NOS - Preços, Contratos e Renegociações - Ler 1º post

Ia referir o meu caso quando li aqui basicamente o que apresentaram no meu caso: 1WTF e 2SE embora inflacionados (6,4 não deu para menos) e apresentaram a inclusão no global - já estavam na fatura mas passaram-me de 3P a 4P. Sem custos extras e com mais dados e minutos nos dois casos. a concretização não foi pacífica mas julgo estar sanada depois da admissão de erro.
Não tomaria a iniciativa de passar para o 4P - sempre fiz finca-pé - mas com as condições acima acabo por não me opor. Numa renegociação logo verei se não trouxe lastro desagradável mas por enquanto resolveram a existência dum tarifário a banir com melhores condições para o cliente na nova modalidade. Eles resolvem eu não perco e até ganharei marginalmente - mais minutos que nem usarei...
Com que condições ficaste?
 
Isto aqui, certo?
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Isto está completamente fora de parâmetros operacionais, idealmente deveria estar entre -5 e +5 dBmV e em casos extremos a NOS aceita, erradamente, valores entre -13 e +13dBmV, agora o que tens aí nem sequer nesses valores está por isso tens mais do que razão para reclamar e nem sequer podem refutar.

O tap a que estou ligado tá pendurado na fachada, todos os dias que chove apanha chuva e não tenho tido falhas nos ultimos meses.

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Nesses valores tudo ok, a mim acontece o mesmo em dias de chuva tenho problemas de potência e SNR.
 
Acabei de ligar para Nos e ofereceram-me:

200 megabits 32.99
1gigabit 35.99

+ TV cines & disney plus

Voucher de 100 euros
Bilhetes de cinema metade do preço

Garantia do mesmo preço durante 24 meses..... será que é mesmo assim?

Estou naquela.... ainda tenho fizelizaçao MEO mas consigo adiar instalaçao NOS durante 2 meses ....o que me faria pagar ai 50-60 euros a MEO.

Na meo tenho 500 megabits pago 32.99

Detestei as conversa das operadoras da MEO ....coitadas ;S irritaram-me mesmo.
Bom dia Raven83

O disney Plus que te ofereceram era por quanto tempo.


Obrigado
 
Isto está completamente fora de parâmetros operacionais, idealmente deveria estar entre -5 e +5 dBmV e em casos extremos a NOS aceita, erradamente, valores entre -13 e +13dBmV, agora o que tens aí nem sequer nesses valores está por isso tens mais do que razão para reclamar e nem sequer podem refutar.
No domingo voltei a ligar e a primeira pergunta foi se tinham o report de alguma avaria na zona. Disseram que não. Continuei o dia todo sem Internet e a única coisa que me disseram foi "a situação foi reencaminhada"...
Ok. Pedi os códigos para rescisão de contrato e na 2a de manhã ligaram para mim, e agendaram uma intervenção de urgência até podia ser na hora seguinte, mas agendei para o final do dia.
Passado 1h recebo uma mensagem a dizer que a intervenção tinha sido cancelada porque era uma avaria no exterior e já tinha sido resolvida.

No entanto chego a casa e o router nem liga... Hoje voltei a ligar, e ninguém me sabe dar resposta, e de linha em linha chego ao topo da hierarquia onde me dizem que tenho de esperar um contacto até dia 6... Isto é surreal, mais de uma semana para ser contactado, dps mal ouvia a senhora porque estava um cão a ladrar...

Com isto, vou me sentar ali no sofá, a olhar para um quadro, há espera que me liguem... Que empresa de tangas...

Há alguma coisa que possa fazer? Já reclamei para todo o lado.
 
No domingo voltei a ligar e a primeira pergunta foi se tinham o report de alguma avaria na zona. Disseram que não. Continuei o dia todo sem Internet e a única coisa que me disseram foi "a situação foi reencaminhada"...
Ok. Pedi os códigos para rescisão de contrato e na 2a de manhã ligaram para mim, e agendaram uma intervenção de urgência até podia ser na hora seguinte, mas agendei para o final do dia.
Passado 1h recebo uma mensagem a dizer que a intervenção tinha sido cancelada porque era uma avaria no exterior e já tinha sido resolvida.

