Nos ira iniciar migração Clientes HFC para FTTH

@dani20 Pelo que me parece, acho que tens aí um PDO da MEO (letras pretas com fundo vermelho) e um da NOS (letras pretas com fundo branco). O da MEO é de certeza, o outro não estou 100% certo, mas é quase de certeza... letras pretas em fundo branco e ainda por cima sendo a primeira letra um Y, é NOS quase garantidamente. Por isso, deve ser NOS FTTH com partilha para a VDF... Não é HFC

Menos mal então.
O cabo que vai até dentro de casa é o que se vê na imagem a sair das caixas, certo?
 
Boas.
Vou utilizar este tópico para tentar que alguém consiga esclarecer uma dúvida sobre um tema muito debatido, HFC ou FTTH.
Vou mandar instalar um serviço fibra no apartamento onde estou a morar, estou inclinado para escolher NOS mas depois de ler sobre este assunto já não tenho a certeza. A instalação da fibra aqui no prédio é recente e pelo que percebi é partilhada com a Vodafone.
Há alguma forma de saber que tipo de instalação vão fazer?
Vou postar uma imagem com a instalação que fizeram na entrada do prédio a ver se conseguem chegar a alguma conclusão.
DlVUM9.jpg
O da NOS além de ter o nome tem a identificação de uma das séries de pdos deles YP...
 
Ainda a semana passada os contactei (no fórum da NOS e por e-mail) nesse sentido:

- zona HFC em Lisboa
- à espera do aumento do upload
- à espera de migração de HFC para FTTH

Nem obtive resposta de volta...fidelização a terminar em julho = provável mudança para outro operador...
 
Ainda a semana passada os contactei (no fórum da NOS e por e-mail) nesse sentido:

- zona HFC em Lisboa
- à espera do aumento do upload
- à espera de migração de HFC para FTTH

Nem obtive resposta de volta...fidelização a terminar em julho = provável mudança para outro operador...
Já há relatos de zonas HFC que estão a converter para FTTH, mas eu também mudaria de operador... Com a NOS nada é garantido...
 
Ainda a semana passada os contactei (no fórum da NOS e por e-mail) nesse sentido:

- zona HFC em Lisboa
- à espera do aumento do upload
- à espera de migração de HFC para FTTH

Nem obtive resposta de volta...fidelização a terminar em julho = provável mudança para outro operador...
No teu caso era certinho, trocar o incerto pelo certo, nao ha duvidas.
 
Eu sei bem como é que é o serviço da NOS em FTTH pois sou cliente. Eu não estava a recomendar a NOS era para a situação particular daquele user que disse estar numa zona HFC...

Ele que confirme primeiro se já existe serviço NOS FTTH para a sua morada.
Se já existe NOS FTTH é asneira mudar de operador, por 2 razões:
1) - como disse atrás o serviço NOS FTTH não fica nada atrás da concorrência (muito pelo contrário)
2) - Sendo já cliente NOS deve conseguir uma re-fidelização (mesmo mudando de HFC para FTTH) com preço bem mais atrativo do que se fosse nova adesão (que será o caso na concorrência)
 
como disse atrás o serviço NOS FTTH não fica nada atrás da concorrência (muito pelo contrário)
Isso já é discutível... Face à Vodafone, mesmo em FTTH, a NOS não ganha claramente. Quer em pings, quer em disponibilidade de largura de banda internacional... Posso dizer que, apesar de ter 100 Mbps de upload contratados, nunca consigo fazer upload para o Google Drive a mais do que 58 Mbps. Para o OneDrive, já consegui fazer upload à velocidade máxima mas agora está igual ao Google Drive. Portanto, NOS FTTH não é igual à concorrência, pelo menos melhor ou igual à VDF não é. Vamos ver se agora com a troca que vou fazer para o router 5.0 a situação fica resolvida ou, pelo menos, minimizada.
 
Ele que confirme primeiro se já existe serviço NOS FTTH para a sua morada.
Se já existe NOS FTTH é asneira mudar de operador, por 2 razões:
1) - como disse atrás o serviço NOS FTTH não fica nada atrás da concorrência (muito pelo contrário)
2) - Sendo já cliente NOS deve conseguir uma re-fidelização (mesmo mudando de HFC para FTTH) com preço bem mais atrativo do que se fosse nova adesão (que será o caso na concorrência)


Queres ver que andei 5 anos enganado ou a ver mal !!!! é pah a NOS é a pior de longe em tudo …
 
Isso já é discutível... Face à Vodafone, mesmo em FTTH, a NOS não ganha claramente. Quer em pings, quer em disponibilidade de largura de banda internacional... Posso dizer que, apesar de ter 100 Mbps de upload contratados, nunca consigo fazer upload para o Google Drive a mais do que 58 Mbps. Para o OneDrive, já consegui fazer upload à velocidade máxima mas agora está igual ao Google Drive. Portanto, NOS FTTH não é igual à concorrência, pelo menos melhor ou igual à VDF não é. Vamos ver se agora com a troca que vou fazer para o router 5.0 a situação fica resolvida ou, pelo menos, minimizada.

