NOS - Tópico Oficial

Nos últimos quatro meses de serviço (Íris 100) apercebi-me de uma degradação progressiva do serviço de televisão e de internet.

Liguei algumas vezes para a Apoio ao Cliente que apresentou sempre as soluções habituais, que só servem, na realidade, para despachar - ligue e desligue o equipamento, faça um teste de velocidade, vamos encaminhar o assunto para um departamento específico, blá, blá, blá. E tudo ficava na mesma.

Na prática, em vez de 120 mb de download tinha habitualmente valores entre os 70 e os 90 mb. A box, sem disco, arrastava-se e ficava lenta ao ponto de ser impossível de navegar nos menus.

Decidi agir de outra maneira.

Em duas semanas fiz, no livro de reclamações em loja e através do formulário de contacto da provedoria, dez reclamações. Primeiro reclamei da situação em si. Depois ligavam-me para dizer que ia ficar resolvido em 72 horas e que me contactavam até dia tal, às x horas. Como obviamente não me contactavam até ao dia e hora combinados, pumba, nova reclamação. E por aí fora. Por qualquer incumprimento, por mínimo que fosse, livro de reclamações e mensagem à provedoria. Dez vezes. Umas atrás das outras.

Este esforço foi reforçado com um pedido de códigos de desligamento.

Dez reclamações depois, enviaram um técnico cá a casa, que nada fez para além de trocar a box e verificar as ligações, que estavam bem.

Dois dias depois da visita do técnico, contactaram-me do departamento de fidelização. Disse-lhes que estava tudo na mesma, e que até à data limite de inserção dos códigos ia continuar a reclamar diariamente. Deixei também bem claro que ia deixar de ser cliente, desse por onde desse.

Um dia depois, e até à data, por obra e graça do Espírito Santo e sem mais nenhuma intervenção técnica, os valores de teste de velocidade da internet subiram para 120, 130 mb de download. A box voa - todas as funcionalidades e menus funcionam sem um soluço. E já lá vai mais de um mês.

Fica a minha experiência. Reclamem. Reclamem. Depois reclamem. E depois reclamem outra vez. Sem conversas nem discussões. É a única forma de pôr em sentido estas empresas e, consequentemente, de assegurar que usufruimos, de forma plena, dos serviços pelos quais pagamos.
 
pelo que dizes é por wifi, certo? Se sim, a tua zona/canal deve estar a ficar congestionada ao nível do wifi (não a é célula pois indicas que no PC - cabo - tens os 120). è normal que a essa hora existam mais pessoas em casa e por isso exista mais utilização do wifi. è tentares encontrar um canal que tenha pouca gente pendurada.

Não, é tudo por cabo , tenho a ps4 ao lado do meu pc e ligada ao router por cabo, agora nao sei se faz diferença estar na entrada 1 ou 2 no router, eu tenho a ps4 no 1 e o pc no 2 pq eu tinha ao contrario e estava uma porcaria na mesma, acho q nao tem a ver com isso.. o wifi funciona bem, estou no canal 6 e sozinho, sinal excelente, no meu iphone faço o speedtest e chego aos 70mb download , mas na ps4 é uma porcaria.. na sala tenho a xbox one e esta por cabo tambem mas por rede electrica, comprei aquelas tomadas p parede com cabo ethernet mas como nao jogo nada online la nao me queixo, a diferença foi a fazer download no forza a 30Mb por segundo, acho q na ps4 nunca tive nem metade lol
 
Não, é tudo por cabo , tenho a ps4 ao lado do meu pc e ligada ao router por cabo, agora nao sei se faz diferença estar na entrada 1 ou 2 no router, eu tenho a ps4 no 1 e o pc no 2 pq eu tinha ao contrario e estava uma porcaria na mesma, acho q nao tem a ver com isso.. o wifi funciona bem, estou no canal 6 e sozinho, sinal excelente, no meu iphone faço o speedtest e chego aos 70mb download , mas na ps4 é uma porcaria.. na sala tenho a xbox one e esta por cabo tambem mas por rede electrica, comprei aquelas tomadas p parede com cabo ethernet mas como nao jogo nada online la nao me queixo, a diferença foi a fazer download no forza a 30Mb por segundo, acho q na ps4 nunca tive nem metade lol

Experimenta activar no router o DMZ para o IP da PS4.
 
