NOS - Tópico Oficial

Dos 3 GiGA Router (Router Wi-Fi 5.0) que a NOS disponibiliza quais os destinados aos clientes FTTH?
De todos os routers qual o que tem melhor desempenho em FTTH?

O meu router é o Router Wi-fi que tenho desde 2015.
Na próxima renegociação de contrato pretendo mudar de router.
O que têm sido instalado é o 5.0 V3.
Mas agora saiu o novo 6.0, e será esse a ser instalado a partir de agora (para velocidades contratadas de 500Mbps ou 1Gbps)
 
O problema é que não se migram mais de 3 milhões de casas de HFC para FTTH de um momento para o outro. E, enquanto isso, a concorrência lança routers WiFi 6 em todo o lado e a NOS, se mantém este como o único AX que tem, nas zonas HFC não tem router para competir com a concorrência.
A NOS tem atualmente quanta percentagem de clientes em FTTH? 45-50%?
 
A NOS tem atualmente quanta percentagem de clientes em FTTH? 45-50%?

Tanto? Eu estou um pouco fora dos assuntos da NOS, por isso devo dizer um grande disparate, mas diria uns 15-20%.
Se não me falha a memória, no RC de 2020, divulgado há um mês, andava a bater nos 40% de penetração de FTTH na rede fixa. Atenção: refiro-me à cobertura e não ao nr de clientes.
 
Se não me falha a memória, no RC de 2020, divulgado há um mês, andava a bater nos 40% de penetração de FTTH na rede fixa. Atenção: refiro-me à cobertura e não ao nr de clientes.
Sim, fui verificar e no final de 2020 rondava os 40%. Este ano deve aumentar consideravelmente, tendo em conta a velocidade com que andam a fibrar, a juntar à partilha com a Vodafone.
 
A NOS tem atualmente quanta percentagem de clientes em FTTH? 45-50%?
Indo aos relatórios da ANACOM e fazendo a conta dá:

73% HFC
15% FTTH
12% 4G em packs Satélite

Depois a penetração (casas cobertas) é outra história:

60% HFC
29% FTTH
11% FTTH e HFC

Ou seja, têm 217 mil clientes FTTH em 1,9 milhões de casas cobertas com FTTH. É quase ninguém.
 
Última edição:
Ou seja, têm 217 mil clientes FTTH em 1,9 milhões de casas cobertas com FTTH. É quase ninguém.
Isto deve-se principalmente ao facto de terem chegado tarde com o FTTH, e agora a maioria das pessoas tem já contrato com outra operadora e “ouve falar mal da NOS” (culpa do HFC).
Mas pelo que parece têm conseguido aumentar este número, nem que não seja pelos clientes que tem apanhado à VDF quando esta se recusa a dar bons preços na renegociação (myself included).
 
Esta conversa está interessante e para não continuarmos em off-topic no tópico do router 6.0, movi para este tópico.
Indo aos relatórios da ANACOM e fazendo a conta dá:

73% HFC
15% FTTH
12% 4G em packs Satélite

Depois a penetração (casas cobertas) é outra história:

60% HFC
29% FTTH
11% FTTH e HFC

Ou seja, têm 217 mil clientes FTTH em 1,9 milhões de casas cobertas com FTTH. É quase ninguém.
Mesmo assim não sabia que havia tantas casas com FTTH, muito bem.
Isto deve-se principalmente ao facto de terem chegado tarde com o FTTH, e agora a maioria das pessoas tem já contrato com outra operadora e “ouve falar mal da NOS” (culpa do HFC).
Pois, infelizmente essa mentalidade ainda vai demorar muito tempo a mudar... eu confesso que também tive uma má experiência com HFC, mas com o investimento que tenho visto na NOS (nos vários serviços) acho que neste momento mais facilmente mudava para a NOS (FTTH, apenas), do que para a Vodafone.
 
Esta conversa está interessante e para não continuarmos em off-topic no tópico do router 6.0, movi para este tópico.

Mesmo assim não sabia que havia tantas casas com FTTH, muito bem.

