NOS Giga | DOCSIS 3.1

@sousa.h eu tive Iris em casa, mas também já testei a UMA fora de casa. Não estou a falar por falar... Por isso mesmo é que desafiei a colocarem um vídeo da UMA porque conheço as limitações que referi :)

Atenção, não disse que a UMA é má. Pelo contrário. Tirando os pontos negativos que mencionei o serviço é bom.

Embora atualmente nem a box da Vodafone uso. Migrei definitivamente para Android TV: https://forum.zwame.pt/threads/app-tv-vodafone-para-android-tv.1035770/page-19#post-16264896

Só estou à espera que este sistema amadureça mais um pouco e entrego a box da Vodafone! É uma questão de tempo até que a box do operador (seja ele qual for) desapareça.

A Meo até já tem pacotes exclusivos com Apple TV: https://forum.zwame.pt/threads/meo-na-apple-tv.1041746/page-7#post-16301043 E a Nowo também já comercializa a sua APP para Android TV em complemento à box IPTV: https://www.nowo.pt/tv/android-tv/

Só a NOS é que está a ficar para trás... Wake UP!
 
Última edição:
Embora atualmente nem a box da Vodafone uso. Migrei definitivamente para Android TV: https://forum.zwame.pt/threads/app-tv-vodafone-para-android-tv.1035770/page-19#post-16264896

Só estou à espera que este sistema amadureça mais um pouco e entrego a box da Vodafone! É uma questão de tempo até que a box do operador (seja ele qual for) desapareça.

Pessoalmente na altura tinha preferencia pela app NOS TV que a app da vodafone após terem actualizado e não permitir versão mais antiga de android que usava num tablet.

Quando tinha deslocações em trabalho pela europa era o que usava numa BOX Android e nunca me deixou ficar mal, apenas a limitação de não poder usar o comando da BOX porque a app não foi feita com esse objectivo.
Ainda juntava o facto de a NOS ter o NOS_WIFI_FON que me era muito util antes de o roaming ter desaparecido.


@PWP Aqui não estou a dizer qual o melhor ou pior, apenas dizer que nem tudo é mau na NOS como alguns querem fazer querem e para quem não tem grande exigências de internet é a melhor oferta em termos de preços a meu ver.
 
Pessoalmente na altura tinha preferencia pela app NOS TV que a app da vodafone após terem actualizado e não permitir versão mais antiga de android que usava num tablet.

Quando tinha deslocações em trabalho pela europa era o que usava numa BOX Android e nunca me deixou ficar mal, apenas a limitação de não poder usar o comando da BOX porque a app não foi feita com esse objectivo.
Ainda juntava o facto de a NOS ter o NOS_WIFI_FON que me era muito util antes de o roaming ter desaparecido.


@PWP Aqui não estou a dizer qual o melhor ou pior, apenas dizer que nem tudo é mau na NOS como alguns querem fazer querem e para quem não tem grande exigências de internet é a melhor oferta em termos de preços a meu ver.

Não é essa APP que me estou a referir. Mas sim Android TV. A NOS não tem esta APP. É a única atualmente em Portugal que não tem uma APP que substituía o funcionamento da box. Podem sempre usar APP de Android na TV, mas não é a mesma coisa. Pois não é uma APP desenhada para isso.

Mas vamos manter Ontopic. Docsis 3.1... Achei curioso o que li aqui: https://forum.zwame.pt/threads/nos-madeira.862277/page-206 que nomeadamente a NOS só usa 2 frequências de Docsis 3.1 e o resto continua a 3.0.
 
Não se trata de "benchmarking", mas sim de melhor experiência televisiva:


Quem tiver UMA que tire as suas conclusões. Ou melhor que coloque um vídeo para comparamos :)

@sousa.h eu tive Iris em casa, mas também já testei a UMA fora de casa. Não estou a falar por falar... Por isso mesmo é que desafiei a colocarem um vídeo da UMA porque conheço as limitações que referi :)

Atenção, não disse que a UMA é má. Pelo contrário. Tirando os pontos negativos que mencionei o serviço é bom.

Embora atualmente nem a box da Vodafone uso. Migrei definitivamente para Android TV: https://forum.zwame.pt/threads/app-tv-vodafone-para-android-tv.1035770/page-19#post-16264896

Só estou à espera que este sistema amadureça mais um pouco e entrego a box da Vodafone! É uma questão de tempo até que a box do operador (seja ele qual for) desapareça.

