NOS inicia migração clientes Ftth

Só uma questão, qual é o problema de 1000 / 100 para a maioria da população?

Downloads é quase instantâneo, que é o que a maioria usa. Seja para fazer o download de um jogo no Steam, fazer o download de algum software, filmes, etc.

O upload na sua maioria das vezes é muito menos usado. Usamos por exemplo no dropbox para sincronizar algo, mas 100 MB parece-me mais que suficiente nessas situações.

A maior parte dos utilizadores que precisa 1000 download também usa o upload, servidores multimedia, NAS com acesso remoto, etc

A NOS está a fornecer 1000/200 em clientes FTTH
 
A maior parte dos utilizadores que precisa 1000 download também usa o upload, servidores multimedia, NAS com acesso remoto, etc

A NOS está a fornecer 1000/200 em clientes FTTH

Não concordo, pois toda a gente pode tirar partido dos 1000 de download, mas nem toda a gente ou mesmo quase ninguém vai tirar partido dos 100 de upload.

Basta ir ao Steam, descarregar um jogo e já está a tirar partido dessa velocidade, o que torna qualquer jogo quase instantâneo. E isto é um exemplo só para o caso dos jogos.
 
mas nem toda a gente ou mesmo quase ninguém vai tirar partido dos 100 de upload.

Desculpa que te diga mas irra que já enerva este tipo de desculpa da treta. Mas então agora o pessoal anda a comprar cada vez mais discos duros de Terabytes e Terabytes? Ou a actual política é veres PC's com 1Tb ou menos de armazenamento? Telemóveis andam ainda, na média, pelos 64Gb mas depois levas com câmaras de 48Mp ou até mesmo 108Mp com ficheiros enormes a serem produzidos.
Cada vez mais o futuro é a nuvem para os casos mais domésticos e menos conhecedores da área da informática e depois quem tem preocupações de segurança e/ou backup extra vai investir em NAS e aí sim investir em discos grandes. Mas no final vais ter sempre o mesmo problema que é precisares de upload.
Sinceramente preferia uma ligação 200/200 que chegava perfeitamente para 80% ou mais dos clientes particulares, mesmo com utilização intensiva da nuvem e/ou NAS ou servidores locais.
 
Desculpa que te diga mas irra que já enerva este tipo de desculpa da treta. Mas então agora o pessoal anda a comprar cada vez mais discos duros de Terabytes e Terabytes? Ou a actual política é veres PC's com 1Tb ou menos de armazenamento? Telemóveis andam ainda, na média, pelos 64Gb mas depois levas com câmaras de 48Mp ou até mesmo 108Mp com ficheiros enormes a serem produzidos.
Cada vez mais o futuro é a nuvem para os casos mais domésticos e menos conhecedores da área da informática e depois quem tem preocupações de segurança e/ou backup extra vai investir em NAS e aí sim investir em discos grandes. Mas no final vais ter sempre o mesmo problema que é precisares de upload.
Sinceramente preferia uma ligação 200/200 que chegava perfeitamente para 80% ou mais dos clientes particulares, mesmo com utilização intensiva da nuvem e/ou NAS ou servidores locais.
Mesmo! 200 /200 como já tive na vodafone... Era perfeito.
 
1. Tenta saber mais sobre isso, se puderes! Seria importante....porque acho estranho o Meo abdicar de uma partilha para 25 anos! em que tb deu à VDF X portas!!!! Atenção. Seria importante tentares saber mais...se conseguires...

2. Sim , acho que mais ano menos ano teremos em todo território nacional os 3 em FTTH ou não lol....A NOS tem um papel importante nisso...é só substituir a rede CABO por FIBRA ( só como quem diz...terem dinheiro para investir!)

