NOS - Tópico Oficial

Boas, o que acham dos dados desta ligação? Parece-me que o downstream está bom mas o upstream não tem a potência um bocado abaixo?

nos_valores_ligacao.jpg
 
... Parece-me que o downstream está bom mas o upstream não tem a potência um bocado abaixo?...
Relativamente aos valores que a maioria dos clientes teem, sim, normalmente esta acima...
Mas ter um valor baixo no upstream nao significa necessariamente maiores dificuldades.
Nunca investiguei este assunto mas sempre assumi que a potencia do sinal de upstream é automaticamente ajustada pelo cable modem de acordo com as condiçoes da rede. Ou seja, se o head-end onde o modem se regista se encontra relativamente perto e a rede de cabo que os interliga é de boa qualidade (baixa atenuaçao nas frequencias de upstream), o modem nao tem necessidade de emitir com potencias elevadas e ajusta-a para um valor suficiente que garanta o minimo de erros.
A introduçao de um splitter antes do cable modem tem como resultado menos potencia no downstream e um aumento da potencia de upstream, pois o modem tera maior dificuldade em fazer chegar a informaçao ao head-end.
Mas como disse antes, nunca li nada sobre o assunto, é apenas a percepçao de um curioso...
 
Última edição:
Informação interna que me chegou aos ouvidos:

A primeira zona HFC com DOCSIS 3.1 vai ser Aveiro.
As ofertas vão ser, em teoria, semelhantes aos pacotes 1 Gbps/200 Mbps da Vodafone e MEO.
 
Última edição:
Informação interna que me chegou aos ouvidos:

A primeira zona HFC com DOCSIS 3.1 vai ser Aveiro.
As ofertas vão ser, em teoria, semelhantes aos pacotes 1 Gbps/200 Mbps da Vodafone e MEO.

bem pode ser que chegue ao norte do distrito mais concretamente a são joão da madeira isso era top. Quando morava em aveiro a net da zon era uma vergonha, quando mudei para vodafone 100/100 lembro me que a diferença foi brutal
 
na apresentação resultados , toda a rede HFC ia ficar 3.1 no 1T2018

os 4,1 milhoes casas cobertas incluem 300 mil DST

mesmo em 2022 vai continuar haver zonas HFC , 1,32 milhoes.

nos.png
 
Última edição:
na apresentação resultados , toda a rede HFC ia ficar 3.1 no 1T2018

os 4,1 milhoes casas cobertas incluem 300 mil DST

mesmo em 2022 vai continuar haver zonas HFC , 1,32 milhoes.

nos.png

Engraçado que há coisa de um mês eles falavam em migrar 50% da rede HFC para DOCSIS 3.1 como meta 2018, agora já é 100%. Vamos ver qual das verdades se concretiza.
 
Que vantagens trás realmente este hfc docsis 3.1? Não deixa de ser hfc certo? Ou seja, irá continuar a haver zonas congestionadas (ou pontuais), ou com esta tecnologia já não irá acontecer isso?
 
Terão mais capacidade. Mas nada é ilimitado. Até mesmo em FTTH. Não há milagres. Se continuar haver excesso de clientes por zona os congestionamentos também vão continuar.

Estaremos aqui para ver o impacto do 3.1 na rede. Espero que seja para melhor para a NOS passar a ser uma alternativa a nível de internet, pois atualmente claramente não o é face VDF/Meo FTTH.
 
Que vantagens trás realmente este hfc docsis 3.1? Não deixa de ser hfc certo? Ou seja, irá continuar a haver zonas congestionadas (ou pontuais), ou com esta tecnologia já não irá acontecer isso?

Uma coisa é a tecnologia, outra é a aplicação da mesma, como falei no post um pouco atrás.

Sobre a tecnologia:
https://en.m.wikipedia.org/wiki/DOCSIS

Uma das alterações é que passas a ter duas "camadas" de portadoras, presumo eu que seja para criar uma espécie de redundância quando acontece erros incorrigíveis. Ainda tenho de ler mais sobre isso. Também se fala em melhor eficiência energética.

Para os clientes NOS:
Há a esperança que ao modernizar a rede à escala nacional que façam o que nunca fizeram até hoje, que é rever de uma ponta a outra a rede. Agora, pode aparecer o DOCSIS 90.8 que não é por isso que o trabalho que é da NOS é feito sozinho. Resta esperar...
 
Uma coisa é a tecnologia, outra é a aplicação da mesma, como falei no post um pouco atrás.

Sobre a tecnologia:
https://en.m.wikipedia.org/wiki/DOCSIS

Uma das alterações é que passas a ter duas "camadas" de portadoras, presumo eu que seja para criar uma espécie de redundância quando acontece erros incorrigíveis. Ainda tenho de ler mais sobre isso. Também se fala em melhor eficiência energética.

