NOS - Preços, Contratos e Renegociações - Ler 1º post

Sim, e não só. Fazer queixa no livro de reclamações para ir para a ANACOM, e na AdC
A própria anacom reconhece a possibilidade de aumentos de preços durante a vigência do contrato contemplando vários cenários:

Alteração prevista e indexada a um índice de preços, desde que não superior a esse índice, não é considerado altere ao contratual, não há lugar a rescisão por justa causa e não tem sequer que existir pré - aviso.

Caso o aumento seja superior ao tal índice passa a ser uma alteração contratual, tem que haver pré aviso e não aceitando o cliente pode rescindir.

Nos casos em que as condições contratuais prevêm um aumento anual absoluto / não indexado, ainda que a taxa de inflacção seja zero ou até negativa o aumento é legal, não há alteração contratual, não tem que haver pré aviso e não há direito a rescisão em caso de discórdia.

Portanto seria interessante saber o que dizem as condições contratuais de quem está a ser aumentado e que o cálculo de % de aumento seja feito sobre o preço base do serviço antes de todos os descontos aplicados.
 
A própria anacom reconhece a possibilidade de aumentos de preços durante a vigência do contrato contemplando vários cenários:

Alteração prevista e indexada a um índice de preços, desde que não superior a esse índice, não é considerado altere ao contratual, não há lugar a rescisão por justa causa e não tem sequer que existir pré - aviso.

Caso o aumento seja superior ao tal índice passa a ser uma alteração contratual, tem que haver pré aviso e não aceitando o cliente pode rescindir.

Nos casos em que as condições contratuais prevêm um aumento anual absoluto / não indexado, ainda que a taxa de inflacção seja zero ou até negativa o aumento é legal, não há alteração contratual, não tem que haver pré aviso e não há direito a rescisão em caso de discórdia.

Portanto seria interessante saber o que dizem as condições contratuais de quem está a ser aumentado e que o cálculo de % de aumento seja feito sobre o preço base do serviço antes de todos os descontos aplicados.
Primeiro a inflação é zero, por isso por aí não têm margem. No máximo aplicam a inflação do ano anterior a quem ainda não aplicaram e já fosse cliente em 2019, mas mesmo essa é muito pequena.

Segundo lê o link que eu deixei do @Flex que diz que há tribunais a obrigar as operadoras a manter o preço durante toda a fidelização https://forum.zwame.pt/threads/isps-como-reverter-os-aumentos-anuais-passo-a-passo.1042818/

Terceiro essa decisão que referes da ANACOM obriga a que o aumento seja anunciado "de forma destacada" https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1414729 Ora o anúncio do aumento quase que não se vê na fatura.


Logo nestes três tens argumentos para coimas milionárias às operadoras, até por reincidência, havendo vontade regulatória.


Nos casos em que as condições contratuais prevêm um aumento anual absoluto / não indexado, ainda que a taxa de inflacção seja zero ou até negativa o aumento é legal, não há alteração contratual, não tem que haver pré aviso e não há direito a rescisão em caso de discórdia.
Quanto a este parágrafo, independentemente do contrato, isto não é verdade. A lei obriga a dar a possibilidade de rescindir.


A única exceção é a taxa de inflação, por causa de uma decisão do TJUE.
 
Primeiro a inflação é zero, por isso por aí não têm margem. No máximo aplicam a inflação do ano anterior a quem ainda não aplicaram e já fosse cliente em 2019, mas mesmo essa é muito pequena.

Segundo lê o link que eu deixei do @Flex que diz que há tribunais a obrigar as operadoras a manter o preço durante toda a fidelização https://forum.zwame.pt/threads/isps-como-reverter-os-aumentos-anuais-passo-a-passo.1042818/

Terceiro essa decisão que referes da ANACOM obriga a que o aumento seja anunciado "de forma destacada" https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1414729 Ora o anúncio do aumento quase que não se vê na fatura.


