NOS - Satélite

@Ze_Cabrera estarás a falar disto?
https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/menu-de-diagnostico-secreto-e-full-reset-a-nos-iris/
Refere-se às de cabo mas como a diferença deve ser no hardware dvb que é dvb-c talvez seja comum
Sim, já tinha chegado a esse menu há uns minutos, depois de puxar um bom bocado pela memória. Vol+/Vol- em simultâneo durante algum tempo e acede-se ao menu.

Uma das informações interessantes que consigo ler é que a box já tem um "operating time" de 604 dias. A menina da loja da NOS tinha-me assegurado que a box era nova. Ao chegar a casa constatei que tal não deveria ser verdade, em face dos riscos que tinha na parte superior.

Para fazer Factory Reset através desse menu é necessária uma password, não sei qual é.

Estive entretanto a ler esse artigo no pplware e vou tentar fazer o procedimento como é indicado.

Edit: Aparentemente o Factory Reset mediante uso do Botão Rec/Stop não funciona nas boxs satélite.
Entretanto descobri após algumas tentativas a password para fazer Factory Reset através do menu. Após inserir a password entra-se num submenu com as seguinte opções: "ERASE FLASH", "ERASE EEPROM" e "ERASE ALL".
Não vou experimentar nenhuma das opções, prefiro trocar amanhã a box na loja NOS.
 
Última edição:
Já estive de novo em contacto com o Apoio Técnico.
Fez-se aquele procedimento da tecla Vol- premida continuadamente enquanto se desliga e liga a box na corrente. (É isso que é repor as definições de fábrica? Tenho ideia, na sequência de relatos, aqui no fórum, de outros users que tiveram problemas idênticos há uns anos atrás, que havia ainda outro procedimento, mas não me recordo qual, e que permitia aceder a um menu tipo "bios" em que se podia fazer um reset completo)

Após esse procedimento (Vol- e desligar-ligar da corrente) o problema manteve-se. Mandaram-me ir amanhã à loja NOS para substituir novamente a box.

Quanto ao problema na app NOS TV, que começou por ser a falta de acesso aos canais Sport TV (tenho o pacote multiscreen subscrito) e desde hoje transformou-se numa falta de acesso generalizada a todos os canais, com exceção dos TV Cines, o técnico do Apoio diz que há um bug cuja resolução está em curso.
Também sou cliente Satélite e o NOS TV também está indisponível para mim! Só tenho acesso ao NOS Studios e TVCine.
 
Sim, já tinha chegado a esse menu há uns minutos, depois de puxar um bom bocado pela memória. Vol+/Vol- em simultâneo durante algum tempo e acede-se ao menu.

Uma das informações interessantes que consigo ler é que a box já tem um "operating time" de 604 dias. A menina da loja da NOS tinha-me assegurado que a box era nova. Ao chegar a casa constatei que tal não deveria ser verdade, em face dos riscos que tinha na parte superior.

Para fazer Factory Reset através desse menu é necessária uma password, não sei qual é.

Estive entretanto a ler esse artigo no pplware e vou tentar fazer o procedimento como é indicado.

Edit: Aparentemente o Factory Reset mediante uso do Botão Rec/Stop não funciona nas boxs satélite.
Entretanto descobri após algumas tentativas a password para fazer Factory Reset através do menu. Após inserir a password entra-se num submenu com as seguinte opções: "ERASE FLASH", "ERASE EEPROM" e "ERASE ALL".
Não vou experimentar nenhuma das opções, prefiro trocar amanhã a box na loja NOS.
Isso não se deveu a activares as gravações por séries?
 
Sempre estiveram ativadas, desde o tempo em que a gravação por séries ficou disponível nas boxes (2011?).
A box da NOS tem um bug quanto a isso: se chegares ao número limite, ela passa a reiniciar de 15 em 15 minutos. Só se resolve com reposição de parâmetros até alcançares o limite outra vez.
 
