Notebook Cooler

TFTB

Power Member
Boas,

Este tópico por agora é capaz de se tornar um pouco chato, porque como ando em época de exames nao vou poder fazer grande coisa. Mas para começar a fazer alguma coisa, preciso de uma ajudinha...

Para começar vou explicar-vos o que vou fazer.

Arranjei uma base da Cooler Master em aluminio para portateis. É uma Cooler Master NotePal W1. Mas o antigo dono fez o favor de retirar as fans, as portas USB e o botao do power.
A base tem dois buracos para fans de 72mm salvo erro. Mas eu vou por-lhe duas fans de 120mm.

Aqui está a dita cuja, já com um pequeno esboço do que vai ser num futuro proximo. :p
imagem002kq3.jpg

(atençao que é apenas um esboço, porque só depois de ter as fans é que vou ver exactamente o diametro das elices, e o seu posicionamento)

Agora vem a parte em que voces me vao ajudar.
Que fans me aconselham? Nao quero nada de muito caro porque o orçamento disponivel nao é muito grande e para o que é, nao é preciso fans topo de gama. Eu tinha pensado ir buscar umas XILENCE RED WING 120MM com 1400rpm e 21.2 dB por 5.90 € na *****. Parecem-me boazinhas, e sao baratas. Aceito sugestoes!

Ainda vou ter uns pequeninos problemas, porque a base é inclinada, ou seja, lá atrás ha espaço (altura) para as fans, mas cá à frente já nao. Vou ter de arranjar uma forma qualquer de "subir" a base para haver espaço para as fans. Alguem tem alguma ideia de como posso faze-lo? Eu tinha pensado fazer uns "pés" em acrilico, mas nao me tá a agradar muito a ideia. Aceito sugestoes tambem para isto.

A forma como eu vou ligar as fans á energia vai ser outro problemazinho.. vou arranjar um transformador de 12V e vou ter de fazer aqui umas ligações maradas... vamos lá ver se nao fico "colado" à base do portatil um dia destes LOL

Por agora é tudo, e com muita pena minha, pelo menos até dia 22. Depois depende das notas dos exames. Se tiver de ir a 2ª fase vai demorar mais.:'(

Espero que gostem da ideia, e que dêem ideias.
Abraços ;)
 
Última edição:
em relação a essas fans posso dizer q são boas ja utilizei no passado e comprei agora umas novas para o projecto de modding q tenho aqui no forum...
 
Porque as tenho :009: e nao as acho NADA barulhentas... recomendo mesmo a quem quer air flow e silencio ;)

Quero só dizer que fui hoje à ***** comprar as xl2 e experimentei-as no meu desktop. Sao fenomenais!! Têm um airflow excelente, e em termos de som, nao se nota diferença com elas ligadas ou desligadas.. completamente silenciosas!! Muito obrigado pela sugestao!! :D

Hoje ja nao dá para tirar fotos ao material, e este fim de semana vai ser complicado, mas nesta semana que vem vou começar a meter maos à obra:D

abraço e muito obrigado a todos pelas sugestoes!;)
 
Eu tenho essas ventoinhas (XL1 e XL2) e para ser sincero são muito boas...até começarem a guinchar. Mas só acontece num caso especifico que é estarem na horizontal.

Ou seja, passado uns tempo começo a ouvir um barulho. Reparei que era da ventoinha horizontal. Troquei-a pela outra e ficou a funcionar bem. Uns tempos depois a que ficou na horizontal começou a chilrar.

Pode ser coincidência, mas não sei não....

Mas só faz o barulho ás vezes, isso é que é estranho.


Mas ainda assim acho que valem a pena.

Fiquem bem
 
Eu tenho essas ventoinhas (XL1 e XL2) e para ser sincero são muito boas...até começarem a guinchar. Mas só acontece num caso especifico que é estarem na horizontal.

Ou seja, passado uns tempo começo a ouvir um barulho. Reparei que era da ventoinha horizontal. Troquei-a pela outra e ficou a funcionar bem. Uns tempos depois a que ficou na horizontal começou a chilrar.

Pode ser coincidência, mas não sei não....

Mas só faz o barulho ás vezes, isso é que é estranho.


Mas ainda assim acho que valem a pena.

Fiquem bem

Uma pergunta... tens a ventoinha na horizontal a "mandar ar" para cima, ou para baixo?
 
TFTB é mais simples se ligares as fans aos 5V de um USB. as XL2 @ 5v são suficientes para arrefecer e são inaudiveis. mesmo as Xilence tb devem ser silenciosas
 
A ventoinha está a tirar ar da caixa, logo a "mandar ar" para cima.

Achas que tem alguma coisa a ver com isso?

Cump

Nao sei ao certo.. Se reparares ela ao "mandar ar" para cima está a empurrar as "pás" para baixo, juntamente com a força da gravidade. Pode ser que isso faça com que o desgaste seja maior nao sei. No entanto nao é razao para elas fazerem barulho...
 
TFTB é mais simples se ligares as fans aos 5V de um USB. as XL2 @ 5v são suficientes para arrefecer e são inaudiveis. mesmo as Xilence tb devem ser silenciosas

Boas,

sim tambem dá, mas isso ia estar a puxar energia do portatil sem necessidade, e nao ia utilizar as ventoinhas a 100%. Mas caso nao consiga resolver a questao com um transformador, partirei para essa ideia, sim!
Muito obrigado:)

Abraço;)
 
Ja tenho novidades.. acabadinhas de sair do forno:D

Aqui estao as fotos das fans e das grelhas que comprei...


E esta manha (ha 20 minutos) meti maos ao trabalho:D
Aqui está a base ja com marcações para a broca nao "fugir".




Por agora é só. Esta tarde vou ver se compro umas "bananas" tipo as dos carregadores dos telemoveis, para nao ligar o fio do transformador directamente ás ventoinhas, e talvez comece a furar, mas acho que isso já só amanha.

cumpz;)
 
eheheh ja cortei um dos buracos:D
Amanha vou trabalhar por isso nao vou conseguir fazer grande coisa.. mas assim que tenha tempo vou abrir o outro. Falta é muita lima e força de braço. Esta base é feita de um material super duro.. vejo-me á rasca para corta-la.
Assim que puder ponho mais fotos e dou mais novidades.

cumpz ;)
 
Eu tenho uma base da NOX boreas e tem duas fans de 90mm mas tou a pensar por umas de 120mm ou 140mm tenho de ver como vou fazer isto...

Se tiveres acesso a uma dremel (aqueles berbequins pequenos) dá um jeitao!!! Eu tou a fazer com um berbequim, fazendo furos consecutivos. Mas dá muito trabalho e nao fica tao perfeito.
 
Back
Topo