NOS - Tópico Oficial

Boa noite
Não sei se me poderiam ajudar com este probelma técnico ou já aconteceu a alguém...
Na sequencia de a minha adesão ao Pacote da UMA vieram a casa me colocar a nova BOX da UMA e substituir a Iris pela Powerbox, mas a Tv onde estava a Powerbox é muito antiga e agora não funciona com a Iris...
Será probelma da Box ou da TV??
Alguma ideia/sugestão???
@anabelam
Sem mais dados é dificil ajudar: que tipo de ligações tem a tv ou qual a marca e modelo para tentarmos despistar...
Com alguns dados pode ser que alguém encontre um manual ou tenha uma e saiba.
Pode ser a tv não ser compatível, mas se a powerbox estava ligada por rca ou scart talvez seja só a IRIS configurada com uma resolução que a tv não sabe identificar e talvez baste ligá-la a antiga tv por hdmi ou scart e alterar a resolução na configuração técnica da IRIS para uma mais genérica que as tvs reconheçam. Até apostava mais nisto pois acontece por vezes embora a IRIS seja mais compatível com qualquer tv do que a UMA.
 
Obrigado desde já pela resposta e pela ajuda prestada...

A marca da TV é uma Sony KV - M1400 E e é muito antigo, nem sei se já se encontrará manual na Net para isto...

Vou mostrar aqui ao homem da casa ;-), esta tua resposta a ver se ele se organiza com a coisa mas de qualquer das maneiras fica aqui o modelo da TV, tal como solicitaste...



@anabelam
Sem mais dados é dificil ajudar: que tipo de ligações tem a tv ou qual a marca e modelo para tentarmos despistar...
Com alguns dados pode ser que alguém encontre um manual ou tenha uma e saiba.
Pode ser a tv não ser compatível, mas se a powerbox estava ligada por rca ou scart talvez seja só a IRIS configurada com uma resolução que a tv não sabe identificar e talvez baste ligá-la a antiga tv por hdmi ou scart e alterar a resolução na configuração técnica da IRIS para uma mais genérica que as tvs reconheçam. Até apostava mais nisto pois acontece por vezes embora a IRIS seja mais compatível com qualquer tv do que a UMA.
 
Obrigado desde já pela resposta e pela ajuda prestada...

A marca da TV é uma Sony KV - M1400 E e é muito antigo, nem sei se já se encontrará manual na Net para isto...

Vou mostrar aqui ao homem da casa ;-), esta tua resposta a ver se ele se organiza com a coisa mas de qualquer das maneiras fica aqui o modelo da TV, tal como solicitaste...
Não é fácil mas encontra-se sempre algo
https://www.manualslib.com/manual/1647262/Sony-Trinitron-Kv-M1421d.html?page=2#manual
No caso não foi exatamente desse modelo mas julgo que será uma variante. Lembro-me dessas tvs e julgo que também essa terá a tal tomada scart que permitirá a ligação pelo que deve ser mesmo a questão que referi - encontrar um modo de transmissão por scart na IRIS que permita a visualização na tv (terás que o fazer noutra para não o fazeres às escuras)
Captura-de-ecr-de-2020-07-07-17-52-43.png
 
Malta tirem me uma dúvida por favor.

Tinha a box ligada a uma tomada de sinal (não alimentação), mas agora tive que mudar a box de sitio e ligar a outra tomada. Mas a box nunca consegue apanhar sinal. Isto é suposto? Todas as outras TVs noutras divisões da casa apanham canais analógicos e digitais.
 
Malta tirem me uma dúvida por favor.

Tinha a box ligada a uma tomada de sinal (não alimentação), mas agora tive que mudar a box de sitio e ligar a outra tomada. Mas a box nunca consegue apanhar sinal. Isto é suposto? Todas as outras TVs noutras divisões da casa apanham canais analógicos e digitais.
@wowmiguelfcp
As tomadas para box e router em HFC precisam de ter sinal de retorno. Sem ele não comunicam com a rede e só dão os sinal de tv RF como qualquer televisor - esse sinal é menos exigente
 
@wowmiguelfcp
As tomadas para box e router em HFC precisam de ter sinal de retorno. Sem ele não comunicam com a rede e só dão os sinal de tv RF como qualquer televisor - esse sinal é menos exigente

Mas isso obriga a ter que vir um técnico cá a casa? Pelo painel de comunicações cá de casa não consigo fazer nada certo?

Como é na mesma divisão não há problema, apenas tenho de comprar um cabo maior.
 
Mas isso obriga a ter que vir um técnico cá a casa? Pelo painel de comunicações cá de casa não consigo fazer nada certo?

Como é na mesma divisão não há problema, apenas tenho de comprar um cabo maior.
Depende do que saibas fazer para resolver. Se conseguires ir à caixa e trocar a ligação que ia para a tomada antiga da box para a que queres agora ficas com o problema resolvido. Possivelmente essa será a que tem retorno para além da do router. Mas tens que ter atenção para não perturbar a do router (se não for a mesma, claro)
Possivelmente a diferença será a ligação ser direta sem amplificação ou com perturbação mínima no quadro de derivação.
 