A box da NOS tem um bug quanto a isso: se chegares ao número limite, ela passa a reiniciar de 15 em 15 minutos. Só se resolve com reposição de parâmetros até alcançares o limite outra vez.
Sim, isso é um problema referido por vários utilizadores. No entanto não era isso que estava a suceder.
 
Alguém sabe o porquê da NOS ainda não ter lançado o canal Hollywood HD no satélite?
Quase todos os outros já estão em HD e este é tão pedido e popular e ainda nada..
 
Fiz o pedido/sugestão do canal no Facebook da NOS ao que me disseram:
"Agradecemos a sua sugestão e vamos endereçar a mesma. Caso surjam novidades, iremos divulgar no Fórum NOS, como nos restantes meios habituais.
Obrigado,
Miguel"
Agora é esperar por novidades.
 
Boas, provavelmente a NOS não quer, na minha opinião (atualmente tenho MEO fibra mas já tive NOS sat durante 13 anos) os operadores tem de partilhar frequências no satélite e apostar nos canais em HD quando possível e deixar os duplicados como o Hollywood na MEO e o AMC na NOS.
Não se entende como a TVI Ficção SiC K entre outros são partilhados entre o MEO e a NOS e depois há outros que não são partilhadas as frequências.
A NOS assim que teve acesso a TVI Ficção pediu logo a partilha com a MEO, já a MEO adicionou na fibra à dias o Nickelodeon e o Fuel TV e anda a dormir no Satélite porque ainda não pediu partilha de frequências a NOS.
Um serviço como o satélite que tem limitações na quantidade de canais que pode oferecer os operadores aí instados tem de partilhar as frequências e transponders de forma a poderem controlar o espaço no Satélite.
 
Se entrasse o Hollywood HD no satélite, no meu ver ia substituir e ocupar a atual posição da versão SD, daí não haver necessidade de canais duplicados, o AMC SD já devia ter saído e dado oportunidade a outro canal..
Em relação a essa conversa das frequências não percebo nada disso, mas gostava de aprender porque gosto destes assuntos de operadoras e da forma como funcionam as coisas.
edit(agosto 2020): agora que vejo bem a situação não é possivel acabar com a posição 55 e por lá a versão HD pois essa versão já está noutra posição (80, não disponibilizada no satélite mas sim na fibra).
 
Última edição:
Se entrasse o Hollywood HD no satélite, no meu ver ia substituir e ocupar a atual posição da versão SD, daí não haver necessidade de canais duplicados, o AMC SD já devia ter saído e dado oportunidade a outro canal..
Em relação a essa conversa das frequências não percebo nada disso, mas gostava de aprender porque gosto destes assuntos de operadoras e da forma como funcionam as coisas.
Claro que sim, não se ia duplicar como está no MEO! O AMC SD já está lá desde o extinto MOV, e isso já foi há tanto tempo!! O Discovery também está duplicado, e nem sei para quê!!
 
Se entrasse o Hollywood HD no satélite, no meu ver ia substituir e ocupar a atual posição da versão SD, daí não haver necessidade de canais duplicados, o AMC SD já devia ter saído e dado oportunidade a outro canal..
Em relação a essa conversa das frequências não percebo nada disso, mas gostava de aprender porque gosto destes assuntos de operadoras e da forma como funcionam as coisas.

Boas, o satélite em que a NOS e a MEO emitem os canais é a Hispasat 1E este satélite tem varios transponders ( são tipo varios compartimentos onde colocam os canais) cada uma aluga 4 à Hispasat.
Cada transponder tem espaço para um determinado número canais e as frequências servem para isso dividir esse espaço por exemplo cada frequências leva um determinado número por exemplo em SD uma frequência leva a volta de 10 canais e em HD cerca de metade 4 canais, porque um canal HD ocupa o espaço de 1 canal e meio do SD.
Por isso para permitir entrada de mais canais é importante a partilha das frequências para que possa haver novos canais sem terem de alugar mais transponders a Hispasat até porque não é nada barato os alugar e é desnecessário quando os dois operadores podem simplesmente fazer uma gestão racional dos recursos no satélite.
 
