NOS - Tópico Oficial

Eu penso que dentro de 3 anos muitas zonas HFC estarão já com FTTH. Penso eu de que...portanto é esperar...eu estou numa zona do tempo da tv cabo...e com bastate distancia ao nó ótico...não sei se algum dia será substituída por FTTH...mas também é-me indiferente porque não sou cliente NOS

Acho que a NOS enquanto tiver alguns trunfos (exemplo dos TV Cines e Séries) não irá se preocupar muito
 
Para a versão de DOCSIS que a NOS usa, que sinceramente nem sei qual é, qual o máximo teórico de DL/UL?

Sim, o UL é efetivamente um problema, e é uma pena porque todo o restante serviço é "bom" para o que é expectável de HFC.

EDIT: Já vi. "Lançado pela primeira vez em outubro de 2013 e atualizado várias vezes desde então, o conjunto de especificações DOCSIS 3.1 suporta capacidades de pelo menos 10 Gbit/s para as taxas de downstream e 1 Gbit/s para as taxas upstream usando 4096 QAM"

Contextualizem-me, por gentileza, qual a limitação que NOS diz que tem para o upload ainda estar nos 10 Mbps mesmo?
 
Web Summit 2019 terá 5G disponibilizado pela NOS
O evento tecnológico Web Summit decorrerá entre os dias 4 e 7 de novembro. Um ponto sempre importante, tendo em conta as necessidades de milhares de visitantes, é a disponibilidade da rede móvel. Nesse sentido, as operadoras reforçaram a zona da FIL em Lisboa. A NOS cobre este evento com 5G.

A NOS está nesta área a reforçar a infraestrutura com 5G assim como a melhorar a rede já existente.
web_summit2019_00-720x405.jpg

5G da NOS aumenta rede móvel e dados no Web Summit
O reforço da rede da NOS na FIL, Pavilhão Atlântico e áreas circundantes é permanente. Nesse sentido, este investimento não se esgota com o final do maior evento tecnológico realizado em Portugal. Conforme os números de ano passado, visitaram o evento cerca de 70 mil visitantes de 159 países.

Assim, o incremento da capacidade permite aumentar as velocidades de acessos aos dados dos milhares de visitantes. Serão beneficiados com estas medidas os dois espaços de espetáculos, congressos e exposições.

web_summit2019_01-720x405.jpg

Reforço em 8 vezes mais que o normal
O reforço da capacidade de rede foi de aproximadamente oito vezes face ao anteriormente existente. Desta forma, o operador coloca uma infraestrutura que permite dispensar soluções de reforço temporárias como as utilizadas anteriormente aquando de eventos como o Web Summit.

Após a cobertura integral da cidade de Matosinhos com a quinta geração de comunicações móveis, a NOS disponibiliza também 5G em todo o espaço em que se realiza esta edição da Web Summit. A FIL – Feira Internacional de Lisboa e o Pavilhão Atlântico, assim como áreas adjacentes, estão cobertas por uma rede 5G integralmente operacional para pilotos, com espectro na banda dos 3,5GHz solicitada à ANACOM para efeitos de testes.

FIL e Pavilhão Atlântico totalmente cobertos com 5G
O edifício da FIL – Feira Internacional de Lisboa tem uma área coberta de cerca de 43.000 m2 e está implantado numa superfície total de 100.000m2, sendo constituído por quatro naves de dimensões semelhantes (10.368m2). Para além dos pavilhões, o recinto compreende ainda um Centro de Reuniões, um pavilhão multiusos com cerca de 1200 m2 e diversas áreas comerciais. Com uma capacidade de 20.000 espetadores, o Pavilhão Atlântico é o maior pavilhão de espetáculos de Portugal.

Segundo a NOS, o acesso à rede móvel na FIL e no Pavilhão Atlântico vai assim permitir aos milhões de visitantes anuais daqueles espaços e áreas envolventes, usufruir em pleno do melhor serviço de rede móvel e dados em Portugal.