Pois, infelizmente essa mentalidade ainda vai demorar muito tempo a mudar... eu confesso que também tive uma má experiência com HFC, mas com o investimento que tenho visto na NOS (nos vários serviços) acho que neste momento mais facilmente mudava para a NOS (FTTH, apenas), do que para a Vodafone.
Eu mudei de Vodafone para NOS FTTH. Não podia estar mais satisfeito :)
Bom serviço, ótimo preço, bom apoio ao cliente…
Se um dia quiseres mudar de operador (penso que tens MEO), aconselho a experimentares a NOS.
 
Esta conversa está interessante e para não continuarmos em off-topic no tópico do router 6.0, movi para este tópico.

Mesmo assim não sabia que havia tantas casas com FTTH, muito bem.

Pois, infelizmente essa mentalidade ainda vai demorar muito tempo a mudar... eu confesso que também tive uma má experiência com HFC, mas com o investimento que tenho visto na NOS (nos vários serviços) acho que neste momento mais facilmente mudava para a NOS (FTTH, apenas), do que para a Vodafone.
A NOS tem investido em limar as falhas que tem face à concorrência e, na generalidade, parece que vai conseguindo.
Para quem ainda acha que a NOS não passa da "operadora low cost de terceira" "perdida e sem rumo" que "já não sabe o que fazer", aconselho a darem uma vista de olhos na oferta empresarial (B2B) da NOS e digam-me lá onde está a operadora de terceira. Só a título de exemplo, a NOS é a primeira operadora, a nível ibérico, a incorporar nos seus datacenters a solução Outpost da AWS e foi eleita, pela Deutsche Telekom, como o "Zero Outage Suplier" da região da Europa do Sul.

Tem de acertar de uma vez com os firmwares dos routers (a escolha da Sagemcom para FTTH foi certeira), o investimento na rede móvel ainda tem de continuar, nomeadamente em capacidade; deviam ter mais atenção às ligações internacionais; a implementação do IPv6 em dual-stack já devia estar a acontecer. O ponto positivo ainda é que ultimamente eles até têm dado sinais de melhoria.
 
Não se equeçam também que ainda há muitas fidelizações em curso, nós aqui já temos FTTH há quase ou já mesmo há 1 ano, e ainda não há adesões, pensando que não isto também explica a aparente pouca adesão.
Correr com a Angolana também ajudou e bastante a limpar a imagem da empresa, a par de deixarem de torrar dinheiro no futebol.
Ainda há muito a fazer, mas parece estarem no bom caminho. Vamos ver como se porta este router novo.
 
Tanto? Eu estou um pouco fora dos assuntos da NOS, por isso devo dizer um grande disparate, mas diria uns 15-20%.
E não tem mais porque não quer. Na minha rua há fibra da DST para todos os operadores. E a NOS insiste e diz que não há, apesar do site deles dizer que há. As pessoas querem migrar do satélite NOS para a Fibra e não conseguem!!
 
E não tem mais porque não quer. Na minha rua há fibra da DST para todos os operadores. E a NOS insiste e diz que não há, apesar do site deles dizer que há. As pessoas querem migrar do satélite NOS para a Fibra e não conseguem!!
Tal e qual na minha rua. Tenho fibra optica de todos e não posso passar para fibra da NOS porque a NOS não o permite.
 
E não tem mais porque não quer. Na minha rua há fibra da DST para todos os operadores. E a NOS insiste e diz que não há, apesar do site deles dizer que há. As pessoas querem migrar do satélite NOS para a Fibra e não conseguem!!

Tens 2 portos para cada operador. Se já houver duas casas ligadas já não podes ter NOS

Tens cobertura mas não dá para ligar

DST tem esse problema
 
Tens 2 portos para cada operador. Se já houver duas casas ligadas já não podes ter NOS

Tens cobertura mas não dá para ligar

DST tem esse problema
Também já ouvi falar disso. A DST tem limites um pouco curtos. Parece que é mesmo feito para todas as operadoras terem que repartir os clientes entre si xD
 
Back
Topo