No entanto chego a casa e o router nem liga... Hoje voltei a ligar, e ninguém me sabe dar resposta, e de linha em linha chego ao topo da hierarquia onde me dizem que tenho de esperar um contacto até dia 6... Isto é surreal, mais de uma semana para ser contactado, dps mal ouvia a senhora porque estava um cão a ladrar...

Com isto, vou me sentar ali no sofá, a olhar para um quadro, há espera que me liguem... Que empresa de tangas...

Há alguma coisa que possa fazer? Já reclamei para todo o lado.
rescindir e passar para outra. Pedir indemnização pelos dias em que estiveste sem serviço. Fazer exposição à provedoria.
Edit: ninguém te ofereceu tráfego móvel para usares a net como hotspot? é que quando isso me aconteceu, ofereceram caho que 50GB ou qualquer coisa do género para usar como backup.
 
HFC vai durar até cair de podre, já não falta muito pois maioria da rede coaxial pendurada deve rondar 20 e tal anos.

Estão a sofrer o que a PT sofreu com cabos adsl, cada ano passava cada vez menos velocidades pois os cabos cada vez eram mais velhos.
 
rescindir e passar para outra. Pedir indemnização pelos dias em que estiveste sem serviço. Fazer exposição à provedoria.
Edit: ninguém te ofereceu tráfego móvel para usares a net como hotspot? é que quando isso me aconteceu, ofereceram caho que 50GB ou qualquer coisa do género para usar como backup.
Na verdade propuseram isso, mas o único cartão que é da NOS é o do meu pai, que usa um tlm daqueles de sénior... Ou seja, não dá em nada.


A concorrência já ando a sondar... Mas a nível neogical nada a ver com a NOS... E preços bem mais elevados, msm para novos clientes.
 
Alguém sabe em quanto são os aumentos?
Boa tarde,
Na minha fatura também vinha a mensagem: "Informamos que as suas condições de oferta de serviços foram atualizadas (cláusulas 5. e 10. das Condições Gerais). Podem ser consultadas em nos.pt/novascond2".

As novas condições são as abaixo.

Não concordo nem quero aceitar estas novas condições, pois colocam-me numa situação que eu não controlo (aumentos de 10% em linha com a inflação, por exemplo, ou mesmo de 0.50c).

Tenho só 1 telemovel nos, com fidelização. Pretendo rescindir sem ter de pagar a fidelização porque estas condições não me agradam.
Não tenho penalização certo?
É nesta altura que o devo fazer, certo? Quando for a dos aumentos, já passou o prazo para nao aceitar estas condições, e serão estas as que estarão em vigor, certo? Estou a fazer bem a leitura?

Agradecido.



Atualização das Condições Gerais​

Cláusula de Alteração das Condições Contratuais (Cláusula 5) e Cláusula Preços, faturação e Pagamento (Cláusula 10)
Na sequência de deliberação da ANACOM de 25 de outubro de 2022, as cláusulas 5. e 10. das Condições Gerais passam a ter a seguinte redação​

5.1. Sempre que a NOS proceda à alteração das presentes Condições nos termos do disposto no n.º 16 do artigo 48.º da LCE, notificará o Cliente dessa alteração por qualquer meio escrito, com uma antecedência mínima de 30 (trinta) dias em relação à data da respetiva entrada em vigor.

5.2. Caso o Cliente não aceite as alterações comunicadas nos termos do número anterior, poderá rescindir o Contrato, sem qualquer encargo, devendo para tanto notificar a NOS da sua intenção com uma antecedência mínima de 15 (quinze) dias relativamente à data de entrada em vigor das alterações.