Logo nestes três tens argumentos para coimas milionárias às operadoras, até por reincidência, havendo vontade regulatória.



Quanto a este parágrafo, independentemente do contrato, isto não é verdade. A lei obriga a dar a possibilidade de rescindir.


A única exceção é a taxa de inflação, por causa de uma decisão do TJUE.
Tens neste link o esclarecimento da anacom sobre este tema https://www.anacom-consumidor.pt/-/...dos-servicos-de-comunicacoes-pelos-operadores

Uma decisão de um tribunal não tem que ser aplicada todo e qualquer caso para além do custo e do esforço de levar uma coisa destas até julgamento.
 
Inflação de 0.7 %

Mas acho que este aumento nos pacotes mais baixos de retenção não está inserido nesse aumento anual pois seria 0.7 %

Contudo a NOS quer colocar os preços mais altos.. Sem dúvida

Pedia tb que passassem isto para a thread como reverter os aumentos.
 
Uma decisão de um tribunal não tem que ser aplicada todo e qualquer caso para além do custo e do esforço de levar uma coisa destas até julgamento
Convém lembrar que o tribunal arbitral em questão é gratuito.
Tens neste link o esclarecimento da anacom sobre este tema https://www.anacom-consumidor.pt/
É a opinião da ANACOM e não dos tribunais. A decisão que deixei de 2017 da ANACOM tem valor jurídico, esse link não tem.
 
Última edição:
É "gratuito"... Se tiveres que perder uma manhã de trabalho já não é assim tão gratuito
Depende da zona em que estejas. Aquele tribunal por exemplo funciona em regime assíncrono, portanto nunca perdes uma manhã de trabalho.

E nos outros tribunais claro que podes adicionar ao processo um pedido por indemnização por danos patrimoniais na jornada de trabalho.
 
Então. Ligas para a opção 4 do 16990 e explicas que afinal mudaste de ideias (a chamada é paga se ligares da rede NOS infelizmente)

Vai ser mais complicado, isso de certeza mas é perfeitamente possível
Ainda bem que não aceitei a proposta e principalmente não liguei de volta...

Atualização de situação.
Após uma semana e alguns dias do pedido de códigos e depois de na passada sexta ter sido bastante pressionado pela operadora para fechar a negociação e acabar por recusar e ela perguntar "se era mesmo para ela enviar os códigos" eis que hoje recebo chamada por volta das 13h atendo e vai abaixo a chamada e ligam novamente por volta das 19h. Resumindo recebi nova proposta por parte de outra pessoa..

Proposta após inserir codigos e já depois de 1 semana a pressionar para eu aceitar:
UMA TV 180 canais | Net 500/100 5.0v2 Telefone Ilimitado | 2 Telemóvel 6GB internet 6000min/sms +25gb apps Nos
TVCINE Incluído no pacote
NOS PLAY 24 meses Incluído no pacote
53,89€ (inclui UMA ULTRA HD 4K)
box extra de gravação

3p:
UMA
TV 180 canais | Net 500/100 5.0v2 Telefone Ilimitado
TVCINE Incluído no pacote
NOS PLAY 24 meses Incluído no pacote
(inclui UMA ULTRA HD 4K)
2 cartões 2gb 7€
45,99€


Proposta recebida hoje sem sequer estar a contar:
UMA TV 180 canais (inclui UMA ULTRA HD 4K) | Net 500/100 Router 5.0v2
Telefone Ilimitado | 2 Telemóvel 6GB internet 6000min/sms +25gb apps Nos
TVCINE Incluído no pacote
NOS PLAY por acaso não me recordo se ofereceu mas também não preciso
Fico com a minha Iris com Uma light,
Oferta das Plume M e ainda mantenho o extender que já tinha comigo
Oferta de 2 mensalidades ou o voucher de 130 para a tv mas optei pelas mensalidades visto que não tencionamos comprar outra tv.
Isto por 51,89€. Resumindo com 3p mais 2 cartões de 5gb sem dados para apps e de carregamentos iria pagar 51,99 aqui fico a pagar menos 10 cêntimos. Parece que valeu a pena recusar 😂😂😂
Obrigado por tudo boa gente. Valeu muito a pena ter conhecido este Fórum e principalmente a vossa ajuda e conselhos
 
Última edição:
Ainda bem que não aceitei a proposta e principalmente não liguei de volta...