Não, é tudo por cabo , tenho a ps4 ao lado do meu pc e ligada ao router por cabo, agora nao sei se faz diferença estar na entrada 1 ou 2 no router, eu tenho a ps4 no 1 e o pc no 2 pq eu tinha ao contrario e estava uma porcaria na mesma, acho q nao tem a ver com isso.. o wifi funciona bem, estou no canal 6 e sozinho, sinal excelente, no meu iphone faço o speedtest e chego aos 70mb download , mas na ps4 é uma porcaria.. na sala tenho a xbox one e esta por cabo tambem mas por rede electrica, comprei aquelas tomadas p parede com cabo ethernet mas como nao jogo nada online la nao me queixo, a diferença foi a fazer download no forza a 30Mb por segundo, acho q na ps4 nunca tive nem metade lol
Pelos dados que foste colocando dá ideia de poder ser algo entre o router e a ps4 ou eventual problema na ligação ao site de origem.
Também uso powerline e como os meus dão tudo o que a rede tiver são meios incríveis para me certificar que existe net em condições ou não. Confio mais neles que no wifi do router...
Acho que já aconselharam mas eu revia o próprio router - um reset para configurações de fábrica pode dar trabalho mas às vezes faz milagres.
Experimentar com outro equipamento por rede no router também pode confirmar se o problema está nas portas de rede ou na configuração - ou até no cabo de rede usado...
 
Experimenta activar no router o DMZ para o IP da PS4.

um amigo meu informatico disse que isso é abrir as pernas a internet toda xD tou lixado c a NOS, é que nao ha fibra aqui na minha zona e estou a 10min de lisboa... ha zonas rurais com melhor internet do que aqui que vejo de um lado o palacio da pena e do outro o estadio da luz, é triste......
 
um amigo meu informatico disse que isso é abrir as pernas a internet toda xD tou lixado c a NOS, é que nao ha fibra aqui na minha zona e estou a 10min de lisboa... ha zonas rurais com melhor internet do que aqui que vejo de um lado o palacio da pena e do outro o estadio da luz, é triste......
Não critiques a provincia porque a culpa não está lá. Aí há dificuldades porque há muita gente a querer o mesmo... Por cá há outras dificuldades se calhar piores porque há pouca gente e portanto em votos pouco contamos logo as coisas andam a caracol...
É verdade que nalgumas coisas tem vantagens mas não diria que fosse na velocidade da internet. Tens aí tanta coisa que os outros por vezes nem sonham...
 
Não critiques a provincia porque a culpa não está lá. Aí há dificuldades porque há muita gente a querer o mesmo... Por cá há outras dificuldades se calhar piores porque há pouca gente e portanto em votos pouco contamos logo as coisas andam a caracol...
É verdade que nalgumas coisas tem vantagens mas não diria que fosse na velocidade da internet. Tens aí tanta coisa que os outros por vezes nem sonham...
Nao estou a criticar a provincia.. so estou a dizer que em 5km de distancia da cidade o serviço é horrivel, tanto vodafone e meo so ha em adsl.. vivo numa zona c muita gente, digo eu que talvez seria bom p operadoras investirem onde ha mt cliente..
 
Nao estou a criticar a provincia.. so estou a dizer que em 5km de distancia da cidade o serviço é horrivel, tanto vodafone e meo so ha em adsl.. vivo numa zona c muita gente, digo eu que talvez seria bom p operadoras investirem onde ha mt cliente..
Há zonas com bastante gente onde não investem. parece uma lotaria.
Posso dar-te um exemplo que conheço aqui: uma rua tem nos hfc (às moscas), fibra Vodafone e adsl da MEO; atravessas uma estrada nacional e na mesma cidade a rua que para lá converge terá eventualmente adsl de fraca qualidade da MEO porque o que vês nas varandas são antenas parabólicas daqueles que não acharam suficiente o forte TDT que os nossos queridos políticos nos ofereceram - e nos vai custando bons euros... Para terem o serviço equivalente pagam bem mais que os vizinhos com quem quase podem falar à varanda/janela (quando não passam as boas centenas de carros que por lá passam a toda a hora...
Este - e muitos outros locais - ainda há três anos quase só tinha um adsl muito mal conservado, onde a PT/MEO cobrava bom dinheiro até só pela linha telefónica. A instalação de cabo de que usufruo agora e que apesar de tudo nunca me deu problemas, só foi existe porque a certa altura houve umas empresas que desafiaram as "majors" e desataram a distribuir cobre nalgumas zonas (aqui foi a Pluricanal) onde as grandes não tinham interesse. E viva o velho, pois segundo leio há para aí muita terrinha que nem as opções que tinha há anos tem hoje.

