar do que com a VDF, por exemplo, e mesmo com o Meo.


Retenção a cliente na VDF? Isso acho que nem existe!

Quando o contracto estava a terminar ligaram para dar novas condições que eram piores que as que havia para novos clientes e nada adaptado as minhas necessidades, tentei forçar negociação e nunca sairam do mesmo.

Acabei por mudar para a NOS HFC e não estou arrependido até ao momento.

Melhor preço, mais adaptado as minhas necessidades.
Sim, uma ou 2 vezes por mes sinto saudades do upload 100Mb da VDF, mas já sabia isso quando mudei.

A única coisa que confesso não me deixa muito contente é os consumos dos vários equipamentos (Router 5.0 e box UMA) são autenticas torradeiras.

Confesso que não entendo, colocavam 1 Router unico e as saidas para as BOX por RJ45 ou WIFI em vez de ter varias BOX/modem.

Mas como ja discutido antes, penso que seja para não sobrecarregar a rede de dados pois tudo teria que ser IPTV e a NOS tem 1 vantagem e não ter tudo IPTV, delay!! Quando os meus visinhos gritam golo já eu o vi à mais de 5segundos.
 
Última edição:
@casio_cable mas enquanto os teus vizinhos têm zapping rápido, gravações automáticas a reproduzir de forma instantânea... Tu ainda vês ecrãs pretos pelo meio :) Não se pode ter tudo!

Posso dizer-te o seguinte, estou muito mais satisfeito com a experiência da box UMA que da box da VDF, não sei que box da NOS testas-te mas a UMA não tem nada disso.

Comparado com a box da VDF (não tive MEO)
- Zapping mais rapido na UMA
- Qualidade de imagem muitíssimo superior, vdf faz upscaling com fartura
- Emissão com 5 segundos de avanço para a VDF, Perder a emoção em directos ao ter os vizinhos a ver primeiro é deveras irritante.
- Em gravações é praticamente o mesmo e tenho mais horas de gravação

Não sei a que ecrãs pretos te referes, na UMA se carregar para andar para trás em 2seg já está a voltar sem ecrã preto,

Anyway, não estou a defender a NOS, apenas a partilhar a minha experiência.

Também te posso dizer, se a minha prioridade fosse internet (PING / UPLOAD e velocidade garantida 24/7) não escolhia a NOS em HFC!

Escolhi o que melhor se adaptava as minhas necessidades, o mesmo que contratei com a NOS se fosse na VDF iria pagar mais 600€ durante o período do contracto!
Mais 600€ para dizer que tenho fibra até casa e ter coisas que não uso nem me afecta a minha utlização no dia a dia?!
 
Posso dizer-te o seguinte, estou muito mais satisfeito com a experiência da box UMA que da box da VDF, não sei que box da NOS testas-te mas a UMA não tem nada disso.

Comparado com a box da VDF (não tive MEO)
- Zapping mais rapido na UMA
- Qualidade de imagem muitíssimo superior, vdf faz upscaling com fartura
- Emissão com 5 segundos de avanço para a VDF, Perder a emoção em directos ao ter os vizinhos a ver primeiro é deveras irritante.
- Em gravações é praticamente o mesmo e tenho mais horas de gravação

Não sei a que ecrãs pretos te referes, na UMA se carregar para andar para trás em 2seg já está a voltar sem ecrã preto,

Anyway, não estou a defender a NOS, apenas a partilhar a minha experiência.

Também te posso dizer, se a minha prioridade fosse internet (PING / UPLOAD e velocidade garantida 24/7) não escolhia a NOS em HFC!

Escolhi o que melhor se adaptava as minhas necessidades, o mesmo que contratei com a NOS se fosse na VDF iria pagar mais 600€ durante o período do contracto!
Mais 600€ para dizer que tenho fibra até casa e ter coisas que não uso nem me afecta a minha utlização no dia a dia?!
Tal e qual como o meu caso, pagar mais só por esses motivos obrigado mas não, na Vodafone duas bandas largas 40 gbs, duas boxes 4k, TV cines, que não vejo, mas não interessa tenho os se quiser e 4 telemóveis upa upa, de certeza que não estaria a pagar 54.99 € mensais, e já tive Vodafone, que na minha opinião em Internet não há pai para ela, mas lá está as minhas prioridades são outras.
 
UMA não tem mudança instantânea de canal no zapping não sequencial. Idem em aspas para as gravações automáticas e pessoais.

Não se trata de uma questão de boxs. É a própria tecnologia.


Também sofre do problema do andar para trás e para frente na emissão. É um verdadeiro desafio conseguir parar a emissão onde queremos.

Mas a interface da UMA é boa. O zapping sequencial está ao nível do IPTV. E tem menos delay. Embora isso apenas se note se tiveres vizinhos malucos. Se ninguém andar para aí aos berros o delay é imperceptível.
 