A Meo até já tem pacotes exclusivos com Apple TV: https://forum.zwame.pt/threads/meo-na-apple-tv.1041746/page-7#post-16301043 E a Nowo também já comercializa a sua APP para Android TV em complemento à box IPTV: https://www.nowo.pt/tv/android-tv/

Só a NOS é que está a ficar para trás... Wake UP!
Fui reler o post que fiz e apercebi-me que me esqueci de dizer que me referia ao zapping sequencial. De facto no não sequencial, o IPTV é mais rápido.
Quanto à questão da "experiência televisiva", é a tal coisa, é discutível. Para ti, a da VDF é melhor porque é melhor nos parâmetros que para ti são importantes, enquanto que para mim, embora também esses sejam relevantes, valorizo mais as funcionalidades da UMA que referi e, por isso, a da UMA já é melhor. Valorizamos coisas diferentes.

Sobre o eventual desaparecimento da box, por acaso, não consegui formar uma opinião quanto a isso… não estou ver a maior parte das pessoas a comprar uma box tipo Android ou Apple TV só porque sim. Apps como Netflix ou HBO que são as mais usadas já vêm pré instaladas nas smart TVs e seria o que poderia justificar a compra de uma box Android. Como as TVs já trazem as apps que a esmagadora maioria das pessoas usa para já e nos próximos tempos não me parece que a maior parte das pessoas esteja disposta a gastar dinheiro numa box, simplesmente porque para a maior parte das pessoas não tem interesse. Pelo menos para já. Acho que o crescimento do mercado de boxs ainda vai demorar.
Para fechar o off-topic, como fizeste essa captura de ecrã da box?
 
Se os operadores lançarem APP para as respetivas platafornas como a Netflix faz não é preciso boxs. Como por exemplo, APP de Android TV. As TVs que tiverem esta plataforma não precisam de box.

Usei uma placa de captura.
 
Ontem tive em casa do meu irmão, FTTH Vodafone.

Conclusões : eu tenho melhor imagem e o software da VDF pareceu mais confuso mas gravações mas pode ser hábito.
Zapping, mais rápido na VDF, o procurar um ponto na gravação não vi diferenças porque só precisamos de andar 30 segs para trás, ele teve que tentar 2 vezes até acertar.

Dava jeito que o processo fosse por tempo, sei lá, 7 Seg [emoji57].

Mas no geral gostei bastante.
Fiquei com inveja da experiência televisiva?
Não.
Já a velocidade que o miudo fez download e upload de fotos é outra questão.

Outra questão é o meu Compadre que tem a box por Wi-Fi, powerline colocado por eles, etc.
Aí... Pois.
 
Última edição:
@hjnr mediaroom ou vbox? Podias ter aproveitado para testar Android TV. Ai sim ias ver que não precisas da box do operador para nada :)
Não sei se até essa diferença não acabará por desaparecer.
Não sei dos planos deles, mas tendo em conta que tanto foi investido na app NOSTV e a tem melhorado tanto além de abrirem o acesso ao exterior das instalações, esse até seria um passo normal, embora já tarde. Pelo menos em Know-how nessa matéria não deviam ter dificuldades, talvez na questão dos direitos e no licenciamento na Google.
Uma das questões que tem limitado em Portugal muitas das soluções práticas para os clientes, acho que acaba por ser o elevado indice de pirataria, mas com a evolução das soluções julgo que já era tempo de "reporem" essa e outras, como a possibilidade de utilização de tvs até sem serem smartvs com as cams que são cada vez mais vulgares... também o prometeram mas lá o dia de são nunca à tarde... como as mais faladas...
 
@tomas_loeps "Fui reler o post que fiz e apercebi-me que me esqueci de dizer que me referia ao zapping sequencial. De facto no não sequencial, o IPTV é mais rápido."

o zapping no IPTV é mais rapido, sequencial e não sequencial, mas reparei que na UMA o delay existe porque eles querem.
Faz o seguinte teste se quiseres confirmar.

marca o numero que pretendes no comando e depois carrega no OK, é instantaneo.
 
