Notebook Cooler

IMHO, depende da tua paciência para lixar :)

Paciencia e força de braço... eu ja cortei a minha base e para separar a parte que ficou cortada do resto da base, como tinha bocaditos entre os buracos da broca, tive de andar á martelada aquilo, e acreditem que foram marteladas valentes. Se a base dele for do mesmo material da minha é complicado limar tudo até ficar perfeitinho... mas é possivel! E eu vou tentar :p

Tenho andado a trabalhar, nao tenho muito tempo, mas amanha posto novas fotos, até porque tenho o sistema electrico todo engendrado já, praticamente:p

cumpz;)
 
Boas,

Aqui fica uma pequena novidade. Uma foto do corte que fiz. Ainda nao tive tempo para limar o corte, por isso está horroroso, e alem disso preciso de bom tempo (meteorologicamente falando porque a minha bancada de trabalho é o chao da minha varanda. E chuva+berbequim=****a xD
Por isso enquanto estiver a chuver é dificil ter grandes avanços.

Deixo-vos com a foto.. A fan por baixo é só para dar uma ideia de como vai ficar.
imagem050uc5.jpg


Abraços, e deêm ideias!;)
 
Boas caros amigos,

após algum tempo sem dizer e sem fazer nada devido a motivos já mencionados acima, decidi meter mãos à obra.

Para surpresa minha, esta tarde quando fui pegar na base para ver se fazia qualquer coisa, deparei-me com um grande avanço (que não foi feito por mim, mas sim pelo meu pai). O buraco que existia anteriormente, mas com péssimo estado, estava agora lizinho, redondinho, todo bonito! (Sei que ele não vai ver isto porque não mexe em pc's, mas quero de qualquer forma agradecer ao meu pai pela ajuda!:))

Agarrei-me entretanto ao berbequim, e com a continuação da ajuda dele (um bocado forçada [por ele] às vezes) la fizemos o outro buraco e com a lima, limamos tudo.

imagem055bk3.jpg

imagem056tu8.jpg

imagem057bx3.jpg

imagem058ww6.jpg


Como podem ver não está perfeito, mas a experiência, o material utilizado e disponível, e as condições da base (já lá tinha o outro buraco mais pequeno, o que impedia que este ficasse 100% redondo), tornaram o trabalho mais difícil. Mas está como eu queria, por isso estou contente com o trabalho!!:007:



imagem059hl1.jpg

imagem060kd6.jpg


Isto foi depois de um bom banhinho para tirar as marcações e toda a sujidade que se acumulou.



imagem061oc1.jpg

imagem062kb0.jpg

imagem063kj9.jpg


Aqui estão as fans já montadas (provisoriamente).

Agora ainda falta fazer os "pés", que vou fazer em madeira para prender à base para as fans terem espaço por baixo, e falta as ligações eléctricas. Já funciona, já estive a experimentar e baixa uns quantos graus no GPU e no CPU, mas depois de pronta espero que fique com um bocadito mais de performance.



Ando com outra ideia, mas quero que digam o que acham dela. Estava a pensar pintar a base de Preto Mate. O que acham?

Digam o que acham da base, o que acham da pintura que sugeri e dêem ideias!
cumpz;)
 
Como vais fazer as ligacoes, em termos de ligar e desligar? vai ligar por USB?

Boas,

Nao. Vou ligar um transformador de 12V, com uma ligação feita por mim mesmo como os transformadores têm. Vou colocar um interruptor para nao ter de desligar as fans directamente desligando o transformador. Vou colocar um diodo em anti-paralelo para evitar picos de corrente (está explicado no tópico Ajuda com Amperagem aqui do fórum tambem).

Aqui estão algumas fotos da ligação que falei, e um esquema bastante simples da ligação.
esquemadp6.jpg

imagem101wg6.jpg


cumpz;)
 
Das ligacoes xD


Simples.
Imagina um carregador de telemovel. Um dos fiozinhos que o carregador tem é o vermelho que é onde passa a carga positiva (os tais 12V) e o outro fiozinho é onde passa a carga negativa (neste caso é neutra... sao 0V) que é o fio preto (estas sao as cores mais comuns das ligações, mas podes encontrar outras. Nos pc's normalmente o vermelho é para o fio de 5V e o amarelo para o de 12V, mas eu usei um vermelho).
Coloquei na ponta do fui um conector "igual" aquele que tu ligas ao telemovel para o carregares. Na base vai estar "colado" a fêmea desse conector para poder ligar o transformador. Depois tenho um interruptor que terá um diodo ligado em anti-paralelo para evitar picos de corrente (nao sei exactamente como isso funciona, mas foi o que me aconselharam a fazer no topico que já referi em cima). O fio que sai do interruptor é ligado às fans e está feito! :)
 
Back
Topo