:lol:

Desculpa que te diga mas irra que já enerva este tipo de desculpa da treta. Mas então agora o pessoal anda a comprar cada vez mais discos duros de Terabytes e Terabytes? Ou a actual política é veres PC's com 1Tb ou menos de armazenamento? Telemóveis andam ainda, na média, pelos 64Gb mas depois levas com câmaras de 48Mp ou até mesmo 108Mp com ficheiros enormes a serem produzidos.
Cada vez mais o futuro é a nuvem para os casos mais domésticos e menos conhecedores da área da informática e depois quem tem preocupações de segurança e/ou backup extra vai investir em NAS e aí sim investir em discos grandes. Mas no final vais ter sempre o mesmo problema que é precisares de upload.
Sinceramente preferia uma ligação 200/200 que chegava perfeitamente para 80% ou mais dos clientes particulares, mesmo com utilização intensiva da nuvem e/ou NAS ou servidores locais.

Yap, estas mentalidades do "a e tal chega e blabla" ja enerva mesmo, é como outro user à umas semanas a dizer que adsl a 24mb reais chegava para a maioria da população... :facepalm:
 
Última edição:
Sinceramente preferia uma ligação 200/200 que chegava perfeitamente para 80% ou mais dos clientes particulares, mesmo com utilização intensiva da nuvem e/ou NAS ou servidores locais.

Eu prefiro sem duvida alguma 1000/100 a 200/200, mas sem pensar duas vezes.

100Mb de upload é mais que suficiente para colocar fotos e vídeos que tenho na nuvem, até porque isso é gerido pelo software (dropbox ou similar) e nem dou por ela se a transferência foi rapida ou lenta. Mas repetindo, 100Mb é mais que suficiente para fazer upload de fotos.

Já os 1000 de download fazem toda a diferença. Pois quando fazemos o download de algo, queremos que seja o mais rápido possível.
 
O teu erro é também pensar a utilização para apenas 1 pessoa numa ligação residencial.
Com 3 ou 4 pessoas em casa a utilizar a ligação não é preciso muito para saturar os 20Mb/s de upload. 100Mb/s é melhor mas pode ficar lento se alguém estiver a utilizar o upload de forma intensiva.
 
O teu erro é também pensar a utilização para apenas 1 pessoa numa ligação residencial.
Com 3 ou 4 pessoas em casa a utilizar a ligação não é preciso muito para saturar os 20Mb/s de upload. 100Mb/s é melhor mas pode ficar lento se alguém estiver a utilizar o upload de forma intensiva.

Estou a falar na maioria da população e não em casos específicos. Mesmo nesse caso que tu falas, era preciso uma grande coincidência para essas 4 pessoas estarem a meter fotos e vídeos num Dropbox ao mesmo tempo. E mesmo que o fizessem, a probabilidade é que ninguém ia sentir a limitação dos 25Mb.

O que quero dizer é que para a grande maioria dos Portugueses, é muito mais importante teres 1000 de Download do que 200 de upload, quando 100 é mais que suficiente.
Existe excepções? Claro que existem. São uma minoria? Claro que são. E nós estamos no Zwame, um forum de tecnologia, logo é normal essas minorias estarem cá.
 
Estou a falar na maioria da população e não em casos específicos. Mesmo nesse caso que tu falas, era preciso uma grande coincidência para essas 4 pessoas estarem a meter fotos e vídeos num Dropbox ao mesmo tempo. E mesmo que o fizessem, a probabilidade é que ninguém ia sentir a limitação dos 25Mb.

O que quero dizer é que para a grande maioria dos Portugueses, é muito mais importante teres 1000 de Download do que 200 de upload, quando 100 é mais que suficiente.
Existe excepções? Claro que existem. São uma minoria? Claro que são. E nós estamos no Zwame, um forum de tecnologia, logo é normal essas minorias estarem cá.
Por mim falo, cada vez que faço upload até me dói a alma, visto que antes tinha upload da Vodafone a 200 megas, agora a 23 da nos, dou conta e muita, basta ver o tempo que demoro, é bem maior.
 
Eu prefiro sem duvida alguma 1000/100 a 200/200, mas sem pensar duas vezes.

100Mb de upload é mais que suficiente para colocar fotos e vídeos que tenho na nuvem, até porque isso é gerido pelo software (dropbox ou similar) e nem dou por ela se a transferência foi rapida ou lenta. Mas repetindo, 100Mb é mais que suficiente para fazer upload de fotos.

