NOS - Tópico Oficial

6386008008.png


teste feito agora deu-me os 20 megas sinceramente não percebo

será que fazem isto para ver se não desisto de dar baixa do contrato ?

ou deve ter diminuído numero de utilizadores não ?
 
Última edição:
6386008008.png


teste feito agora deu-me os 20 megas sinceramente não percebo

será que fazem isto para ver se não desisto de dar baixa do contrato ?
Não. Depende da hora e dos outros utilizadores da rede. É natural que a velocidade vá subindo à medida que o número de utilizadores/recursos que utilizam da rede vai diminuindo.
 
Ei... 4G é uma coisa, HFC é outra. A maioria das zonas HFC do território continental de Portugal está longe desse cenário dantesco

Aqui é completamente diferente.....
Aqui a cobertura 4G nem é total, só várias zonas é que tem e em horário nobre tanto o serviço HFC e o 4G ficam incapazes de se utilizar...
 
Esse tipo de situação está farto de ser debatido aqui...

Tanto o 4G como o HFC da NOS a partir das 19h00 até por volta das 24h00 fica demencial...
Eu tinha um pacote de 100Mbps e todos os dias a hora do costume que relatei acima a velocidade do serviço baixava para os 10Mbps, e as vezes a internet nem funcionava, reportei imensas vezes e nada fizeram, cansei-me, chegou cá a fibra da MEO e mandei-os pastar!

O que fazes é o melhor caminho a seguir, porque a oferta de 6 meses em nada te vai resolver nem ajudar, porque irás continuar com esse tipo de velocidade sempre a mesma hora...

Ei... 4G é uma coisa, HFC é outra. A maioria das zonas HFC do território continental de Portugal está longe desse cenário dantesco

Aqui em Paranhos (maior freguesia da cidade do Porto) posso dizer-vos que é pior. É das 14h/2h. TS forte e feio, principalmente no upload, e lá para as 18/19h de facto também se sente mais no download (que é onde a maior parte dos clientes nota). Horror de serviço. Isto vindo de alguém que vinha da Clix Fibra foi um trauma profundo :D Nunca me vou esquecer da qualidade do HFC da NOS na minha zona.

Ainda hoje me pergunto como é que fui tão estúpido de passar de FTTH (Clix) para HFC (NOS) quando tinha FTTH da Vodafone e Meo no prédio. Confesso que fui iludido pelos "24.99€ com box" (oferta que fizerem aos clientes da clix) e na Vodafone e Meo ficava mais caro e as velocidades de internet nesse tempo não diferiam muito no papel. Mas na realidade a coisa é completamente diferente. Pings 15/20ms para a própria rede da NOS e uma ligação completamente limitada quase o dia todo. A ligação só funcionava como deve ser de madrugada e de manhã. De tarde e à noite? Esquece, aquilo era uma amostra de internet.

Para quem só usa a internet da NOS para speedtests, facebooks, etc. Não sente as limitações. Quem precisa de fazer um bom volume de transferências (download e upload) vê (depende da zona claro) que a ligação está limitada no horário da tarde/noite. De madrugada (2h) e de manhã (até 13/14h) é uma ligação completamente diferente.

Acredito que hajam boas zonas HFC e funcione o dia todo como a minha só funcionava de madrugada/manhã. Mas quem está numa zona má e precisa de utilizar a internet a sério é para esquecer (ou compra uma VPN e tenta driblar o TS).
 
Aqui em Paranhos (maior freguesia da cidade do Porto) posso dizer-vos que é pior. É das 14h/2h. TS forte e feio, principalmente no upload, e lá para as 18/19h de facto também se sente mais no download (que é onde a maior parte dos clientes nota). Horror de serviço. Isto vindo de alguém que vinha da Clix Fibra foi um trauma profundo :D Nunca me vou esquecer da qualidade do HFC da NOS na minha zona.

Ainda hoje me pergunto como é que fui tão estúpido de passar de FTTH (Clix) para HFC (NOS) quando tinha FTTH da Vodafone e Meo no prédio. Confesso que fui iludido pelos "24.99€ com box" (oferta que fizerem aos clientes da clix) e na Vodafone e Meo ficava mais caro e as velocidades de internet nesse tempo não diferiam muito no papel. Mas na realidade a coisa é completamente diferente. Pings 15/20ms para a própria rede da NOS e uma ligação completamente limitada quase o dia todo. A ligação só funcionava como deve ser de madrugada e de manhã. De tarde e à noite? Esquece, aquilo era uma amostra de internet.

