NOS inicia comercialização na RNG DST

No entanto parece que a Vodafone já anda a investir nas zonas DST... Já há velocidades simétricas e a promessa de RF para breve. Por isso é provável que a NOS também venha a ter RF brevemente nesta rede. Mas para já não há.

A mim foi-me dito o contrario, que 200/200 nem pensar e que RF nao para breve. isto pelo SAC.

Cumps
 
@NotGeneric já apareceu aqui um cliente com 100/100 Mb como tu sabes e que tinha a informação que o RF estava para breve.

Acredito que com a entrada da NOS nesta rede o investimento seja maior a partir de agora.
 
Se não há RF, como é que as "boxes" vão funcionar, é que todas as boxes da NOS funcionam por RF. Ou já há alguma box da NOS IPTV?

Quando se fala em RF, falasse em canais abertos analógicos (ou digitais terrestres se fosse o caso que não há na NOS). Isto foi informação privilegiada que me deram. Eles podiam ter era aberto canais DVB-C mas para isso faziam em toda a rede NOS e até hoje andam tipo em testes em descodificar determinados canais deixando a vasta maioria bloqueada.
 
Quando se fala em RF, falasse em canais abertos analógicos (ou digitais terrestres se fosse o caso que não há na NOS). Isto foi informação privilegiada que me deram. Eles podiam ter era aberto canais DVB-C mas para isso faziam em toda a rede NOS e até hoje andam tipo em testes em descodificar determinados canais deixando a vasta maioria bloqueada.
RF é RF, seja analógico ou digital, seja DVB-C ou DVB-T. O serviço RF é o serviço de Rádio Frequências em que são utilizados os canais de televisão. Ora não me parece justificável a NOS usar o RF para as suas boxes e não ter o serviço para as televisões sem box. A única justificação que vejo, é mesmo "chular" as pessoas com as boxes.
 
@ricardo_fred bem visto. A NOS não usa IPTV, mas sim CATV e aí é sempre necessário o RF. Portanto, ir ter RF nas boxs e não nas TVs sem box é um bocado estranho e estou curioso para saber a justificação.

A única justificação que encontro é que eles na rede DST não vão ter canais analógicos, mas apenas digitais e como a NOS não abre os canais digitais nas TVs sem box pode ser por isso. Porque dúvido que usem IPTV na rede DST.
 
Vá lá que entenderam o que queria dizer. A NOS têm serviço digital mas é DVB-C. Modelar canais analógicos é diferente de modelar canais digitais. Pelo que me garantiram não haverá sinal analógico pela NOS e a não não tendo DVB-T (ou abrindo os canais DVB-C) nada feito.
 
Mas a NOS não precisa de canais analógicos para oferecer RF. Podia oferecer RF Digital como a concorrência faz. Mesmo em DVB-C funcionaria sem problemas. Nas piores das hipóteses o cliente teria apenas que comprar um descodificador tipo TDT mas em compensação ficaria com RF com qualidade equivalente ou superior à box. Canais analógicos com formigueiro e ondas isso já não faz sentido e por muito que custe a muitos é passado e tu sabes bem disse @viperbruno visto que és cliente Meo e tens a melhor grelha RF Digital do mercado.

O RF Digital e a baixa velocidade upload é algo em que a NOS cisma em não investir.
 
Mas a NOS não precisa de canais analógicos para oferecer RF. Podia oferecer RF Digital como a concorrência faz. Mesmo em DVB-C funcionaria sem problemas. Nas piores das hipóteses o cliente teria apenas que comprar um descodificador tipo TDT mas em compensação ficaria com RF com qualidade equivalente ou superior à box. Canais analógicos com formigueiro e ondas isso já não faz sentido e por muito que custe a muitos é passado e tu sabes bem disse @viperbruno visto que és cliente Meo e tens a melhor grelha RF Digital do mercado.

O RF Digital e a baixa velocidade upload é algo em que a NOS cisma em não investir.

Sim, isso nós sabemos. Mas devo lembrar-te que o DVB-C que a NOS usa não há uma grande oferta de descodificadores em comparação ao DVB-T. Para mais que se a NOS tivesse interesse em abrir a sua grelha digital já o teria feito antes de entrar para a RNG.

O Upload é que, por irónico que pareça, até faz sentido que a NOS não anuncie 100/100 pois na rede da DST isso seria inviáv€l... Pelo menos a oferta deles está ajustada a duas das três realidades deles: DOCSIS e RNG. Só em Fibra é que é desperdício mas pelo menos não abrem uma caixa de pandora. Eu também sou daqueles que não acha que seja prioridade na NOS um aumento brutal em upload, mais rapidamente mudava coisas como rede móvel, reforma da rede DOCSIS, tornar a UMA mais barata visto que eu pago metade que um cliente NOS e considero ter um serviço superior. Alguém que ande neste fórum aceitar pagar mais que os 26,99€ na NOS é estranho* para mim. Mas fanatismo há em todo o lado.

*Excepto falta de cobertura total da concorrência
 
Sim, isso nós sabemos. Mas devo lembrar-te que o DVB-C que a NOS usa não há uma grande oferta de descodificadores em comparação ao DVB-T. Para mais que se a NOS tivesse interesse em abrir a sua grelha digital já o teria feito antes de entrar para a RNG.