Já os 1000 de download fazem toda a diferença. Pois quando fazemos o download de algo, queremos que seja o mais rápido possível.

1000 é sempre melhor que 200 ou 100 como é óbvio agora um cliente residencial normal dar uso continuado a 1000 de download gostava de ver isso. 100Mbps de upload é aquilo que considero o mínimo hoje em dia para uma família dita "normal" e portanto será suficiente para fazer upload de fotos.

O que quero dizer é que para a grande maioria dos Portugueses, é muito mais importante teres 1000 de Download do que 200 de upload, quando 100 é mais que suficiente.
Existe excepções? Claro que existem. São uma minoria? Claro que são. E nós estamos no Zwame, um forum de tecnologia, logo é normal essas minorias estarem cá.

Na minha opinião isto demonstra tanta certeza e tão pouco conhecimento da nova geração e dos hábitos de consumo, hoje em dia os pré-adolescentes e daí em diante carregam milhares e milhares de vídeos para sítios com Tik Tok ou em partilhas em grupos privados de uma qualquer rede social.
Achas que com isto o upload é indiferente? Notou-se e bem as dificuldades da rede da NOS durante a fase de reclusão da pandemia e vai-se notar novamente com o início do ano lectivo e com as prometidas aulas semi-presenciais, assim como a continuação de muito tele trabalho pelo meio.
No meu ponto de vista 1000 de download em casa é para mostrar, muitos equipamentos nem suportam essas velocidades quer por protocolos quer por impossibilidade de hardware (smartphones, tablets e afins) e estar a reservar 333Mbps por cabeça (família de 3) é uma exagero, mas pela tua perspectiva 33Mbps de upload por cabeça é algo mais do que suficiente. Quando deixares de sacar coisas apenas e começares a depender do upload para fazeres backups de algo mais do que fotos como por exemplo documentos profissionais ou talvez até seres obrigado a trabalhar de casa vais perceber o que significa 20Mbps ou até mesmo 100Mbps, até lá acho que será impossível fazer-te perceber a importância do upload nos dias de hoje.
 
1000 é sempre melhor que 200 ou 100 como é óbvio agora um cliente residencial normal dar uso continuado a 1000 de download gostava de ver isso. 100Mbps de upload é aquilo que considero o mínimo hoje em dia para uma família dita "normal" e portanto será suficiente para fazer upload de fotos

O cliente casual usa os 1000 de download sem dar por ela, nas mais variadíssimas coisas.

O melhor exemplo que dei, é ao fazer o download de um jogo do Steam ou Epic. Metes a fazer download e passado 5 minutos já o estás a jogar. Se tiveres 100Mb, já vai demorar uns 50 minutos até começares a jogar.

Etc, etc.

Quando deixares de sacar coisas apenas e começares a depender do upload para fazeres backups de algo mais do que fotos como por exemplo documentos profissionais ou talvez até seres obrigado a trabalhar de casa vais perceber o que significa 20Mbps ou até mesmo 100Mbps, até lá acho que será impossível fazer-te perceber a importância do upload nos dias de hoje.

Lá está, vives na bolha do mundo tecnológico, em que és obrigado a fazer backups de gigas e mais gigas, e presumes que Portugal inteiro é assim. E toda a gente paga e/ou tem contas na cloud de centenas de GB ou mesmo TB, ya right.

É importante haver pacotes de 200/200 para quem necessitar mesmo deles. Não tenho a mínima duvida que a maioria dá mais uso a 1000/100 do que a 200/200.
 
O cliente casual usa os 1000 de download sem dar por ela, nas mais variadíssimas coisas.

O melhor exemplo que dei, é ao fazer o download de um jogo do Steam ou Epic. Metes a fazer download e passado 5 minutos já o estás a jogar. Se tiveres 100Mb, já vai demorar uns 50 minutos até começares a jogar.

Etc, etc.