Claro que sim, não se ia duplicar como está no MEO! O AMC SD já está lá desde o extinto MOV, e isso já foi há tanto tempo!! O Discovery também está duplicado, e nem sei para quê!!
Para encher chouriços, como dizem por aí.
Para no pacote parecer que tem muitos canais mas na verdade há repetidos!
Boas, o satélite em que a NOS e a MEO emitem os canais é a Hispasat 1E este satélite tem varios transponders ( são tipo varios compartimentos onde colocam os canais) cada uma aluga 4 à Hispasat.
Cada transponder tem espaço para um determinado número canais e as frequências servem para isso dividir esse espaço por exemplo cada frequências leva um determinado número por exemplo em SD uma frequência leva a volta de 10 canais e em HD cerca de metade 4 canais, porque um canal HD ocupa o espaço de 1 canal e meio do SD.
Por isso para permitir entrada de mais canais é importante a partilha das frequências para que possa haver novos canais sem terem de alugar mais transponders a Hispasat até porque não é nada barato os alugar e é desnecessário quando os dois operadores podem simplesmente fazer uma gestão racional dos recursos no satélite.
Obrigado pela explicação, claramente já fez alguém aprender algo hoje.
Mas deixou-me duvidas:
1- Onde se encontram ou posso encontrar a localização desses satélites Hispasat 1E, só por curiosidade?
2-Mas se ainda tiverem espaço para novas frequências disponíveis, num transponder, por que não ocupar essas mesmas com canais novos, por exemplo que estejam apenas disponíveis na fibra? Pagam também para novas frequências?
3-Se os canais no satélite MEO chegam também por frequências à respectiva box, é possível apanhar canais MEO numa box NOS,mesmo que se encontrem codificados? Se sim, como?
4-No MEO satélite por exemplo existe o canal Afro Music, já na NOS está disponível só para fibra, porquê? Por escolha da própria?
Desculpa tanta pergunta, mas obrigado novamente.
 
Para encher chouriços, como dizem por aí.
Para no pacote parecer que tem muitos canais mas na verdade há repetidos!

Obrigado pela explicação, claramente já fez alguém aprender algo hoje.
Mas deixou-me duvidas:
1- Onde se encontram ou posso encontrar a localização desses satélites Hispasat 1E, só por curiosidade?
2-Mas se ainda tiverem espaço para novas frequências disponíveis, num transponder, por que não ocupar essas mesmas com canais novos, por exemplo que estejam apenas disponíveis na fibra? Pagam também para novas frequências?
3-Se os canais no satélite MEO chegam também por frequências à respectiva box, é possível apanhar canais MEO numa box NOS,mesmo que se encontrem codificados? Se sim, como?
4-No MEO satélite por exemplo existe o canal Afro Music, já na NOS está disponível só para fibra, porquê? Por escolha da própria?
Desculpa tanta pergunta, mas obrigado novamente.

Boas, são algumas questões vou tentar responder a todas.

1- O satélite Hispasat 1E encontra-se na posição orbitral 30W.
2- Sim o satélite tem espaço mas o mesmo é limitado por isso as operadoras MEO e NOS não podem por todos os canais da Fibra e Cabo no mesmo. Sim eles para além dos transponders pagam as frequências do mesmo.
3- Sim apanhas os canais que são partilhados numa determinada frequência ( exemplo TVI, SIC ,SIC K ,TVI Ficção são partilhadas) mas nunca os exclusivos ou outros que estejam só num determinado operador pois esses vão para uma frequência só usada por esse operador ( exemplo Nick junior. my cuisine , Venus , Afro Music , Fuel tv)
4- Sim por escolha própria da NOS eles escolhem os canais que querem emitir no Hispasat em partilha com a MEO ou sozinhos e a MEO também faz o mesmo.
 
Última edição:
Back
Topo