1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Fiquem em casa.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

NOS - Tópico Oficial

Discussão em 'NOS' iniciada por mribeiro, 20 de Maio de 2014. (Respostas: 18516; Visualizações: 1458358)

1. SMOL25

SMOL25 Power Member

Já criei sim. Não é grave.

2. Jocazeze

Jocazeze Power Member

Pode ser lento, mas por vezes dá jeito, nem que seja para ver se há novos emails.

3. Jocazeze

Jocazeze Power Member

Aproveito para pedir a quem é mais letrado nestas tecnologias e nos valores de referência das boxes.

Ando desde há um mês com problemas de sincronismo numa das boxes. Antes nada disso acontecia. Já cá vieram 3 técnicos e a coisa cada vez está pior, agora para além de vez em quando não ter acesso ás gravações e ao recuar no tempo também há canais que desaparecem da box (11 a 15), o que é engraçado é que os primeiros sintomas de problemas foi o desaparecimento desses mesmos canais mas via RF.

Assim pergunto quais os valores entre o quais devem estar os parâmetros da box. neste momento está a funcionar bem e tenho:

Upstream TX 54,0 dBmV
    Downstream SNR 37,6 dB
    Downstream RX -7,6 dBmV

Quais os intervalos que devo ter para ter um sinal de qualidade. Vejo grande variação nos 2 últimos sendo que o último parâmetro pode ir de -9 até 9, e ainda não consegui perceber o que é um sinal estável.

Agradeço as vossas "lições" e sugestões de literatura!!!

Obrigado

4. dxn

dxn Suspenso

Acho que tens ai mau sinal.
    Eu tenho na UMA no upstream TX 44db (por vezes 48), dowstream SNR 38db e no RX entre 0 e 2 db e funciona muito bem sem qualquer quebra.

Esse - 7,6 db é mau.

5. Jocazeze

Jocazeze Power Member

Caro dnx

O problema é que consigo subir esse valor para próximo de 0, mas aí os outros passam a metade!!!!

Poes balizar me o que será um bom sinal ?

6. dxn

dxn Suspenso

Só posso comparar com a minha box em que o sinal é bom e nao tem quase variação nenhuma

upstream TX 44db, dowstream SNR 38db e no RX 0 na minha está quase sempre assim sem grandes variações no maximo varia entre 1 a 2 dbs e a box funciona lindamente, por isso considero que o sinal é bom.

7. pedrolte

pedrolte Power Member

antes de andar a mexer é ver que sinal entra dentro de casa.... se ele já vem mau, vai andar de mau a pior

Com esses sinais é normal elas perderem sincronismo e os serviços todos que precisem internet

8. Jocazeze

Jocazeze Power Member

Caro Pedrolte

Tens toda a razão, mas eu não tenho equipamento para fazer essa leitura. Infelizmente amanhã será o 4 técnico nas últimas 3 semanas. Nenhum deles esteve essa preocupação de fazer a leitura na entrada de casa. Um deles disse me que havia várias queixas e sinais de mau sinal no poste, mas depois nada reportou para a Empresa, e como agora estes técnicos que vem a casa não estão autorizados a mexer no poste, quem se lixa é o cliente!!!!

Estou farto de fazer pesquisas para tentar ler alguma coisa que me informe dos parâmetros da BOX, mas nada.

A box que refiro não esta a sofrer a amplificação que as outras duas têm,.... Foi um destes técnicos que retirou a ligação ao amplificador. Poderá ser disso ? Ontem estive 3 horas a testar, ligar de diversas maneiras, desligar a box, reiniciar, mas não cheguei a conclusão nenhuma!!!!
    Ou melhor conclui que não entendo nada disso!!!!

Obrigado

9. troner

troner Power Member

mas se entrares na área de cliente já consegues? se conseguires acho que vais ter que ligar para lá para tratarem disso :/

10. dxn

dxn Suspenso

Para medirem o sinal no exterior tem de ser uma equipa do exterior, que não são os mesmos que fazem as instalações em casa. Mas isso compete ao técnico ao verificar que o sinal está mau no interior pedir uma intervenção para medirem o sinal no poste.
    Mas se referes que retiraram a ligação ao amplificador nessa box, já ligas-te a box nas outras entradas onde estão as outras boxes com amplificação para verificar se o problema se mantem?

11. troner

troner Power Member

No apoio so é verificado o BER. Precisa ser 0 ou entre 6 e 9.

12. SMOL25

SMOL25 Power Member

Eu de momento estou satisfeito. Esperar que se mantenha assim os 2 anos e depois renegociar. Mas estou em zona FTTH o que me parece fazer bastante diferença.

13. Jocazeze

Jocazeze Power Member

Caro troner
    Como referi aqui sou um mero utilizador e que apenas tem os conhecimentos do utilizador, o que por vezes já não é mau!!!!

O que significa BER ? Será um dos sinal que me aparece na box, e que nalguns casos até é negativo (downstream TX) ?
    Ou é outa coisa, que só com os aparelhos deles se pode ver testar !!!!
    Gostaria de entender mais, por isso estou disponível para ler, pesquisar e perguntar. A este tipo de perguntas os técnicos nada respondem!!!

14. Meotuga

Meotuga Power Member

Claro que faz.

15. SMOL25

SMOL25 Power Member

Pelo que vejo zonas hfc é que dão "mais" problemas.

16. Meotuga

Meotuga Power Member

sim

Eu estou numa delas...mas tb não sou cliente da NOS

17. Jocazeze

Jocazeze Power Member

Caro Smol25

E o problema da net, já está resolvido ? Descobriram qual era o problema ?

18. SMOL25

SMOL25 Power Member

Apanhei alguém bastante atencioso no apoio técnico. Sinais ópticos estavam bons não tinha motivos para não obter velocidades contratada. Não sei ao certo o que fez mas penso ter sido novo software no router pois passei a ter as famosas duas redes de Wi-Fi que não tinha por exemplo.

Em wi fi consigo ter 300de download. Óptimo.

Última edição: 13 de Novembro de 2019
  19. tomas_loeps

tomas_loeps Power Member

Outro satisfeito aqui... Era só o GiGA router estar disponível em FTTH e estava óptimo...

20. Faked

Faked I fold therefore I AM

A trovoada de ontem à noite fritou a box. Vinda do técnico agendada para hoje, não me posso queixar.