NOS TV - Apple TV

@migabc ah ok, por vezes falam em nvidia shield e não especificam se se estão a referir à tv ou pro. De qualquer forma tendo a pro e a apple 4k anterior, estou plenamente de acordo que para NOS ou streaming a apple é consideravelmente melhor. As Shield, particularmente a Pro tem boas funcionalidade como plex server, bom gpu para jogos, media server local para ficheiros com som hd mas para streaming, não é, nem nunca fui a melhor opção, nem das melhores. Coisas tão básicas como 4k hdr continua incapaz de fazer em conteúdos da google, como videos do youtube. Algo que aparelhos de 40€ fazem sem problema.
 
Eu tenho há um ano e gosto muito. Comando estranhou mas entranhou [emoji6]

Só é pena não conseguir escrever com o tlm visto ser Android.
 
Sim, a imagem fica mais quente. Outras recomendações, como ter o formato sempre em SDR…

Concordo com grande parte do que está nesse artigo mas isso do formato sempre em SDR não faz sentido pois todos os menus e icons da Apple TV suportam tanto o HDR como o Dolby Vision - é precisamente esta uma das grandes vantagens da Apple TV (mesmo do modelo HD) em comparação com a Shield TV ou qq outro Android TV - se a tua TV é de alto contraste (exemplo, OLED, QLED, etc) e suporta HDR ou Dolby Vision deves deixar numa dessas opções (de preferência Dolby Vision) pois em SDR as cores dos menus parece que morrem. Em HDR ou Dolby Vision (ainda melhor) ficas com as cores dos menus noutro nível - daí a recomendação da Apple em estar sempre a sugerir o Dolby Vision (caso a TV do cliente a suporte claro) se não o tiveres ativo

A parte do accessibility tb não concordo com sugestão desde artigo - com essa sugestão estás a ofuscar para não dizer matar o efeito paralax que é umas das coisas que colocam a Apple TV noutro patamar na questão dos efeitos visuais (quando comparado como outras boxes)
 
Última edição:
A recomendação não se prende com os ícones mas com o visionamento de conteúdos. Com os settings em SDR com match dynamic range, a box quando encontrar conteúdos em HDR/DV vai reproduzi-los corretamente mas se tiver em HDR nos settings vai meter tudo automaticamente em HDR, mesmo quando os conteúdos não têm HDR, resultando numa reprodução que não a intencionada.

https://9to5mac.com/2020/12/25/set-up-apple-tv-the-best-experience/

https://www.theverge.com/22454960/apple-tv-4k-2021-review
 
A recomendação não se prende com os ícones mas com o visionamento de conteúdos. Com os settings em SDR com match dynamic range, a box quando encontrar conteúdos em HDR/DV vai reproduzi-los corretamente mas se tiver em HDR nos settings vai meter tudo automaticamente em HDR, mesmo quando os conteúdos não têm HDR, resultando numa reprodução que não a intencionada.

https://9to5mac.com/2020/12/25/set-up-apple-tv-the-best-experience/

https://www.theverge.com/22454960/apple-tv-4k-2021-review

Independentemente o Formato escolhido (exemplo, Dolby Vision o recomendado pela Apple para TVs que o suportam) se colocares o match content a ON (que deves) quando reproduzires um filme com um determinado formato a Apple TV vai preservar esse formato que vem no stream do conteúdo e não o vai tentar converter para o teu setting default (Dolby Vision)

Por isso quando colocas um filme feito em HDR10 (mesmo que tenhas o Dolby Vision como o teu formato standard) a Apple TV automaticamente desabilita o DV para deixar usar o formato do conteúdo (HDR10) que estás a ver

Assim funciona muito bem e garantes que qq conteúdo que estejas a ver (seja um stream, ou ou jogos, fotos, etc ou apenas navegação nos menus, etc) estás sempre no melhor formato possível - aí a grande vantagem da Apple em relação a qq outra box

