Nos ira iniciar migração Clientes HFC para FTTH

Ele que confirme primeiro se já existe serviço NOS FTTH para a sua morada.
Se já existe NOS FTTH é asneira mudar de operador, por 2 razões:
1) - como disse atrás o serviço NOS FTTH não fica nada atrás da concorrência (muito pelo contrário)
2) - Sendo já cliente NOS deve conseguir uma re-fidelização (mesmo mudando de HFC para FTTH) com preço bem mais atrativo do que se fosse nova adesão (que será o caso na concorrência)
Em ftth a Vodafone é melhor de todos.

O colega que se estava a referir é hfc ou seja cabo.


A migração já não faço ideia porque no primeiro email para a minha zona disseram que seria convertida até Junho e depois no outro email até Dezembro... Mas num outro email recente tive resposta que a NOS não tem interesse em alterar a tecnologia em toda esta zona... Como já tinha postado.

Cumps
 
Enquanto não aparecer um cliente HFC migrado para FTTH, dizer que vai ser daqui 2 meses, 6 ou 10 anos, é tudo teorias.

Já estamos como o outro, diga um, um , um ... cliente migrado!!
 
O facto de ser FTTH só melhora as condições no último ponto da rede. O resto é igual seja HFC ou FTTH. O core da rede da NOS é o mesmo.

O Core do operador por norma não causa instabilidade na velocidade de internet (a não ser qd existem avarias que por vezes acontecem)

O grande bottleneck da qualidade Internet que todos nós clientes sentimos está precisamente no tipo de acesso que possa ter ao operador

FTTH é muito melhor que qq outro tipo de acesso, pois FTTH é um meio dedicado (não partilhado) com muito pouca degradação de sinal e que permite uma velocidade maxima que ultrapassa qq outro tipo de acesso (actualmente 2500Mbps na tecnologia GPON)
Tens uma ligação directa/dedicada até ao OLT - mais ninguém está a usar a tua fibra.

Já nos outros tipos de acesso ADSL, HFC, e 4G por serem acessos partilhados pode haver congestão em determinadas horas do dia que condiciona a qualidade/velocidade da Internet

A capacidade internacional é a mesma, as rotas são as mesmas, etc. E não, a NOS não é a melhor... Aliás comparar a NOS com a estrutura mundial de uma Vodafone ou até da Altice que já tem algum peso deve ser para rir.

Estrutura mundial? Como assim?
Quando acedes a determinado serviço ou site (quase sempre nem está hosted no ISP - a não ser que seja um serviço do próprio operador).
Até podes aceder a serviços próprios do ISP (exemplo VodafoneTV, MeoGo, NOSTV, etc) mas a maior parte dos nossos acessos são para serviços comuns Internet hosted by 3rd parties (exemplo, Google, Netflix, etc)

quando os serviços são externos todos ISPs entregam o seu tráfego em carriers/CDNs Internacionais - muitas das vezes até usam POPs e IXPs comuns (afinal estamos a falar de Internet certo?)

Outra coisa que a NOS precisa de melhorar, e com urgência, são nos equipamentos. Tem sem qualquer margem para dúvida os piores routers do mercado. O que também depois não ajuda a usufruir o melhor possível do serviço. Tem pelo menos a vantagem, face à Vodafone, de disponibilizar modo bridge. E quem investir num bom router remedeia a situação.!

Recentemente instalaram-me o novo Router NOS 5.0 para FTTH e posso dizer que é muito bom - tem o mesmo chipset broadcom do até então melhor router do mercado (o Fibergateway gen2) - ou seja são equivalentes.

Mas continuo a dizer, consegues muito melhor desempenho se usares equipamentos teus (recomendo as serie Unifi ou Edge da ubiquiti)
 
Estrutura mundial? Como assim?
Quando acedes a determinado serviço ou site (quase sempre nem está hosted no ISP - a não ser que seja um serviço do próprio operador).
Até podes aceder a serviços próprios do ISP (exemplo VodafoneTV, MeoGo, NOSTV, etc) mas a maior parte dos nossos acessos são para serviços comuns Internet hosted by 3rd parties (exemplo, Google, Netflix, etc)

quando os serviços são externos todos ISPs entregam o seu tráfego em carriers/CDNs Internacionais - muitas das vezes até usam POPs e IXPs comuns (afinal estamos a falar de Internet certo?)
Pois, então vai lá comparar os IX onde a MEO e a Vodafone Global Network estão presentes, e as respetivas capacidades instaladas, e vê as diferenças para a NOS (uma vista de olhos no Peering DB dá bem para ter uma ideia). Já para não falar nos peerings que a VDF e a MEO têm e que na NOS é praticamente inexistente. O peering é das coisas mais importantes para reduzir latências e ter largura de banda (quase) garantida para as redes com acordos de peering estabelecidos... E adivinha... a MEO e a VDF têm peering com os principais gigantes e com os principais hosts de gaming. Se não, como explicas as diferenças de ping da VDF para a NOS?

