NOS Giga | DOCSIS 3.1

Carissimo @Jocazeze , se aí não há FTTH principalmente da Vodafone não será possível... por enquanto

O meu problema é exatamente esse ...por enquanto!!!! Não há nem vai haver, pois até algum tempo havia ADSL, que a vodafone nesta altura se recusa a instalar em clientes novos,... Por isso o por enquanto será até 2050 ou mais!!!!
Até nem me importo com as limitações dessa tecnologia (essencialmente o upload), queria era resolver o meu problema com a NOS e ter possibilidade de portal os REDS para a NOS!!! Dizem que não dá por ter um pacote empresarial, pelo que foi pedido mais uma vez a mudança de segmento para residencial (que é como realmente estou, cliente residencial com pacote empresarial), coisa que sem me terem dado qualquer resposta soube por portas travessas que foi recusado, mas sem qualquer explicação!!!!

Com todas estas situações, já começo a pensar que o problema é meu, devo estar maluco e a fazer pedidos do outo mundo!!!!
 
Haverá sempre casos em que decidem entre eles: aqui a rede FTTH implantada até agora era da Vodafone com partilha para a MEO; nem era visível pdos da MEO mas instalavam pelo menos nas zonas onde avançaram em 2015. Aliás tive instalação FTTH MEO noutro local num pdo Vodafone que existia ao lado de um da PT para fins oficiais...
Depois da partilha com a NOS a MEO continuou a instalar e até alargou à minha zona onde não o fez logo de início.
A NOS correu o distrito de baixo para cima - da zona do @Parkway até à freguesia mais a norte segundo a nacional e sempre com abertura à Vodafone. No meio disso colocou um grande número de pdos já dentro da cidade que será HFC, numa zona não coberta pela Vodafone, mas que agora tem clientes e instalações dos dois embora pense que mais da NOS
De repente vejo que a instalação da MEO já está sujeita a contacto novamente e há dias que andam por aqui a colocar tubagens entre estruturas antigas dos CTT e alguns postes já instalados ou instalados agora. Suponho que a MEO quer fazer aqui a sua própria cobertura embora inicialmente fosse uma cidade ao abrigo de partilha que julgo ainda não terminou.
 
A partilha VDF/Meo é de 25 anos a contar de 2015 penso eu...

Agora não sei se nas zonas em que há essa partilha com REDE VODAFONE se a Nos poderá usar....com autorização da VDF...é algo que me escapa...

A Meo nas zonas de partilha com a VDF em que a rede não é sua não tem direito a igual numero de portos nos PDO´s com a VDF (responsável da rede). EXEMPLO: UM PDO VDF 95 com 12 portos (8 são da VDF e 4 são do Meo) . Isto faz o Meo colocar alguns PDO´s na zona para cobrir mais um pouco.

cumps @jarvaz
 
A partilha VDF/Meo é de 25 anos a contar de 2015 penso eu...

Agora não sei se nas zonas em que há essa partilha com REDE VODAFONE se a Nos poderá usar....com autorização da VDF...é algo que me escapa...

A Meo nas zonas de partilha com a VDF em que a rede não é sua não tem direito a igual numero de portos nos PDO´s com a VDF (responsável da rede). EXEMPLO: UM PDO VDF 95 com 12 portos (8 são da VDF e 4 são do Meo) . Isto faz o Meo colocar alguns PDO´s na zona para cobrir mais um pouco.

cumps @jarvaz
Obrigado pela explicação que desconhecia por completo.
Imaginava que como a MEO não avançou inicialmente se pudessem ter esgotado ou estar para esgotar as ligações disponíveis. Até aí vou observando e dá para ver. Quando tentei aderir descobri o "meu" pdo na Vodafone que coincidia na MEO por partilha. Agora já vi a MEO trazer FTTH para perto daqui de outra "fonte" já sendo o segundo cabo para o mesmo local - como é um prédio o primeiro não deve ter chegado para as encomendas.
Como vejo que a zona que a NOS cobriu agora está pejada de pdos que possivelmente dão para qualquer das casas nas ruas que cobre - chegaram a por pdos dos dois lados da rua para passar entre elas...
Curiosamente a MEO andava lá hoje a tirar água das condutas dos CTT (antiga dona das mesmas antes da PT) e a colocar o que suponho ser uma extensão da conduta para ligar a um poste no início da rua.... mais dia menos dia os residentes vão ter a terceira opção em FTTH.
 
Se fosse eu a decidir a regra seria.

