Análise notebook coolers: CM Notepal e ZM-NC2000

muddymind

1st Folding then Sex
Olá a todos :)

Com o Verão aí à porta e as temperaturas a subir que nem umas malucas, decidi comprar um cooler para o meu portátil (asus g1s - a verdadeira torradeira :lol:) e devido a certas circunstâncias (que explico mais à frente) estive com dois coolers na minha mão que decidi fazer uma review caseira:



Cool Master Notepal Black link

Ora aqui está o primeiro cooler que comprei. Foi o melhor com relação preço/qualidade (30€) de 15"/15.4" que vi em reviews e decidi adquiri-lo:


À primeira vista parece ter uma construção sólida em alumínio e daí o seu peso (1,6KG). Possui uma inclinação ergonómica mas infelizmente aquele suposto apoio para as mãos é inútil pois não dá jeito nenhum...
Possui duas portas USB (uma para alimentação e outra para um dispositivo de baixa potência) o que é prática comum neste tipo de coolers.

O meu problema começou quando coloquei o portátil sobre ele e me deparei com isto:


Como podem ver o portátil excede o comprimento do cooler ficando apoiado sobre ele fora dos "pés". Pelo que vi este é o apoio pretendido neste cooler mas infelizmente não resulta no meu caso pois o meu portátil não é plano por baixo o que fez com que ficasse coxo... Mesmo não sendo esse o caso, o cooler tem falta de zonas de aderência o que faz com que os portáteis não agarrem totalmente. Outra falha de design é aquele suposto apoio à frente que pode ser extremamente problemático para quem tem jacks de som ou leitores de cartões à frente.

Tirando isso ele é eficiente a arrefecer (ver gráfico abaixo) e dá para os gastos.
Em termos de ruído ele é até bastante silencioso mas não o suficiente para se tornar imperceptível num quarto silencioso e infelizmente não possui regulador de velocidade...




Zalman NC2000 Black link

Após os problemas que tive com o cooler master, decidi ir para este grande cooler (portáteis até 20") que é bastante mais caro (50€):



Bem... a primeira coisa que digo é... Que besta!!! É realmente enorme e para 15,4" talvez seja um pouco grande demais pois como podem ver pelas fotos sobra muito espaço. Felizmente a mim não me incomoda :D
Este cooler tem a superficie superior em alumínio e por baixo tem uma estrutura em plástico que para além de ter uns "pézinhos" para melhorar a ergonomia possui um local jeitoso para guardar o cabo USB :D
Neste caso as portas USB estão localizadas nos lados (uma de cada lado) que a meu ver é mais vantajoso. Para além disso possui um regulador de velocidade das ventoinhas que permiter regula-las entre 1100 e 1500rpm. Graças a isso é possível torna-las praticamente inaudíveis até num quarto silencioso em troca de 1 ou 2ºC a mais.

A superfície onde é apoiado o portátil possui algumas zonas de borracha o que dá uma óptima aderência aos portáteis e isso é claramente um ponto bem melhor relativamente ao cooler master (e claro... este não tem o inútil "apoio").



Temperaturas

graficokt7.png
A-Ventoinhas activas
P-Arrefecimento passivo

Como se pode ver o Zalman põe o Cooler master a um canto :p



Conclusões

Cooler Master:
+ Barato
+ Relação preço/qualidade
+ Ergonómico
+ Arrefecimento qb
+ Pouco ruído mas...
- é perceptível num quarto silencioso
- Não possui regulador de velocidade
- Superfície de apoio pouco aderente
- Apoio que para além de não fazer nada pode estorvar...
- Dimensões não aconselhadas para portáteis de 15" maiorzinhos

Zalman:
+ Relação preço/qualidade
+ Excelente arrefecimento
+ Pouco ruído
+ Controlo de Velocidade
+ Colocação das portas USB
+ Compartimento para guardar cabo USB
+ Ergonómico
+ Suporta portáteis até 20"
- Um pouco caro
- Um pouco grande demais para portáteis de 15.4"
- LED lateral azul desnecessário

Espero que tenham gostado da review ;)
 
Última edição:
Se houverem gralhas na review digam e dêem 1 desconto pois a noite passada dormi 3 horas e hoje tive teste de fundamentos de electrónica...

[]
 
Última edição:
Muito bom. Ando a ver se compro um cooler para o meu Asus Z92J (outra torradeira). A Zalman tem outro modelo, o ZM-NC1000 que é ligeiramente mais pequeno deve dar para um 15,4.

