Notebook MSI Sempron3400

|P|PHNeutral

Power Member
Boas pessoal:

Tenho andado a ver portáteis baratuchos para aplicações leves.
Assim, na poweron, ***** etc vendem este bichinho por cerca de 650€.
Pelo que tenho lido dele parece-me bastaste razoável mas tenho algumas dúvidas que precisam de esclarecimento. E nada como aqui o pessoal do forum para me elucidar.

M670_B.jpg


Assim temos:

AMD® Mobile Processor Turion64x2 TL-50, 52, 56, 60 Mobile Sempron 3200+, 3400+, 3500+ (*)
(no caso o 3400+)
nVidia GeForce 6100 (C51MV)+ nVidia MCP51M Chipset
Two SO-DIMM Sockets for expansion up to 2 GB DDR2
15.4" WXGA(1280 X 800)
Graphics & Video Module UMA
Audio Azalia and SoundBlaster compatible
PC Cards Slots PCI Express x 1
Card Reader 4-in-1 Card Reader, SD/MS/MMC/MS Pro
I/O Port USB2.0 Port X 4
Mic-in Port X 1
IEEEE 1394 X 1
Headphone Out X 1
Internal Microphone X 1
SPDIF-out (Share Headphone Out)
RJ-11 Port X 1
RJ-45 Port X 1
TV-out Port X 1 (S-Video)

... por aí fora

Dúvida nº1) Assistência da MSI?

Como é? Alguém tem experiência com a mesma? é um factor algo importante quando se compra um portátil.

Dúvida nº2) A gráfica...

Não quero o portátil para jogos mas no entanto há algo que me intriga!
Temos onboard uma GeForce 6100 mas no entanto temos um slot de expanção PCI Express !
O que é que isto significa? Poderei simplesmente um dia mais tarde fazer um upgrade da gráfica usando essa slot disponível?

Dúvida nº3) O sempron...

Quando saiu este processador para desktop's ele veio substituir o Axp sendo uma versão "cortada" deste uma vez que foi reduzida a cache de nível2 de 256k para uns míseros 128k...
Continuou obviamente a ser um processador 32 bits...

O que eu quero saber, é se actualmente estes processadores ainda são 32 bits ou já são 64bits.
Quanto à cache de nível 2, parece que actualmente só há versões com 256 e 512k certo?

Melhores cumprimentos e um obrigadão antecipado
PH
 
Os sempron com 128kb de cache são uma coisa mais recente (so quando surgiram cores Palermo, que tinham versões de 128kb L2, essencialmente para socket 939)
quando sairam, sairam para socket A e socket 754, foi com 256kb de cache (para socket A eram essencialmente tbreds-b), sendo que os athlon XP tinham acabado no nucleo Barton com 512kb de cache (acho que ainda houveram semprons com o nucleo barton para socket A).
para socket A eram consequentemente processadores a 32bits.

mas o socket A acabou-se e ficou o 754, o 939 e o AM2, onde ha suporte para 64bits, como é com quase toda a certeza o caso do sempron que esta nesse portatil. mas infelizmente existem versões do 3400+ com 128 e com 256kb de cache L2, como tal, não te posso dar certezas em relação a isso.
mas o nome 3400+ é atribuido pela performane, por isso, um 3400+ com 128kb L2 deveria ter a mesma perormance que um 3400+ com 256kb L2 (normalmente a diferença é feita pelos mhz, mas recentemente, também pode ser introduzida pelo socket, dado que o 939 tem dual channel ddr400 e o 754 não)

posto isto, pelo preço pedido, parece-me uma compra bastante interessante.
 
Sim de facto os 128/256/512 são um pouco irrelevantes uma vez que como tu disseste e muito bem, o nome 3400+ é atribuído pela performançe, e logo vamos ter por exemplo pelas caches acima, 2Ghz, 1,83 e 1,66 respectivamente.
O caso muda de figura é se o processador não for efectivamente de 64 bits, uma vez que aí, a talhada na performançe é brutal. Mas parece que o processador é mesmo 64 bits...

Obridado pela resposta.
Continuo a contar com o vossos comentários para o resto da minhas dúvidas.

Cumps
PH
 
Back
Topo