Para os clientes NOS:
Há a esperança que ao modernizar a rede à escala nacional que façam o que nunca fizeram até hoje, que é rever de uma ponta a outra a rede. Agora, pode aparecer o DOCSIS 90.8 que não é por isso que o trabalho que é da NOS é feito sozinho. Resta esperar...
Os último 5/6 anos foram passados a emagrecer as empresas (TV Cabo e Optimus/Clix), a fazer serviços mínimos aos clientes e a ganhar clientes ao Meo baseados no preço.
Agora que está estabilizado, lucros bons e boas remunerações aos accionistas podem pensar em melhorar o serviço a quem lhes paga os BMW.
Isso e porque já devem ter percebido que estão a ficar demasiado para trás em Net e móvel.
 
Os último 5/6 anos foram passados a emagrecer as empresas (TV Cabo e Optimus/Clix), a fazer serviços mínimos aos clientes e a ganhar clientes ao Meo baseados no preço.
Agora que está estabilizado, lucros bons e boas remunerações aos accionistas podem pensar em melhorar o serviço a quem lhes paga os BMW.
Isso e porque já devem ter percebido que estão a ficar demasiado para trás em Net e móvel.

Durante muito tempo a ZON fazia preços tabela, taco a taco com a MEO, a sua principal concorrente. O que a NOS têm escola é na retenção após ter rentabilizando o investimento, o que durante muito tempo a MEO não fazia porque tinha uma posição dominante, quem era seu cliente ou era aquele cliente que está fidelizado à empresa ou não tinha alternativa. Hoje, a realidade não é assim, daí que o mercado tenha algum dinamismo, para quem se souber mexer, porque o grosso modo, é pessoas que não sabem que não têm que seguir os preços tabela.
 
Durante muito tempo a ZON fazia preços tabela, taco a taco com a MEO, a sua principal concorrente. O que a NOS têm escola é na retenção após ter rentabilizando o investimento, o que durante muito tempo a MEO não fazia porque tinha uma posição dominante, quem era seu cliente ou era aquele cliente que está fidelizado à empresa ou não tinha alternativa. Hoje, a realidade não é assim, daí que o mercado tenha algum dinamismo, para quem se souber mexer, porque o grosso modo, é pessoas que não sabem que não têm que seguir os preços tabela.
A Optimus sempre foi muito boa nisso, por vezes até demais. Lá está filosofias muito diferentes que tiveram que ser juntar numa empresa e está a sair a mixordia que sabemos.
Mas tecnicamente está a ficar muito para trás e o preço está a ficar curto até porque a VDF também tem preços baixos na tv.
 
Essa mudança para docsis 3.1, quando for efectivada, é automática? Ou seja os clientes vão ter que fazer alguma coisa? Vai implicar alteração de tarifário?
Já agora, isso implica a substituição do router? Tenho o router 1, aquele alto com muitas luzinhas.
 
Essa mudança para docsis 3.1, quando for efectivada, é automática? Ou seja os clientes vão ter que fazer alguma coisa? Vai implicar alteração de tarifário?
Já agora, isso implica a substituição do router? Tenho o router 1, aquele alto com muitas luzinhas.

Ao migrar a rede para DOCSIS 3.1 há necessidade de actualizar o modem para usufruir das novas condições mas a tecnologia garante retrocompatibilidade se a NOS assim o desejar, ou seja a NOS pode mandar o número mínimo de portadoras de DOCSIS 3.0 para não ter de andar a correr a trocar equipamentos aos clientes.

Mas, como o espectro deve ser bem gerido, não deveriam de deixar muitas portadoras de DOCSIS 3.0 para garantir que entregam o melhor possível os pacotes 1gbps. É possível um modem 3.1 sincronizar portadoras 3.0.
 
Ao migrar a rede para DOCSIS 3.1 há necessidade de actualizar o modem para usufruir das novas condições mas a tecnologia garante retrocompatibilidade se a NOS assim o desejar, ou seja a NOS pode mandar o número mínimo de portadoras de DOCSIS 3.0 para não ter de andar a correr a trocar equipamentos aos clientes.

Mas, como o espectro deve ser bem gerido, não deveriam de deixar muitas portadoras de DOCSIS 3.0 para garantir que entregam o melhor possível os pacotes 1gbps. É possível um modem 3.1 sincronizar portadoras 3.0.

Será que vão aumentar o upload 120/100 200/100.

A NOS também poderia investir na melhoria do serviço móvel, que deixa muito a desejar.

cumps.
 
Back
Topo