È muito pior que Vodafone e afins ...
 
È muito pior que Vodafone e afins ...
Lamento discordar, mas também não concordo que seja muito pior. O facto de não ser a melhor não significa que seja uma porcaria (estou a falar de FTTH, óbvio). Provavelmente, foste cliente numa zona HFC, mas a tecnologia não é comparável à da concorrência, por isso também não me parece muito justo estar a comparar a NOS em HFC à MEO ou VDF em FTTH. São tecnologias diferentes, logo só podemos comparar as operadoras olhando para a sua performance sobre a mesma tecnologia. E em FTTH melhor que a NOS só a VDF, porque vale a pena lembrar o bufferbloat escandaloso da MEO ao contrário da NOS que em FTTH tem níveis de qualidade nesse parâmetro muito mais próximos da VDF do que a MEO.
Por isso, muito pior não concordo, de todo. Apesar dos seus defeitos, a NOS em FTTH é muito boa. Não é melhor nem igual à VDF, mas não é por isso que deixa de ser boa. Em relação à MEO, acho que anda taco a taco, pois uma é melhor nuns aspetos e a outra é melhor noutros. Aliás, tenho NOS FTTH há quase um ano e não me lembro de alguma vez ter tido uma quebra no serviço, ao contrário do que já ouvi por outros lados (leia-se MEO que sofreu de falta de capacidade durante uns meses)
 
Isso já é discutível... Face à Vodafone, mesmo em FTTH, a NOS não ganha claramente. Quer em pings, quer em disponibilidade de largura de banda internacional... Posso dizer que, apesar de ter 100 Mbps de upload contratados, nunca consigo fazer upload para o Google Drive a mais do que 58 Mbps. Para o OneDrive, já consegui fazer upload à velocidade máxima mas agora está igual ao Google Drive. Portanto, NOS FTTH não é igual à concorrência, pelo menos melhor ou igual à VDF não é. Vamos ver se agora com a troca que vou fazer para o router 5.0 a situação fica resolvida ou, pelo menos, minimizada.

Referia-me ao FTTH
Ao comparar operadores convém comparar a mesma tecnologia de acesso.
O que disse é que a NOS em FTTH não fica nada atrás da da MEO e VDF, muito pelo contrario
Tenho conhecimento de causa pois já tive VDF FTTH quando estava em casa da minha mãe (que continua a ter VDF) mas recentemente mudei e agora tenho NOS
Em relação à MEO FTTH não conheço tão bem mas já tive algum contacto com MEO FTTH em casa de amigos.
Por isso volto a afirmar que a Internet NOS em FTTH (sinal 1490nm/1310nm) é excelente - consigo a velocidade contratada sempre e os pings são tão bons e até por vezes melhores do que os da VDF.
Já agora interessa dizer que não uso os equipamentos dos operadores (tanto na VDF como na NOS uso e sempre usei equipamentos meus da ubiquiti)
Se bem que o novo NOS Router 5.0 parece-me muito bom (melhor que o anterior) - mas continuo preferir os meus equipamentos.
Em relação ao CATV (sinal 1550nm) a NOS não tem comparação possível - só depois de ter mudado para a NOS é que vi o que estava a perder na VDF (a MEO neste aspecto é um bocado melhor que a VDF mas muito inferior à NOS)

Mas em regra geral, quem valoriza apenas a Internet fica bem servido com o FTTH de qualquer um dos 3 operadores (recomendo no entanto equipamentos próprios - especialmente se precisarem de configurar VLANs para separar as redes de casa)
Já quem valoriza o sinal 1550nm no FTTH - então a NOS não tem comparação possível.
 
Última edição:
O facto de ser FTTH só melhora as condições no último ponto da rede. O resto é igual seja HFC ou FTTH. O core da rede da NOS é o mesmo.

A capacidade internacional é a mesma, as rotas são as mesmas, etc. E não, a NOS não é a melhor... Aliás comparar a NOS com a estrutura mundial de uma Vodafone ou até da Altice que já tem algum peso deve ser para rir.

E isto não quer dizer que a NOS não consiga prestar um bom serviço. Mas há pontos onde não conseguirá ser tão boa.

Outra coisa que a NOS precisa de melhorar, e com urgência, são nos equipamentos. Tem sem qualquer margem para dúvida os piores routers do mercado. O que também depois não ajuda a usufruir o melhor possível do serviço. Tem pelo menos a vantagem, face à Vodafone, de disponibilizar modo bridge. E quem investir num bom router remedeia a situação.

Já agora um comparativo a nível de latências e velocidade internacional: https://forum.zwame.pt/threads/que-velocidades-atinges-com-a-tua-net.194286/page-508#post-16209235 (nessa página têm das 3 operadoras). Enjoy it!
 
Última edição:
Back
Topo