Há dias quando fui ver quando a Pluricanal foi comprada pela ZON (re)li que uma das contrapartidas exigida para o regulador aceitar o negócio foi a criação pela empresa de uma cobertura satélite nacional, para compensar a concorrência que acabava - e estava a criá-la. Embora a NOS esteja a usufruir dos benefícios de ter o serviço satélite, também não se preocupou muito em colocá-lo mais parecido com o cabo como se vê noutros países atém nos serviços complementares da TDT local (interatividade, recursos integrados nas boxes e não só em paralelo, etc...) Mas cobra mais por ele

Agora voltando ao assunto diferenças: vê o caso do cartão NOS - aí tens acesso garantido a múltiplas opções para o utilizar, caso desejes; no interior tirando quem viver nalgumas cidades afortunadas ou perto, quem pode tirar partido dessa que será uma vantagem para todos os clientes? Mesmo nessas localidades a opção é sempre muito mais curta...
 
um amigo meu informatico disse que isso é abrir as pernas a internet toda xD tou lixado c a NOS, é que nao ha fibra aqui na minha zona e estou a 10min de lisboa... ha zonas rurais com melhor internet do que aqui que vejo de um lado o palacio da pena e do outro o estadio da luz, é triste......

Sim, mas apenas para a ligação da PS4, para os outro aparelhos continua tudo igual. Tens é que atribuir um ip estático à PS4.
 
Boa noite.

Eu desde há uns meses que basicamente não consigo um jogar FPS online no PC sem paragens que parecem de latência alta (shuttering constante), seja por wifi ou cabo. Mas quando fiz testes tinha a latência baixa e a velocidade em níveis muito próximos dos contratados. Pensei que o problema fosse meu, até porque houve uns update da microsoft que me fez a máquina ficar instável. Andei uns meses assim até que decidi experimentar jogar noutro local com o mesmo PC e sem qualquer problema. Depois voltei a testar em casa mas desta vez com o telemóvel a fazer de router, ligado ao 4g da vodafone e novamente sem problemas! Daí percebi que o problema teria de ser da NOS.
Antes de lhes telefonar lembrei-me que o battlefield 1 tem uns indicadores de estado da rede. Fui jogar online com o gráfico ligado e percebi o problema, PERDA de PACOTES!

Liguei então para a NOS, onde o suporte me começou a dar uma grande tanga a dizer que estava tudo bem e onde se predispuseram a testar a velocidade para eu ver que não havia qualquer problema, até que lhes disse que a velocidade e ping estavam bons, o problema era perda de pacotes. Fez-se silêncio do lado de lá...

Então o Sr. lá confirmou que a NOS estava a intervir na minha zona (Amadora) desde Fevereiro e que só iam terminar a 31/Maio (4 meses). Não me quiseram fazer nenhum crédito porque alegam que o serviço continua a ser prestado (já reclamei ao provedor onde me deram a mesma resposta). Continuo a alegar que a qualidade do serviço não está presente mas eles não querem saber.

Perante isto, sabem o que posso fazer mais? Reclamação deco/anacom serve de alguma coisa?
Eu não preciso do crédito, quero é o problema solucionado e já lhes disse para instalarem temporariamente um router 4g, mas não acederam...
 
Boa noite.

Eu desde há uns meses que basicamente não consigo um jogar FPS online no PC sem paragens que parecem de latência alta (shuttering constante), seja por wifi ou cabo. Mas quando fiz testes tinha a latência baixa e a velocidade em níveis muito próximos dos contratados. Pensei que o problema fosse meu, até porque houve uns update da microsoft que me fez a máquina ficar instável. Andei uns meses assim até que decidi experimentar jogar noutro local com o mesmo PC e sem qualquer problema. Depois voltei a testar em casa mas desta vez com o telemóvel a fazer de router, ligado ao 4g da vodafone e novamente sem problemas! Daí percebi que o problema teria de ser da NOS.
Antes de lhes telefonar lembrei-me que o battlefield 1 tem uns indicadores de estado da rede. Fui jogar online com o gráfico ligado e percebi o problema, PERDA de PACOTES!

Liguei então para a NOS, onde o suporte me começou a dar uma grande tanga a dizer que estava tudo bem e onde se predispuseram a testar a velocidade para eu ver que não havia qualquer problema, até que lhes disse que a velocidade e ping estavam bons, o problema era perda de pacotes. Fez-se silêncio do lado de lá...

