Canais RF da NOS

migabc

Banido
Alguém sabe porque razão a NOS coloca os canais generalistas (posições 1 a 15) com qualidade fraca SD?

Recentemente mudamos da Vodafone para a NOS e a primeira reacção da minha mãe depois de escolher o seu canal preferido (4 - TVI) foi "Ai, a imagem da Vodafone era melhor que a da NOS!!".
lol

Pois é verdade - tb achei estranho a NOS ter os canais generalistas com qualidade SD mas depois de procurar os canais encontrei esse mesmo canal (TVI) com qualidade HD na posição 304 - nesse sim, a qualidade até é melhor que a da Vodafone

Acabei de encontrar esses mesmos canais generalistas com resolução HD nas posições 301 a 315.

Agora eu pergunto porque raio é que a NOS está a esconder os canais generalistas de melhor qualidade lá para cima na grelha?
Qualquer pessoa sabe que a SIC está no 3 e a TVI no 4, por exemplo - porque razão colocam os canais com qualidade fraca nas posições que todo o mundo conhece?

As normas DVB de transmissão digital têm vários "descriptors" - um desses "descriptors" é o LCN
Este LCN permite ordenar os canais de acordo com a grelha do operador
O LCN que está no descriptor 0x83 da norma DVB - é este descriptor que as TVs usam para ordenar os canais.
A NOS está a enviar o LCN 0x83 com a sua grelha em que as posições 1 a 15 estão trocadas com as posições 301

No entanto, as box da NOS (UMA) não tem este problema e conseguem ordenar os canais correctamente com os canais HD nas primeiras posições 1 a 15

Ou seja, nas box UMA a grelha está ordenado igual ao do RF mas os canais 1 a 15 são os HD e os 301 a 315 são os SDs

Isto quer dizer que aparentemente a NOS tem 2 descriptors para o LCN (o standard 0x83 que todas as TVs olham, e outro não-standard que apenas as box UMA olham)

Agora eu pergunto, porque raio a NOS faz isso? Para incentivar os clientes a comprar mais boxes?
Um cliente menos atento quando liga uma TV com sinal RF da NOS vai encontrar o canal RTP 1 na posição 1 com qualidade SD , mas se ligar a box UMA vai ver que nessa mesma posição 1 encontra o RTP1 HD

Alguém sabe porque razão a NOS faz isso (se não é para incentivar o cliente para comprar/alugar mais boxes do operador)?
 
Alguém sabe porque razão a NOS coloca os canais generalistas (posições 1 a 15) com qualidade fraca SD?

Recentemente mudamos da Vodafone para a NOS e a primeira reacção da minha mãe depois de escolher o seu canal preferido (4 - TVI) foi "Ai, a imagem da Vodafone era melhor que a da NOS!!".
lol

Pois é verdade - tb achei estranho a NOS ter os canais generalistas com qualidade SD mas depois de procurar os canais encontrei esse mesmo canal (TVI) com qualidade HD na posição 304 - nesse sim, a qualidade até é melhor que a da Vodafone

Acabei de encontrar esses mesmos canais generalistas com resolução HD nas posições 301 a 315.

Agora eu pergunto porque raio é que a NOS está a esconder os canais generalistas de melhor qualidade lá para cima na grelha?
Qualquer pessoa sabe que a SIC está no 3 e a TVI no 4, por exemplo - porque razão colocam os canais com qualidade fraca nas posições que todo o mundo conhece?

As normas DVB de transmissão digital têm vários "descriptors" - um desses "descriptors" é o LCN
Este LCN permite ordenar os canais de acordo com a grelha do operador
O LCN que está no descriptor 0x83 da norma DVB - é este descriptor que as TVs usam para ordenar os canais.
A NOS está a enviar o LCN 0x83 com a sua grelha em que as posições 1 a 15 estão trocadas com as posições 301

No entanto, as box da NOS (UMA) não tem este problema e conseguem ordenar os canais correctamente com os canais HD nas primeiras posições 1 a 15

Ou seja, nas box UMA a grelha está ordenado igual ao do RF mas os canais 1 a 15 são os HD e os 301 a 315 são os SDs

Isto quer dizer que aparentemente a NOS tem 2 descriptors para o LCN (o standard 0x83 que todas as TVs olham, e outro não-standard que apenas as box UMA olham)

Agora eu pergunto, porque raio a NOS faz isso? Para incentivar os clientes a comprar mais boxes?
Um cliente menos atento quando liga uma TV com sinal RF da NOS vai encontrar o canal RTP 1 na posição 1 com qualidade SD , mas se ligar a box UMA vai ver que nessa mesma posição 1 encontra o RTP1 HD

Alguém sabe porque razão a NOS faz isso (se não é para incentivar o cliente para comprar/alugar mais boxes do operador)?
Tem haver com as antigas Powerbox que clientes ainda utilizam, essa box não consegue receber canais HD, ao colocar os canais generalistas HD nas posiçoes inicias esses clientes ficavam com imagem preta nos canais 1,2,3,4. A NOS já descontinuo essa box para novos clientes, mas ainda existe muitos com essa box.
 