Atualização de situação.
Após uma semana e alguns dias do pedido de códigos e depois de na passada sexta ter sido bastante pressionado pela operadora para fechar a negociação e acabar por recusar e ela perguntar "se era mesmo para ela enviar os códigos" eis que hoje recebo chamada por volta das 13h atendo e vai abaixo a chamada e ligam novamente por volta das 19h. Resumindo recebi nova proposta por parte de outra pessoa..

Proposta após inserir codigos e já depois de 1 semana a pressionar para eu aceitar:
UMA TV 180 canais | Net 500/100 5.0v2 Telefone Ilimitado | 2 Telemóvel 6GB internet 6000min/sms +25gb apps Nos
TVCINE Incluído no pacote
NOS PLAY 24 meses Incluído no pacote
53,89€ (inclui UMA ULTRA HD 4K)
box extra de gravação

3p:
UMA
TV 180 canais | Net 500/100 5.0v2 Telefone Ilimitado
TVCINE Incluído no pacote
NOS PLAY 24 meses Incluído no pacote
(inclui UMA ULTRA HD 4K)
2 cartões 2gb 7€
45,99€


Proposta recebida hoje sem sequer estar a contar:
UMA TV 180 canais (inclui UMA ULTRA HD 4K) | Net 500/100 Router 5.0v2
Telefone Ilimitado | 2 Telemóvel 6GB internet 6000min/sms +25gb apps Nos
TVCINE Incluído no pacote
NOS PLAY por acaso não me recordo se ofereceu mas também não preciso
Fico com a minha Iris com Uma light,
Oferta das Plume M e ainda mantenho o extender que já tinha comigo
Oferta de 2 mensalidades ou o voucher de 130 para a tv mas optei pelas mensalidades visto que não tencionamos comprar outra tv.
Isto por 51,89€. Resumindo com 3p mais 2 cartões de 5gb sem dados para apps e de carregamentos iria pagar 51,99 aqui fico a pagar menos 10 cêntimos. Parece que valeu a pena recusar 😂😂😂
Obrigado por tudo boa gente. Valeu muito a pena ter conhecido este Fórum e principalmente a vossa ajuda e conselhos
É assim... Percebo o teu ponto de vista que queres mais dados, mas eu escolhia sempre a proposta que desse menos do meu dinheiro à NOS (45,99). Cada pessoa sabe de si e ainda bem que ficaste satisfeito :)
 
É assim... Percebo o teu ponto de vista que queres mais dados, mas eu escolhia sempre a proposta que desse menos do meu dinheiro à NOS (45,99). Cada pessoa sabe de si e ainda bem que ficaste satisfeito :)
Exato. Mas neste caso fazendo bem as contas, como acabamos por fazer, gastamos mesmo pelo menos os 2gb. Por isso valeu a pena e em relação aos 4p que estão na 1a pagina este ainda fica mais barato. Podia ter alguma diferença na box extra sim, mas é um equipamento que não vou usar pois so temos 1 tv e no futuro poderá servir para pedir troca por outro se eventualmente comprar outra tv mas tb não esta nos planos para curto prazo. Mesmo router podia ser o v1 como aconselharam mas o importante para já era conseguir melhor preço e retirar o aumento deste mes, visto que tinha passado de 50,99 para 52,99 numa atualização de preço do pacote e agora vou ter melhor e a pagar menos, e se o router der problemas é simples é ligar e reclamar 😂. Tanto que na chamada de hoje inclusive disseram que como tinha tido a intervenção por avaria que o meu contrato tinha ficado sinalizado de forma a receber um upgrade 😂
 