5.3. O Cliente poderá notificar a NOS da sua intenção de rescisão por carta registada com aviso de receção, enviada para o Apartado 525111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa, numa loja NOS, na sua Área de Cliente, ou por qualquer outro meio que venha a ser criado para o efeito. O Cliente poderá encontrar mais informações sobre as formas de rescisão do contrato em www.nos.pt/particulares/ajuda/Pages/pf-cessacao.aspx

5.4. Nos casos previstos nos números anteriores da presente cláusula, a rescisão produzirá efeitos na data de entrada em vigor das alterações que a tiverem determinado.

5.5. O Cliente reconhece e aceita que o direito de rescisão sem qualquer encargo previsto no número 5.2. não se aplica (i) nos casos de mera atualização de preços efetuada no período compreendido entre fevereiro e abril de cada ano, por referência à taxa de inflação calculada com base no Indice de Preços no Consumidor do ano precedente, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em qualquer caso, no valor mínimo de 50 cêntimos (IVA incluído), nos termos previstos na cláusula 10.1, nem (ii) nos casos em que as alterações sejam propostas exclusiva e objetivamente em benefício do Cliente.

5.6. A NOS reserva-se o direito de cessar a prestação de alguns dos serviços que possam ser acedidos através do Serviço, mediante comunicação escrita enviada ao Cliente, nos termos da cláusula 5.1., com uma antecedência mínima de 15 (quinze) dias.

10.1. Os preços devidos pela prestação do Serviço ou de serviços conexos, serão os resultantes da aplicação dos respetivos Tarifários e condições que estiverem em vigor em cada momento, os quais poderão incluir o pagamento de uma mensalidade e/ou consumos de acordo com o que neles estiver disposto, bem como contrapartidas específicas associadas ao Serviço e/ou ao equipamento que tenha sido cedido ao Cliente. As mensalidades dos Serviços serão objeto de atualização anual efetuada no período compreendido entre fevereiro e abril de cada ano, por referência à taxa de inflação calculada com base no Indice de Preços no Consumidor do ano precedente, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) , em qualquer caso, no valor mínimo de 50 cêntimos
 
Boa tarde,
Na minha fatura também vinha a mensagem: "Informamos que as suas condições de oferta de serviços foram atualizadas (cláusulas 5. e 10. das Condições Gerais). Podem ser consultadas em nos.pt/novascond2".

As novas condições são as abaixo.

Não concordo nem quero aceitar estas novas condições, pois colocam-me numa situação que eu não controlo (aumentos de 10% em linha com a inflação, por exemplo, ou mesmo de 0.50c).

Tenho só 1 telemovel nos, com fidelização. Pretendo rescindir sem ter de pagar a fidelização porque estas condições não me agradam.
Não tenho penalização certo?
É nesta altura que o devo fazer, certo? Quando for a dos aumentos, já passou o prazo para nao aceitar estas condições, e serão estas as que estarão em vigor, certo? Estou a fazer bem a leitura?

Agradecido.



Atualização das Condições Gerais​

Cláusula de Alteração das Condições Contratuais (Cláusula 5) e Cláusula Preços, faturação e Pagamento (Cláusula 10)​

Na sequência de deliberação da ANACOM de 25 de outubro de 2022, as cláusulas 5. e 10. das Condições Gerais passam a ter a seguinte redação​

5.1. Sempre que a NOS proceda à alteração das presentes Condições nos termos do disposto no n.º 16 do artigo 48.º da LCE, notificará o Cliente dessa alteração por qualquer meio escrito, com uma antecedência mínima de 30 (trinta) dias em relação à data da respetiva entrada em vigor.

5.2. Caso o Cliente não aceite as alterações comunicadas nos termos do número anterior, poderá rescindir o Contrato, sem qualquer encargo, devendo para tanto notificar a NOS da sua intenção com uma antecedência mínima de 15 (quinze) dias relativamente à data de entrada em vigor das alterações.

