NOS - Preços, Contratos e Renegociações - Ler 1º post

aproveitei uma chamada da provedoria por outros assuntos para me corrigirem a mensalidade. Já tinha a informação na fatura que iria ter o preço atualizado em Agosto. Foi pacífico. Ontem tinha enviado uma mensagem (não à provedoria) a queixar-me do aumento e ainda não me tinham dito nada. Assim ficou tudo de uma só vez.
 
Se conseguires podes mandar o link onde viste a informação? Eu tinha a ideia que os contratos estavam relacionados com o IPC mas sendo assim fico aqui corrigido. A NOS é que continua sem remédio.
Exatamente. O que diz o contrato é que esta ligado ao IPC. Tu aí selecionaste o IPC "Comunicações", o que significa que em 2020 os preços da comunicações desceram. Se eles usassem esse indicador era uma espécie de pescadinha de rabo na boca
 
IPC geral, não é o do sector

5.3. O Cliente reconhece e aceita que o direito de rescisão sem qualquer encargo previsto no número anterior não se aplica (i) nos casos de mera atualização de preços por referência à taxa de inflação calculada com base no Índice de Preços no Consumidor conforme publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), nem (ii) nos casos em que as alterações sejam propostas exclusiva e objetivamente em benefício do Cliente. 5.4.
 
Exatamente. O que diz o contrato é que esta ligado ao IPC. Tu aí selecionaste o IPC "Comunicações", o que significa que em 2020 os preços da comunicações desceram. Se eles usassem esse indicador era uma espécie de pescadinha de rabo na boca
Ups não reparei no separador que tinha selecionado porque andei por ali a vaguear por curiosidade e no final "argolada".

IPC geral, não é o do sector

5.3. O Cliente reconhece e aceita que o direito de rescisão sem qualquer encargo previsto no número anterior não se aplica (i) nos casos de mera atualização de preços por referência à taxa de inflação calculada com base no Índice de Preços no Consumidor conforme publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), nem (ii) nos casos em que as alterações sejam propostas exclusiva e objetivamente em benefício do Cliente. 5.4.
Obrigado, era exactamente essa a noção que tinha do contrato aumentos com base no IPC fiz foi asneira no separador selecionado.
 
Atenção que pelo que me lembro os aumentos nos contratos estão ligados ao IPC (índice de preço ao consumidor) e não à taxa geral, logo o valor é de -2,2% em 2020 e -2,6% em 2019 como podem ver aqui.
Então assim sendo não há qualquer motivo que justifique um aumento, muito menos de valores em euros.
Esta política deles, embora permita a rescisão do cliente, não resolve nada, porque o cliente pode não querer sair e aí não tem o que fazer para evitar o aumento, principalmente se não houver rescisão e o cliente tiver fidelização, pois mantém a fidelização mesmo após sofrer o aumento.
A minha sugestão para os fidelizados que vão ter este aumento é exigir a retirada da mesma, isto se for do interesse manter o serviço.

@Pedro Rios, sabes que gosto e respeito muito o que tens feito aqui no fórum!

Mas neste particular a minha consciência obriga-me a não concordar contigo. Primeiro porque a lei geral tem um artigo que proíbe grandes variações no preço num contrato (caso aqui) e segundo por tudo o que têm sido decisões de tribunais. É precisamente por o fórum ser público que não podemos ficar calados.

Vê este tópico com uma decisão de um, mas são quase todas iguais:
https://forum.zwame.pt/threads/isps-como-reverter-os-aumentos-anuais-passo-a-passo.1042818/


Obviamente que se o aumento fosse fora do período de fidelização terias que "comer e calar". Mas o que a maioria dos tribunais tem dito é que a fidelização é para os dois lados (está por exemplo naquele tópico mas há outras) e que portanto a operadora não pode alterar os preços durante o período de fidelização acima da inflação.