Mas quando um tipo se senta no sofá é para ver TV ou para fazer benchmarking à box? :002:

A questão do zapping é discutível. Até posso dar de barato que a VDF possa ter um zapping ligeiramente mais rápido, mas não é pela diferença que se quer dar a entender… quanto muito será melhor uns milésimos de segundo. Mas pela experiência que tive com a VDF eles tb usam uma técnica, acho eu. Enquanto que na UMA quando mudo de canal ela pára imediatamente a imagem do canal atual, vai a negro, e aparece logo a imagem do canal seguinte, na VDF, em vez de ir a negro, congela a imagem do canal atual/anterior até aparecer a imagem do canal seguinte. E isto pode criar a ilusão de um zapping mais rápido. Mas a experiência que tive com a VDF foi fugaz, por isso pode ter sido só impressão minha… Além disso, mesmo que seja mais rápido que o da UMA, não preciso de um zapping mais rápido do que aquele que a UMA tem neste momento. Para mim está suficientemente rápido para uma experiência de TV agradável, fluida e, para os meus parâmetros, rápida. E atenção, eu até sou daqueles que não tem paciência para cenas lagadas, como a box que tinha na MEO. Por isso decerto que a IRIS para mim não dava… agora a UMA? está noutro nível, não é comparável e mesmo que não tenha o melhor benchmark em rapidez, o gap em nada, para mim, perturba a experiência de utilização.

As gravações podem não começar instantaneamente, mas desde que pressiono o OK, a gravação começa entre 1 a 2 segundos depois… para mim, honestamente, não é por aí… Mas se calhar na UMA tb consigo chegar lá mais depressa. Não tenho de abrir o menu de opções do programa para ver o conteúdo. Basta pressionar OK sobre o mesmo e a reprodução começa logo. Tenho ideia de na VDF ter de abrir os detalhes do programa para o poder ver. Talvez o tempo que poupo a ir ao menu, compensa a instantaneidade da VDF.

Em relação à qualidade de imagem, tive MEO 2 anos e com base na experiência que tive na VDF, ainda que breve, estou absolutamente convicto que a NOS bate a concorrência em qualidade de imagem mas é que aos pontos. Aliás, para mim, no geral, tem mesmo a melhor experiência de TV com box. Nunca tive em minha casa ou vi nas outras onde já fui, um serviço de TV com imagem tão limpa. O HD está lá e não há cá bitrates traficados como sentia na MEO (aquele HD deles vou ali e já venho).

Sinceramente, para mim, a questão do delay não me é minimamente importante, talvez por não ter vizinhos por perto, mas honestamente é daquelas coisas que não me aquece nem arrefece.

Além disso, tenho muito mais horas de gravação que a VDF para além de poder guardar nas gravações pessoais um programa que já passou e está nas gravações automáticas, enquanto que noutro operador ou agendo a gravação com antecedência ou ainda apanho o programa a meio. Se tenho o azar de reparar que o programa que queria gravar já passou, não o posso gravar. Na NOS posso.

Na UMA tenho as gravações feitas sem finais ou inícios cortados (embora acho que a VDF já resolveu isso, mas demorou que se fartou), e as gravações, sejam pessoais ou automáticas, estão todas organizadas por temática, programa, temporada e posso gravar ou apagar uma temporada de uma vez ou até a série completa, e quando tenho um episódio agendado para gravação até me diz logo dentro de quantos dias o episódio vai ficar disponível.

Sempre consegui também continuar a ver um programa exatamente a partir de onde o deixei da última vez e não sou "obrigado" a vê-lo do inicio (não sei se a VDF já corrigiu isso ou não).

Onde é que vejo que o serviço de TV da VDF possa ser melhor? Tem uma app Android TV muito boa! Mas com a app NOS TV (muito bem desenvolvida e que me permite ter no telemóvel a mesma experiência que na box), como já tenho box Android TV, posso escolher na APP aquilo que quero ver e enviar para a TV através do chromecast.

A VDF é melhor na internet? Sem dúvida. Nas zonas FTTH a NOS consegue rivalizar, mas ainda assim a VDF é melhor.
Mas na TV, por mim, inequivocamente que a NOS ganha e de longe. Está a VDF a trabalhar para lá chegar? Mostra que sim, vai tentando, mas ainda falta à VDF na TV o que falta à NOS na internet.

:beerchug:
 
Última edição:
Não se trata de "benchmarking", mas sim de melhor experiência televisiva:


Quem tiver UMA que tire as suas conclusões. Ou melhor que coloque um vídeo para comparamos :)
 
Por aqui sou mais um cliente satisfeito com a NOS na experiência televisiva comparativamente com a VDF. Boa imagem que é o que conta mais e zapping rápido. Fora isso, a Internet é pior que a VDF mas não tão má como apregoam.

@PWP se no passado tiveste uma má experiência com a NOS, compreende que o tempo já passou e a NOS também vai evoluindo. Tinhas a uma 4k na altura ou ainda és do tempo da iris?
 
Back
Topo