Nos ira iniciar migração Clientes HFC para FTTH

Já agora uma dúvida, é normal eu ter 200/100 de NET?
Acabaram de me instalar o serviço renegociado e é essa a minha velocidade.
7263095977.png

zona FTTH ou HFC?
 
Humm...
Tenho aqui PDO da VDF, alguém sabe quando e que zonas são abrangidas por essa mudança?

Se conseguisse o pacote que tenho com 200/100 a 28.99€, era top...
 
Humm...
Tenho aqui PDO da VDF, alguém sabe quando e que zonas são abrangidas por essa mudança?

Se conseguisse o pacote que tenho com 200/100 a 28.99€, era top...
Tenta saber com eles. A mim foi-me dito que sim mas não aprofundei porque estou sentado ... à espera do que vais sendo uma miragem...
 
Tenta saber com eles. A mim foi-me dito que sim mas não aprofundei porque estou sentado ... à espera do que vais sendo uma miragem...

Pois terei de ver com eles concerteza, o problema nestas coisas é que só com sorte é que apanho algum operador que saiba mais do que eu destas coisas...
Tou mesmo a ver, "acordo de partilha? Não se de nada!"

Se foi nova expansão é imediato, zonas mais antigas ainda está no segredo dos deuses.

O pdo da vodafone tem 1 ano aqui, agora o que é considerado nova expansão ou não... lá está nao sei os critérios deles...
Não arranjas o contacto do CEO da NOS? :cool:
 
Isto anda para ai uma grande confusão .

Vou tentar explicar sem entrar muito em vocabulário muito tecnico.

A rede FTTH da Vodafone, Meo, Nos, Fibroglobal e DST está feita com chamado fibra escura.
Isto quer dizer que qualquer operador pode injetar o seu serviço. Isto faz se na Central.
Todas a centrais tem SRO (armario onde vao ter todas fibras , cada operador injecta nessas fibras o serviço que entender.
Na antiga rede Optimus a rede era estática, fibras estavam cadastradas directamente ao OLT. Nao dava para injetar mais nada na fibra, sem ser o sinal do OLT.
A Vodafone e NOS no total tem mais de 200 centrais . Para partilha ser total, os 2 operadores tem que montar todas as centrais os OLTs de cada. Antes disso terá que passar fibra backborne ate central
E um valor avultado de investimento, está a ser feito, pensa se que ate final 2019 toda rede FTTH VDF e NOS esteja em partilha .
Relativamente a situação do RF , o sinal RF esta sempre na fibra na onda 1550.
Quanto pedem servico sem tv o ont bloqueia sinal 1550. Se tiverem um vulgar conversor FTTH para RF custa cerca 100€, terao sinal rf disponivel.
e onde se compra esse conversor FTTH? e de facil instalação!
 
Folken Será que vai chegar a Ilha da Madeira Para Clientes HFC o FTTH?

Hfc ja anda nos 60/80 Mpbs de up e FTTH cá só meo se tiver já na tua zona . Nos só tem em Santana e mais um lugar FTTH.
Nos em FTTH da 100mbps algum tempo.
Mas em zonas hfc vai demorar anos até ser convertido para FTTH um dia.

Cumps
 
Hfc ja anda nos 60/80 Mpbs de up e FTTH cá só meo se tiver já na tua zona . Nos só tem em Santana e mais um lugar FTTH.
Nos em FTTH da 100mbps algum tempo.
Mas em zonas hfc vai demorar anos até ser convertido para FTTH um dia.

Cumps
o que achas do teste com um MINIPC ASUS PN60
Em HFC

8523279986.png
 
Da minha parte não estou interessado nisto. Estou num apartamento velhote onde o coaxial está a funcionar bem, e não me apetece nada estar a fazer buracos nas paredes, passar mais cabos, etc.
 