@tomas_loeps "Fui reler o post que fiz e apercebi-me que me esqueci de dizer que me referia ao zapping sequencial. De facto no não sequencial, o IPTV é mais rápido."

o zapping no IPTV é mais rapido, sequencial e não sequencial, mas reparei que na UMA o delay existe porque eles querem.
Faz o seguinte teste se quiseres confirmar.

marca o numero que pretendes no comando e depois carrega no OK, é instantaneo.
A sério? Eu por acaso só digito o numero do canal e nunca carrego em OK. Vou experimentar
 
qual é a % que de velocidade que a operadora tem de garantir ?20%?
obrigado

A NOS tem uma alínea no contrato

"A NOS poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade do serviço de Internet, de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança e a qualidade da utilização do serviço. De igual forma, poderão ser acionadas providências restritivas, legal ou contratualmente previstas, em caso de utilização ilícita do serviço ou de acesso ilícito a conteúdos, ou devido à utilização de aplicações que, pelo seu tipo, natureza ou características, coloquem em causa a integridade da rede."

Por outras palavras...Com esta clausula ela está salvaguardada para realizar TS
 
@tomas_loeps "Fui reler o post que fiz e apercebi-me que me esqueci de dizer que me referia ao zapping sequencial. De facto no não sequencial, o IPTV é mais rápido."

o zapping no IPTV é mais rapido, sequencial e não sequencial, mas reparei que na UMA o delay existe porque eles querem.
Faz o seguinte teste se quiseres confirmar.

marca o numero que pretendes no comando e depois carrega no OK, é instantaneo.

Não é porque eles querem. É porque no zapping sequencial tens 3 tuners. Um na emissão atual, outro no canal anterior e outro no canal seguinte. No zapping não sequencial o tuner tem que ir "buscar" o canal logo existe esse delay. Essa técnica do "OK" pode reduzir no máximo o efeito de animação que a box faz ao mudar de canal. Mas não vai meter á mesma velocidade do zapping sequencial porque não existe tuner sincronizado.

Já agora parece (embora estas notícias valem o que valem...) que a NOS está a fazer a migração para FTTH... Se for verdade, RIP Docsis 3.1!

4 anos após abertura deste tópico a prometer 120 Mbps de upload para OS PRÓXIMOS DIAS (e estou a citar o primeiro post) e 4 anos depois descobrem que foram enganados.

E o mais grave disto nem são estes tópicos da treta na zwame... A própria NOS confirmou em 2018 que de facto iria aumentar o upload no HFC. Enfim, isto já parece as promessas dos políticos :P
 
4 anos após abertura deste tópico a prometer 120 Mbps de upload para OS PRÓXIMOS DIAS (e estou a citar o primeiro post) e 4 anos depois descobrem que foram enganados.

E o mais grave disto nem são estes tópicos da treta na zwame... A própria NOS confirmou em 2018 que de facto iria aumentar o upload no HFC. Enfim, isto já parece as promessas dos políticos :P

Já pensas-te que talvez a própria NOS tenha sido "enganada"?
o docsis3.1 realmente suporta aqueles valores, provavelmente os testes foram feitos em áreas de teste e funcionou
devem ter iniciado o rollout por zonas e foi quando começaram a dar com os problemas.

Isto é como o ADSL no inicio, quantos clientes não estavam em zonas de cobertura mas a rede cobre da PT estava em tão mau estado que dava valores muito baixos ou em alguns casos nem Sincronizava.
A PT até os clientes de telefone fixo está a migrar para fibra a custo 0, manter a rede cobre é muito dispendioso e os equipamentos tem consumo energético demasiado elevado.
 
@casio_cable se a NOS não sabe em que estado está a sua rede quem saberá? Estás a dizer que não existem auditorias e tudo funciona às cegas na NOS? Que foram apanhados de "surpresa" quando testaram no terreno algo que deveriam saber de antemão? Se é isso que estás a dizer não te preocupes... Porque provavelmente foi isso mesmo :P

Mas também não me acredito que vão migrar todos para FTTH como o outro tópico aqui no fórum alega. Provavelmente será apenas para novos clientes e renovações (quiçá com pacotes FTTH como a Nowo já tem).
 
@casio_cable se a NOS não sabe em que estado está a sua rede quem saberá? Estás a dizer que não existem auditorias e tudo funciona às cegas na NOS? Que foram apanhados de "surpresa" quando testaram no terreno algo que deveriam saber de antemão? Se é isso que estás a dizer não te preocupes... Porque provavelmente foi isso mesmo [emoji14]

Mas também não me acredito que vão migrar todos para FTTH como o outro tópico aqui no fórum alega. Provavelmente será apenas para novos clientes e renovações (quiçá com pacotes FTTH como a Nowo já tem).
Todos não vão, fiz essa pergunta à NOS, dizem que a minha zona não está contemplada, enfim....
 
Back
Topo