1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Noticia]Benfica suspende negociações com a TV Cabo

Discussão em 'ZON (Arquivo)' iniciada por sLiPvAyNe, 10 de Novembro de 2008. (Respostas: 21; Visualizações: 2625)

1. sLiPvAyNe

sLiPvAyNe Power Member

Aproveito este tópico para citar uma notícia:

LINK

2. asturmas

asturmas Power Member

Mais uma falha da ZON.. lamentavel.

3. Tag351

Tag351 Power Member

a zon quer o canal,quem não quer o canal na zon é a pt. até ver a clix ainda não tem nenhum acordo.

4. Purex

Purex Power Member

A Zon quer o Canal, mas por tuta e meia. É ver o contrato vergonhoso que o SLB tem assinado com a Sporttv - 7,5 Milhões de Euros / época. Só para terem noção, até o Celtic tem um contrato anual de cerca de 40 milhoes de euros. É certo que o mercado Português é menor, mas o SLB tem uma projecção enorme e existem milhões de maluquinhos que mudam de operadora só para ver o treino dos iniciados do SLB...é uma mina !

Comecem a largar o Guito, senão continuarão a ver um manguito.

Antes de haver MEO, a ZON fazia-se de desinteressada e boicotava o projecto. Agora que se vê a perder clientes em massa, já anda doida. E deve andar muito desorientada mesmo.

Chegar ao cúmulo de comprar um jogo do SLB e não o passar na Sporttv, só para os clientes MEO ficarem a arder, é chauvinista, porco e muito baixo.

Cumps

5. JoaoGM

JoaoGM Power Member

Perder em massa não diria, nem de longe. Mas pela primeira vez em muito tempo estão a perder clientes e a tendencia será para continuarem a perder. O MEO está com os trunfos de momento, a Zon oferece serviços de qualidade mediana no melhor e péssima no pior. Como exemplo temos o facto de certas zonas do país terem mais canais que o resto do país mas todos pagarem o mesmo, e a Netcabo ter um serviço que deixa muito a desejar a uma boa parte dos clientes.

Adicionando a isto a grande possibilidade da Vodafone vir a entrar no mercado de IPTV e a Zon deve estar nervosa de momento, sem dúvida. O problema é que a Zon não está a fazer nada para tentar inverter esta tendência de perca de clientes, os mesmos erros continuam a ser feitos e a PT e a Vodafone estão a capitalizar isso. Mais, a fibra está à porta e quando começar a ser vendida em grande escala a Zon perde as poucas vantagens que tem de momento se não mudar a sua politica.

A Zon tem que começar a oferecer qualidade aos clientes, e depressa, senão os 8 mil clientes perdidos no passado trimestre financeiro irão depressa se transformar em 80 mil daqui a um ano.

A Zon que não comece a oferecer canais de qualidade que a maioria das pessoas queiram ver e não ponham a rede de internet sem tantos congestionamentos que vão se ver à rasca daqui a uns tempos, sem falar na Zonbox.

6. Tafinho

Tafinho Power Member

Aqui a ZON tem 2 problemas:
    - Não existe espaço disponível no Hispasat, o que provoca 2 coisas:
    1. Separação das redes de cabo e satélite
    2. Bloqueio no desenvolvimento da rede de satélite.
    - Ambas apresentam custos mais ou menos elevados, custos esses que já se fizeram sentir nas contas deste trimestre.

O Hispasat 1E só será lançado em 2010 na melhor das hipóteses, portanto, até lá a ZON terá de fazer alguma coisa.

7. Aless

Aless Power Member

Há rumores que a ZON abandone o serviço de satélite vendendo-o à Vodafone.

8. Tafinho

Tafinho Power Member

Tecnicamente impossível.

9. Ricardo P.

Ricardo P. Power Member

Heranças do Vale e Azevedo que rasgou um contrato válido com a Olivesportos e só com um acordo extra-judicial com direitos de transmissão a preços de saldo é que conseguiram evitar uma valente multa.

O mais curioso é que o pack completo Zon com SportTV não anda longe do preço do pacote da Sky com o Sky Sports - http://mysky.sky.com/portal/site/skycom/skyproducts/getall3/combi3

10. p_borges

p_borges Power Member

Importas-te de explicar melhor?? Porque é que tecnicamente a ZON não pode vender à Vodafone o seu negócio de transmissão por satélite?