5.3. O Cliente poderá notificar a NOS da sua intenção de rescisão por carta registada com aviso de receção, enviada para o Apartado 525111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa, numa loja NOS, na sua Área de Cliente, ou por qualquer outro meio que venha a ser criado para o efeito. O Cliente poderá encontrar mais informações sobre as formas de rescisão do contrato em www.nos.pt/particulares/ajuda/Pages/pf-cessacao.aspx

5.4. Nos casos previstos nos números anteriores da presente cláusula, a rescisão produzirá efeitos na data de entrada em vigor das alterações que a tiverem determinado.

5.5. O Cliente reconhece e aceita que o direito de rescisão sem qualquer encargo previsto no número 5.2. não se aplica (i) nos casos de mera atualização de preços efetuada no período compreendido entre fevereiro e abril de cada ano, por referência à taxa de inflação calculada com base no Indice de Preços no Consumidor do ano precedente, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em qualquer caso, no valor mínimo de 50 cêntimos (IVA incluído), nos termos previstos na cláusula 10.1, nem (ii) nos casos em que as alterações sejam propostas exclusiva e objetivamente em benefício do Cliente.

5.6. A NOS reserva-se o direito de cessar a prestação de alguns dos serviços que possam ser acedidos através do Serviço, mediante comunicação escrita enviada ao Cliente, nos termos da cláusula 5.1., com uma antecedência mínima de 15 (quinze) dias.

10.1. Os preços devidos pela prestação do Serviço ou de serviços conexos, serão os resultantes da aplicação dos respetivos Tarifários e condições que estiverem em vigor em cada momento, os quais poderão incluir o pagamento de uma mensalidade e/ou consumos de acordo com o que neles estiver disposto, bem como contrapartidas específicas associadas ao Serviço e/ou ao equipamento que tenha sido cedido ao Cliente. As mensalidades dos Serviços serão objeto de atualização anual efetuada no período compreendido entre fevereiro e abril de cada ano, por referência à taxa de inflação calculada com base no Indice de Preços no Consumidor do ano precedente, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) , em qualquer caso, no valor mínimo de 50 cêntimos
A NOS não te deixa fazer isso porque diz que só clarificou a cláusula. Também acho que temos ou pelo menos devíamos ter esse direito. Mas podes pôr em centro de arbitragem ou fazer reclamação a pedir para tirar a fidelização e ver o que é que dá

A cláusula da inflação está nos contratos desde 2016 e tem sido aplicada desde essa altura. A cláusula dos 50 cêntimos a NOS só a meteu nos contratos no fim de 2021 depois de a ANACOM emitir um comunicado a dizer que a cláusula da MEO dos 50 centimos era totalmente legal. A NOS não quis ficar atrás e aplicou a cláusula porque a própria ANACOM assim o sugeriu! Ridícula a ANACOM nisso

Para mim a cláusula dos 50 cêntimos é ilegal e a cláusula da inflação para mim só é legal se o cliente for avisado explicitamente que ela existe. Muitos clientes são enganados pela NOS ao telefone que garante que os preços não levam aumentos e depois no fim vai-se a ver e...
 
A NOS não te deixa fazer isso porque diz que só clarificou a cláusula. Também acho que temos ou pelo menos devíamos ter esse direito. Mas podes pôr em centro de arbitragem ou fazer reclamação a pedir para tirar a fidelização e ver o que é que dá

A cláusula da inflação está nos contratos desde 2016 e tem sido aplicada desde essa altura. A cláusula dos 50 cêntimos a NOS só a meteu nos contratos no fim de 2021 depois de a ANACOM emitir um comunicado a dizer que a cláusula da MEO dos 50 centimos era totalmente legal. A NOS não quis ficar atrás e aplicou a cláusula porque a própria ANACOM assim o sugeriu! Ridícula a ANACOM nisso

Para mim a cláusula dos 50 cêntimos é ilegal e a cláusula da inflação para mim só é legal se o cliente for avisado explicitamente que ela existe. Muitos clientes são enganados pela NOS ao telefone que garante que os preços não levam aumentos e depois no fim vai-se a ver e...
Parece ser mais do que uma clarificação porque impõe um mínimo de aumento.
São 50 cêntimos mas vamos supor, por absurdo, que o aumento mínimo mensal era de 10 euros. Teríamos o mesmo entendimento de que era uma clarificação ? Não.
Então e ser 50 cêntimos já se aceita como clarificação, por ser um valor baixo e mais dentro do "razoável" ? Tenho dúvidas.