Recentemente instalaram-me o novo Router NOS 5.0 para FTTH e posso dizer que é muito bom - tem o mesmo chipset broadcom do até então melhor router do mercado (o Fibergateway gen2) - ou seja são equivalentes.

Mas continuo a dizer, consegues muito melhor desempenho se usares equipamentos teus (recomendo as serie Unifi ou Edge da ubiquiti)
Em relação a esse router, tiveste o 4.0 antes? Quais são as diferenças que sentes um face ao outro?
 
problema da NOS não são os equipamentos, aliás em termos hardware não ficam atrás dos outros operadores.

o problema é os firmwares que a NOS se mete a cozinhar para limitar tudo é mais alguma coisa, e isto aplica se também nas boxs TV
 
Em relação a esse router, tiveste o 4.0 antes? Quais são as diferenças que sentes um face ao outro?
Eu tive o 4 e em termos de alcance são idênticos mas, os problemas eram sobretudo em termos de estabilidade wi-fi. Fora da divisão onde estava o router, a ligação wi-fi estava constantemente a cair e, muitas vezes, não podias ter mais de 2 equipamentos ligados simultaneamente. Outro problema irritante era ficar sem wi-fi sem motivo aparente, e nem reiniciando o router resolvia. Só acedendo "aminhanet" e ativando novamente o wi-fi.
Com o 5 nada disto acontece. Só o tenho há 15 dias mas, até hoje, não tive um único problema, mesmo com 8 equipamentos ligados em simultâneo, mais 2 pc's ligados por cabo de rede.
 
Eu tive o 4 e em termos de alcance são idênticos mas, os problemas eram sobretudo em termos de estabilidade wi-fi. Fora da divisão onde estava o router, a ligação wi-fi estava constantemente a cair e, muitas vezes, não podias ter mais de 2 equipamentos ligados simultaneamente. Outro problema irritante era ficar sem wi-fi sem motivo aparente, e nem reiniciando o router resolvia. Só acedendo "aminhanet" e ativando novamente o wi-fi.
Com o 5 nada disto acontece. Só o tenho há 15 dias mas, até hoje, não tive um único problema, mesmo com 8 equipamentos ligados em simultâneo, mais 2 pc's ligados por cabo de rede.
Estás a falar do 5.0 FTTH, certo? Aquele da Sagemcom?
 
O Core do operador por norma não causa instabilidade na velocidade de internet (a não ser qd existem avarias que por vezes acontecem)

O grande bottleneck da qualidade Internet que todos nós clientes sentimos está precisamente no tipo de acesso que possa ter ao operador

FTTH é muito melhor que qq outro tipo de acesso, pois FTTH é um meio dedicado (não partilhado) com muito pouca degradação de sinal e que permite uma velocidade maxima que ultrapassa qq outro tipo de acesso (actualmente 2500Mbps na tecnologia GPON)
Tens uma ligação directa/dedicada até ao OLT - mais ninguém está a usar a tua fibra.

Já nos outros tipos de acesso ADSL, HFC, e 4G por serem acessos partilhados pode haver congestão em determinadas horas do dia que condiciona a qualidade/velocidade da Internet



Estrutura mundial? Como assim?
Quando acedes a determinado serviço ou site (quase sempre nem está hosted no ISP - a não ser que seja um serviço do próprio operador).
Até podes aceder a serviços próprios do ISP (exemplo VodafoneTV, MeoGo, NOSTV, etc) mas a maior parte dos nossos acessos são para serviços comuns Internet hosted by 3rd parties (exemplo, Google, Netflix, etc)

quando os serviços são externos todos ISPs entregam o seu tráfego em carriers/CDNs Internacionais - muitas das vezes até usam POPs e IXPs comuns (afinal estamos a falar de Internet certo?)



Recentemente instalaram-me o novo Router NOS 5.0 para FTTH e posso dizer que é muito bom - tem o mesmo chipset broadcom do até então melhor router do mercado (o Fibergateway gen2) - ou seja são equivalentes.