Para quem só usa a internet da NOS para speedtests, facebooks, etc. Não sente as limitações. Quem precisa de fazer um bom volume de transferências (download e upload) vê (depende da zona claro) que a ligação está limitada no horário da tarde/noite. De madrugada (2h) e de manhã (até 13/14h) é uma ligação completamente diferente.

Acredito que hajam boas zonas HFC e funcione o dia todo como a minha só funcionava de madrugada/manhã. Mas quem está numa zona má e precisa de utilizar a internet a sério é para esquecer (ou compra uma VPN e tenta driblar o TS).

Pelo vistos não sou o único a reportar o mesmo.
O 4G na tua zona também é igual ao HFC?
 
Mas também não podemos comparar com os Açores. A NOS Comunicações controla mas nem sequer é dona da totalidade do capital da NOS Açores e da NOS Madeira.

Pertence tudo ao mesmo grupo.
Afinal de contas quando precisam de algo aqui vem tudo do continente!
Mas vendo bem 84% do capital da NOS Açores pertence a NOS Comunicações, logo controla parcialmente a empresa aqui.

Fonte: http://www.nos.pt/institucional/PT/a-nos/quem-somos/Paginas/grupo-nos.aspx
 
Exato. É controlada pela NOS, mas não tem a totalidade do capital acionista. A estruturação da rede é diferente e os relatos de problemas nas ilhas são maiores.
 
6385573304.png


Eis a internet fixa 4g da nos, teste feito agora serviço contratado 20/10

durante o dia tenho perto dos 10 megas as vezes chega aos 20 megas, mas a partir do fim da tarde e mesmo a noite as velocidades caem para os 2 a 3 megas

já liguei para a nos e disseram-me que é antena sobrecarregada e tenho o sinal no router 5 traços, fiz contrato dia 14, já me prepuseram um desconto de 50 % durante 6 meses mas não aceitei, segunda vou cancelar serviço, pois ainda estou dentro dos 14 dias para desistir, pois assumiram que o problema não iria ser resolvido, só sei que nos nunca mais

Eis o meu serviço contratado: 120 mbps.

https://ibb.co/kkZdhk
 
a nos tem a maioria de controle da nos madeira e Açores, são eles que mandam e dizem sim ou não, o resto dos accionistas que estão lá em minoria não têm qualquer poder ou poder de veto portanto não venham com conversas que "ah pois mas eles não têm a totalidade"
de qualquer maneira a NOS madeira este ultimo ano e meio tem estado bastante boa, sei que a nos açores é muito má
 
a nos tem a maioria de controle da nos madeira e Açores, são eles que mandam e dizem sim ou não, o resto dos accionistas que estão lá em minoria não têm qualquer poder ou poder de veto portanto não venham com conversas que "ah pois mas eles não têm a totalidade"
de qualquer maneira a NOS madeira este ultimo ano e meio tem estado bastante boa, sei que a nos açores é muito má
Mas serve para explicar que as empresas são geridas separadamente e os dados estatísticos inclusive tratados separadamente, ao contrário do que acontece com o MEO. A oferta comercial é diferente, rede fixa diferente e o sistema de prioridades diferente

Na NOS Madeira durante bastante tempo até foi esta a realidade da rede fixa https://forum.zwame.pt/threads/nos-madeira.862277/page-135#post-14463316
 
Última edição:
Cá por casa a Internet Fixa 4G tem sido mais ou menos constante desde que foi instalada, faz agora um ano, raramente baixando dos 30 Mbps. Mas desde há duas semanas que tem estado miserável, o que, face aos relatos neste fórum, nem sequer surpreende.
O que não entendo é o facto de, quer usando o speedtest.net, quer o netmede.pt, as velocidades reportadas nos testes desses sites apontarem invariavelmente para valores em torno dos 40 Mbps. Fazendo os testes de traffic shaping do netmede.pt, não são detetados quaisquer indícios. Mas, se usar o medvel, os valores de download não passam dos 3 Mbps. No youtube o cenário é ainda pior, pois a velocidade de ligação não passa dos 400 Kbps, quando até há duas semanas atrás chegava com facilidade aos 30 Mbps e às vezes até mais.
Direi mais uma vez que nem sequer estou surpreendido mas, conforme já referi também, o que me baralha é a incoerência entre a velocidade reportada pelo speedtest.net e pelo netmede.pt e a velocidade que experimento de facto, e que é a reportada pelo medvel e pelo youtube. E sem indícios de traffic shaping, segundo a anacom.
Estranho.
 
