NOS - Tópico Oficial

Fui pedir informações ao Apoio ao Cliente para a mudança de pacote e disseram-me que nao iriam-me mudar o router, porque o HUB 3.0 suporta 1 gbps. Perguntei sobre o novo router e se iriam instalar, em vez do HUB 3.0 e repetiram-me a mesma conversa. É que para continuar a ter os mesmos problemas com o HUB 3.0, mais vale não por.

Não acham isto treta? Então porque é que fizeram o novo router, se não é para essa finalidade?
É para essa finalidade, a parte má é que o v4 ainda não está ao nível do v3 sequer, nem a aplicação está acabada... Ainda vai demorar até sair ao público...
 
Fui pedir informações ao Apoio ao Cliente para a mudança de pacote e disseram-me que nao iriam-me mudar o router, porque o HUB 3.0 suporta 1 gbps. Perguntei sobre o novo router e se iriam instalar, em vez do HUB 3.0 e repetiram-me a mesma conversa. É que para continuar a ter os mesmos problemas com o HUB 3.0, mais vale não por.

Não acham isto treta? Então porque é que fizeram o novo router, se não é para essa finalidade?
Q box tens a íris ou a uma?
 
21768186_1330103227118604_8079417032346698142_n.jpg


boas amigos! o que me aconselham a mudar aqui para ficar com a net mais estável e mais rápida?
O canal automático nem sempre funciona impecavelmente.
Aconselho a fazer download do medvel, por a transferir de um servidor rápido e ir mudando o canal até se atingir as melhores velocidades.
Com isso consegui melhorar de 45 para 60Mbps.
Desativar o WPS, colocar apenas WPA2 e é isso.
Não há milagres a fazer com isso...
 
Fui pedir informações ao Apoio ao Cliente para a mudança de pacote e disseram-me que nao iriam-me mudar o router, porque o HUB 3.0 suporta 1 gbps. Perguntei sobre o novo router e se iriam instalar, em vez do HUB 3.0 e repetiram-me a mesma conversa. É que para continuar a ter os mesmos problemas com o HUB 3.0, mais vale não por.

Não acham isto treta? Então porque é que fizeram o novo router, se não é para essa finalidade?

Um conselho.
Coloca o router em Bridge mode e compra um router em condições.
TP-LINK AC1200 ou outro parecido (comprei este por ser AC e ter portas Gigabit a pensar no futuro).
Nunca mais tive problemas, além de ter mais serviços...servidor FTP (o proprio router), OpenVPN (tambem o router)...
 
A malta que seja minimamente exigente com a NET, deverá adquirir um router próprio para poder deixar de estar presso a esse lixo de router que as operadores muitas vezes poe em casa.

Eu tenho um Asus AC1200G+ e não tenho problema nenhum com ele, velocidades garantidas até por wireless (claro que depende da distancia).

A unica recomendação que faço para a aquisição de um router é que tenha porta gigabit, para ficarem preparados para o futuro, mas tambem para não serem engandos. Isto porque aqueles routers mais baratos dizem que têm AC mas depois é impossível beneficiar do mesmo por que a conexão á NET está limitada por uma porta 100mbps
 
Eu não sou cliente NOS (já fui), mas os pacotes de 1 Gbps em FTTH são completamente ilusórios:

* que servers na Internet conseguem sacar a 1Gbps?
* um OLT serve, pelo menos, 64 clientes. A largura de banda de um OLT é 2.5Gbps down/1.25 Gbps up. Portanto, só 2.5 clientes é que conseguem sacar full 1 Gbps em simultaneo (num total de 64)

Os pacotes de 1Gbps são basicamente "dick waving" dos operadores.

O FTTH é melhor que HFC, mas não são estes pacotes de 1 Gbps que demonstram isso. É melhor para ofertas de alta velocidade simétrica (100/100 ou 200/200, por exemplo).

Para os operadores, rede FTTH é mais barata que rede HFC para greenfield (áreas sem nenhuma das redes instalada, em que tens de escolher entre uma ou outra tecnologia).
Para brownfield (áreas onde já existe HFC), com DC3.1 consegues competir melhor com Fibra, com menos investimento e mantendo a infrastrutura existente (muito mais caro trocar toda a rede para FTTH).

