NOS Giga | DOCSIS 3.1

Implementação do hfc 3.1 para sair praticamente ao mesmo tempo em todas as zonas hfc , não se reforça ultimo nó de fibra , equipamentos e testes de um dia para outro .
Esperem que vai chegar este ano .
VDF em Espanha usa hfc nas zonas antigas e só está previsto lançar os pacotes 1Gbps em hfc 3.1 antes do fim do ano também , demora meses uma mudança e preparação para novas velocidades.
Nível de upload como a nos vai implementar full duplex , poderemos ver upload mais generosos .

Cumps
 
e para os pacotes habituais nem precisam de novo router

se aumentarem upload no pacote 100 e 200, os que estao actualmente servem, por exemplo 100 passar a 50 e 200 a 100 upload

Tenho algumas duvidas que mexam em pacotes no docsis 3.0. A rede está saturada , mexer é sobrecarregar ainda mais os clientes que estão lá
 
Implementação do hfc 3.1 para sair praticamente ao mesmo tempo em todas as zonas hfc , não se reforça ultimo nó de fibra , equipamentos e testes de um dia para outro .
Esperem que vai chegar este ano .
VDF em Espanha usa hfc nas zonas antigas e só está previsto lançar os pacotes 1Gbps em hfc 3.1 antes do fim do ano também , demora meses uma mudança e preparação para novas velocidades.
Nível de upload como a nos vai implementar full duplex , poderemos ver upload mais generosos .

Cumps

Este tópico foi iniciado em Março de 2016 com a desculpa que passadas algumas semanas iriam ser comercializados pacotes hfc 3.1, agora ainda estamos no "esperem que vai chegar este ano" = 2018/2019. ahahahah.

Um cliente que em Março de 2016 tenha passado para um operador com net decente, está neste momento já sem fidelização, enquanto isso na NOS...
 
Este tópico foi iniciado em Março de 2016 com a desculpa que passadas algumas semanas iriam ser comercializados pacotes hfc 3.1, agora ainda estamos no "esperem que vai chegar este ano" = 2018/2019. ahahahah.

Um cliente que em Março de 2016 tenha passado para um operador com net decente, está neste momento já sem fidelização, enquanto isso na NOS...

Hfc 3.1 para Europa só ficou disponível a nivel de protocolos este ano, rede interna uma coisa, esterior é outra. Só este ano que varios paises com rede hfc arrancaram a operação.
Como vdf em Espanha e nos em Portugal exemplos disso.
Relatórios dos mesmo a confirmar a expansão hfc 3.1 mesmo e nao boatos do pessoal.
A nos diz que até ao fim do ano a rede toda passada para hfc 3.1 e até 2022 70% de FTTH e 30 % hfc 3.1 + melhorias das antenas já preparadas para 5g no futuro.
Agora é esperar.

Cumps
 
A nos diz que até ao fim do ano a rede toda passada para hfc 3.1 e até 2022 70% de FTTH e 30 % hfc 3.1

A NOS vai passar toda a gente que está em hfc para ftth, ou vai permitir nas mesmas zonas a coexistencia de ftth e hfc?

O problema aqui é que se permitirem a coexistência, certamente vão tentar renegociar os contratos atuais para valores superiores a quem quiser mudar para ftth.
 
O que transparece é que quando o FTTH chega a uma zona o HFC é desactivado.

Certo?

Até porque, digo eu, manter 2 tecnologias é mais caro do que UMA :lol:
 
A NOS vai passar toda a gente que está em hfc para ftth, ou vai permitir nas mesmas zonas a coexistencia de ftth e hfc?

O problema aqui é que se permitirem a coexistência, certamente vão tentar renegociar os contratos atuais para valores superiores a quem quiser mudar para ftth.

Quando um dia o FTTH chegar numa zona HFC , HFC deixara de existir , porque não tinha logica gastarem em duas redes recursos desnecessários , tal como aconteceu adsl ficou de parte e veio FTTH nessas zonas, um exemplo .
Depois para transformar uma rede HFC para um FTTH não é assim tão difícil basta haver guita como é obvio , grande parte do caminho em fibra já está ate as caixas , apenas tinham que esticar resto da fibra até as casas e etc e mudar de equipamentos próprios para FTTH quer para cliente e exterior .
Cada vez mais compensa ir para uma rede FTTH além dos valores estarem bem mais acessíveis que anos atrás para as operadoras , nível de manutenção muito mais baixo custo que o HFC .
A nos como correu tarde para o FTTH, vai metendo em zonas novas eenquanto a rede antiga da nos o HFC na versão 3.1 vai aguentado os gastos até um dia ser substituída pelo FTTH .
Mas o hfc 3.1 full duplex dá 10Gbps simétricos no seu máximo vai aguentar mais um par de anos até ser substituída pelo FTTH e ao mesmo tempo a nos tem tempo de meter tudo o que for rede nova em FTTH , assim deixa de prejudicar velocidades a quem tem FTTH da nos e hfc 3.1 sempre vai ter gás por uns anos .

Cumps
 
Última edição:
ontem esteve um técnico da nos no meu prédio a mudar muita coisa no rés do chão do meu prédio, desde os cabos e vejo que tem lá splitters novos que não tinha. Será que já estão a preparar tudo para o 3.1? o cabo deixou de ser o branco e passou a ser um preto, também parece ser mais grosso que o anterior. No prédio só eu e um vizinho somos da nos, o resto é tudo meo ou vodafone. Estranhei a mudança, pois nunca estive em zona congestionada, sou dos poucos em hfc que sempre tive aqui a velocidade contratada.