Sites como speedtest têm prioridade. Basicamente o speedtest só deve ser encarado como indicador máximo da velocidade disponibilizada. A velocidade real isso vê-se no dia a dia, nos downloads/uploads e aplicações que usam.

O site da Anacom também não testa o TS. Eles dizem que sim, mas o que eles fazem simplesmente é um teste http e outro bittorrent e comparam as velocidades. Ora se as velocidades estiverem baixas em ambos (leia-se não haver diferença) o site irá reportar que não tens TS. Mas pelas velocidades dá para veres que estás limitado seja por TS ou congestionamento da zona.
 
Mas o que eu esperava era que os testes da Anacom não me devolvessem resultados acima dos 30 Mbps. Sucede, porém, que é isso que acontece, quer no teste de download/upload, quer nos testes de traffic shaping, em que são reportados valores, tanto no youtube como em bittorrent, também acima dos 30 Mbps. Estes testes tambem terão prioridade, a exemplo do speedtest.net ?
 
Uma empresa como esta depende de todos os colaboradores para prestar um bom serviço.
Dos que projectam e controlam a rede aos que a monitorizam, aos que vendem e aos que dão apoio. Mesmo um serviço menos bom pode ser compensado por um bom apoio e a NOS já devia saber isso... *
Nesta luta de tecnologias em que por vezes parece que estamos a defender camisolas, se o produto não é o mais apetecido (HFC em relação à FTTH) ou não é o que melhores desempenhos tem conseguido 4G e mesmo 3G a NOS podia fazer um esforço e apurar o que tem de bom e manté-lo e defendé-lo. Uma parte importante está no apoio técnico, mas como cada vez mais são empresas terceirizadas que o fazem (e às vezes as mesmas para as várias operadoras) o foco tem que ser na elevação e exigência dessa qualidade a quem o presta e principalmente na melhoria do que existe e resolução dos bloqueios...
Quando o foco vai - pelo menos em valor aparentemente gasto - na captação/cativação de clientes pela publicidade de modo principal, estamos mal.
Aparentemente estas mexidas da rede NOS podem augurar algo diferente só espero é que não resulte só em mais ganância...

Já tive 4G quando foi lançado na Optimus, tendo abandonado pelos valores e pela fraca cobertura fora dos grandes centros urbanos.

Embora ainda tente usar pontualmente é realmente decepcionante que um serviço que é até uma opção de salvaguarda quando o cliente não tem acesso à rede HFC ou FTTH, seja tão descurado, apesar de não ser nada competitivo em termos económicos. Imagino para aqueles que dependem dele para acesso principal mesmo em locais centrais mas com muitos acessos concorrentes...

Foi lançado como uma coisa do outro mundo mas acaba por ser um patinho feio. Com que cara nos vão convencer depois que com o 5G é que é?

*até tenho boa imagem do apoio técnico que me foi fisicamente prestado... do outro já nem tanto
 
Mas o que eu esperava era que os testes da Anacom não me devolvessem resultados acima dos 30 Mbps. Sucede, porém, que é isso que acontece, quer no teste de download/upload, quer nos testes de traffic shaping, em que são reportados valores, tanto no youtube como em bittorrent, também acima dos 30 Mbps. Estes testes tambem terão prioridade, a exemplo do speedtest.net ?
E aqui? http://www.dslreports.com/speedtest
 
Mas o que eu esperava era que os testes da Anacom não me devolvessem resultados acima dos 30 Mbps. Sucede, porém, que é isso que acontece, quer no teste de download/upload, quer nos testes de traffic shaping, em que são reportados valores, tanto no youtube como em bittorrent, também acima dos 30 Mbps. Estes testes tambem terão prioridade, a exemplo do speedtest.net ?
Acho que não deve ser difícil imaginar que haja regras de QOS para esse site... digo eu...
 
Back
Topo