A queixa à AdC justifica-se pelo alinhamento de preços, na minha opinião. Pior se para o mesmo pacote fizerem aumentos de preços diferentes, como está a acontecer.

@RJMC no contrato está ligado à taxa geral, que foi 0% mesmo
João, o que fiz aqui nada tem a ver com o que falei acerca desta situação, mas agradeço o elogio ☺️.

Estás no total direito de não concordar, no entanto de nada serve como muitos aqui sabem, já lido com isto à muitos anos, já passei por rescisões com a NOS precisamente por estes aumentos.
No contrato a operadora não cumpre o preço mas deixa te sair sem penalização podes queixar te até ao papa amigo, não há quem os obrigue até porque não há nada no contrato que te fale em preços fixos por X tempo.
Isto é um tema debatido milhares de vezes todos os anos, e sempre dá no mesmo, ninguém leva a melhor, só raras excepções em tribunal e em casos muito específicos.

Basicamente reclamarem ou não à ADC o resultado mantém se, ou rescindes ou aceitas o aumento, ou tentas reverter com a retenção em forma de alguma vantagem.
 
não há quem os obrigue
Os tribunais têm obrigado!

A lei vale mais do que qualquer contrato. Se contradisser a lei é indiferente o que diz o contrato.

E a queixa à AdC faz sentido para serem multados, como têm repetidamente sido. Mais, todos os tópicos que encontrei no fórum com isto como tema vão no sentido de ser ilegal o aumento de 5%.
 
Os tribunais têm obrigado!

A lei vale mais do que qualquer contrato. Se contradisser a lei é indiferente o que diz o contrato.

E a queixa à AdC faz sentido para serem multados, como têm repetidamente sido. Mais, todos os tópicos que encontrei no fórum com isto como tema vão no sentido de ser ilegal o aumento de 5%.
Qual lei? A lei não proíbe aumentos! As decisões dos tribunais arbitrais são em casos pontuais.

Até a Anacom (que não tem perdido uma oportunidade de antagonizar os operadores) em esclarecimento sobre este assunto de Março deste ano assume a legalidade dos aumentos e esclarece o que é possível ou não em cada caso.

Parece-me mesmo que o melhor caminho é renegociar e tentar repor o valor nesse âmbito, aproveitando a possibilidade de rescindir sem qualquer penalização.
 
Qual lei? A lei não proíbe aumentos! As decisões dos tribunais arbitrais são em casos pontuais.

Até a Anacom (que não tem perdido uma oportunidade de antagonizar os operadores) em esclarecimento sobre este assunto de Março deste ano assume a legalidade dos aumentos e esclarece o que é possível ou não em cada caso.

Parece-me mesmo que o melhor caminho é renegociar e tentar repor o valor nesse âmbito, aproveitando a possibilidade de rescindir sem qualquer penalização.
A lei proíbe aumentos de 5% em anos, principalmente em anos de deflação!

Se precisares na reclamação prefere esta lei:
- São proibidas, consoante o quadro negocial padronizado, designadamente, as cláusulas contratuais gerais que:
e) Permitam elevações de preços, em contratos de prestações sucessivas, dentro de prazos manifestamente curtos, ou, para além desse limite, elevações exageradas, sem prejuízo do que dispõe o artigo 437.º do Código Civil;

Além disso, os tribunais têm entendido que os aumentos durante a fidelização podem ser ilegais, precisamente devido ao que resulta da lei. Os tribunais só decidem com base na lei. Tens uma decisão neste post https://forum.zwame.pt/threads/isps-como-reverter-os-aumentos-anuais-passo-a-passo.1042818/


A única decisão da ANACOM que tem valor jurídico é esta:

https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1414742

Mesmo assim, os tribunais têm sido mais estritos que a ANACOM. E é aos tribunais que cabe a última e decisiva palavra.

Chamo a atenção que esta parte não está a ser cumprida:
4. As comunicações referidas no número 1 podem ser inseridas na fatura, de forma destacada, facilmente legível e compreensível, ser enviadas juntamente com as faturas ou ser remetidas de forma autónoma (incluindo por SMS).