Mas isso obriga a ter que vir um técnico cá a casa? Pelo painel de comunicações cá de casa não consigo fazer nada certo?

Como é na mesma divisão não há problema, apenas tenho de comprar um cabo maior.

Em princípio apenas terás de trocar a tomada onde colocaste agora a box por uma de dados é uma coisa muito simples de se fazer.
 
Quando pedem cessação de contrato via área de cliente, quantos dias demora a chegar a carta com o código?
E depois de colocar o código, quanto tempo até ser definitivamente cancelado?
 
Anda tudo com valores tão baixos de potência que não percebo como conseguem ter serviço em condições, ainda acho os meus maus porque não estão devidamente atenuados e tenho sinal positivo de 4/5 dB e poderiam ser atenuados para 0 facilmente. Quem tem estes valores de potência a rondar os -13 dB conseguem ter o serviço de TV a funcionar correctamente?
 
Uma questãozinha, se alguém souber responder, já que aqui atrás se falou da deslocação de técnicos: é possível trocar equipamentos numa situação de upgrade de box (de Íris para Uma) e router (da barbatana para 5.0) sem ter um técnico a fazer essa instalação localmente?
Tenho uma pessoa temporariamente aqui em casa meio hipocondríaca e esta pandemia não ajuda. Mas estou a ficar doido com a velocidade da internet e tenho de fazer upgrade o mais rapidamente possível... Isto não é só desligar uns e ligar outros? Ou é mesmo essencial ter alguém exterior (o técnico) aqui em casa a fazer essa instalação?
 
Uma questãozinha, se alguém souber responder, já que aqui atrás se falou da deslocação de técnicos: é possível trocar equipamentos numa situação de upgrade de box (de Íris para Uma) e router (da barbatana para 5.0) sem ter um técnico a fazer essa instalação localmente?
Tenho uma pessoa temporariamente aqui em casa meio hipocondríaca e esta pandemia não ajuda. Mas estou a ficar doido com a velocidade da internet e tenho de fazer upgrade o mais rapidamente possível... Isto não é só desligar uns e ligar outros? Ou é mesmo essencial ter alguém exterior (o técnico) aqui em casa a fazer essa instalação?

yah tem de ser o técnico.

Caro @troner, pode dar uma opinião sobre estes valores...
Estão bons, maus ou assim assim.
Podem ser melhorados?
Quais são os valores ideiais?
UjJaMtW.jpg


qE4VLxj.jpg

Obrigado desde já.

Não csg perceber estes sinais sinceramente. o snr em média é 37db por isso ok, o resto nem sei a que correspondem.
 
Última edição pelo moderador:
Basicamente a potencia (dBm/v) é a força com que o sinal chega e nem sempre ter muita potencia é bom porque pode aumentar o ruido (SNR) e póde até queimar o tunner do receptor pois é em mV que lá chegam e o tunner tem limites que pode aceitar.
Também potencia a mais pode colocar em esforço o tunner o que gera calor e ruido e afectar o SNR.

Muitas vezes o que fazem é colocar atenuadores para limitar a potencia.

Espero que ajude a perceber a coisa.
 
yah tem de ser o técnico.

Damn. Mas isso tem a ver com a box UMA que agora é montada (v2)? É que não me interessa de todo ter box e router lado a lado, coisa que, já li algures, é essencial com a v2 da UMA. Aqui em casa a box está na sala e o router no escritório (ligado ao desktop por cabo) e não me interessa nada mudar esta configuração.
 
Última edição:
Boas! Há dias, mudaram-me a velocidade de 100 para 500mb devido a uma reclamação sobre constantes quebras na ligação de internet.
Coincidência ou não, desde o dia da alteração já não noto tantas quebras (que notava muito porque estou em trabalho remoto).
Na linha técnica, ao telefone, indicaram-me que as velocidades acima de 200mb têm um “tipo de sinal” diferente pelo que é normal que essas quebras já não ocorram como acontecia.
É verdade que existe essa diferença no “tipo de sinal” consoante a velocidade contratada, ou isto é tanga?
Achei estranha aquela conversa...

Sou cliente HFC. Não tenho fibra de verdade :/
 
Sim @goncalo0305 Já tenho o 5.0. Mas já tinha com as quebras. A única coisa que mudou foi mesmo a velocidade.
Mas é capaz de ser isso sim. Ele falou em DOCSIS...
Nunca tinha ouvido falar nessa questão dos cliente abaixo e acima de 200mb...

@PWP É claro que já notei uma ou outra quebra mas não como tinha. Durante um dia de trabalho chegava a ter quebras de hora a hora quer por Wi-Fi quer por cabo.
 
Back
Topo