Então o Sr. lá confirmou que a NOS estava a intervir na minha zona (Amadora) desde Fevereiro e que só iam terminar a 31/Maio (4 meses). Não me quiseram fazer nenhum crédito porque alegam que o serviço continua a ser prestado (já reclamei ao provedor onde me deram a mesma resposta). Continuo a alegar que a qualidade do serviço não está presente mas eles não querem saber.

Perante isto, sabem o que posso fazer mais? Reclamação deco/anacom serve de alguma coisa?
Eu não preciso do crédito, quero é o problema solucionado e já lhes disse para instalarem temporariamente um router 4g, mas não acederam...

O meu problema é semelhante e não estou longe (Benfica). As velocidades até estão boas mas naquele horario da hora jantar por vezes não consigo sequer ver streams em hd, a grande diferença é que após pedir os códigos propuseram-me logo não pagar internet até a data que planeiam ter a situação completamente resolvida (agosto) oferecendo créditos. Não tenho grande esperança que resolvam alguma coisa mas vai dando para aguentar enquanto analiso as ofertas da competência.
 
O meu problema é semelhante e não estou longe (Benfica). As velocidades até estão boas mas naquele horario da hora jantar por vezes não consigo sequer ver streams em hd, a grande diferença é que após pedir os códigos propuseram-me logo não pagar internet até a data que planeiam ter a situação completamente resolvida (agosto) oferecendo créditos. Não tenho grande esperança que resolvam alguma coisa mas vai dando para aguentar enquanto analiso as ofertas da competência.

Eu também sou de Benfica e tenho problemas semelhantes, nomeadamente Lag e packet loss nas horas de ponta.

No entanto tenho verificado várias intervenções da NOS na zona, nomeadamente substituição de armários e revisão das ligações. Talvez haja esperança para que em Agosto o problema seja resolvido.
 
Última edição:
Um pouquinho off deixo uma curiosidade com valor mais que relativo...

A ANACOM sabe mais que eu sobre a tecnologia usada pela NOS na minha zona, ou enganou-se, ups...
com.escolha o seu tarifário
968970e0-e37a-4e2a-b3c9-42a2b8e8a5cd.png
 
Um pouquinho off deixo uma curiosidade com valor mais que relativo...

A ANACOM sabe mais que eu sobre a tecnologia usada pela NOS na minha zona, ou enganou-se, ups...
com.escolha o seu tarifário
968970e0-e37a-4e2a-b3c9-42a2b8e8a5cd.png
A ANACOM fez aquilo que à uns anos a ZON fazia que era chamar cabo quando contratado velocidade até 24Mb se não estou em erro, e mais que isso chamavam fibra sendo que era o HFC.

Na minha opinião isso deveria ter continuado e adaptado para separar o cabo (HFC) da fibra (FTTH)
 
A ANACOM fez aquilo que à uns anos a ZON fazia que era chamar cabo quando contratado velocidade até 24Mb se não estou em erro, e mais que isso chamavam fibra sendo que era o HFC.

Na minha opinião isso deveria ter continuado e adaptado para separar o cabo (HFC) da fibra (FTTH)
Não, isto pode ser erro mesmo porque, como realço na imagem, o pacote sem tv está identificado na tecnologia correta.
Quando fiz a 1a pesquisa só me aparecia na NOS FTTH/FTTB...
Não faço ideia há quanto tempo isto está assim, mas também pode ser causado por haver duas tecnologias na NOS (HFC e FTTH) em alguns locais e acabar por não ser descriminado por zona.

Mas atendendo à entidade que é que está dependente da informação do isp como se refere no site, pode haver alguma informação mal articulada entre os dois - esperança minha - em que a NOS informasse das futuras possibilidades de mudança e aparecesse o erro de interpretação. Pressupondo que a NOS tem de informar o regulador do que anda a fazer.

Mas isto é especulação minha pois se não o referir ainda me acusam de andar a enganar os outros...

Claro que pesa aqui a minha expectativa para que haja novas opções embora não vá alinhar em altos voos - mas opções tem redundado em melhores condições pelo menos para mim.

Refinando a pesquisa e pelo menos em dois locais - não é científico mas para ser ao menos correto surgem dados curiosos apontando a possibilidade de tecnologias paralelas.
Um lapso admito* mas acho muita areia. Pode ser que seja por ter uma camioneta pequena...
*por exemplo o upload do NOS Cinema cabo em 8 já era... penso eu

5d3e7dc5-7bef-402d-b966-0fdc2c908c7f.png

Peço compreensão por alterar depois de verem mas não quero duplicar posts
 
Última edição:
Não, isto pode ser erro mesmo porque, como realço na imagem, o pacote sem tv está identificado na tecnologia correta.
Quando fiz a 1a pesquisa só me aparecia na NOS FTTH/FTTB...
Não faço ideia há quanto tempo isto está assim, mas também pode ser causado por haver duas tecnologias na NOS (HFC e FTTH) em alguns locais e acabar por não ser descriminado por zona.