Também há uma diferença entre a NOS e a MEO. A MEO tinha isso dos 50 cts nos contratos celebrados e a ANACOM clarificou que acha correcto (tal como tu, eu também não acho que seja legal, mas adiante).
A NOS nunca teve isto nos contratos celebrados e introduziu esse mínimo. Na minha opinião é uma situação diferente e configura uma alteração contratual relevante e não apenas uma clarificação.
 
Parece ser mais do que uma clarificação porque impõe um mínimo de aumento.
A NOS só fez esta comunicação nos contratos que já tinham a cláusula dos 50 cêntimos. Ou seja, quem renegociou ou faz novo contrato depois de setembro de 2021...

Quem tem um contrato anterior a setembro de 2021 não tem esta cláusula.


Então mas dizes tu... E a NOS aproveita uma negociação em setembro de 2021 para introduzir uma cláusula nova sem avisar ninguém à socapa? Sim. A NOS faz isso e muito pior

A ilegalidade talvez não esteja tanto nesta comunicação de agora, mas no contrato que receberam por email quando negociaram o contrato no último ano.

Quem negociou por exemplo em agosto de 2021 ou antes, está safo. Não tem aumento mínimo de 50 cêntimos. "Só" tem aumento de inflação
 
A NOS só fez esta comunicação nos contratos que já tinham a cláusula dos 50 cêntimos. Ou seja, quem renegociou ou faz novo contrato depois de setembro de 2021...

Quem tem um contrato anterior a setembro de 2021 não tem esta cláusula.


Então mas dizes tu... E a NOS aproveita uma negociação em setembro de 2021 para introduzir uma cláusula nova sem avisar ninguém à socapa? Sim. A NOS faz isso e muito pior

A ilegalidade talvez não esteja tanto nesta comunicação de agora, mas no contrato que receberam por email quando negociaram o contrato no último ano.

Quem negociou por exemplo em agosto de 2021 ou antes, está safo. Não tem aumento mínimo de 50 cêntimos. "Só" tem aumento de inflação
Se é assim então já tendo a concordar contigo (e penalizo-me a mim próprio que não reparei que meteram isso na renegociação deste ano - mais logo vou verificar!)
 
Se é assim então já tendo a concordar contigo (e penalizo-me a mim próprio que não reparei que meteram isso na renegociação deste ano - mais logo vou verificar!)

Não te penalizes porque na realidade és tu a vítima. Tu como eu fomos enganados por esta operadora. Ou pelo menos foi-nos omitida informação importante

Quer dizer, eu já estava ao corrente mas na verdade ninguém mencionou a cláusula quando fechei contrato
 
Não te penalizes porque na realidade és tu a vítima. Tu como eu fomos enganados por esta operadora. Ou pelo menos foi-nos omitida informação importante

Quer dizer, eu já estava ao corrente mas na verdade ninguém mencionou a cláusula quando fechei contrato
Ok, confirmo que numa renegociação deste ano (maio 2022) meteram essa clausula.
Tenho outro negociado em Maio 2021 que não tem essa clausula.
Contudo mandaram a actualização em ambas as facturas. Na minha opinião tenho matéria para rescindir no de Maio de 2021, sem penalização. Tenho de ver melhor isto.
 
Ok, confirmo que numa renegociação deste ano (maio 2022) meteram essa clausula.
Tenho outro negociado em Maio 2021 que não tem essa clausula.
Contudo mandaram a actualização em ambas as facturas. Na minha opinião tenho matéria para rescindir no de Maio de 2021, sem penalização. Tenho de ver melhor isto.
Vê bem se isso é verdade porque normalmente os links da comunicação são diferentes:

nos.pt/novascond1
nos.pt/novascond2
nos.pt/novascond3
nos.pt/novascond4
 
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