Da minha parte não estou interessado nisto. Estou num apartamento velhote onde o coaxial está a funcionar bem, e não me apetece nada estar a fazer buracos nas paredes, passar mais cabos, etc.
Tinha HFC e quando passei para FTTH os buracos do coaxial deu para meter a fibra sem fazer buracos , alem do fio ser menor dimensão .
Vantagem , um serviço bem mais estável , hora de ponta nao sentes a tua ligação entupida .
Um dia HFC vao passar para FTTH é algo impossível de evitar e a nos esta apostar forte no FTTH que começou tarde , alem de sair mais barato hoje em dia face a manutenção que hfc tem que ter face ao FTTH .
Mas vai levar anos até acontecer nas zonas HFC .
 
Tinha HFC e quando passei para FTTH os buracos do coaxial deu para meter a fibra sem fazer buracos , alem do fio ser menor dimensão .
Vantagem , um serviço bem mais estável , hora de ponta nao sentes a tua ligação entupida .
Um dia HFC vao passar para FTTH é algo impossível de evitar e a nos esta apostar forte no FTTH que começou tarde , alem de sair mais barato hoje em dia face a manutenção que hfc tem que ter face ao FTTH .
Mas vai levar anos até acontecer nas zonas HFC .
Pelo que se vai lendo por aqui se calhar a NOS não tem gasto muito na manutenção do HFC daí o estado de desgraça em que o encontra agora. Mas também não vale a pena apostar muito na razoabilidade do lado deles porque parece-me cada vez mais que há uma cartilha a seguir e mesmo que dê errado não mudam mesmo que esbarrem em gastos escusados...

Sobre o termos uma ligação coaxial a funcionar bem também tinha essa ideia até agora a minha do nada estar a fazer greve durante o horário laboral. Mesmo depois de ter referido ao apoio e provedoria que o problema seria de fora, seguiram a velha cartilha do ir ao local ver que o cliente tem razão, gastar ainda mais uns trocos num router novo que não alterou nada e deixar no fundo a ligação com problemas como quando chegaram e sem ideia alguma do que se passa...
E assim se desespera um cliente e se desmotiva a defesa duma tecnologia que tem futuro mas na mão de outras empresas, porque a NOS parece ou não querer ou não saber resolver a embrulhada que deixou avolumar.
E o DOCSIS 4.0 (10Gb)foi aprovado este ano pelo que ainda há quem não tenha desistido dele e veja futuro no mesmo...
 
Pelo que se vai lendo por aqui se calhar a NOS não tem gasto muito na manutenção do HFC daí o estado de desgraça em que o encontra agora. Mas também não vale a pena apostar muito na razoabilidade do lado deles porque parece-me cada vez mais que há uma cartilha a seguir e mesmo que dê errado não mudam mesmo que esbarrem em gastos escusados...

Sobre o termos uma ligação coaxial a funcionar bem também tinha essa ideia até agora a minha do nada estar a fazer greve durante o horário laboral. Mesmo depois de ter referido ao apoio e provedoria que o problema seria de fora, seguiram a velha cartilha do ir ao local ver que o cliente tem razão, gastar ainda mais uns trocos num router novo que não alterou nada e deixar no fundo a ligação com problemas como quando chegaram e sem ideia alguma do que se passa...
E assim se desespera um cliente e se desmotiva a defesa duma tecnologia que tem futuro mas na mão de outras empresas, porque a NOS parece ou não querer ou não saber resolver a embrulhada que deixou avolumar.
E o DOCSIS 4.0 (10Gb)foi aprovado este ano pelo que ainda há quem não tenha desistido dele e veja futuro no mesmo...

Problema da nos é a falta de investimento como deve ser no HFC 3.1 é capaz de ir 10Gbps de down e até 2Gbps de up . Tens isp HFC onde dão bons upload .
Com HFC 4.0 será capaz de dar 10Gbps simétricos e o down ir até 60Gbps no seu máximo.
Mas ao meu ver a nos esta mais interessada no investimento FTTH e ainda bem , melhor para todos .
 
Última edição:
@Folken melhor para todos dizes tu... Para aí 90% dos clientes são HFC. Portanto, os todos que dizes são os 10%... Os 90% que se lixem :-D Até a NOS conseguir inverter este panorama já nós provavelmente não andamos por aqui...
 
Back
Topo