Pois... estive também a mirar esse mas infelizmente não iria dar. É que o design do cooler arrefece mais a zona dianteira que a traseira e o meu portátil aquece praticamente só na traseira. Sendo maior posso posicionar o portátil de forma a arrefecer mais :)

btw, descobri que se no zalman puser a parte da frente fora do cooler e apoiada na mesa, o portátil fica mais confortável e arrefece ainda mais... Agora o disco em idle anda nos 42ºC :D
 
também já tive a oportunidade de experimentar os dois e tenho o mesmo a dizer o Zalman NC2000 é muito superior aos outros coolers praticados no mercado. (Passo a publicidade)

O preço deste cooler vale todos os cêntimos tinha picos de 68 a 70 graus (full) no portátil e neste momento dificilmente passo dos 50 graus a full (é de referir que também antigamente tinha o portátil em contacto com a madeira o que provoca um maior aquecimento).

Em idle tenho uma média de 40 graus... o que não me parece nada mau (talvez me aventure a fazer um undervolting :P)

Cumpz
 
Estou a precisar urgentemente de um cooler para o meu portátil e esta review deixou-me virado para o da ZALMAN. Alguem me recomenda uma loja online(de confiança) onde possa encomendar? cumps
 
Eu tenho um zalman ZM NC-2000 Silver, ai coisa mês e tantos e como qualquer outra compra que faço de equipamentos foi alvo de pesquisa e muita pesquisa antes de comprar. Porque se á coisa que eu detesto é andar para frente para trás com trocas. Dentro do que vi achei este Zalman o melhor no mercado notifiquei a loja do meu interesse e tive prai 1 mês espera que eles arranjassem isto.
Aspectos negativos eu tenho um MBP 15" e os buracos de onde sai o ar do zalman não são suficientes para cobrir toda área que o MBP ocupa em cima dele.ou seja as memorias ficam de fora por mais que eu chegue o portatil o mais que posso para frente, considero desvantagem no meu caso talvez para outros não seja.Outra desvantagem é o zalman ser metade alumínio outra metade plástico..a meu ver era todo ele alumínio..mas whatever. mais tarde vou estudar o assunto e ver se consigo encaixar uma fan com mais capacidade de fluxo...
 
Última edição:
Dentro do que vi achei este Zalman o melhor no mercado notifiquei a loja do meu interesse e tive prai 1 mês espera que eles arranjassem isto.

Felizmente onde comprei tinham em stock :D

Aspectos negativos eu tenho um MBP 15" e os buracos de onde sai o ar do zalman não são suficientes para cobrir toda área que o MBP ocupa em cima dele.ou seja as memorias ficam de fora por mais que eu chegue o portatil o mais que posso para frente, considero desvantagem no meu caso talvez para outros não seja.

A mim acontecia-me ficar o disco e o processador fora da zona de ventilação... Mas tal como referi acima, se puser a parte da frente fora do cooler e apoiada na mesa não só fica mais confortável por ficar mais baixo como tem uma ventilação mais eficaz ;)

Outra desvantagem é o zalman ser metade alumínio outra metade plástico..a meu ver era todo ele alumínio..mas whatever.

Não concordo... Assim fica muito mais leve (O CM era mais pequeno mas pesava mais quase 200g só por ser todo em alumínio) e não tem qualquer impacto sobre o arrefecimento... Podes confirmar vendo que o alumínio nunca aquece muito :P

[]
 
eu tenho a zalman 2000 embora tenhoa um 15.4 preferi a zallman de 20 polegadas pois o pc fica mais estavel, uma coisa que nao percebo é pq e que só há modelos com 2 ventoinhas, pq eu reparo que ha mais 2 slots vazios. A Questão é podemos adicionar nos as ventoinhas? ou podemos mudar as actuais para umas com mt mais fluxo?.

Abraços

p.s já agora nao notam mais "pó" na zona onde o portatil tem a ventoinha dele mm ? e aproveitando a dica? de quando em quanto tempo se deve fazer uma limpeza a um portatil para tirar pé das ventoinhas ou do doller abraços!
 
Boas,

Também ando à procura e encontrei este site com links para várias reviews de vários notebook cooler. Certamente será útil.

Na minha conclusão do que li o Zalman parece-me a melhor escolha para a generalidade dos portáteis principalmente porque a sua grelha superior irá permitir que as fans inferiores da maioria dos portáteis sejam compatíveis. Aliado a eficácia e silêncio. De problema só os cerca de 50€ pelo NC2000.

Notebook Coolers : A Buyers Guide, Reviews, Statistics and More!

http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=252773


No you tube: Zalman NC2000 Cooler Review with XPS M1730
http://www.youtube.com/watch?v=RU1Y-7xPjqQ


Espero seja útil.
 
Última edição:
Back
Topo