1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Noticia] Canon Detecta Manchas no Sensor de EOS-1D e 1Ds Mark III

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por guardado, 17 de Maio de 2009. (Respostas: 28; Visualizações: 1725)

  1. guardado

    guardado Power Member

    A Canon revelou num comunicado que foi detectado um problema em algures sensores CMOS. Esse problema passa pela presença de manchas de óleo usado no mecanismo da câmara, sendo por isso fundamental para o seu bom funcionamento.

    O pior destas manchas é que com a sua presença ficam também afectadas as fotografias, provocando pequenas manchas no resultado final.

    A Canon não avançou com a informação de quantas máquinas poderão ser "vitimas" deste problema, contudo a empresa já avançou com o compromisso de rever e limpar gratuitamente todas as unidades que sejam afectadas por este problema.


    Fonte:http://photo.wintech.com.pt
     
  2. speed200

    speed200 Power Member

    São coisas que podem suceder com qualquer marca, o que interessa é que as mesmas arranjem soluções e avisem os clientes.
     
  3. Andre_pais

    Andre_pais Power Member

    Este tópico é fonte de incêndio hehehe.

    Mas sim, é verdade. O importante é que já se comprometeu em arranjar as ditas máquinas.
     
  4. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Poder podem, mas não deviam. Estamos a falar de corpos que custam mais de mil contos, não são propriamente máquinas para o "zé" que se perder umas quantas fotos não há problema, nem se tiver que ficar sem máquina uma semana para ir para reparação.
     
  5. jamiro

    jamiro Moderador
    Staff Member

    speed200 são máquinas que além de caras ao ficar com 1 avaria, 1 dia chega para arruinar muita coisa.

    Quem compra este tipo de máquinas dedica-se por norma profissionalmente à fotografia logo não pode estar sem máquina, mesmo que tenha 2 corpos, se os tem por alguma razão é.

    É a mesma coisa que ter um talho e não haver carne durante 1 semana..

    Espero que a canon consiga mais uma vez solucioanr o problema da mark3 que faz assim com que seja o 2o problema grave na gama. A ver se a 5d não acontece pela frente nada do genero.
     
  6. orpheusmyth

    orpheusmyth Power Member

    Por isso é que não comprei uma lol :P.
     
  7. Pentrite

    Pentrite Banido

    O pessoal inscrito no CPS, ou lá o que é, não recebe uma máquina de substituição enquanto a deles está na reparação?
     
  8. jamiro

    jamiro Moderador
    Staff Member

    Mesmo a receber não é a mesma coisa pois a receberem há logo a necessidade de serem calibradas e preparadas para o serviço. Claro que é sempre menos 'ruim' mas existe mais uma vez perca de tempo e trabalho escusado.
     
  9. speed200

    speed200 Power Member

    Sim, mas também podem ter problemas ou avarias como outro equipamento qualquer.
    Deduzo que quem as compre tenha sempre alguma máquina de backup para se precaver de situações similares.
     
  10. SideWalker

    SideWalker Colaborador
    Staff Member

    A Canon anda com azar nas mk3. Já é a segunda vez que metem os pés. A este nível é um bocado mau...
     
  11. jamiro

    jamiro Moderador
    Staff Member

    As mk2 também tiveram problemas a nível de focagem que nunca foi totalmetne reconhecido pela canon!! eheh :p
     
  12. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Nada mais errado. Mecânica não é Tarot. Aquando da construção de equipamentos, existem coisas como controlo de qualidade e graus de precisão e tolerâncias, até simulações e análises ainda em fase de projecto, que permitem construir equipamentos mais ou menos falíveis. E equipamentos caros, neste caso topos de gama, têm obrigação de ter muito maior rigor nisso. Portanto não podem ter problemas ou avarias como outro equipamento qualquer.

    Em relação a quem as compra... Epah, tens mais se tiveres dinheiro para isso. E quem não tem? Quer dizer... Invisto tudo numa máquina de topo para ter um equipamento bom e fiável, para depois vir a descobrir que está defeituosa? E quando são momentos em que só tens mesmo aquela oportunidade para tirar a foto? Até podes ter 20 corpos de backup, se perdes a foto não tens solução.

    Em suma, independentemente de tudo o resto, equipamentos de topo têm obrigação de garantir outros níveis da fiabilidade e durabilidade.
     