No inicio quando surgiu o DV na Apple TV nem todas as librarias internas da Apple estavam preparados para DV por isso ao colocar o formato em DV a Apple TV tinha que converter para esse formato (perdendo alguma capacidade de processamento, etc) - nessa altura na opção de Video Format nem sequer aparecia essa sugestão de "try Dolby Vision" quase a insistir para o ligares - mas agora que já está tudo preparado para o Dolby Vision nativamente não faz sentido escolheres o HDR e muito menos o SDR - Hoje todas as imagens das librarias internas, menus, etc já existe versão tanto DV como HDR - logo a Apple TV não os vai converter (pois é o formato nativo)
 
Última edição:
"Setting tvOS to SDR by default with matching enabled leads to the best outcome"
https://www.theverge.com/22454960/apple-tv-4k-2021-review

"Assuming your TV set is relatively recent however, the best recommendation is to set the Apple TV to 4K SDR with dynamic matching."
https://9to5mac.com/2020/12/25/set-up-apple-tv-the-best-experience/

"I would recommend setting the Apple TV 4K to 4K SDR 60Hz"
https://jrbav.com/knowledge-base/apple-tv-4k-and-setup-for-best-audio-video/?v=7516fd43adaa

"Set Apple TV 4K's default output to 4K SDR at 50Hz (if you are watching mainly European content) or 60Hz (if you are watching mainly American content), and then enable both match functions. This setup will produce fewer matches (black screens) and ensure that you get your preferred 50Hz or 60Hz output for apps that use custom video players without support for the frame rate matching API (frame rate and dynamic range matching is supported on the system level in tvOS so it will work for apps that use the tvOS video player, but developers who use a custom built video player must take advantage of the API)."
https://www.flatpanelshd.com/focus.php?subaction=showfull&id=1623998703

Todas as recomendações de sites especializados vão no mesmo sentido, SDR. Agora cada um deve usar aquilo que prefere, naturalmente.
 
É como eu disse.
No início tb fazia isso
Isso eram as recomendações iniciais na altura que esta funcionalidade foi lançada (lembro que no inicio até ainda estava em Beta)
Mas agora que todos os conteúdos nativos da Apple TV já estão preparados para HDR e DV não faz sentido deixar em SDR

Faz tu a experiencia - se tens uma TV que suporte DV de alto contraste experimenta o DV
Mas claro, deixa o Match Content a ON (deixando esta funcionalidade a ON não notas diferença na maior parte dos filmes/series que)

P.S.
Tentei agora colocar em SDR durante alguns minutos só para confirmar novamente - mas que diferença - parece que estava na Shield ou outra box qq.
 
O primeiro e quarto link que coloquei, dos sites theverge e flatpanelshd, que não são propriamente blogs amadores, a recomendação é feita aquando da review da mais recente apple tv 2021. Conteúdos nativos da app apple tv+? Sim, claro que é tudo de HDR para cima. A maioria, NOS TV por exemplo, onde nenhum conteúdo tem HDR, muito menos Dolby Vision, não devem de forma alguma ser vistos de outra forma que não SDR, é isso que todos aqueles sites explicam. Os conteúdos devem ser vistos como os seus criadores idealizaram que estes fossem vistos. É universal a recomendação SDR 4K porque em termos de resolução, sim, é possível fazer upscale de 720/1080p para 4K e a Apple TV faz isso bem. Converter conteúdo SDR para HDR não. 4K SDR com matching permite usufruir do upscaling para 4K e ter SDR/HDR/DolbyVision, conforme a fonte.
 
É como eu disse.
No início tb fazia isso
Isso eram as recomendações iniciais na altura que esta funcionalidade foi lançada (lembro que no inicio até ainda estava em Beta)
Mas agora que todos os conteúdos nativos da Apple TV já estão preparados para HDR e DV não faz sentido deixar em SDR

Faz tu a experiencia - se tens uma TV que suporte DV de alto contraste experimenta o DV
Mas claro, deixa o Match Content a ON (deixando esta funcionalidade a ON não notas diferença na maior parte dos filmes/series que)

P.S.
Tentei agora colocar em SDR durante alguns minutos só para confirmar novamente - mas que diferença - parece que estava na Shield ou outra box qq.

Como é óbvio é só uma opinião, e partilhada por algumas pessoas.

Tu não tens necessidade de ver os icons da Apple tv em HDR, estas a consumir mais da TV, só para teres os icons em HDR.

