Sou cliente MEO ADSL e estou extremamente insatisfeito com o serviço. Uma ativação de fidelização de 24 meses por telefone sem consentimento expresso (de um tarifário extra que eu não queria), e posterior recusa em cancelar a asneira, foi a gota de água.
Como alternativa para TV, estou a pensar na NOS Satélite, e se puderem esclarecer dúvidas, agradeço muito:
1- as gravações automáticas só existem nos pacotes UMA e IRIS? Não existem gravações automáticas nos pacotes de satélite só com TV (por norma 8 €/mês mais baratos)?
R: Não há gravações automáticas, gravações só ficam na Box DVR.
2- a instalação e ativação da 1ª box são gratuitas, mas tenho de ficar sempre a pagar 5,5 €/mês pela 1ª box com DVR, ou posso comprar as boxes todas logo à partida?
R: Se nogociares bem o pacote, a Box DVR (5,50€) fica gratuita.
As boxes HD podes comprar por 79€ cada uma, e ficam sempre para ti, e assim já não se paga o aluguer de 3,65€/mês. As DVR não se podem comprar.
3- a antena parabólica está incluída caso opte por comprar as boxes? E a instalação gratuita fica com capacidade para quantas boxes (idealmente preciso de 3, com mudança de canal independente)?
R: A antena parabólica está sempre incluída, mesmo que as boxes fiquem em aluguer ou compra. O técnico instala um LNB de 4 saídas. 1 Box DVR usa duas entradas e a boxes HD usam uma entrada cada. Os canais nas boxes ficam sempre independentes!
4- fico melhor servido com internet 4G, pois a internet por satélite é mesmo para esquecer?
R: Não existe internet Satélite na NOS, internet só mesmo 4G, mas experimenta antes com um cartão pre-pago para veres se a velocidade é boa.
5- é preciso ativar canais premium (TV Cine é obrigatória cá em casa) separadamente para cada box?
R: Se ativares os TVCine os mesmos ficam ativos nas boxes todas e só pagando uma mensalidade, a maior parte dos pacotes Satélite da NOS já tens os TVCine incluídos. Os canais da SportTV e da BTV é 1 mensalidade por cada Box, e os restantes canais premium é 1 mensalidade para as boxes todas.
6- em caso de problemas com o serviço, a manutenção (por um técnico da NOS) não está incluída na mensalidade (como no MEO Adsl por exemplo), mas é sempre um serviço extra (35,5 €) pago pelo cliente, mesmo durante os 24 meses de fidelização?
R: Conforme, há essa taxa de 35,50€ ou então mais fidelização de 12 ou 24 meses! Mas se insistires muito e se o problema não for teu, a NOS manda o técnico gratuitamente.
7- o que é o "multiroom" (40,5 € de instalação)? São as boxes adicionais, ou aqueles aparelhos que sintonizam no mesmo canal da box principal?
R: O multiroom são as boxes adicionais que tens, 2 ou 3. Se quiseres poupar esses 40,50€ podes fazer tu a instalação. É só passares o fio para a divisão que quiseres, porque a parabólica já está instalada! A Box podes ir buscá-la a uma loja NOS em regime de aluguer ou compra.
8- no caso do pacotes Satélite UMA (com TV e telefone, por exemplo o "NOS 2"), posso pedir a portabilidade do nº de telefone fixo? E o que tem isto a ver com o tal Cartão NOS que dizem que enviam ao fim de 12 meses?
R: Sim, se tiveres um número fixo da PT, podes pedir a portabilidade gratuitamente.
O cartão NOS é para ires ao cinema e teres 2 bilhetes pelo o preço de 1. Enviam para os clientes a partir de 1 ano de contrato, quem tiver o pacote NOS 4 ou NOS 5 mandam logo no primeiro mês.
9- para quem vai pela 1ª vez para um serviço por Satélite, o que acham, pela vossa experiência, que preciso saber mais (ou que devo perguntar diretamente à telefonista na altura da transição)?
R: O serviço em si de TV funciona bem, raramente têm falhas, as boxes é que já são assim um pouco atrasadas no tempo. Não há boxes 4K, as vezes reiniciam. Mas nada de muito grave.
Acho que respondi às tuas dúvidas todas!!