Alguém sabe porque razão a NOS coloca os canais generalistas (posições 1 a 15) com qualidade fraca SD?

Recentemente mudamos da Vodafone para a NOS e a primeira reacção da minha mãe depois de escolher o seu canal preferido (4 - TVI) foi "Ai, a imagem da Vodafone era melhor que a da NOS!!".
lol

Pois é verdade - tb achei estranho a NOS ter os canais generalistas com qualidade SD mas depois de procurar os canais encontrei esse mesmo canal (TVI) com qualidade HD na posição 304 - nesse sim, a qualidade até é melhor que a da Vodafone

Acabei de encontrar esses mesmos canais generalistas com resolução HD nas posições 301 a 315.

Agora eu pergunto porque raio é que a NOS está a esconder os canais generalistas de melhor qualidade lá para cima na grelha?
Qualquer pessoa sabe que a SIC está no 3 e a TVI no 4, por exemplo - porque razão colocam os canais com qualidade fraca nas posições que todo o mundo conhece?

As normas DVB de transmissão digital têm vários "descriptors" - um desses "descriptors" é o LCN
Este LCN permite ordenar os canais de acordo com a grelha do operador
O LCN que está no descriptor 0x83 da norma DVB - é este descriptor que as TVs usam para ordenar os canais.
A NOS está a enviar o LCN 0x83 com a sua grelha em que as posições 1 a 15 estão trocadas com as posições 301

No entanto, as box da NOS (UMA) não tem este problema e conseguem ordenar os canais correctamente com os canais HD nas primeiras posições 1 a 15

Ou seja, nas box UMA a grelha está ordenado igual ao do RF mas os canais 1 a 15 são os HD e os 301 a 315 são os SDs

Isto quer dizer que aparentemente a NOS tem 2 descriptors para o LCN (o standard 0x83 que todas as TVs olham, e outro não-standard que apenas as box UMA olham)

Agora eu pergunto, porque raio a NOS faz isso? Para incentivar os clientes a comprar mais boxes?
Um cliente menos atento quando liga uma TV com sinal RF da NOS vai encontrar o canal RTP 1 na posição 1 com qualidade SD , mas se ligar a box UMA vai ver que nessa mesma posição 1 encontra o RTP1 HD

Alguém sabe porque razão a NOS faz isso (se não é para incentivar o cliente para comprar/alugar mais boxes do operador)?
A reordenação dos canais está ainda atrasada e penso que será por causa de uma parte importante do parque de boxes da NOs ser IRIS ou outras que ainda não permitam reorganizar os canais na box - da listagem base depende a organização dos canais nomeadamente a passagem dos canais HD para os primeiros lugares de acordo com a situação atual. Como o RF é comum às boxes mesmo no RF ainda só é possível fazê-lo manualmente.
Julgo que deverá ser algo ainda complicado pois só assim se justifica que tenham mudado em tudo o que é box nova (por ser possível fazé-lo e não com as IRIS e eventualmente outras
 
mas nesse caso porque não criam um novo descriptor DVB para essas boxes antigas?
Se essas Powerbox não conseguem receber os canais HD então deviam ser essas box a ler um descriptor não-standard

A NOS devia deixar o descriptor standard do LCN (0x83) com os HDs nas primeiras posições para os equipamentos sem box (qualquer TV ou receptor DVB-C lê o LCN do 0x83)
Em vez disso criaram um descriptor não-standard (0x82) para que as as suas boxes UMA conseguirem colocar os HDs nas primeiras posições
Que treta


Assim estão a prejudicar todo o mundo que não usa box da NOS (i.e, quem usa o RF directamente nas TVs ou receptores DVB-C)

E além disso estão a dar uma péssima imagem à NOS - como disse em cima, um cliente que não saiba que os HDs estão "escondidos" lá para cima na grelha, a primeira impressão que fica é que a NOS tem TV com qualidade muito fraca quando comparada com a MEO e Vodafone (o que não é de todo verdade)

Mas a verdade é que ligas uma TV sem box da Vodafone ou MEO e clicas no 4 do comando e aparece-te a TVI HD com excelente qualidade. Enquanto que na NOS clicas nessa mesma tecla 4 do comando e aparece-te a TVI com uma qualidade SD fraca
 
Última edição:
Boas! Vou desenterrar este tópico para tirar uma dúvida.

Tenho agora NOS FTTH e as minhas TVs são todas LG. No entanto não estou a conseguir reordenar os canais, simplesmente não me deixa fazê-lo, sendo possível apenas nos canais analógicos.

Algum truque ou configuração que esteja a fazer errado? Obrigado.
 
Caro celituhh

Se bem me lembro havia um tópico por aqui onde isso foi muito debatido em especial com as TV LG,... Aconselho a fazeres uma pesquisa.
Tanto quanto me lembro seria necessário durante a configuração alterar o País, acho que um era Suécia, Eslovénia, ... mas nada como tentar vários Países ate dar!!!

Também penso que isto se verificava em televisores mais antigos e sem a possibilidade de configurar como Portugal.