Claro se passas algum tempo a olhar para os icons, ficam mais bonitos em HDR.

Se ligas o mach content, qualquer conteúdo (seja Netflix, Apple tv+, meo app, etc etc), é visto pelo forma nativa que ele está a ser emitido.

Por isso teres os icons em hdr, não vai fazer diferença.

Na sheild não tens os icons em 4K é essa a diferença, não é o facto de ser SDR ou HDR.

Não querendo repetir o post inteiro, mas é basicamente isto...

"Os conteúdos devem ser vistos como os seus criadores idealizaram que estes fossem vistos."

Ideia geral 4K SDR para o menu
Mach content on

Filmes /séries em 4k HDR, sem visualizados em 4k HDR.

Mas isto tb é tema para outro tópico, não tem nada haver com o serviço da NOS +

Não existe conteúdo em 4K nos canais.

Cada pessoa tem o seu gosto, eu pessoalmente, não passo assim tanto tempo a olhar para os icons, para ter a necessidade em estarem em HDR e estar a consumir mais energia eléctrica na TV.
 
Última edição:
Como é óbvio é só uma opinião, e partilhada por algumas pessoas.

Tu não tens necessidade de ver os icons da Apple tv em HDR, estas a consumir mais da TV, só para teres os icons em HDR.

Claro se passas algum tempo a olhar para os icons, ficam mais bonitos em HDR.

Se ligas o mach content, qualquer conteúdo (seja Netflix, Apple tv+, meo app, etc etc), é visto pelo forma nativa que ele está a ser emitido.

Por isso teres os icons em hdr, não vai fazer diferença.

Na sheild não tens os icons em 4K é essa a diferença, não é o facto de ser SDR ou HDR.

Não querendo repetir o post inteiro, mas é basicamente isto...

"Os conteúdos devem ser vistos como os seus criadores idealizaram que estes fossem vistos."

Ideia geral 4K SDR para o menu
Mach content on

Filmes /séries em 4k HDR, sem visualizados em 4k HDR.

Mas isto tb é tema para outro tópico, não tem nada haver com o serviço da NOS +

Não existe conteúdo em 4K nos canais.

Cada pessoa tem o seu gosto, eu pessoalmente, não passo assim tanto tempo a olhar para os icons, para ter a necessidade em estarem em HDR e estar a consumir mais energia eléctrica na TV.
Certo.
Ver o painel geral da Apple TV em DV é outra experiencia que não consegues em nenhuma outra box - o consumo de energia adicional por ter o Video Format em HDR ou DV é irrisório (negligenciável) pois estamos a falar de uma box que tem o A12 que faz isso sem qq stress (nenhuma outra box tem um CPU a este nível desta)

Mesmo conteúdos que não são em HDR serão upscaled para esse formato escolhido (exemplo os menus de algumas apps, fotos, jogos, etc) - só os streams de alguns conteúdos bem conhecidos serão mantidos no seu original (opção "Match content a ON")

Se tens uma TV recente de alto contrast (OLED, QLED) que suporte o DV nativamente escolhe esse formato na Apple TV e deixa o "Match content a ON" - faz esse teste durante alguns dias - vais ver que não queres voltar atras - aí as cores fazem "pop"

Ao colocar em SDR não estás a tirar partido da tua Apple TV 4K na navegação normal entre menus opções, fotos, still images, jogos, etc (na verdade fica básico como qq outra box Android TV)
 
@migabc

Eu sei que as cores ficam mais bonitinhas devido o hdr, mas como disse não passo "horas" a olhar para o menu.

Ligo a box e vou logo para a app que pretendo, não fico a "navegar" pelos icons, para ver a sua qualidade.

Tiro proveito da box, quando estou a ver uma filme/série.

O que me interessa é o conteúdo, não a maneira que é apresentado, sendo ja 4k, é suficiente, "bonitinho".

A Apple TV, não é "superior" a outras boxs Android, pelo facto de ter 4K HDR no menu...

Para mim não existe necessidade de usar HDR, em menus, e a tv que tenho é uma Sony 80J 77pol.