11. JoaoGM

JoaoGM Power Member

Então isto torna as coisas muito piores para a Zon em termos financeiros, pois com esta perca de clientes as coisas vão-se tornar más para a Zon e eles terão que decidir entre Sat e cabo.

Aqui podem ver os relatórios financeiros da Zon. Se verem o dos primeiros 9 meses de 2008 a Zon diz que aumentou de clientes comparado com o mesmo periodo do ano passado. Como economista posso dizer que isto é um dos truques usados por empresas para embelezar a realidade, pois eles devem comparar é com o semestre deste ano. Se verem o relatório do semestre de 2008 notam logo na queda de subscritores.

Isto diz duas coisas, primeiro a queda aconteceu este trimestre o que implica que as ofertas da concorrência e os possiveis rumores da Vodafone ir para IPTV começaram finalmente a fazer danos visiveis. Segundo, a Zon não está a conseguir aliciar os clientes a ficarem na Zon. O porquê disto poderá ser discutivel mas deve-se resumir basicamente à qualidade de serviços prestados e ao preço da concorrência face à Zon. O engraçado disto é que acho que os clientes que se foram para outras paragens devem ter ido mais por causa de estarem completamente fartos da Zon do que com o preço propriamente dito. A provar isto é o facto que no balanço o CAPEX da Zon continua a valores demasiado baixos para a envergadura da empresa, embora tenha havido um salto enorme no investimento em equipamento terminal.

Sinceramente acho isto bom do ponto de vista da concorrência. A Zon terá que começar a melhorar os seus serviços de uma maneira ou doutra pois se não o fizer a saída dos subscritores tornar-se-á um facto todos os trimestres. A ver vamos se a Zon é capaz de aprender com os erros ou se vai deixar esta situação deteorar-se ainda mais. Seja como for quem ganha com isto é a MEO.

12. Aless

Aless Power Member

A ZON não está assim tão má financeiramente, as únicas baixas foi nos lucros que cairam 2,4%.
    Com o orçamento previsto para 2009 de 150 milhões de euros e com um lucro actual de 50,9 milhões quando estava previsto 50,4.

13. Aless

Aless Power Member

Para a ZON poder dar mais qualidade ao serviço cabo têm de abdicar do satélite, nunca fez parte dos planos da ZON entrar no mercado de satélite, mas com o aperecimento da Sport TV foram obrigados a cobrir o país a 100% e tecnicamente só era possível por satélite. Entretanto foram comercializando esse serviço não sendo o seu ponto mais forte nem tão pouco serem especializados na matéria. Com o aparecimento do MEO as coisas mudaram, a empresa da PT focou-se bastante no satélite com as últimas tecnologias existentes no mercado, o que veio enfraquecer o serviço de sat da ZON.

Para a ZON o importante é o cabo, e foi para isso que a empresa foi criada, fornecer conteúdos e dados via cabo e nada mais.
    Por isso é bem possível um dia aparecerem nas notícias o título: "ZON abandona serviço de satélite". E nessa altura, os clientes terão que obtar, ou cabo ou satélite.
    Duas empresas de sat no mercado portugues não conseguem coexistir, até em países mais desenvolvidos isso é quase impossível e complicado.

O adeus ao sat da ZON está próximo.

14. JoaoGM

JoaoGM Power Member

Isso seria uma decisão lógica do nivel fincanceiro e iria libertar mais capital, que seria gasto em custos no serviço de sat, para o serviço de cabo. Agora a questão é, de que adianta isso se a Zon não melhorar o serviço cabo?

Eu e alguns colegas tivemos a "brincar" com o relatório e a tentar perceber o que os números realmente querem dizer. Repara que no relatório eles não distiguem que tipo de subscritores deixaram a Zon, cabo ou sat. Eu presumo que a maioria tenha sido cabo, devido ao serviço netcabo ser péssimo em algumas regiões em combinação com o facto que 15 canais são "exclusivos" de certas zonas do país. O serviço sat sofre também desse problema de "exclusividade", mas eu acho que o serviço Netcabo deve ter contribuido e muito para a deteoração da imagem da Zon, comparado agora com os tarifários e qualidade da Vodafone.