Boa sorte na pesquisa!!!
 
Algumas TVs não olham para o descriptor do LCN onde vem a indicação do numero logico do canal na norma DVB.
Por vezes o FW da TV só olha para esse descriptor qd a TV está configurada para determinado mercado (é um bug do FW da TV)
sugestão:
1) Atualiza o FW da TV para um mais recente (ou reporta aa avaria ao fabricante)
2) Altera o pais (não o idioma dos menus) para um pais que tenha operadores DVB-C (exemplo, Austria, Alemanha, Suiça, etc)

Já agora, aconteceu-me o mesmo na Vodafone (DVB-T) numa TV antiga de marca chinesa - para resolver o problema alterei o pais para Luxemburgo
 
Qual o problema?
1) os canais não aparecem ordenados de acordo com o LCN?
2) queres alterar a ordem dos canais para uma á tua escolha?
O problema é o ponto 2.
Os canais aparecem todos bem ordenados segundo o LCN. Alterei para um país como Suíça, que até foi sugerido pelo técnico.
O problema é de facto não poder alterar a ordem, a TV não permite essa opção no menu de Editar canais.

Vou pesquisar aqui pelo fórum. Obrigado :)
 
Já descobri! Basta fazer nova sintonia mas sem selecionar a Ordenação Automática. Assim já permite personalizar depois, caso contrário fica "bloqueado". ;)
 
estranho, a minha mãe tem NOS e tem LG e isso não acontece
Já agora os parâmetros que deves usar para a NOS são estes (assim escusas de fazer busca cega que demora imenso tempo):

NOS:
DVB-C
Manual Search:
Frequency: 714.000 MHz (in mainland PT - see table below for other zones)
Modulation: 64 QAM
Symbol rate: 6875
Network ID: All
NIT (Network Information Table): Yes
FTA only: Off
LCN: ON

https://www.dragteam.info/threads/frequencias-cabo-tdt-portugal-todos-operadores.211151/
 
Não, dava para editar em DVB-T.
Dá a entender que em DVB-C a ordem fica bloqueada pela fonte ao optar pela automática.
Depende da versão do software da LG. Ainda hoje testei numa LG de +/- 2009 e em dvb-t permite escolher se queremos a numeração automática ou não - fica ordenado da mesma forma porque a informação está correta, mas se seleccionarmos desativar isso podemos mudar a ordem e não podemos se for como está por defeito.

Em dvb-c é mais complicado porque o sintonizador só está "ativo" nas configurações de alguns paises Finlandia Suécia ou Alemanha (salvo erro) e no que é atribuido para Portugal "---". Neste fica tudo o que houver e só se não aceitarmos a ordem automática podemos ordenar já que não é nada prática a ordem po rque ficam. Nos outros países há diferenças já que enquanto uns só escolhem os livres noutros escolhem tudo e nuns dá para ordenar manualmente e noutros não. Para cúmulo em poucas das opções - e o "---" não é uma delas - a "letras" dos canais são adeequadas ao portugês acentuado usado e nalgumas fica pouco agradável...
 
Depende da versão do software da LG. Ainda hoje testei numa LG de +/- 2009 e em dvb-t permite escolher se queremos a numeração automática ou não - fica ordenado da mesma forma porque a informação está correta, mas se seleccionarmos desativar isso podemos mudar a ordem e não podemos se for como está por defeito.

Em dvb-c é mais complicado porque o sintonizador só está "ativo" nas configurações de alguns paises Finlandia Suécia ou Alemanha (salvo erro) e no que é atribuido para Portugal "---". Neste fica tudo o que houver e só se não aceitarmos a ordem automática podemos ordenar já que não é nada prática a ordem po rque ficam. Nos outros países há diferenças já que enquanto uns só escolhem os livres noutros escolhem tudo e nuns dá para ordenar manualmente e noutros não. Para cúmulo em poucas das opções - e o "---" não é uma delas - a "letras" dos canais são adeequadas ao portugês acentuado usado e nalgumas fica pouco agradável...
Eu fiz o seguinte:

1º - Sintonização automática num país estrangeiro (Suíça neste caso)
2º - Exportei a lista de canais para uma Pen
3º - Reordenei a lista à minha maneira com recurso ao ChanSort num PC
4º - Importei a nova lista com a PEN em todas as TVs.

Ficou tudo porreiro, inclusive ocultei canais SD que tinham versão HD, etc, tudo nesse programa.
 

Atualização de 14 canais

A atualização decorre a partir de 9 de abril de 2021. Nesta fase passa a emitir 14 canais em dupla frequência.
A alteração significa a mudança de frequência dos canais
39ecf53d-b98d-4ee3-8431-7a2439c6cd06.png
 
Viva

Onde posso encontrar mais informação, nomeadamente as frequências ?

Obg

Numa TV fazendo a pesquisa consegues ver as frequências pois a NOS não informou qual a nova.

A antiga é 394mhz SR6875 QAM256
A nova é 442mhz SR6875 QAM256

Ambas emitem os mesmos canais.
 
Back
Topo