Resumindo:

 Network Evolution (CTTH)
o Copper/coax to the home has nearly 100% connects
o Leverage the existing drops twisted pair / coax o Fastest time to market / minimal impact to neighborhood
o Analysis shows the lowest cost solution
o Lowest enablement, success capital, & per subscriber cost

 Network Revolution (FTTH)
o Substantial overbuilding what exists
o Highest “upfront” enablement, success capital, per subscriber
o Total cost of ownership least understood
o Highest capacity solutions

Quem quiser ler sobre a coisa: https://www.arris.com/globalassets/...rris_comparingdocsisftth_whitepaper_final.pdf
 
@AtronAch isso está um bocado desatualizado. Basicamente estás-te a referir às velocidades da primeira norma da rede gpon. Hoje temos 10/40Gb e por aí fora.

Por exemplo: https://en.wikipedia.org/wiki/10G-PON

E pelo menos o Meo (as outras não sei) já anda a implementar a https://en.wikipedia.org/wiki/NG-PON2

Em relação ao uso que cada um ou que cada família/casa dá ao 1 Gbps já é pessoal. Normalmente algumas pessoas caem no erro de pensar que quem contrata este serviço é alguém solteiro que vive sozinho. Quando facilmente podem estar 4 a 5 pessoas numa casa a fazer utilização desta ligação. Basta um casal com 2 ou 3 filhos ou até viver em casa partilhada.

Quem contrata 1 Gbps é porque precisa da velocidade. Seja para reduzir tempos de espera seja pela partilha da banda larga. Há sempre uso ao contrário de que muitos pensam não é assim tão overkill. Haja é dinheiro e ISP que forneça o serviço em condições.
 
Eu não sou cliente NOS (já fui), mas os pacotes de 1 Gbps em FTTH são completamente ilusórios:

* que servers na Internet conseguem sacar a 1Gbps?

Quanto ao resto, não me vou prenunciar, mas que tens servidores na NET que aguentam 1 Gbps, isso tens. Um exemplo rápido e geral será os servidores Steam, onde consegues fazer download a uma velocidade de pelo menos 800 mbps. E depois existe a situação onde tens mais do que uma pessoa a utilizar a NET.

Tal como o @PWP disse e acrescentado "Haja é dinheiro e ISP que forneça o serviço em condições, que a malta consegue fazer uso disso sem problemas."
 
@AtronAch isso está um bocado desatualizado. Basicamente estás-te a referir às velocidades da primeira norma da rede gpon. Hoje temos 10/40Gb e por aí fora.

Por exemplo: https://en.wikipedia.org/wiki/10G-PON

E pelo menos o Meo (as outras não sei) já anda a implementar a https://en.wikipedia.org/wiki/NG-PON2

Em relação ao uso que cada um ou que cada família/casa dá ao 1 Gbps já é pessoal. Normalmente algumas pessoas caem no erro de pensar que quem contrata este serviço é alguém solteiro que vive sozinho. Quando facilmente podem estar 4 a 5 pessoas numa casa a fazer utilização desta ligação. Basta um casal com 2 ou 3 filhos ou até viver em casa partilhada.

Quem contrata 1 Gbps é porque precisa da velocidade. Seja para reduzir tempos de espera seja pela partilha da banda larga. Há sempre uso ao contrário de que muitos pensam não é assim tão overkill. Haja é dinheiro e ISP que forneça o serviço em condições.

Uma stream UHD são 25 Mbps. 1 Gbps é overkill para 95% das casas.

10-GPON ainda não é realidade nas nossas casas, tal como não é o DOCSIS 3.1. Portanto os 2.5Gbps da OLT irão ser a realidade durante muito tempo.
 
@AtronAch mas tens acesso ao background dos ISPs? Como é que podes dizer que uma norma de 2010 não é uma realidade nas nossas casas se o Meo já está a implementar NG-PON2 (40 Gbps)?

Em relação ao overkill esse é o pensamento errado. Pensar que sabemos o que os outros fazem com os serviços deles.
 
Já trabalhei nos 3 ISP's em Portugal, sim.

Tens aí a apresentação do novo router da Altice https://pplware.sapo.pt/eventos/meo-apresentacao-oficial-do-router-made-in-portugal/

Tens o roadmap deles. A unica coisa que têm ainda é uma demo de NG-PON2. O novo router não parece suportar (fariam publicidade se assim fosse).

Portanto irás ter um soft launch em greenfield, muito provavelmente, nos proximos anos. No entanto o dilema mantem-se, mesmo com 10G, conseguirás dar 1 Gbps a 10 clientes em simultaneo, longe dos 64 de cada OLT.

Resumindo, 1 Gbps é puro marketing (falando do segmento residencial).
 
Back
Topo