Notebook Cooler

Nepes nao tenho...


Para fazer as ligações electricas dava jeito.
Tens aqui esta pistola, que nao é o mais indicado, mas safas-te bem com ela. http://aki.pt/main.php?id=52&sid=2798
Caso tenhas alguma loja de cenas electronicas perto de ti, eles lá devem ter mesmo ferros de soldar, e nao devem ser muito caros. Depois compras um bocadito de estanho para soldar os fios. Porque caso contrário, nao tens como os prender ao interruptor, diodo (caso queiras meter diodo), ao transformador...

O meu ferro é este
imagem102ds0.jpg


Nao sei quanto custa, porque nao o comprei, deram-mo:p
Mas tenho ideia de que um ferro assim simples, é baratucho.

cumpz;)
 
Notebook Cooler [FINALIZADO]

Boas,

trago boas noticias! Já consegui acabar o trabalho todo. Afinal não pintei a base, deixei-a assim em alumínio. Talvez um dia mais tarde a pinte, mas por agora fica assim.

Depois das ultimas novidades, deitei mãos à obra e com um bocado de madeira que tinha para ali, cortei uns bocados para fazer os pés da base. Limei-os, lixei-os e envernizei-os.

imagem113nf8.jpg

imagem114wa2.jpg

imagem115sf5.jpg



Entretanto, enquanto o verniz dos pés secava, fui acabar as ligações eléctricas.

imagem119qb6.jpg

Aqui está o interruptor com o díodo ligado em anti-paralelo...

imagem120yc1.jpg

Aqui uma visão geral das ligações (interruptor, díodo, conector do carregador colocado na base e o molex de 4 pinos que irá ligar posteriormente ás fans)

imagem122kh3.jpg

Um "closeup" do aspecto do conector visto de "dentro" da base...

imagem124ad5.jpg

Estes são os fios que convertem as ligações de 3 pinos (das fans) para 4 pinos (mais fáceis de trabalhar, por isso é que escolhi fazer esta mudança de 3 para 4)

imagem127du8.jpg

E como vou ligar duas fans, preciso de dois conversores destes ligados um ao outro...


Agora para que todos os componentes fiquem fixos no seu lugar utilizei cola quente...

imagem129il2.jpg

A pistola da cola que utilizei..

imagem130ie5.jpg

O aspecto de como vai ficar o interruptor depois de colado...

imagem132bs6.jpg

Aqui, o dito cujo já colado no seu "final place":P

imagem133aq9.jpg

O conector também já colado para que fique bem preso e aguente o "por-tirar" do cabo... (desculpem a má qualidade, mas a câmara do telemóvel não dá para mais:'()


Agora, já com quase tudo montado (faltam os pés) vou-vos mostrar como está a coisa:P

imagem135wb3.jpg

Base vista debaixo, com os fios e conectores presos por um "atilho" que está enrolado nos buracos para os parafusos das fans...

imagem136nh5.jpg

Closeup...

imagem137gp9.jpg

Vista de cima :D

imagem139eq3.jpg

Aqui o conector do carregador encastrado na base... até parece que foi feito de propósito para ali :007:


Agora a colocação dos pés:P

imagem144la0.jpg

Este é o aspecto dos pés já envernizados e secos...

imagem140oa4.jpg

Já colocado...

imagem142mb5.jpg

Visto de lado..


E este é o aspecto da base depois de todos os pés colocados, e prontinha a utilizar:D
imagem150yw7.jpg

imagem151yp3.jpg

imagem152px9.jpg

imagem145aw5.jpg

Vista de lado..

imagem148xo5.jpg

Aspecto do pé de trás...

imagem149hv0.jpg

Aspecto do pé da frente...

Como fica o PC em cima dela (ele aqui está "encavalitado para que as fans apanhem a zona do CPU porque a base é mais pequena que o PC... mas não corre o risco de escorregar porque os pés do PC "travam" contra a base:))
imagem157kr4.jpg

imagem156sv5.jpg

imagem155qd8.jpg

imagem154re6.jpg


Agora, um pequeno teste feito "em cima do joelho"...
Com o PC que está no "My System" a correr apenas o windows, o msn, btnext...


Com a base desligada...


Com a base ligada durante 8 minutos...


Bem, e foi este o resultado final. Espero que gostem tanto como eu gosto!
Um abraço e qualquer duvida é só dizer que eu ajudo. ;)
 
bom trabalho...tens jeito para coisa...lol
so nao gosto de ver uma coisa...o interruptor...podias por de outra maneira...nao sei se tens espaço mas podias abrir u boraco na base e punhas ele na trazeira...ou entao naquela parte da frente da base ...mas tu é q sabes se gostas dele assim...
bom trabalho...
 
bom trabalho...tens jeito para coisa...lol
so nao gosto de ver uma coisa...o interruptor...podias por de outra maneira...nao sei se tens espaço mas podias abrir u boraco na base e punhas ele na trazeira...ou entao naquela parte da frente da base ...mas tu é q sabes se gostas dele assim...
bom trabalho...

Eu tambem pensei inicialmente colocar o interruptor num daqueles buracos que a base tem atrás, mas tinha que abrir MUITO o buraco porque o interruptor é o dobro do tamanho dos buracos que a base tem. E sinceramente, nos ultimos dias tive alguns problemas com a base, porque as ligações ficaram a fazer mau contacto algures, e tive de desmontar tudo e voltar a montar, e ja nao tive muita paciencia para fazer esmerar mais na parte do interruptor. Talvez um dia mais tarde o ponha lá atras. Sebem que ele aqui até está mais acessivel do que lá atras :P

Obrigado pela tua opiniao ;)
 
Tá fixe, qualquer dia avanço eu para a mudança da minha base da NOXboreas tirar as 3 fans que tem e se der por 3 de 120mm.