Fonte:https://pplware.sapo.pt/informacao/web-summit-2019-tera-5g-disponibilizado-pela-nos/
 
Contextualizem-me, por gentileza, qual a limitação que NOS diz que tem para o upload ainda estar nos 10 Mbps mesmo?
Não é o que a NOS diz, é o que é. Como citaste, upstream de 1 Mbps usa 4096 QAM, o que exige condições fabulosas no cabo RF. Actualizar a infra-estrutura para esse nível de serviço obviamente requer investimento. Eu acho que o problema da NOS é que não faz sentido andar a trocar cabo por cabo, para isso troca-se logo para fibra óptica. Acho que julgavam que a infra-estrutura estava melhor do que está e lançaram um produto que não têm condições para oferecer.
 
Fiquei interessado, por 0.50€ sign me in!

Por 0,50€ ??? Maisi um interessado!!!!

Tanto quanto foi lendo por aqui eram 5€!!!!

E depois limitam a velocidade dos dados móveis a 1Mbit :D

Aqui igual, porém não fico fidelizado.

O tal aumento vem descriminado numa alinea do contrato e pelo que vi não vai dar em nada reclamar. Essa promoção dos 0,50€ parece-me demasiado boa para ver verdade

Sim é verdade! Foi feita essa oferta a uma amigo meu, e posso dize-lo com certeza porque para além da palavra dele já vi a fatura, enviaram-lhe um sms com uma oferta de 150€ de desconto na compra do novo IPhone, ele foi à loja do Gaia Shopping, e ao fazer a compra do Iphone, falaram-lhe que tinham uma oferta de um cartão da dados por apenas mais 0.50€ p/mês na sua fatura. A fatura dele ronda os 100 €/ mes, tv/net/voz/voz móvel e canais premium. Por mais 0.50€/mês ficou pelos menos por 24 meses com um cartão de 30 GB de net. A minha dúvida é a que tipo de clientes fazem essa oferta, será pela faturação ou por ter comprado o iPhone??? Já a oferta de 150 € de desconto na compra do Iphone é uma oferta fantástica, logo no lançamento, juntando-lhe o cartão foi um ótimo negócio. Se alguém conhecer alguém que trabalhe na nós era interessante perceber como ter acesso a este tipo de ofertas.
 
Não é o que a NOS diz, é o que é. Como citaste, upstream de 1 Mbps usa 4096 QAM, o que exige condições fabulosas no cabo RF. Actualizar a infra-estrutura para esse nível de serviço obviamente requer investimento. Eu acho que o problema da NOS é que não faz sentido andar a trocar cabo por cabo, para isso troca-se logo para fibra óptica. Acho que julgavam que a infra-estrutura estava melhor do que está e lançaram um produto que não têm condições para oferecer.

acho que não supresa para ninguem, rede com + de 20 anos sem qualquer manutenção, unica que fazem é quando alguem se queixa, e para pedir uma equipa exteriores, mais depressa passam a chamada ao CEO

como já foi dito, o docsis 3.1 no QAM 4096 requer uma rede em boas condições , com mínimo ruído possível nas frequências upload. Este processo já tem anos, começou com a remoção de muitos canais analogicos ( dai abertura do RF ) que libertou espectro para docsis 3.1.

Mesmo com o docsis 3.1 10/1 a 100%, também não se esqueçam que depois é preciso dividir pelo numero clientes ligados nessa celula, logo não prevejo nada acima de 100Mb , com full duplex 10/10 que isso podia melhorar.

Mas estes processos todos para mim não fizeram sentido, com FTTH no last mile, tinham acabado de levar FTTH até casa.
Uma rede HFC mesmo apenas no last mile, requer custos de operação -energeticos, e manutenção enormes, face ao FTTH total


Quanto ao SPAM acerca da NOS , ela que fomenta isso : Não cumpre o anunciado e caminha para falhar a ultima previsao ( 2ª ) : final 2019. Continente existe alguma zona teste ?
 