O Upload é que, por irónico que pareça, até faz sentido que a NOS não anuncie 100/100 pois na rede da DST isso seria inviáv€l... Pelo menos a oferta deles está ajustada a duas das três realidades deles: DOCSIS e RNG. Só em Fibra é que é desperdício mas pelo menos não abrem uma caixa de pandora. Eu também sou daqueles que não acha que seja prioridade na NOS um aumento brutal em upload, mais rapidamente mudava coisas como rede móvel, reforma da rede DOCSIS, tornar a UMA mais barata visto que eu pago metade que um cliente NOS e considero ter um serviço superior. Alguém que ande neste fórum aceitar pagar mais que os 26,99€ na NOS é estranho* para mim. Mas fanatismo há em todo o lado.

*Excepto falta de cobertura total da concorrência

Tens vários descodificadores DVB-C no mercado. Alguns até convertem de RF para HDMI e suportam EPG. Por exemplo: este ou este Com isto os clientes teriam acesso a vários canais inclusive HD e com EPG (guia TV). Da parte da NOS não gastaria nada. Apenas tinham que abrir os canais. Depois a compra do descodificador ou por ventura ter uma TV com suporte DVB-C isso já ficaria na responsabilidade do cliente.

Na rede DST já há clientes com 100/100 Mb na Vodafone e segundo rumores brevemente haverá RF: https://forum.zwame.pt/threads/fibra-optica-da-vodafone.421053/page-1026#post-14013076 Provavelmente a Vodafone resolveu-se mexer após o anúncio da entrada da NOS na rede.

Em relação ao * também só posso entender quem aceite pagar o dobro para ter a UMA quem não tiver concorrência (Meo ou Vodafone Fibra).
 
Última edição:
Tens vários descodificadores DVB-C no mercado. Alguns até convertem de RF para HDMI e suportam EPG. Por exemplo: este ou este Com isto os clientes teriam acesso a vários canais inclusive HD e com EPG (guia TV). Da parte da NOS não gastaria nada. Apenas tinham que abrir os canais. Depois a compra do descodificador ou por ventura ter uma TV com suporte DVB-C isso já ficaria na responsabilidade do cliente.

Na rede DST já há clientes com 100/100 Mb na Vodafone e segundo rumores brevemente haverá RF: https://forum.zwame.pt/threads/fibra-optica-da-vodafone.421053/page-1026#post-14013076 Provavelmente a Vodafone resolveu-se mexer após o anúncio da entrada da NOS na rede.

Em relação ao * também só posso entender quem aceite pagar o dobro para ter a UMA quem não tiver concorrência (Meo ou Vodafone Fibra).

Em relação aos 100/100 não estava a par. Se a Vodafone colocar RF então será mesmo incompreensível a NOS não ter. O certo é que a NOS entrou para as RNG mas pouco interesse lhes despertou, ao contrário da Vodafone que fez campanha e tudo. É só para ter a hipotese de poder meter comerciais a bater essas zonas a ver se apanham quem não percebe da poda. A rede é a mesma, só mudam os canais caso haja interesse pela casa dos bimbos (lembro-me que a MEO captou clientes à pala disso em meios mais rurais).
 
Não. É uma grande confusão. Tive pessoas no departamento comercial e também técnico a garantir que sim. No entanto na hora de instalação viram que não tinha viabilidade. "oferecem" box por 1 euro mês. Box normais porque nem as power box funcionam em fibra rural. Acabei por pedir então mais duas box para além da inicialmente prevista por mais 2€ no total da fatura. Ia reclamar este extra por achar que fui mal informado. Mas não me quis chatear mais.
 
Última edição:
Não. É uma grande confusão. Tive pessoas no departamento comercial e também técnico a garantir que sim. No entanto na hora de instalação viram que não tinha viabilidade. "oferecem" box por 1 euro mês. Box normais porque nem as power box funcionam em fibra rural. Acabei por pedir então mais duas box para além da inicialmente prevista por mais 2€ no total da fatura. Ia reclamar este extra por achar que fui mal informado. Mas não me quis chatear mais.

Podes postar ai fotos dos equipamentos e um speedtest? Como é a TV? Pior que HFC?

Cumps
 
Os equipamentos são os mesmos. Velocidades normais. Acho que será semelhante ao serviço convencional. Só não tem canais analógicos. Tem digitais. Uma das tvs tem dvb-c e sintoniza os canais não codificados
 
Mas quem ganhou quota foi a NOS e a VDF.
Por outro lado viu aqui no forum uma votação (vale o que vale) em que a RF não era importante na hora da escolha.

https://forum.zwame.pt/threads/lista-o-isp-la-de-casa.960686/

Edit: :hello:
@viperbruno , vi agora que o tópico é teu.

Em internet fixa isso não é verdade: http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1393145

VER:
Tabela 10 - Evolução das quotas de tráfego de banda larga (acesso fixo)
Tabela 7 - Evolução das quotas de clientes ativos de acesso à Internet em banda larga móvel
 
Back
Topo