Portanto estes aumentos são sobre vários pontos de vista, no meu entender e de vários tribunais, nulos.
Agora respeito a vosso opinião.
 
em termos de serviço, a NOS está, infelizmente, atrás dos outros, sem app para android tv, sem estabilidade de velocidades em HFC derivado de equipamentos manhosos, etc.
Permite-me discordar. Em termos de serviço, não podemos generalizar.
Em zonas FTTH, a NOS tem um serviço similar aos outros operadores, se não até superior em alguns pontos.
Não tem app para AndroidTV, mas tem para AppleTV, coisa que a VDF não tem, por exemplo.
Para quem tem NOS FTTH, tem não só um ótimo serviço, mesmo a nível de equipamentos, como também ótimo preço e todas a vantagens do apoio da NOS (acredita, não há apoio tão bom como este).
 
Permite-me discordar. Em termos de serviço, não podemos generalizar.
Exacto daí a minha distinção do HFC.
Em zonas FTTH, a NOS tem um serviço similar aos outros operadores, se não até superior em alguns pontos
Até pode ser mas continua a ser uma pequena percentagem dos clientes e uma empresa não pode ser avaliada por uma pequena percentagem do que a compõe.
Não tem app para AndroidTV, mas tem para AppleTV, coisa que a VDF não tem, por exemplo.
Mais uma vez se compararmos o mercado Android vs mercado Apple é uma gota num enorme oceano, embora reconheça que com os últimos esforços por parte da MEO e da NOS a Apple Tv começa a introduzir-se no mercado residencial.
ara quem tem NOS FTTH, tem não só um ótimo serviço, mesmo a nível de equipamentos, como também ótimo preço e todas a vantagens do apoio da NOS (acredita, não há apoio tão bom como este).
Mais uma vez não é este o cerne do meu comentário que aponta o HFC e o ecossistema Android que são maioritários no mundo NOS e no país e para os quais a NOS não tem resposta.
 
Alterei o meu pacote recentemente apos a remoção da fidelização derivado ao aumento da fatura em Abril. Sei bem que não foi nada de extraordinário mas para mim serve.

Anteriormente
UMA TV 180 canais | Net 500/100 | Telefone Ilimitado | 1 Telemóvel 10GB internet 14000min/sms + 1 Telemóvel 4GB 6000min/sms
TVCINE Incluído no pacote
57,99€ (inclui UMA ULTRA HD 4Kv1)

Atualmente
UMA TV 180 canais | Net 500/100 | Telefone Ilimitado | 1 Telemóvel 10GB internet 10000min/sms + 1 Telemóvel 6GB 6000min/sms
TVCINE Incluído no pacote
57,89€ (inclui UMA ULTRA HD 4Kv1)
+ Oferta da 2ª BOX UMA HD 4KV1
+ Voucher para aquisição de TV no valor de 130€
 
Última edição:
Alterei o meu pacote recentemente apos a remoção da fidelização derivado ao aumento da fatura em Abril mas sei bem que não foi nada de extraordinário mas para mim serve.

Anteriormente
UMA TV 180 canais | Net 500/100 | Telefone Ilimitado | 1 Telemóvel 10GB internet 14000min/sms + 1 Telemóvel 4GB 6000min/sms
TVCINE Incluído no pacote
57,99€ (inclui UMA ULTRA HD 4Kv1)

Atualmente
UMA TV 180 canais | Net 500/100 | Telefone Ilimitado | 1 Telemóvel 10GB internet 10000min/sms + 1 Telemóvel 6GB 6000min/sms
TVCINE Incluído no pacote
57,89€ (inclui UMA ULTRA HD 4Kv1)
+ Oferta da 2ª BOX UMA HD 4KV1
+ Voucher para aquisição de TV no valor de 130€
Olá,
Ganhaste 2gb, 10 centimos por mês e um voucher, não conseguiste nenhuma mensalidade?
 