Mas continuo a dizer, consegues muito melhor desempenho se usares equipamentos teus (recomendo as serie Unifi ou Edge da ubiquiti)

Não vou argumentar ponto por ponto... Deixemos de conversa. Reproduz os testes que fizemos aqui: https://forum.zwame.pt/threads/que-velocidades-atinges-com-a-tua-net.194286/page-508#post-16209235 E já vês a qualidade do teu serviço.
 
Última edição:
Os resultados dos testes por vezes são aleatórios. Mas na minha experiência de utilização como cliente dos 2 operadores (NOS e VDF - sim continuo a ser cliente da VDF na casa da minha mãe) não noto diferença entre a Internet da VDF FTTH e a Internet da NOS FTTH que justifique escolher um operador sobre o outro - penso que existem fatores muito mais importantes na escolha do ISP FTTH, nomeadamente
  • os serviços que cada um pode ter, como por exemplo o sinal 1550nm que vem na fibra para quem dá valor a isso (e nisto a NOS é imbatível). Outra vantagem da NOS é o serviço NOSTV francamente melhor que o Vodafone TV (uso os 2 mas dou sempre preferencia ao da NOS. Apple TV é outra vantagem para a NOS pois VDF ainda não tem (tenho questionado a VDF e infelizmente nem sequer existe ETA) . Obviamente existem vantagens de serviços VDF em relação à NOS mas eu não os uso.
  • Apoio ao cliente - na Vodafone em 3 anos só tive um azar (fiquei sem serviço durante 4 dias mas eles acabaram por me compensar). Na NOS em 20 meses até ver ainda não tive problemas - mas na minha experiência são ambos bons neste aspecto. Já da MEO não tenho experiência mas já ouvi bastantes dissabores a esse respeito
  • Aparelhos - aqui não me posso pronunciar muito pois não uso os equipamentos do operador (uso Ubiquiti). Mas na Vodafone o equipamento do operador que tenho é o Smartrouter 2.0 (já com alguns anos) e na NOS tenho o Router 5.0 da Sagemcom (tem uns meses) - o da NOS parece-me bem melhor - tem mais alcance no wifi 2.4 e no 5.0 a velocidade em single-user perto do router consigo 600Mbps (o da VDF apenas 280 Mbps) - mas como disse apenas os usei para testar - tendo equipamentos da ubiquiti e não os troco por qq outra marca.
  • Preço - neste aspecto comparando FTTH com FTTH pode ser um factor de escolha - Quando mudei de casa acabei por considerar apenas este fator - pois apanhei uma promoção NOS e na altura ainda não conhecia nenhum dos factores que mencionei em cima em relação à NOS e por isso fui apenas atras do preço). Mas sabendo o que sei hoje, preço por preço, voltaria a escolher NOS FTTH (pelas razões apontadas em cima) - sobretudo o sinal 1550nm que valorizo
 
Última edição:
Se não notas diferença faz os testes e mostra que não há diferença. Caso pretendas também posso voltar a fazê-los. Aqueles testes são dos principais servidores europeus. Aqui está a tua oportunidade de provares a tua teoria que não existem diferenças :)

NOSTV nem sequer tem APP Android TV. E a suposta APP para Apple TV não existe oficialmente. Está em testes. Logo, aqui a Vodafone leva vantagem por ter Android TV. Não a NOS por ainda estar a testar algo que não disponibiliza a 99,9% dos clientes. Por isso faz-me confusão ignorares o que a Vodafone disponibiliza e enalteceres algo que a NOS não disponibiliza.

Mas pronto, o importante é estarmos satisfeitos com aquilo que pagamos.
 
Se não notas diferença faz os testes e mostra que não há diferença. Caso pretendas também posso voltar a fazê-los. Aqueles testes são dos principais servidores europeus. Aqui está a tua oportunidade de provares a tua teoria que não existem diferenças :)

Nesses testes até pode haver diferenças mas na realidade numa utilização normal dia a dia acaba por não fazer qq diferença pelo menos para o meu tipo de utilização de Internet. Mas sim, quando tiver oportunidade posso comparar novamente e postar aqui. Mas já agora numa dos últimos testes que fiz na altura que aderi à NOS até fiquei admirado de ter conseguido um ping ligeiramente melhor na NOS.


NOSTV nem sequer tem APP Android TV. E a suposta APP para Apple TV não existe oficialmente. Está em testes. Logo, aqui a Vodafone leva vantagem por ter Android TV. Não a NOS por ainda estar a testar algo que não disponibiliza a 99,9% dos clientes. Por isso faz-me confusão ignorares o que a Vodafone disponibiliza e enalteceres algo que a NOS não disponibiliza.