Mas atendendo à entidade que é que está dependente da informação do isp como se refere no site, pode haver alguma informação mal articulada entre os dois - esperança minha - em que a NOS informasse das futuras possibilidades de mudança e aparecesse o erro de interpretação. Pressupondo que a NOS tem de informar o regulador do que anda a fazer.

Mas isto é especulação minha pois se não o referir ainda me acusam de andar a enganar os outros...

Claro que pesa aqui a minha expectativa para que haja novas opções embora não vá alinhar em altos voos - mas opções tem redundado em melhores condições pelo menos para mim.

Refinando a pesquisa e pelo menos em dois locais - não é científico mas para ser ao menos correto surgem dados curiosos apontando a possibilidade de tecnologias paralelas.
Um lapso admito* mas acho muita areia. Pode ser que seja por ter uma camioneta pequena...
*por exemplo o upload do NOS Cinema cabo em 8 já era... penso eu

5d3e7dc5-7bef-402d-b966-0fdc2c908c7f.png

Peço compreensão por alterar depois de verem mas não quero duplicar posts
Fui testar e, apesar de ter HFC, aparece-me tudo como fibra. No prédio tenho fibra meo e vodafone. Pode ser já o resultado da parceira com a vodafone? duvido tanto mais que aparece FTTH/FTTB. Cá para mim o FTTB que eles ali têm é mais até á caixa da rua... Mas o simulador paraece ter erros no meu código postal aparece a nowo mas no site da operadora não aparece a minha morada.
 
Fui testar e, apesar de ter HFC, aparece-me tudo como fibra. No prédio tenho fibra meo e vodafone. Pode ser já o resultado da parceira com a vodafone? duvido tanto mais que aparece FTTH/FTTB. Cá para mim o FTTB que eles ali têm é mais até á caixa da rua... Mas o simulador paraece ter erros no meu código postal aparece a nowo mas no site da operadora não aparece a minha morada.
Aqui na minha zona também aparece nowo e eu não tenho aqui disponível, mas já tenho numa freguesia desta localidade (verifiquei cobertura no site da nowo)
FTTB é o HFC.
 
Boas,
estive aqui a actualizar-me das novidades ao ler este tópico (NOS irá apresentar pacotes baseados DOCSIS 3.1) e este tópico (Nos ira iniciar migração Clientes HFC para FTTH) e já vi que vai para aqui um confusão com os planos da NOS.

Parece que os pacotes DOCSIS 3.1 não deveram chegar tão cedo. Até porque com certeza ainda deveram fazer uns testes piloto com o novo router que suporta este norma. O que me faz confusão é o Router 4.0 que teve mais de um ano em fase piloto e ainda está cheio de bugs (sempre que actualizam o router fico sem todas as configurações e o telefone fixo está constantemente a ter problemas ), por isso posso apenas imaginar a m**** de router DOCSIS 3.1 que a NOS vai pôr nos clientes :coolshad:

Nem sei porque se deram ao trabalho de desenvolver um router 4.0 ainda baseado na tecnologia DOCSIS 3.0. Foi para combater as velocidades WI-Fi oferecidas pelos outros operadores !?? (É que mesmo assim chegaram bastante atrasados á corrida do WiFi AC)

Depois agora a novidade de que em Setembro vão começar a migrar os clientes HFC para FTTH ! Mas está tudo doido !! :biglaugh:

Não percebo a lógica de supostamente terem toda a rede HFC preparada para o DOCSIS 3.1 no final do 1T / 2018, para passados uns meses começarem a fazer migração para FTTH, parece-me um gasto absurdo de dinheiro ...

Depois esta questão a ser verdade deixa algumas questões, será que vão realizar isto com expansão da fibra deles ou através da partilha com a VDF !? Suponho que no caso da segunda hipótese zonas como a minha estejam excluídas visto que tenho VDF FTTH por meio da partilha com da fibra da MEO.


Enfim estava com algum hipe no DOCSIS 3.1 e o upload de 100 mbps, mas já vi que a NOS não se mexe a uma ritmo decente. Aida tenho um ano de fidelização mas quando acabar já vi que vou ter de me virar para a VDF ou MEO
 
Última edição:
Back
Topo