Será que o 3.1 está mesmo já para avançar?
 
3.1 não tem alteração nenhuma visivel, pode vir a ter quando sair router próprio com a troca router quem aderir pacote 3.1, ,mas cabos é tudo igual.

isso foi manuntenção, aliás cabos vem da rua deve ser sempre preto, mais resistente ao elementos natureza, branco só dentro casa
 
3.1 não tem alteração nenhuma visivel, pode vir a ter quando sair router próprio com a troca router quem aderir pacote 3.1, , mas cabos é tudo igual.

isso foi manuntenção, aliás cabos vem da rua deve ser sempre preto, mais resistente ao elementos natureza, branco só dentro casa

pois daí eu ter achado estranho terem metido cabo preto dentro do prédio e splitters novos. Mas pode ser só manutenção. O que é certo é que no configurador da nos em que só me aparecia na morada o 120/10 e 200/20 como pacotes a escolher, já me aparece lá o pacote de 1gb, só se for pela partilha de rede da vodafone
 
Posso
pois já suspeitava disso, mas achei curioso o pacote de 1gb já me aparecer no configurador. Tenho fidelização até agosto, por isso vou esperar por novidades.
Não sabendo se é científico no meu teste aparece no endereço
http://www.nos.pt/particulares/paco...otes&utm_campaign=link&cp7=MzEwMC01MjM=&tech=HFC#
possivelmente se houver FTTH terá uma referência ao facto - quando estiver configurado
Cientificamente em risco de errar sempre informo que a fibra FTTH sai amarela contra um rosa do HFC
ffce0011-024c-4003-a482-52d89dcfa649.png

5d82b394-392a-4909-9d0d-6ae6f6a349bb.png

Possivelmente o gerador de páginas a brincar comigo... O resto é igual embora neste modo não consiga aceder aos dados importantes que fariam diferença - possivelmente também estão iguais

Editado após verificação: A cor é mesmo uma alteração do programa, de quando em vez e a referência muda para DTH em locais com cobertura satélite mas não altera nada só por si...
 
Última edição:
Posso

Não sabendo se é científico no meu teste aparece no endereço
http://www.nos.pt/particulares/paco...otes&utm_campaign=link&cp7=MzEwMC01MjM=&tech=HFC#
possivelmente se houver FTTH terá uma referência ao facto - quando estiver configurado
Cientificamente em risco de errar sempre informo que a fibra FTTH sai amarela contra um rosa do HFC
ffce0011-024c-4003-a482-52d89dcfa649.png

5d82b394-392a-4909-9d0d-6ae6f6a349bb.png

Possivelmente o gerador de páginas a brincar comigo... O resto é igual embora neste modo não consiga aceder aos dados importantes que fariam diferença - possivelmente também estão iguais

Editado após verificação: A cor é mesmo uma alteração do programa, de quando em vez e a referência muda para DTH em locais com cobertura satélite mas não altera nada só por si...

É curioso que ao tentar aderir para o meu código postal não permite escolher o pacote Gigabit, colocando aí nessa página já apresenta o pacote como uma das opções. Se é que me faço entender.
 
É curioso que ao tentar aderir para o meu código postal não permite escolher o pacote Gigabit, colocando aí nessa página já apresenta o pacote como uma das opções. Se é que me faço entender.
Pode acontecer de haver alguma limitação técnica nesse código postal que aqui não haja mas continuo a pensar que aquilo do gigabit ainda se refere a instalações FTTH que aqui não seria possível -acho eu. Já é muito bom ter HFC sem grandes problemas.(**)
Pode ser que daqui a uns tempos veja o que consigo mas terão sempre a bitola da concorrência Vodafone.
Se eles fossem mais esclarecedores na comunicação com os clientes até poderia aguentar mais tempo mas já lhes tenho dado tempo.

(**) tentando na loja online já só me oferece até 200 como normal apesar da indicação da imagem...
 
Última edição:
Pode acontecer de haver alguma limitação técnica nesse código postal que aqui não haja mas continuo a pensar que aquilo do gigabit ainda se refere a instalações FTTH que aqui não seria possível -acho eu. Já é muito bom ter HFC sem grandes problemas.
Pode ser que daqui a uns tempos veja o que consigo mas terão sempre a bitola da concorrência Vodafone.
Se eles fossem mais esclarecedores na comunicação com os clientes até poderia aguentar mais tempo mas já lhes tenho dado tempo.
Sim, na minha zona não há FTTH. Eu estou é calão para mudar com FTTH MEO e Vodafone à porta... Mas o preço é bom...

Vou esperar mais uns tempos, e depois quando eventualmente sair, verei se vale a pena ficar ou não. Já espero por novidades desde Junho...
 
Eu já tive nos FTTH, mas mudei para a MEO. Ao fazer o teste no primeiro link diz que só tenho satélite.
No segundo só me apresenta pacotes até 200 mbps mas há uns 2 meses quando renegociei com a meo liguei para a nos para saber os preços e disseram que eu podia aderir aos pacotes gigabit
 
Tenho morada FTTH e também não me aparece pacote giga! Mas em loja disseram me que podia aderir sem qualquer problema visto e foi o empregado que disse, que a fibra era aquela que ia até dentro de casa e não a HFC.
 
Back
Topo