Sim, o serviço Apple TV da NOS ainda está em testes (mas se quiseres podes aderir ao programa de pilotos) - penso que vai ser lançado em breve na apps store. Em relação ao Android TV da Vodafone, por acaso tb estou interessado. Ainda há pouco tempo entrei em contacto com o serviço ao cliente da VDF e disseram-me que foi descontinuado :-(
Já não é possível fazer download sequer.
Tentei procurar na net pelo APK mas não encontrei - os APK que encontro na net são para Android e não Android TV
Tens o APK do Vodafone TV para Android TV? Podes partilhar sff?
 
AppleTV estava apontado para setembro, que eu tenha conhecimento AndroidTV ainda nem em pilotos entrou, por isso, deve estar mais atrasado

E da Vodafone sabes qd será?
Vodafone já teve o VodafoneTV para Android TV em testes durante uma temporada mas entretanto descontinuou o serviço e removeu-o do Google Play :-(
Mas penso que quem o tenha instalado continua a funcionar.
Alguém que tenha o APK do Vodafone TV para Android TV se puder partilhar agradeço?
Estou a tentar arranjar esse APK mas não encontro em lado nenhum :-(
 
E da Vodafone sabes qd será?
Vodafone já teve o VodafoneTV para Android TV em testes durante uma temporada mas entretanto descontinuou o serviço e removeu-o do Google Play :-(
Mas penso que quem o tenha instalado continua a funcionar.
Alguém que tenha o APK do Vodafone TV para Android TV se puder partilhar agradeço?
Estou a tentar arranjar esse APK mas não encontro em lado nenhum :-(
No thread da Vodafone ninguém te arranja?
 
Nesses testes até pode haver diferenças mas na realidade numa utilização normal dia a dia acaba por não fazer qq diferença pelo menos para o meu tipo de utilização de Internet. Mas sim, quando tiver oportunidade posso comparar novamente e postar aqui. Mas já agora numa dos últimos testes que fiz na altura que aderi à NOS até fiquei admirado de ter conseguido um ping ligeiramente melhor na NOS.

Ansioso para ver esses testes com pings melhores que os da Vodafone.

Sim, o serviço Apple TV da NOS ainda está em testes (mas se quiseres podes aderir ao programa de pilotos) - penso que vai ser lançado em breve na apps store. Em relação ao Android TV da Vodafone, por acaso tb estou interessado. Ainda há pouco tempo entrei em contacto com o serviço ao cliente da VDF e disseram-me que foi descontinuado :-(
Já não é possível fazer download sequer.
Tentei procurar na net pelo APK mas não encontrei - os APK que encontro na net são para Android e não Android TV
Tens o APK do Vodafone TV para Android TV? Podes partilhar sff?

Isso é completamente mentira. Está no site oficial: https://www.vodafone.pt/pacotes/televisao/em-todos-ecras.html#android-tv

E está no Google Play Store. Mas sendo uma APP para Android TV obviamente tens que ter um dispositivo com esse sistema. Ou também podes sacar de forma não oficial através do Aptoide.
 
Última edição:
Bem...Ponto de situação:

Estou numa zona de rede FTTH VDF em partilha com a Meo ( rede da VDF) e a Altice anda por cá a colocar fibra em ruas que a VDF não colocou há 5 anos e mais algumas ruas com reforço...estão em trabalhos nas condutas e com rolos de fibra encostadas às margens das estradas.

Mas qt à NOS (HFC) que é a que questão aqui...Estão em trabalhos profundos na minha rua e subjacentes (e tb na zona) diminuindo a distancia ao nó otico e trocando equipamentos e cablagens de rua.

Estão, igualmente, em expansão pelo concelho numa rede coaxial. Hoje de manhã já vi zonas ,onde só havia ADSL, com tap´s e contei 15 baixadas eléctricas ( expansão em coaxial num raio de 6 km). Nada de FTTH (fibra otica)

Portanto nestas zonas de CABO da NOS em que a VDF tb tem rede própria e que o Meo tb a usa...Pelo que vejo (investimento no coaxial) a NOS irá continuar por muitos anos assim como está!

Vai ao encontro da ultima resposta que tive do departamento de infraestruturas: " A NOS Comunicação SA não tem qualquer interesse em intervir e alterar a tecnologia"

Tudo certo portanto!

Quem quiser ter mesmo fibra terá que te ir para a VDF ou Meo.
 
Back
Topo