Sinceramente eu acho que a Zon tem que mudar, e depressa, ou vai perder o monópolio do mercado em menos de 5 ou 6 anos. Como disseste, e bem, a Zon é uma empresa de cabo e não de sat, e é ai que se deve focar. A MEO oferece melhores serviços em sat e a Zon não consegue competir nessa área. A Zon tem que aumentar o investimento em infraestruturas, e aumentar muito, para descongestionar a Netcabo e aumentar a qualidade final desse produto. A ambiguidade da PUA também deve ser esclarecida, pois algo me diz que alguns dos subscritores que abandonaram a Zon foi depois de terem levado com a PUA devido à falta de clareza da mesma. Tem que investir em canais de TV de qualidade. Poucos mas bons. Animax, Sci-fi Channel, MGM, NASN, etc. Canais que muita gente queira ver e esteja a pedir.

A Zon tem tudo para ser uma empresa de sucesso mas quando eu olho para este último relatório e o comparo com o do semestre deste ano começo a ver os pequenos sinais dissimulados que avisam que a Zon ou muda de rumo ou vai começar a ter problemas bem grandes.

15. Tafinho

Tafinho Power Member

Nop.
    Simplificando, hoje existe uma associação física entre as duas redes.

Deste uma olhadela no passivo...?
    É muito complicado olhar para esses relatórios em menos de 1h.

Na realidade foi ao contrário. A grande sangria de clientes foi no satélite.
    Em cabo a Zon anda tem argumentos comerciais.

16. Ricardo P.

Ricardo P. Power Member

Concordo plenamente com o que aqui foi dito.
    Nas zonas não-cabladas a luta vai ser renhida com a entrada em funcionamento da TDT. Penso que a única hipótese da Zon seria apostar apenas e só nos premium e num grupo restrito de bons canais de forma a competir com os preços baixos da concorrência.

17. JoaoGM

JoaoGM Power Member

Ah ok obrigado pela info, o relatório não faz nenhuma disitinção entre cabo ou sat e tive que me guiar antes pelos subscritores de banda larga.

18. Tafinho

Tafinho Power Member

Já não me lembro se é no texto do documento, ou na entrevista ao Rodrigo Costa, onde essa informação apareceu.

19. JoaoGM

JoaoGM Power Member

E é no passivo que está o ponto da situação. Não é um passivo exemplar, longe disso.

Vejamos uns exemplos.

O que me salta logo à vista é o Free cash-flow, que diminuiu de 44.6 milhões negativos para 337.6 negativos. Isto é justificado pela Zon com a compra de acções próprias. Mesmo assim isso não justifica uma derrapagem tão grande, principalmente quando equacionamos o facto que ainda falta adquirir 80% das empresas que a Zon está a tentar comprar. Um Free cash-flow tão baixo iria preocupar-me imenso se fosse accionista da Zon, não importa as justificações que eles dão para isso.

Outro, como bem disseste, o passivo. Em 2007 foi de 600.7. No primeiro semestre de 2008 foi de 998.3, um aumento brutal. Mas o pior é que no trimestre seguinte aumentou ainda mais para 1158.8. Isto é um sinal muito preocupante que me transmite a ideia que a Zon não está a conseguir segurar no seu passivo, por mais receitas que possa fazer. Os acréscimos de custos e as Dividas de médio e longo prazo aumentaram burtalmente.

Mas o pior sinal deles todos é este, Reservas E Resultados Transitados. De 323.3 em 2007 diminuiu para 219.9 no último trimestre. Isto indica uma fuga de capital da empresa e que a Zon está com menos dinheiro para investir em si própria.

Como referi acima e volto a dizer, a Zon tem que tomar medidas que agradem aos seus clientes ou irá ver-se à rasca daqui a uns tempos, à medida que a migração da Zon para outros operadores aumenta.

20. JoaoGM

JoaoGM Power Member

Ok, eu não li o relatório todo ainda, somente tive a ver os balanços e tabelas.

Partilhar esta Página