O consumo energético estava a falar da TV e não da box.

https://forum.zwame.pt/index.php?posts/17448667
 
Última edição:
@migabc

Eu sei que as cores ficam mais bonitinhas devido o hdr, mas como disse não passo "horas" a olhar para o menu.

Ligo a box e vou logo para a app que pretendo, não fico a "navegar" pelos icons, para ver a sua qualidade.

Tiro proveito da box, quando estou a ver uma filme/série.

O que me interessa é o conteúdo, não a maneira que é apresentado, sendo ja 4k, é suficiente, "bonitinho".

A Apple TV, não é "superior" a outras boxs Android, pelo facto de ter 4K HDR no menu...

Para mim não existe necessidade de usar HDR, em menus, e a tv que tenho é uma Sony 80J 77pol.

O consumo energético estava a falar da TV e não da box.

https://forum.zwame.pt/index.php?posts/17448667

Esquece lá isso do consumo energético - não devia ser essa a razão para não ligares o HDR/DV

andas preocupado com consumo energético onde dizes não passas tempo (MENUS, still images, jogos, etc) - mas depois não te preocupas com esse mesmo consumo nos stream de filmes e series - aí já não há consumo energético?

Se tens uma TV que suporta HDR ou DV vale apena tirar partido desse formato nativamente (que é o que a Apple TV faz e recomenda)
 
@migabc

Desculpa estar novamente a responder a mesma pergunta, mas não deves ter lido bem.

Eu não me interessa pelos menus em HDR, o consumo energético é secundário, uma vez como dizes e bem, prefiro ver filmes em 4k HDR dobly vision /atmos.

Alem de ser consenso/recomendação geral, para mim (novamente para mim) não existe necessidade de ter menus em HDR (sim prefiro 4K do que 1080) mas eu dispenso o HDR, minha escolha [emoji57], é algo desnecessário (além agora novamente, estar a consumir mais energia eléctrica, só para ter menus bonitos)

Se tu gostas de usar, ainda bem, o importante é que tires proveito do que tu usas.

Novamente, nada desta conversa tem haver com o tópico, o icon da NOS sendo preto e branco, em HDR deve ficar com umas "cores" mt vibrantes... [emoji849]
 
@DiogoPita Faz lembrar um pouco o inicio da década passada quando as tvs ofereciam a possibilidade de converter qualquer emissão para 3d e depois usava-se uns óculos para ver o telejornal ou qualquer outro conteúdo não filmado em 3d em 3d, o que resultava em tudo menos 3d pois se algo não é filmado em 3d, hdr, dv, não é a "conversão" da tv, box, apple tv que vai acrescentar nada lol
 
@abraxas888

Por acaso tenho pena de não ter agora os menus em 3D, já viste o era, estar com os óculos e nagevar pelo meio dos menus, assim estariam mesmo pop...

Existe coisas que vale apena realmente falar/comentar depois existe outras que são só mesmo perda de tempo...
 
Olá.

Tenho uma vizinha que tem a NOS em casa e já tendo vários dispositivos da Apple em casa estava a pensar uma Apple TV, mas que 200€ parecia-lhe muito dinheiro para o que oferecia.

Eu expliquei-lhe que na MEO e na NOS a Apple TV pode substituir na totalidade uma box (pelo menos na teoria) e que se ela pagasse uma mensalidade de uma box, sempre ia amortizando os 200€ ao longo do tempo visto que não pagava o aluguer da box e que é possível instalar mais aplicações na Apple TV.

Na MEO pelo que leio aqui no fórum o serviço não é muito estável. Há muitas quebras no mesmo. Como funciona com a NOS? Só para saber se devo sugerir ou não a Apple TV :p

Obrigado
 
Olá.

Tenho uma vizinha que tem a NOS em casa e já tendo vários dispositivos da Apple em casa estava a pensar uma Apple TV, mas que 200€ parecia-lhe muito dinheiro para o que oferecia.

Eu expliquei-lhe que na MEO e na NOS a Apple TV pode substituir na totalidade uma box (pelo menos na teoria) e que se ela pagasse uma mensalidade de uma box, sempre ia amortizando os 200€ ao longo do tempo visto que não pagava o aluguer da box e que é possível instalar mais aplicações na Apple TV.

