NOS - Tópico Oficial

SMOL25

Power Member
Caro SMOL25

Penso que ele se estava a referir ao NOS-Wifi-fon, que é um forma gratuita de aceder à net para clientes com a Net fixa em casa.

A MEO também tem algo similar!!!!
Repara se quando fazes a pesquisa de redes em casa por wifi, não te aparece nada com aquele nome.

Quanto há tua área de cliente, já a criaste ?

Cumprimentos
Já criei sim. Não é grave.
 

Jocazeze

Power Member
Aproveito para pedir a quem é mais letrado nestas tecnologias e nos valores de referência das boxes.

Ando desde há um mês com problemas de sincronismo numa das boxes. Antes nada disso acontecia. Já cá vieram 3 técnicos e a coisa cada vez está pior, agora para além de vez em quando não ter acesso ás gravações e ao recuar no tempo também há canais que desaparecem da box (11 a 15), o que é engraçado é que os primeiros sintomas de problemas foi o desaparecimento desses mesmos canais mas via RF.

Assim pergunto quais os valores entre o quais devem estar os parâmetros da box. neste momento está a funcionar bem e tenho:

Upstream TX 54,0 dBmV
Downstream SNR 37,6 dB
Downstream RX -7,6 dBmV

Quais os intervalos que devo ter para ter um sinal de qualidade. Vejo grande variação nos 2 últimos sendo que o último parâmetro pode ir de -9 até 9, e ainda não consegui perceber o que é um sinal estável.

Agradeço as vossas "lições" e sugestões de literatura!!!

Obrigado
 

dxn

Power Member
Aproveito para pedir a quem é mais letrado nestas tecnologias e nos valores de referência das boxes.

Ando desde há um mês com problemas de sincronismo numa das boxes. Antes nada disso acontecia. Já cá vieram 3 técnicos e a coisa cada vez está pior, agora para além de vez em quando não ter acesso ás gravações e ao recuar no tempo também há canais que desaparecem da box (11 a 15), o que é engraçado é que os primeiros sintomas de problemas foi o desaparecimento desses mesmos canais mas via RF.

Assim pergunto quais os valores entre o quais devem estar os parâmetros da box. neste momento está a funcionar bem e tenho:

Upstream TX 54,0 dBmV
Downstream SNR 37,6 dB
Downstream RX -7,6 dBmV

Quais os intervalos que devo ter para ter um sinal de qualidade. Vejo grande variação nos 2 últimos sendo que o último parâmetro pode ir de -9 até 9, e ainda não consegui perceber o que é um sinal estável.

Agradeço as vossas "lições" e sugestões de literatura!!!

Obrigado

Acho que tens ai mau sinal.
Eu tenho na UMA no upstream TX 44db (por vezes 48), dowstream SNR 38db e no RX entre 0 e 2 db e funciona muito bem sem qualquer quebra.

Esse - 7,6 db é mau.
 

dxn

Power Member
Caro dnx

O problema é que consigo subir esse valor para próximo de 0, mas aí os outros passam a metade!!!!

Poes balizar me o que será um bom sinal ?

Só posso comparar com a minha box em que o sinal é bom e nao tem quase variação nenhuma

upstream TX 44db, dowstream SNR 38db e no RX 0 na minha está quase sempre assim sem grandes variações no maximo varia entre 1 a 2 dbs e a box funciona lindamente, por isso considero que o sinal é bom.
 

pedrolte

Power Member
antes de andar a mexer é ver que sinal entra dentro de casa.... se ele já vem mau, vai andar de mau a pior

Com esses sinais é normal elas perderem sincronismo e os serviços todos que precisem internet
 

Jocazeze

Power Member
Caro Pedrolte

Tens toda a razão, mas eu não tenho equipamento para fazer essa leitura. Infelizmente amanhã será o 4 técnico nas últimas 3 semanas. Nenhum deles esteve essa preocupação de fazer a leitura na entrada de casa. Um deles disse me que havia várias queixas e sinais de mau sinal no poste, mas depois nada reportou para a Empresa, e como agora estes técnicos que vem a casa não estão autorizados a mexer no poste, quem se lixa é o cliente!!!!

Estou farto de fazer pesquisas para tentar ler alguma coisa que me informe dos parâmetros da BOX, mas nada.

A box que refiro não esta a sofrer a amplificação que as outras duas têm,.... Foi um destes técnicos que retirou a ligação ao amplificador. Poderá ser disso ? Ontem estive 3 horas a testar, ligar de diversas maneiras, desligar a box, reiniciar, mas não cheguei a conclusão nenhuma!!!!
Ou melhor conclui que não entendo nada disso!!!!

Obrigado
 

dxn

Power Member
Caro Pedrolte

Tens toda a razão, mas eu não tenho equipamento para fazer essa leitura. Infelizmente amanhã será o 4 técnico nas últimas 3 semanas. Nenhum deles esteve essa preocupação de fazer a leitura na entrada de casa. Um deles disse me que havia várias queixas e sinais de mau sinal no poste, mas depois nada reportou para a Empresa, e como agora estes técnicos que vem a casa não estão autorizados a mexer no poste, quem se lixa é o cliente!!!!

Estou farto de fazer pesquisas para tentar ler alguma coisa que me informe dos parâmetros da BOX, mas nada.

A box que refiro não esta a sofrer a amplificação que as outras duas têm,.... Foi um destes técnicos que retirou a ligação ao amplificador. Poderá ser disso ? Ontem estive 3 horas a testar, ligar de diversas maneiras, desligar a box, reiniciar, mas não cheguei a conclusão nenhuma!!!!
Ou melhor conclui que não entendo nada disso!!!!

Obrigado

Para medirem o sinal no exterior tem de ser uma equipa do exterior, que não são os mesmos que fazem as instalações em casa. Mas isso compete ao técnico ao verificar que o sinal está mau no interior pedir uma intervenção para medirem o sinal no poste.
Mas se referes que retiraram a ligação ao amplificador nessa box, já ligas-te a box nas outras entradas onde estão as outras boxes com amplificação para verificar se o problema se mantem?
 

SMOL25

Power Member
Eu de momento estou satisfeito. Esperar que se mantenha assim os 2 anos e depois renegociar. Mas estou em zona FTTH o que me parece fazer bastante diferença.
 

Jocazeze

Power Member
Caro troner
Como referi aqui sou um mero utilizador e que apenas tem os conhecimentos do utilizador, o que por vezes já não é mau!!!!

O que significa BER ? Será um dos sinal que me aparece na box, e que nalguns casos até é negativo (downstream TX) ?
Ou é outa coisa, que só com os aparelhos deles se pode ver testar !!!!
Gostaria de entender mais, por isso estou disponível para ler, pesquisar e perguntar. A este tipo de perguntas os técnicos nada respondem!!!
 

SMOL25

Power Member
Caro Smol25

E o problema da net, já está resolvido ? Descobriram qual era o problema ?
Apanhei alguém bastante atencioso no apoio técnico. Sinais ópticos estavam bons não tinha motivos para não obter velocidades contratada. Não sei ao certo o que fez mas penso ter sido novo software no router pois passei a ter as famosas duas redes de Wi-Fi que não tinha por exemplo.

Em wi fi consigo ter 300de download. Óptimo.
 
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