Lá está, vives na bolha do mundo tecnológico, em que és obrigado a fazer backups de gigas e mais gigas, e presumes que Portugal inteiro é assim. E toda a gente paga e/ou tem contas na cloud de centenas de GB ou mesmo TB, ya right.

É importante haver pacotes de 200/200 para quem necessitar mesmo deles. Não tenho a mínima duvida que a maioria dá mais uso a 1000/100 do que a 200/200.

Certo os teus exemplos são os melhores, descarregar 1 jogo algo que fazes de hora a hora, e os meus exemplos de uso de redes sociais um exemplo da treta, já percebi a mentalidade por detrás do discurso. Quando tiveres idade para trabalhar e disso depender o teu rendimento mensal, depois falamos até lá não irei continuar esta conversa fútil.
 
Certo os teus exemplos são os melhores, descarregar 1 jogo algo que fazes de hora a hora, e os meus exemplos de uso de redes sociais um exemplo da treta, já percebi a mentalidade por detrás do discurso. Quando tiveres idade para trabalhar e disso depender o teu rendimento mensal, depois falamos até lá não irei continuar esta conversa fútil.

Queres mesmo comparar pessoal que envia vídeos para o TikTok que são vídeos minúsculos que mesmo com um upload de 100Mb vai demorar poucos segundos?

Estamos a entrar na era moderna dos serviços. Tens Netflix, HBO entre outros. Tens Gamepass para jogos com um catalogo de superior a 100 jogos, em que podes passar o dia inteiro a experimentar jogos diferentes, etc, bla bla...


Eu sei muito bem que existe situações em que necessitas muito de upload, e na maioria das vezes até é para assuntos empresariais.
Agora as redes sociais precisarem de muito upload? O TikTok?
Os únicos que até se podem queixar do upload são os Youtuber Portugueses que muitas vezes fazem upload de um video 4K com 30 minutos que já vai dar um bom tamanho em GB. Nesses casos sim, convém ter um bom upload.
 
Estamos a entrar na era moderna dos serviços. Tens Netflix, HBO entre outros. Tens Gamepass para jogos com um catalogo de superior a 100 jogos, em que podes passar o dia inteiro a experimentar jogos diferentes, etc, bla bla...

Obrigado pelo reforço do que disse anteriormente, quando começares a trabalhar revemos esse discurso.
 
Obrigado pelo reforço do que disse anteriormente, quando começares a trabalhar revemos esse discurso.

Já trabalho na área de IT há 12 anos.

De resto, continuas dentro da mesma bolha. Por mim a discussão acabou, simplesmente não dá.
 
Última edição:
Obrigado pelo reforço do que disse anteriormente, quando começares a trabalhar revemos esse discurso.

Mas que trabalhar pah? Upload a 100mb chega para tudo e mais alguma coisa lmao

Eu gosto de ligações simetricas e acho q isso deveria de ser a forma mas o Ansatsu tem razão, faz mais falta 1gb de download nos dias de hoje do que ter mais q 100 ou 200mb de upload. Isto para a grande maioria dos utilizadores.
 
Mas que trabalhar pah? Upload a 100mb chega para tudo e mais alguma coisa lmao

Eu gosto de ligações simetricas e acho q isso deveria de ser a forma mas o Ansatsu tem razão, faz mais falta 1gb de download nos dias de hoje do que ter mais q 100 ou 200mb de upload. Isto para a grande maioria dos utilizadores.

Mas alguém disse que 100Mbps não chegam? Se não fosses precipitado e péssimo a ler comentários e lesses o que escrevi percebias que mencionei que 100Mbps era o mínimo hoje em dia e que preferia mil vezes uma ligação 200/200 do que uma ligação 1000/20. 1Gbps para a maioria dos utilizadores realmente deve ser uma necessidade, estamos a falar em famílias de quantas pessoas? Ou melhor ainda estamos a falar de que equipamentos ao mesmo tempo e com que capacidade de transferência é dizerem-me que vão jogar 100 jogos e afins no dia-a-dia parece-me isso sim uma bolha de fantasia.
 
Back
Topo