Olá,
Ganhaste 2gb, 10 centimos por mês e um voucher, não conseguiste nenhuma mensalidade?
Das duas uma ou ia pela oferta de duas mensalidades ou o voucher para aquisição de TV. Preferi o voucher pois tenho uma divisão em que precisava de colocar uma televisão.
Lembra-te que também ganhei a 2º box UMA. Eles já me andavam à meses a tentar oferecer-me a IRIS com o software da UMA Light mas eu sempre recusei pois já sei o cancro que esse software é.
 
Depois de uma maratona de telefonemas para a nos ainda nao me resolveram o problema que tenho .

Tinha este pacote


NET 200/10
Nos router
BOX UMA 180 canais + nos studios
BOX HD IRIS
BOX HD IRIS
2* telemoveis com 6gb

Pagava 72€

Entretanto uma vendedora ligou e a minha irmã atendeu e como queria mais um numero de telemovel lá lhe conseguiu enfiar mais um numero de telemovel por 8 euros ,e teríamos de pagar 80 euros por mês, ficava tudo igual e ofereciam os 3 meses de canais premium da treta , ela aceitou.
Quando cheguei a casa e soube disto lá telefonei a pedir o cancelamento deste do pedido anterior e lá fizemos outro com outras condiçoes.


Ficou assim...



NET 500/100
GIGA ROUTER
BOX UMA 180 canais + nos studios + nplay + tv cines
BOX UMA
BOX HD IRIS
3* telemoveis com 6gb

Pagaria os mesmos 72 euros , entretando devido ao outro pedido que ainda estava em curso não me fizeram logo a alteraçao , esperei mais uns 2 ou 3 dias e lá recebi o email com as condiçoes MAS o valor estava em 75€ , estavam a cobrar o valor da BOX HD IRIS.
Liguei para lá a falar nisto e disseram, NÃO se preocupe que nós agora não podemos alterar até que o tecnico vá ai fazer a instalação mas NÃO se preocupe , liga para aqui e resolvemos o problema na hora e o valor fica em 72€.

Cá para mim , ok...entretanto nestes dias em que não recebi chamada para o agendamento da instalaçao das box UMA e do GIGA ROUTER deu na cabeça ver as apple tv ,entretanto hoje recebi o agendamento de manha para as 17 e durante o dia lá liguei para lá e em DUAS ocasiões disseram me que era possivel ter uma BOX UMA e DUAS apple tv , pagaria 5€ por uma e 2.50€ pela outra e o valor total seria .....os tais 72€.


Mais uma vez durante as chamadas de hoje a tarde de ANTES do tecnico ca vir , foi sempre ...NÃO se preocupe , depois do tecnico ir ai basta ligar e fazemos a alteração.


Tudo certo , o tecnico faz a instalaçao e lá ligo para lá a dizer que me foi prometido as apple tv e que o preço ficaria em 72€ , pois então mal disse isso disseram logo que não era possivel que tinha de ser apenas uma apple tv e que essa passaria a box principal , a box uma deixaria de ser gratis e que teria de pagar as 3 boxes!!!!!!! 5 euros pela UMA , mais 10 pelas outras duas apple TV, só aqui era 15 euros, ficava em 82 euros no total.


Como é obvio passei me ,resumidamente depois de duas horas a passar de departamento para departamento pelos vistos foi reencaminhado para um departamento ESPECIAL como me foi dito e ficaram de me ligar até o dia 17 para tentar resolver o problema , nem conseguiram activar o 3 cartão de telemovel.

A net ficou...pior , para ter os 500mb só mesmo em modo de seguranca com cabo internet , o wireless quase sempre está entre os 250/300mb portanto o problema deve ser o alcançe mas isto é o que vou dizer quando me ligarem , desconfio muito que me oferecam um plume.


E é isto , o que é que acham ? Vão me lixar certinho não ?
 
Última edição:
Back
Topo