1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Notebook Cooler

Discussão em 'Galeria de projectos' iniciada por TFTB, 20 de Janeiro de 2009. (Respostas: 69; Visualizações: 14321)

1. TFTB

TFTB Power Member

Boas,

Este tópico por agora é capaz de se tornar um pouco chato, porque como ando em época de exames nao vou poder fazer grande coisa. Mas para começar a fazer alguma coisa, preciso de uma ajudinha...

Para começar vou explicar-vos o que vou fazer.

Arranjei uma base da Cooler Master em aluminio para portateis. É uma Cooler Master NotePal W1. Mas o antigo dono fez o favor de retirar as fans, as portas USB e o botao do power.
    A base tem dois buracos para fans de 72mm salvo erro. Mas eu vou por-lhe duas fans de 120mm.

Aqui está a dita cuja, já com um pequeno esboço do que vai ser num futuro proximo. :p
    (atençao que é apenas um esboço, porque só depois de ter as fans é que vou ver exactamente o diametro das elices, e o seu posicionamento)

Agora vem a parte em que voces me vao ajudar.
    Que fans me aconselham? Nao quero nada de muito caro porque o orçamento disponivel nao é muito grande e para o que é, nao é preciso fans topo de gama. Eu tinha pensado ir buscar umas XILENCE RED WING 120MM com 1400rpm e 21.2 dB por 5.90 € na *****. Parecem-me boazinhas, e sao baratas. Aceito sugestoes!

Ainda vou ter uns pequeninos problemas, porque a base é inclinada, ou seja, lá atrás ha espaço (altura) para as fans, mas cá à frente já nao. Vou ter de arranjar uma forma qualquer de "subir" a base para haver espaço para as fans. Alguem tem alguma ideia de como posso faze-lo? Eu tinha pensado fazer uns "pés" em acrilico, mas nao me tá a agradar muito a ideia. Aceito sugestoes tambem para isto.

A forma como eu vou ligar as fans á energia vai ser outro problemazinho.. vou arranjar um transformador de 12V e vou ter de fazer aqui umas ligações maradas... vamos lá ver se nao fico "colado" à base do portatil um dia destes LOL

Por agora é tudo, e com muita pena minha, pelo menos até dia 22. Depois depende das notas dos exames. Se tiver de ir a 2ª fase vai demorar mais.:'(

Espero que gostem da ideia, e que dêem ideias.
    Abraços ;)

Última edição: 20 de Janeiro de 2009
  2. nemessisfunk

nemessisfunk Power Member

em relação a essas fans posso dizer q são boas ja utilizei no passado e comprei agora umas novas para o projecto de modding q tenho aqui no forum...

3. ruimpf

ruimpf Power Member

parecem me barulhentas.... noiseblockers xl2 aconselho

4. TFTB

TFTB Power Member

Muito obrigado aos dois pelas opinioes.

Mas ruimpf porque dizes que sao barulhentas? Os dB de uma e de outra sao muito semelhantes...

5. ancinic

ancinic Banido

tb aconselho as noiseblocker xl2.

6. ruimpf

ruimpf Power Member

Porque as tenho :009: e nao as acho NADA barulhentas... recomendo mesmo a quem quer air flow e silencio ;)

7. TFTB

TFTB Power Member

Quero só dizer que fui hoje à ***** comprar as xl2 e experimentei-as no meu desktop. Sao fenomenais!! Têm um airflow excelente, e em termos de som, nao se nota diferença com elas ligadas ou desligadas.. completamente silenciosas!! Muito obrigado pela sugestao!! :D

Hoje ja nao dá para tirar fotos ao material, e este fim de semana vai ser complicado, mas nesta semana que vem vou começar a meter maos à obra:D

abraço e muito obrigado a todos pelas sugestoes!;)

8. ruimpf

ruimpf Power Member

:p

Venho ca para isso :D

9. jjooll

jjooll Power Member

Eu tenho essas ventoinhas (XL1 e XL2) e para ser sincero são muito boas...até começarem a guinchar. Mas só acontece num caso especifico que é estarem na horizontal.

Ou seja, passado uns tempo começo a ouvir um barulho. Reparei que era da ventoinha horizontal. Troquei-a pela outra e ficou a funcionar bem. Uns tempos depois a que ficou na horizontal começou a chilrar.

Pode ser coincidência, mas não sei não....

Mas só faz o barulho ás vezes, isso é que é estranho.

Mas ainda assim acho que valem a pena.

Fiquem bem

10. TFTB

TFTB Power Member

Uma pergunta... tens a ventoinha na horizontal a "mandar ar" para cima, ou para baixo?

11. jjooll

jjooll Power Member

A ventoinha está a tirar ar da caixa, logo a "mandar ar" para cima.

Achas que tem alguma coisa a ver com isso?

Cump

12. rav3n

rav3n Power Member

TFTB é mais simples se ligares as fans aos 5V de um USB. as XL2 @ 5v são suficientes para arrefecer e são inaudiveis. mesmo as Xilence tb devem ser silenciosas

13. TFTB

TFTB Power Member

Nao sei ao certo.. Se reparares ela ao "mandar ar" para cima está a empurrar as "pás" para baixo, juntamente com a força da gravidade. Pode ser que isso faça com que o desgaste seja maior nao sei. No entanto nao é razao para elas fazerem barulho...

14. TFTB

TFTB Power Member

Boas,

sim tambem dá, mas isso ia estar a puxar energia do portatil sem necessidade, e nao ia utilizar as ventoinhas a 100%. Mas caso nao consiga resolver a questao com um transformador, partirei para essa ideia, sim!
    Muito obrigado:)

Abraço;)

15. TFTB

TFTB Power Member

Ja tenho novidades.. acabadinhas de sair do forno:D

Aqui estao as fotos das fans e das grelhas que comprei...

E esta manha (ha 20 minutos) meti maos ao trabalho:D
    Aqui está a base ja com marcações para a broca nao "fugir".

Por agora é só. Esta tarde vou ver se compro umas "bananas" tipo as dos carregadores dos telemoveis, para nao ligar o fio do transformador directamente ás ventoinhas, e talvez comece a furar, mas acho que isso já só amanha.

cumpz;)

16. eX Radikal

eX Radikal I quit my job for Folding

belas novidades x2

Cumpsz xD

17. Tiago Sá

Tiago Sá Power Member

Eu tenho uma base da NOX boreas e tem duas fans de 90mm mas tou a pensar por umas de 120mm ou 140mm tenho de ver como vou fazer isto...

18. TFTB

TFTB Power Member

eheheh ja cortei um dos buracos:D
    Amanha vou trabalhar por isso nao vou conseguir fazer grande coisa.. mas assim que tenha tempo vou abrir o outro. Falta é muita lima e força de braço. Esta base é feita de um material super duro.. vejo-me á rasca para corta-la.
    Assim que puder ponho mais fotos e dou mais novidades.

cumpz ;)

19. TFTB

TFTB Power Member

Se tiveres acesso a uma dremel (aqueles berbequins pequenos) dá um jeitao!!! Eu tou a fazer com um berbequim, fazendo furos consecutivos. Mas dá muito trabalho e nao fica tao perfeito.

20. Marco André

Marco André Power Member

IMHO, depende da tua paciência para lixar :)

Partilhar esta Página