Sim é verdade! Foi feita essa oferta a uma amigo meu, e posso dize-lo com certeza porque para além da palavra dele já vi a fatura, enviaram-lhe um sms com uma oferta de 150€ de desconto na compra do novo IPhone, ele foi à loja do Gaia Shopping, e ao fazer a compra do Iphone, falaram-lhe que tinham uma oferta de um cartão da dados por apenas mais 0.50€ p/mês na sua fatura. A fatura dele ronda os 100 €/ mes, tv/net/voz/voz móvel e canais premium. Por mais 0.50€/mês ficou pelos menos por 24 meses com um cartão de 30 GB de net. A minha dúvida é a que tipo de clientes fazem essa oferta, será pela faturação ou por ter comprado o iPhone??? Já a oferta de 150 € de desconto na compra do Iphone é uma oferta fantástica, logo no lançamento, juntando-lhe o cartão foi um ótimo negócio. Se alguém conhecer alguém que trabalhe na nós era interessante perceber como ter acesso a este tipo de ofertas.


o que deve ter acontecido é que renegociou o pacote e por + 50 cents ficou com 30Gb, mas esse serviço custa 5€

por exemplo um cliente paga 34€ por um pacote 3P, renegoceia e fica a pagar 29.90€ e + banda larga por 5€ = 34.90€
 
Não é o que a NOS diz, é o que é. Como citaste, upstream de 1 Mbps usa 4096 QAM, o que exige condições fabulosas no cabo RF. Actualizar a infra-estrutura para esse nível de serviço obviamente requer investimento. Eu acho que o problema da NOS é que não faz sentido andar a trocar cabo por cabo, para isso troca-se logo para fibra óptica. Acho que julgavam que a infra-estrutura estava melhor do que está e lançaram um produto que não têm condições para oferecer.

Mas 100Mbps? Já seria um upgrade fantástico.

4096 QAM presumo que implique tal como disseste um SNR fantástico. Andar a trocar a infraestrutura toda de cabo last mile? Incluindo prédios e casas? Está bem está.
 
eles andam armário a armário a verificar os sinais todos, mas isso demora tempo para xuxu.
Só aqui minha volta andaram 3 tecnicos +1 semana nos armários rua e subiram a alguns taps. Agora imaginem isto no país todo.

No router 4 tenho 15 portadoras de download e 3 upload, para dar os 100 upload precisa +1 de upload pois o 4 é docsis 3.0
 
Como qualquer empresa, dá quando quer e sente concorrência para tal. Os contribuintes pagaram e o Estado recebeu quando vendeu a PT. Podes argumentar que vendeu mal, mas isso não vem ao caso. Por isso, os contribuintes moralmente não têm direito a nada. Aliás, por esse argumento então os que estão na MEO e Vodafone estão piores pois "pagaram" e estão novamente a pagar por outro serviço. Que queiras puxar à lágrima, tudo bem. Que isso te dÊ razão, nem por sombras. Eu também paguei a Galp, a EDP e outras que tais e não vejo ninguém a dizer que deviam ter desconto ou que essas empresas eviam ter mais consideração pelos contribuintes. Tratam tudos por igual. Mal.

Quanto ao precisarem, a vida não é justa. A minha mãe mora numa aldeia em que apenas tem ADSL cuja cobertura 4g é uma bosta. Quem lhe dera ter cabo.


é a única coisa onde te dou razão. Mais valia estar calada.



Eu não recriminei o falarem do upload. Foi um user que na última semana não diz outra coisa. Dá para perceber? Moralmente? Mas de onde vem isso? insultei alguém? Apenas disse que achava que já bastava estar a ler sempre a mesma coisa, vinda do mesmo user, em várias threads diferentes. Isso é faltar ao respeito a alguém ou o que quer que seja?

A NOS faz o que lhe permite ter o máximo de lucro. Se por enquanto não perde clientes por causa do upload, nem tem incentivo para apressar as coisas. Eu gostava de ter mais upload. Não gostava de pagar mais uns 20/30 como teria de pagar para ter o mesmo serviço apenas com mais upload. por isso, estou bem. Quem está mal que se mude. Quando muitos mudarem a NOS mexe-se. Simples. E não é preciso repetir várias vezes ao dia: A NOS NÃO TEM UPLOAD DE JEITO!!!"