Última edição:
Sim, e não só. Fazer queixa no livro de reclamações para ir para a ANACOM, e na AdC
Olá,
Quero mais uma vez alertar para as informações que que passam em fórum aberto.
Não há qualquer ilegalidade no aumento para se ter de fazer queixas à órgãos como a ADC, pois à ANACOM que só dá via livro de reclamações online pode se fazer sempre que se achar necessário.
Mas alerto que não é ilegal aumentar o preço, isso acontece em cafés, supermercados, etc..., não se vê filas a reclamar no livro. Vamos começar a perceber os limites.
Digo isto porque a NOS possibilita a rescisão sem custos a quem não aceitar este aumento logo, não há qualquer ilegalidade. Ilegal seria o cenário em que a NOS obriga o cliente a aceitar o aumento acima da inflação, como em tempos o fez e a concorrência ainda o faz.
Por isso, quem não quer aumento, não quer renegociação não quer nada além de manter o preço, não tem saída e optar por um destes caminhos obrigatoriamente.
Acho que foi o @Pedro Rios que tinha colocado este link aqui mas no meu caso não funciona porque já me informaram do aumento de quase 2 euros e lá não acusa nada.
Esse link era para o aumento anual da inflação, por isso não aparece qualquer informação, este aumento é outro tipo de aumento.

Já agora aproveito para dizer que ainda não recebi qualquer informação que serei aumentado, no entanto se o for, vou lutar para reverter via renegociação ou vou avançar com a rescisão.
Não vou aceitar um aumento de 2€,isso é ponto assente.
 
Não estou fidelizado, sempre disse á NOS que não pagaria mais de 30€, neste momento pago 29,90€

Vi a fatura e não consegui reparar se tive aumento porque teve lá uns acertos em créditos

Se na próxima vier o aumento, á forma de reverter a situação, não estando fidelizado?
 
Não estou fidelizado, sempre disse á NOS que não pagaria mais de 30€, neste momento pago 29,90€

Vi a fatura e não consegui reparar se tive aumento porque teve lá uns acertos em créditos

Se na próxima vier o aumento, á forma de reverter a situação, não estando fidelizado?
O aumento não é nesta fatura, o que está nesta fatura, para alguns, é o aviso do aumento
 
Esse link era para o aumento anual da inflação, por isso não aparece qualquer informação, este aumento é outro tipo de aumento.

Já agora aproveito para dizer que ainda não recebi qualquer informação que serei aumentado, no entanto se o for, vou lutar para reverter via renegociação ou vou avançar com a rescisão.
Não vou aceitar um aumento de 2€,isso é ponto assente.

Pois já percebi isso em telefonema com o departamento de faturação, embora eles digam que é o aumento de acordo com a inflação todos nós sabemos que isto não é verdade (aumentos na ordem dos 5% são muito superiores à realidade económica do país) e o link não funcionar só suporta a falsidade com que a NOS está a levar a cabo estes aumentos.
 
Pois já percebi isso em telefonema com o departamento de faturação, embora eles digam que é o aumento de acordo com a inflação todos nós sabemos que isto não é verdade (aumentos na ordem dos 5% são muito superiores à realidade económica do país) e o link não funcionar só suporta a falsidade com que a NOS está a levar a cabo estes aumentos.
A NOS está a ajustar os preços aos outros dois players... Mais cedo ou mais tarde ficaram os três iguais mesmo em retenção.

Não tem nada a ver com a inflação
 
Pois já percebi isso em telefonema com o departamento de faturação, embora eles digam que é o aumento de acordo com a inflação todos nós sabemos que isto não é verdade (aumentos na ordem dos 5% são muito superiores à realidade económica do país) e o link não funcionar só suporta a falsidade com que a NOS está a levar a cabo estes aumentos.
Aumento da inflação? Que são 0,7%, dá uns cêntimos 😂.
Que nem me façam rir.
Assim que vier algum aviso acerca de aumento na mensalidade eu não vou deixar passar certamente pois para isso deixava o aumento que me tinham feito de 10 cêntimos em Março.
Quem não aceitar esse aumento tem bom remédio que é renegociar alguma reversão oferta, etc..., caso não agrade nada avançar com a rescisão.
 