Na MEO pelo que leio aqui no fórum o serviço não é muito estável. Há muitas quebras no mesmo. Como funciona com a NOS? Só para saber se devo sugerir ou não a Apple TV :p

Obrigado
No caso da NOS a app para Apple TV é paga a 2,49€/mês. Na MEO é oferecida. Logo aí a tua vizinha pode não gostar.

É mais fácil obter a mensalidade de uma segunda box UMA V2 a 0,00€/mês em sede de negociação do contrato
 
Olá.

Tenho uma vizinha que tem a NOS em casa e já tendo vários dispositivos da Apple em casa estava a pensar uma Apple TV, mas que 200€ parecia-lhe muito dinheiro para o que oferecia.

Eu expliquei-lhe que na MEO e na NOS a Apple TV pode substituir na totalidade uma box (pelo menos na teoria) e que se ela pagasse uma mensalidade de uma box, sempre ia amortizando os 200€ ao longo do tempo visto que não pagava o aluguer da box e que é possível instalar mais aplicações na Apple TV.

Na MEO pelo que leio aqui no fórum o serviço não é muito estável. Há muitas quebras no mesmo. Como funciona com a NOS? Só para saber se devo sugerir ou não a Apple TV :p

Obrigado
A app NOSTV para Apple TV é muito boa e na minha opinião substitui a box de operador

a app da MEO continua muito instável e por isso enquanto a MEO não resolver estes problemas na minha opinião não deve substituir a box de operador para quem depende do serviço TV (se é uma 2a box ok até pode servir mas se a Apple TV é a tua única box na MEO não recomendo pois corres o risco de ficar sem TV quando há problemas no serviço que ainda são frequentes)

sou cliente Vodafone e uso as 2 apps (NOS e MEO) porque a Vodafone ainda não tem app para Apple TV
Mas regra geral uso mais a da NOS pois tem mais funcionalidades e é bem mais estável - o GUIA na NOS também está muito bom e é mais intuitivo

Mas atenção, como estas apps da NOS e MEO foram feitas para substituírem as boxes desses operadores só funcionam dentro das respectivas redes onde tens o serviço 3P com TV logo precisas de uma VPN para usares noutra rede (exemplo Vodafone ou estrangeiro)
Se a tua vizinha é cliente NOS com acesso FTTH ou HFC então pode usar a app NOSTV para Apple TV sem qq problema e não precisa de VPN - mas para usar a app MEO vai precisar de VPN (além de conta MEO)

A app NOSTV para Apple TV é gratuita para quem aluga a box Apple TV à NOS
Mas se a tua vizinha decidir comprar uma Apple TV terá que subscrever o serviço NOSTV+ por €2.49/mês para conseguir usar a app NOSTV na sua box própria
Este preço de 2.49 é apenas para clientes que nunca usaram a app antes (que penso seja o caso da rua vizinha) - os clientes que instalaram a app NOSTV para Apple TV no período experimental (como é o meu caso que já uso desde 2020) não pagam essa subscrição (mas também nao sei se vou ter essa subscrição do NOSTV+ gratuita para sempre - estou em crer que se deixar de usar a app durante algum tempo e depois voltar a usar talvez perca essa gratuitidade do serviço - who knows

A app MEO é gratuita - mesmo em boxes próprias não precisas de subscrever nenhum serviço adicional na MEO para usares a app para Apple TV
 
No caso da NOS a app para Apple TV é paga a 2,49€/mês. Na MEO é oferecida. Logo aí a tua vizinha pode não gostar.

É mais fácil obter a mensalidade de uma segunda box UMA V2 a 0,00€/mês em sede de negociação do contrato
Esses 2.49 é só para quem usa a app em Apple TV própria
Se Apple TV for alugada à NOS não pagas essa subscrição
P.S
Não queiras comparar a app NOSTV com a UMAv2
Desde que tenho NOSTV na Apple TV nunca mais usei (ou muito raramente uso) as boxes nativas dos operadores

A app NOS TV para Apple TV é neste momento o melhor serviço TV em Portugal
 
Back
Topo