Não percebeste o que eu quis dizer. O que eu quis dizer é que tanto a NOS como a PT levaram "boost" do Estado. E por isso é normal terem zonas onde os clientes não têm concorrência. Ponto. Nem quero nem quis entrar pelo que foi o negócio em si.

Recriminar no sentido de falar que é demasiado... Sim, é! Mas é um assunto inevitável até ser resolvido pela NOS. Quem está farto de lê-lo é só filtrar e passar à frente.
 
Peço desculpa, mas até já pode parecer má vontade da minha parte para com a NOS, mas,...

Depois de ter pedido os códigos de rescisão, recebo a carta e quando vou para introduzir os códigos, no seu último dia de validade, reparo que afinal apesar da carta me estar dirigida e da morada correta, afinal o nº de cliente não era o meu!!! Confusões da NOS. Naturalmente não introduzi os códigos. Isto já foi há uma semana,...

Ontem recebi uma mensagem da NOS a informar que o meu pedido tinha ficado registado com o nº -------. Para mais informações ligar 0 16993. Bom como não sei que pedido fiz (não sou maluco, mas estou a ficar), decidi ligar. Resultado ligo o 16993, e recebo a gravação que afinal devo ligar o 16100. Ligo o 16100, e informa me que para falar com o operador devo pagar até 1,5€,...

Bela maneira de sacar dinheiro aos clientes!!! Parece que estão a pedir mais uma reclamação a serio!!!
 
Peço desculpa, mas até já pode parecer má vontade da minha parte para com a NOS, mas,...

Depois de ter pedido os códigos de rescisão, recebo a carta e quando vou para introduzir os códigos, no seu último dia de validade, reparo que afinal apesar da carta me estar dirigida e da morada correta, afinal o nº de cliente não era o meu!!! Confusões da NOS. Naturalmente não introduzi os códigos. Isto já foi há uma semana,...

Ontem recebi uma mensagem da NOS a informar que o meu pedido tinha ficado registado com o nº -------. Para mais informações ligar 0 16993. Bom como não sei que pedido fiz (não sou maluco, mas estou a ficar), decidi ligar. Resultado ligo o 16993, e recebo a gravação que afinal devo ligar o 16100. Ligo o 16100, e informa me que para falar com o operador devo pagar até 1,5€,...

Bela maneira de sacar dinheiro aos clientes!!! Parece que estão a pedir mais uma reclamação a serio!!!

Estás na lista negra da NOS, o teu nome nos registos deles aparece a vermelho, e o teu numero já está identificado mesmo antes de ligares
 
Sempre suspeitei de estar na lista negra!!!! Até pela maneira que telefonicamente falam comigo!!!!
Sou realmente um cliente chato!!!! Por mais pequena que seja, desde que tenha razão, não largo o osso, como se costuma dizer, mas também sempre paguei a tempo e horas, sem refilar!!!! Aliás até antes pelo contrario, ainda recentemente me informaram que devido aos problemas havidos me iriam oferecer uma mensalidade. Agradeci e informei que não era essas ofertas que pretendia, mas sim que cumprissem o contrato e não andassem a alterar tarifário do cartão telemóvel, as ofertas de boxes que passam a cobrar, ciclos de faturação, "desregistar" boxes, fazer as alterações de titularidade conforme acordado tal como as gravações demonstram, etc,....

Tenho muito por onde lhes pegar, mas volto a referir que apenas exijo que cumpram o contrato, e tanto que assim é que da primeira vez que me alteraram o tarifário do telemóvel e que recorri ao livrinho, passados 10 dias voltaram a repor tudo como estava!!!
Não é nem por dec lei nem por ameaças de pagamentos que se fidelizam os clientes, mas sim pelos serviços prestados e pelo respeito para com o cliente e pela formam como o tratam (já me ligaram 2 vezes da provedoria com falta de respeito e educação).

Infelizmente a NOS também está na minha lista negra, mas como não tenho alternativas, tenho que os aturar e eles a mim!!!

Cumprimentos
 
Caro Hjnr

Já somos dois os esquecidos da NOS!!! Mas ligar, nem pensar, pois até nas reclamações por falta de serviço, avarias de boxes, etc me têm cobrado 1,5€ por chamada!!!!
 
Back
Topo