A NOS está a ajustar os preços aos outros dois players... Mais cedo ou mais tarde ficaram os três iguais mesmo em retenção.

Não tem nada a ver com a inflação
Iguais nunca ficarão a não ser a nível de preços porque depois, em termos de serviço, a NOS está, infelizmente, atrás dos outros, sem app para android tv, sem estabilidade de velocidades em HFC derivado de equipamentos manhosos, etc.

Aumento da inflação? Que são 0,7%, dá uns cêntimos 😂.
Que nem me façam rir.
Assim que vier algum aviso acerca de aumento na mensalidade eu não vou deixar passar certamente pois para isso deixava o aumento que me tinham feito de 10 cêntimos em Março.
Quem não aceitar esse aumento tem bom remédio que é renegociar alguma reversão oferta, etc..., caso não agrade nada avançar com a rescisão.
Atenção que pelo que me lembro os aumentos nos contratos estão ligados ao IPC (índice de preço ao consumidor) e não à taxa geral, logo o valor é de 0% em 2020 e 0,3% em 2019 como podem ver aqui.

Edit: link atualizado para o geral.
 
Última edição:
Olá,
Quero mais uma vez alertar para as informações que que passam em fórum aberto.
Não há qualquer ilegalidade no aumento para se ter de fazer queixas à órgãos como a ADC, pois à ANACOM que só dá via livro de reclamações online pode se fazer sempre que se achar necessário.
Mas alerto que não é ilegal aumentar o preço, isso acontece em cafés, supermercados, etc..., não se vê filas a reclamar no livro. Vamos começar a perceber os limites.
Digo isto porque a NOS possibilita a rescisão sem custos a quem não aceitar este aumento logo, não há qualquer ilegalidade. Ilegal seria o cenário em que a NOS obriga o cliente a aceitar o aumento acima da inflação, como em tempos o fez e a concorrência ainda o faz.
Por isso, quem não quer aumento, não quer renegociação não quer nada além de manter o preço, não tem saída e optar por um destes caminhos obrigatoriamente.

Esse link era para o aumento anual da inflação, por isso não aparece qualquer informação, este aumento é outro tipo de aumento.

Já agora aproveito para dizer que ainda não recebi qualquer informação que serei aumentado, no entanto se o for, vou lutar para reverter via renegociação ou vou avançar com a rescisão.
Não vou aceitar um aumento de 2€,isso é ponto assente.
@Pedro Rios, sabes que gosto e respeito muito o que tens feito aqui no fórum!

Mas neste particular a minha consciência obriga-me a não concordar contigo. Primeiro porque a lei geral tem um artigo que proíbe grandes variações no preço num contrato (caso aqui) e segundo por tudo o que têm sido decisões de tribunais. É precisamente por o fórum ser público que não podemos ficar calados.

Vê este tópico com uma decisão de um, mas são quase todas iguais:
https://forum.zwame.pt/threads/isps-como-reverter-os-aumentos-anuais-passo-a-passo.1042818/


Obviamente que se o aumento fosse fora do período de fidelização terias que "comer e calar". Mas o que a maioria dos tribunais tem dito é que a fidelização é para os dois lados (está por exemplo naquele tópico mas há outras) e que portanto a operadora não pode alterar os preços durante o período de fidelização acima da inflação.

A queixa à AdC justifica-se pelo alinhamento de preços, na minha opinião. Pior se para o mesmo pacote fizerem aumentos de preços diferentes, como está a acontecer.

@RJMC no contrato está ligado à taxa geral, que foi 0% mesmo
 
Back
Topo