O que vai custar porque não percebo nada é das ligaçoes... grrrr
 
Trabalho espectacular! Parabens!

Cumps

PS: tens o rato e tapete iguais aos meus! (tou ancioso por mandar o tapete para a reforma...) E o rato, apesar de tar satisfeito com ele, tb vai junto.. :P
 
Tá fixe, qualquer dia avanço eu para a mudança da minha base da NOXboreas tirar as 3 fans que tem e se der por 3 de 120mm.

O que vai custar porque não percebo nada é das ligaçoes... grrrr

Obrigado:D

As ligações são muito simples rapaz. Tu tens sempre dois fios pelo menos. Um que tem 12V e outro que tem 0V, neste caso. Basta ligares os fios às fans e tá feito. Ainda por cima se já tens aí fans postas, nem precisas de trabalho nenhum praticamente, basta aproveitares as ligações que a base ja traz de origem.

De qualquer forma, qualquer duvida ou problema diz que eu ajudo-te (por aqui ou por PM se quizeres) ;)


Trabalho espectacular! Parabens!

Cumps

PS: tens o rato e tapete iguais aos meus! (tou ancioso por mandar o tapete para a reforma...) E o rato, apesar de tar satisfeito com ele, tb vai junto.. :P

Obrigado pela opinião:D

O tapete não é de gamer, mas é muito jeitozinho até, e dá-me um jeitão porque passo horas infinitas em frente ao pc, e o gel é muito fixe. O rato é muito simples mas muito eficiente!! Ja trabalhei com muitos ratos de várias marcas (nao me refiro a gamers) e este é dos melhores senao o melhor!! Consigo trabalhar com ele em cima do joelho, em cima do sofá, em cima de superficies plastificadas.... é brutal mesmo! E a forma é bastante fixe, ja para nao falar no preço :P
 
Está mesmo lindo isso, mas pensava que diminui mais as temperaturas, vale a pena só baixar esses graus?

Vale. Nos jogos notas diferença (eu já tinha testado antes de fazer os pés, e baixava-me na altura uns 3 graus). Não notas tantos breaks quando jogas jogos bastante pesados no máximo das capacidades do PC. E vale a pena, porque fiz nao só pela capacidade de arrefecimento, mas tambem pelo gosto de fazer estas coisas. :)
 
Nice Work!!

Estive a dar uma olhadela nos esquemas eléctricos e fiquei com uma duvida em relação aos diodos.
Como é que ele vai evitar os tais picos de corrente? Não consegui perceber.

Será que alguém me consegue explicar?


Cumps
 
Nice Work!!

Estive a dar uma olhadela nos esquemas eléctricos e fiquei com uma duvida em relação aos diodos.
Como é que ele vai evitar os tais picos de corrente? Não consegui perceber.

Será que alguém me consegue explicar?


Cumps


Olha se queres que te diga sinceramente, não faço a mínima ideia. Foi o que me disseram num tópico que eu abri, inicialmente para colocar uma pergunta sobre amperagem. Como tinha um díodo aqui em casa, segui o conselho deles...

O topico foi este: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=391249&page=1
 
tenho que fazer teste com meu ainda... nao tive paxorra :P olha onde e que arranjaste essas aplicacoes ai no lado?


Quais aplicações? na Barra Lateral do Vista? No site dos Gadgets para a SideBar do Vista, na microsoft. Mas se quizeres manda-me PM que eu mando-te as aplicações por mail, é escusado andares à busca delas ;)
 
Gostei do teu projecto excepto neste ponto: os pés estragaram a estética da coisa :p
São, na minha opinião, muito altos e a madeira não combina ali com o aluminio. A minha nox boreas está junto à mesa e arrefece bem (o aluminio em si já dissipa grande parte do calor).

Outro pormenor, meteste as ventoinhas a retirar ar? Não devia ser a mandar ar?
 
Gostei do teu projecto excepto neste ponto: os pés estragaram a estética da coisa :p
São, na minha opinião, muito altos e a madeira não combina ali com o aluminio. A minha nox boreas está junto à mesa e arrefece bem (o aluminio em si já dissipa grande parte do calor).

Outro pormenor, meteste as ventoinhas a retirar ar? Não devia ser a mandar ar?

As fans estão a "mandar" ar:
imagem135wb3.jpg


Cumps ;)
 
Só perguntei porque tenho a ideia que o ar flui para o lado onde está o autocolante da ventoínha.


LOOL nao. Nem sempre. Senao com estas ventoinhas estavas tramado.... elas têm autocolante dos dois lados :lol:

Quanto aos pés, de certa forma concordo contigo. Estarem muito altos nao me afecta, mas quanto ao combinarem com o aluminio, concordo contigo, mas foi a solução mais acessivel de momento. Vou agora começar o 2º semestre e o tempo vai ser escasso, por isso, para ter a base pronta o quanto antes, tive de fazer escolhas... =/

Mas obrigado pela opiniao ;)
 
TFTB, é confortável? Parece um pouco alta :) Grande trabalho que tens ai, parabéns!

Sim, fica confortavel. Até porque prefiro ter os braços ligeiramente mais altos, e ter a coluna direita para nao ter de olhar para baixo, do que o contrario. Quanto ao ser alta, sim é ligeiramente, mas preferi assim, nao por isso da coluna etc etc (sinceramente quando fiz nem me veio isso á cabeça sequer), mas sim porque as ventoinhas assim têm bastante espaço para puxar ar, o que as torna mais silenciosas ainda do que se estivessem encostadas à mesa.

Muito obrigado pela opiniao;)
 
Back
Topo