NOS Giga | DOCSIS 3.1

Isso vir com a treta quem tem hfc , não vão passar ftth , se objetivo for largar o cabo que é esse caminho que estão a tomar , qual dificuldade de o fazer? .
Qual é a dificuldade de o fazer? Os custos.
Metam na cabeça de uma vez por todas: A esmagadora maioria dos custos de um operador de telecomunicações não está no core, nem está na distribuição, está no acesso (last-mile). Os custos no acesso são astronómicos, e metem todos os outros custos a um canto.
Para a NOS (e para qualquer outro operador de telecomunicações), está completamente fora de questão substituir o HFC pelo FTTH, visto os custos não compensarem nunca o benefício.

Mesma coisa que a meo fez ao adsl e foi mudando para ftth ao estar disponível , apenas tem que investir..
A PT investiu em força no FTTH porque:
  • O ADSL estava obsoleto e com pouca capacidade de crescimento (o que não acontece com o HFC), visto outras tecnologias como o VDSL estarem muitíssimo limitadas pela distância até à central.
  • O estado obrigou a PT a abrir a rede de cobre a outros operadores
    • O que significa que era ilógico, de um ponto de vista comercial e mesmo estratégico, a PT investir numa rede que poderia ser utilizada pela concorrência a custos controlados.
    • Logo, a PT optou por uma rede completa em FO, com headroom bastante elevado para expansão futura.
Essas foram as principais razões do investimento em força no FTTH. Caso a rede de cobre não necessitasse de ser aberta, suspeito que não teriam investido em força, pelo menos tão rapidamente.

Se estão a meter ftth tudo que é novo o antigo cabo aos poucos vai deixar de existir indo para ftth ao longo dos anos e assim ficam com uma rede muito mais preparada.

A NOS está a expandir em FTTH em novas zonas, visto que atualmente, a relação custo/benefício é muito melhor vs HFC. Mas as zonas que já se encontram cobertas por HFC vão continuar assim durante bastante tempo.

Apenas vão meter hfc 3.1 para maioria dos clientes não apanhar a vela de ficar com velocidades paradas no tempo , porque meter ftth não se mete de um dia para outro .

O DOCSIS 3.1 full duplex é uma excelente escolha para rentabilizar a rede HFC existente, que caso seja corretamente implementado será suficiente para pelo menos uma década. Na minha opinião a NOS fez muito bem em esperar pelo 3.1 full duplex, porque se estivesse ido pelo caminho do 3.1 a capacidade de crescimento estaria bem mais limitada.

Por fim só acrescento mais um ponto, e não levem isto como uma crítica.
A maioria dos utilizadores deste fórum, compreensivelmente (visto serem power users) dão bastante importância a um parâmetro que, para a maioria dos clientes de um ISP não é assim tão importante, e esse parâmetro é a velocidade de download/upload.
Para o utilizador comum, 30/40Mbps chega e sobra para o tipo de utilização que dão à Internet (Facebook, Google, alguns vídeos do Youtube, e-mail, etc). Mesmo outros fatores como a latência, routing, peering, etc, são completamente irrelevantes. Logo, e como alguns users aqui referiram, é bastante fácil à NOS re-fidelizar um cliente com mais TVCines e outras ofertas, porque para esses clientes, os TVcines são mais importantes do que ter um limite máximo teórico de velocidade que nunca irão utilizar.
Só adicionei este ponto para terem em mente que muito embora uma rede de FO tenha uma capacidade/desempenho muito superior, este não é o principal fator que a maioria dos clientes e ou potenciais clientes utilizam para a escolha de um serviço.
 
E podes dizer que zona? Testei na minha localidade que é fibra, e não está disponível o pacote de 1Gb...

Mesmo em zonas FTTH da NOS (com PLC) não têm acesso a velocidades de 1Gb de download. Só está a ser aplicado 1Gb de download em zonas Y (podem verificar isso no PDO que diz Y mais codigo do concelho mais numero).

Todo o resto em FTTH NOS não tem acesso.