  13. ruimoura

    ruimoura Power Member

    E custam mais também pelo controlo de qualidade. Máquinas de entrada de gama passam no controlo de qualidade às paletes, uma máquina de 4 ou 5 mil euros é revista uma a uma. Parecendo que não, isto implica um custo de produção muitíssimo superior.

    As lentes Leica são um bom exemplo, são quase escolhidas a dedo.

    Nada neste mundo está isento de erros, mas material fotográfico de milhares de euros vir com defeitos de fábrica é um pouco grave, porque há pessoas que pagam as contas com aquele material.
     
  14. speed200

    speed200 Power Member

    Não sei se sabes mas existem algumas marcas de carros que os constroem manualmente ou seja á mão e posso exemplificar por exemplo a Ferrari (alguns modelos), Rolls Royce, Bentley, etc... também avariam, deixam entrar humidade nas opticas e no entanto custam centenas de milhares de euros.
    Apesar do controlo rigoroso a que são sujeitos antes de saírem para venda existem inúmeros factores que podem escapar a esse controlo...o ser humano é falível.
    O que é que se pode fazer??? Nada, apenas esperar que as falhas sejam detectadas e corrigidas.
     
  15. MaxDamage

    MaxDamage Power Member

    Correcto, mas provavelmente não vais ganhar a vida a guiar um carro desses lol :p
     
  16. speed200

    speed200 Power Member

    Eu não mas existe quem ganhe a correr com carros destes.
    Também não existem falhas mecânicas nos aviões??? NÃO deveria haver mas pode suceder e o que acontece geralmente??? Quem lá viaja morre.
    Isto são apenas exemplos EXTREMOS que pretendem demonstrar que existem e sempre vão existir falhas.
     
    Última edição: 17 de Maio de 2009
  17. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Estudei mecânica, portanto estou perfeitamente a par do que dizes, tal como estou a par que nos automóveis nem sempre o preço está ligado à qualidade, porque também existe o factor luxo, status, etc, que não existe na fotografia (nestas máquinas). E estou igualmente a par das etapas dos projectos e desenvolvimentos de produtos, tal como dos seus processos de fabrico e controlo de qualidade.
    Aliás, o próprio processo de montagem à mão é factor de luxo. Eu prefiro um automóvel todo construído por equipamentos CNC, que garantem um grau de precisão impossível à mão humana.

    A questão é que o facto de poder haver uma falha é muito diferente de essa falha ser aceitável. E na engenharia não se está propriamente a jogar com desconhecidos, que apenas resta esperar para que falhe. Há tolerâncias que são calculadas em termos de probabilidade de falha Vs custo de fabrico. E depois ainda é acrescentado o "desconto", ou como dizia um professor meu, o "factor C" (de cagaço), que é uma margem que se dá para não arriscar com coisas feitas à tangente.

    Há que pensar que são equipamentos de trabalho caros, dos quais muita gente depende para viver, dos quais por vezes depende a captura de imagens únicas, e que por isso há falhas que não são aceitáveis.
     
  18. speed200

    speed200 Power Member

    Rui, efectivamente não há uma explicação aceitável para que algo do género aconteça mas infelizmente este tipo de situações acontecem e podem prejudicar a vida de quem ganha o seu dinheiro através da fotografia.
    Mas o que se pode fazer? Queixas? Não comprar Canon?
    Este tipo de situações acontecem em qualquer marca, e é apenas esse o meu ponto de vista embora como já tenha referido entender perfeitamente o vosso.
     
  19. jamiro

    jamiro Moderador
    Staff Member

    Rapaz não percebeste onde queremos chegar. Não é o deixar de comprar Canon é simplesmetne este tipo de coisa ser evitada porque ao contrário do que dizes ou pensas estas coisas não acontecem por exemplo no caso da nikon. Um dos problemas que referi na mk2 que a canon nunca reconheceu a malta teve que engolir e deixar estar mas no caso da mk3 já vão 2 gravissimos.

    Não, não é normal e longe de habitual acontecer em série este tipo de coisas.
     
  20. speed200

    speed200 Power Member

    Tal como disse compreendo e defendo o que dizem mas não será por estarmos nós aqui a gastar o latim que as coisas se resolvem ou deixam de suceder.
    Multinacionais tipo a Canon, Nikon, HTC, etc estão -se a "borrifar" para os clientes uma vez que os seus volumes de vendas continuam em grande e como lideres de mercado eles sabem disso.
     

Partilhar esta Página