- Novos cliente com opção FTTH e HFC, seria instalado FTTH
- Clientes em zonas de grande instabilidade HFC, primeiros a ser migrados
- Renegociações de contrato em fim de fidelização, migração para FTTH se for a solução para manter contrato.
- Restantes vão aguentar até renegociar/finalizar os demais.

Por isso clientes como eu não deveremos esperar que a migração seja para breve.
 
@PWP pelas asneiradas que vamos vendo da NOS, acho mesmo que ninguém duvida que eles só se aperceberam do quão podre andava o cobre, perdão, "fibra", quando chegaram ao terreno para migrar para o docsis 3.1
A história deve ter sido mais ou menos esta:
Este tipo de decisões estruturais, suponho, devem ser tomados pelos altos cargos executivos apoiadas em insights das equipas de tecnologia e engenharia. Ora, estas devem ter lido o mesmo que nós lemos na wikipedia sobre o docsis 3.1 e, vendo a aplicação daquilo noutros países e noutros operadores que foram cuidando da sua rede, viram que aquela porcaria era a solução ideal para tentar nivelar o serviço hfc pelo padrão ftth sem o custo da migração para FTTH. Levaram isto à deliberação das direções que, olhando isto como o último grito, deram o OK. Chegados ao terreno perceberam que afinal o docsis 3.1 só funciona se o cobre não estiver podre.
Aí é que pensaram que no final talvez ftth saia mais barato.
Agora... 4 anos depois.

Como assim uma empresa não sabe o estado da sua rede? Pois, mas começo a achar qe na nos tudo possível...
 
Não concordo contigo quanto à parte da Engenharia. A Engenharia deve ter recomendado fazer migração para FTTH e o topo deve-lhes ter dito: não pode ser, espremam ao máximo o cobre. Tentaram espremer durante 4 anos e agora a administração acordou finalmente pois os resultados não apareciam.

Mas independentemente da culpa, o facto é, que agora têm uma batata quente na mão e vão ter de começar a dar ao pedal...
 
@b0ktai O custo maior de uma rede é o acesso, PDO até casa do cliente, e a ideia penso que seria o plano que já tinham mas espremer o cobre durante uns anos para diluir os custos.

Na verdade a NOS deveria em teoria ter uma vantagem, ao já terem a rede fibra seria apenas adaptar para FTTH, mas provavelmente a infraestrutura fibra deles não permite conversão, ou ter o serviço actual em paralelo.
 
Não concordo contigo quanto à parte da Engenharia. A Engenharia deve ter recomendado fazer migração para FTTH e o topo deve-lhes ter dito: não pode ser, espremam ao máximo o cobre. Tentaram espremer durante 4 anos e agora a administração acordou finalmente pois os resultados não apareciam.

Mas independentemente da culpa, o facto é, que agora têm uma batata quente na mão e vão ter de começar a dar ao pedal...

Exato. Eles andaram desde 2011 com um FTTN na altura que ligaram com a fibra ótica as centrais (embora não o digam)

Eu, por exemplo, na minha cidade o nó ótico encontra-se a 2 346 metros da minha casa. Desde aí o sinal coaxial é sempre amplificado e reforçado de uma forma constante energeticamente. Uma vez andei a fazer um percurso a pé e há ligação à corrente elétrica de 500 em 500 metros (o mínimo ). Há zonas em que o reforço acontece de 800 em 800 metros.

O mesmo acontece com cidades vizinhas e com rede em muito mau estado de conservação.

Eu na altura que fui cliente ZON cheguei a mandar muitas cartas para o edifício deles de Lisboa.
 
Última edição:
Não concordo contigo quanto à parte da Engenharia. A Engenharia deve ter recomendado fazer migração para FTTH e o topo deve-lhes ter dito: não pode ser, espremam ao máximo o cobre. Tentaram espremer durante 4 anos e agora a administração acordou finalmente pois os resultados não apareciam.

Mas independentemente da culpa, o facto é, que agora têm uma batata quente na mão e vão ter de começar a dar ao pedal...
Eu não digo que a recomendação das equipas de engenharia não fosse a conversão para FTTH logo naquela altura, até porque eles percebem muito mais disto que nós, acho eu. Digo é que, como já sabem o que a casa gasta, apresentaram-lhes a solução DOCSIS 3.1 e a administração nem os quis ouvir quando apresentaram a opção de FTTH assim que lhes disseram que era mais caro.
 
Back
Topo