Quando ao DOCSIS tb não tem acesso como é obvio.

cumps
 
A NOS está a expandir em FTTH em novas zonas, visto que atualmente, a relação custo/benefício é muito melhor vs HFC. Mas as zonas que já se encontram cobertas por HFC vão continuar assim durante bastante tempo.

Tens certeza disso?

Sou de zona HFC....vodafone esta a fibrar zona, MEO nada para ja, que achas que vai acontecer @The Coin Operator VDF nao entra na minha zona, ou VDF fibra minha zona? E NOS nao mexe em nada ou melhor uma vez que passa a existir concorrencia?
 
Tens certeza disso?

Sou de zona HFC....vodafone esta a fibrar zona, MEO nada para ja, que achas que vai acontecer @The Coin Operator VDF nao entra na minha zona, ou VDF fibra minha zona? E NOS nao mexe em nada ou melhor uma vez que passa a existir concorrencia?

Se eu tenho a certeza da NOS não substituir o HFC por FTTH? A curto/médio prazo, sim (a não ser em casos muito pontuais), visto que como já disse anteriormente, na maior parte dos casos não existe razão para tal. E visto a NOS estar a investir em DOCSIS 3.1 full duplex, não faz muito sentido que tal aconteça.

Atenção que eu não trabalho para a NOS, logo levem isto como uma opinião de uma pessoa que trabalha no setor, nada mais.
 
nao vai fazer nada, agora fica o HFC, no futuro longínquo podem vir usar rede da VDF FTTH.
Não faz sentido andarem gastar milhoes no docsis 3.1 e daqui 1 ou 2 anos deixarem o hfc. o HFC 3.1 veio para durar muitos anos

NOS vai usar rede VDF ftth aonde neste momento nao tem cobertura FTTH ou HFC

No dia que desactivarem HFC numa zona, vai ser uma dor cabeça, pois há clientes que estão bem como estão e não querem andar com troca equipamentos e mais cabos por casa. Quem passou por exemplo o processo de passagem gás cidade para gás natural, sabe bem do que falo, o berbicacho que isso foi
 
E vodafone nao meter fibra onde ja ha HFC da NOS, acham possivel? (no meu caso, freguesia grande em que NOS ja esta à uns anos em metade da freguesia....Vodafone vai meter em todo o lado, ou é possivel so meter onde nao ha NOS)
 
Ah ok, achas que vao apostar em melhorar o HFC (DOCSIS 3.1) (ou sabes que vão)

Pelo que alguns users daqui com conhecimento de causa afirmaram, a NOS está a apostar no DOCSIS 3.1 full duplex (que como já referi, na minha opinião é uma excelente opção).

Zonas onde VDF esta a fibrar, nao tens opinião o que NOS vai fazer?

Pelo que consta na informação oficial, a NOS e a Vodafone fizeram um acordo de implementação e partilha de infraestrutura de acesso FTTH, logo, assumo que tanto a infraestrutura FTTH existente como a futura deva ser partilhada.
 
Acho que não vale a pena estar a aumentar muito a largura de banda até ao cliente final se depois não tiverem largura de banda a montante para alimentar esses clientes. Pode ser muito bom para o marketing mas não melhora nada o serviço.
 
Acho que não vale a pena estar a aumentar muito a largura de banda até ao cliente final se depois não tiverem largura de banda a montante para alimentar esses clientes. Pode ser muito bom para o marketing mas não melhora nada o serviço.

Boas.
O bottleneck (quando este existe) em qualquer ISPs é quase sempre o acesso (last-mile), raramente, mas mesmo raramente é a distribuição ou o core. Se for alguma coisa está muito errada.
Na esmagadora maioria dos casos, é trivial aumentar a largura de banda no core, a não ser em caso muito específicos. Uma exceção é a Madeira em que a PT que tem o monopólio no cabo submarino de FO, sendo por conseguinte bastante difícil à NOS aumentar a capacidade, resultando em problemas de débito em períodos de pico. Mas este é uma exceção, não a regra.
 
Back
Topo