[Notícia] Governo quer software grátis nos computadores mais antigos das escolas

Hi World!

Power Member
Bom... É um pequeno e tardio passo, mas sempre é bom que ele seja dado! :)

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) avisou esta semana as direcções das escolas de todo o país que não vai pagar a renovação de licenças de utilização desoftware da Microsoft dos perto de 50 mil computadores distribuídos entre 2004 e 2007, pelo que aquelas deverão mudar para um sistema de utilização livre, tipo Linux.

Os representantes das duas associações de dirigentes escolares desvalorizam o problema, que em 2010 obrigou a uma despesa de 1,16 milhões de euros.

Um dos argumentos utilizados pelo MEC na circular enviada às escolas é também o adoptado pelos directores para desdramatizar a questão. Sublinha o MEC que os 111.491 computadores distribuídos em 2009 no âmbito do Plano Tecnológico da Educação possuem licenciamento definitivo do sistema Microsoft. A questão coloca-se, portanto, apenas em relação aos equipamentos distribuídos anteriormente - 31.558 computadores portáteis e 19.358 de secretária, todos com opção de utilização de sistemas Linux ou Microsoft, este na modalidade de licenciamento por subscrição.

"Uma boa parte destes equipamentos, dada a sua idade, não estará em boas condições de funcionamento e não suporta as versões mais recentes dos produtos Microsoft", pode ler-se na circular do MEC.

Tanto José Eduardo Lemos, da Associação de Dirigentes Escolares, como Adalmiro Fonseca, da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas, admitem que muitos dos computadores já não se encontram em funcionamento e desvalorizam a necessidade de migrar para um software de utilização livre. "Terá de ser analisado caso a caso. Nuns valerá a pena pagar a licença, noutros justificar-se-á adoptar o Linux, que permite reduzir esta despesa", admite José Eduardo Lemos, cuja escola, a Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, está equipada com 300 computadores, dos quais "apenas 20 a 30 são anteriores a 2009".

Adalmiro Fonseca diz também que a situação não prejudicará o funcionamento da sua escola e repete a opinião de colegas, "a quem tem ouvido que a utilização de software livre é o futuro". Defende que teria sido preferível dispor de mais tempo para que todos se adaptassem ao Linux, mas está confiante de que "o processo não será dramático".

De acordo com informação dada ao PÚBLICO pelo MEC, até ao ano lectivo de 2009/10 o pagamento das licenças à Microsoft foi assegurado pelo Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação. Em Junho deste ano, as escolas viram reforçados os seus orçamentos em 1,16 milhões de euros para procederem ao pagamento das licenças para 2010/11, que caducaram a 31 de Setembro.

O MEC aconselha a proceder à renovação dos contratos "apenas para os servidores em boas condições de funcionamento e para os quais não seja viável a migração para um sistema do tipo Linux" . E vai avisando que, mesmo nestes casos, não está em condições de assumir essa despesa.

in Público
 
Deviam era escolher uma distribuição para que seja mais fácil suportar.

Ou então criar uma própria.. Há muitos projectos de open-source (por exemplo, mesmo aqui ao lado, em Espanha) em que usam distribuições próprias.. Sempre é mais fácil em termos de manutenção e atribuição de privilégios de utilização. ;)
 
Fixe.

Para quem recebeu aqueles computadores hp, que tem o windows vista e a caixa tragica, a caixa tragica nem esta configurada.. nem flash tem. está la para ocupar espaço
 
E aprender a instalar não tem nada que saber, prefiro um sistema que não traga tudo embutido, do que um sistema carregado de lixo como nos sistemas windows.
Quanto á piadola sobre o Caixa Magica, quem não gosta tem bom remedio, troque por outra distro, existem centenas delas á escolha, não se está limitado como no caso do windows.
 
Bem pensado. Acho que o Ubuntu é a melhor opção.

Na minha escola já existe o SUSE Linux Enterprise Desktop, mas pagar para um software Linux é um bocado... rofl
 
Última edição:
Bem pensado. Acho que o Ubuntu é a melhor opção.

Na minha escola já existe o SUSE Linux Enterprise Desktop, mas pagar para um software Linux é um bocado... rofl

lol , pagar por um sistema seguro , estável e com uma fiabilidade e performance superior que ainda por cima é FOSS ( Free and Opensource Software) é um bocado chato ? e pagar por um sistema inferior pelo menos nestes aspectos especificos que mencionei já não é... rofl
 
Isto parece-me mais uma notícia para criar espaço para renegociar os contractos de licenças que o Estado tem com a microsoft, que no conjunto do Estado todo deve representar uma enormidade de dinheiro...
 
Ou então criar uma própria.. Há muitos projectos de open-source (por exemplo, mesmo aqui ao lado, em Espanha) em que usam distribuições próprias.. Sempre é mais fácil em termos de manutenção e atribuição de privilégios de utilização. ;)

... voltamos ao mesmo. Com tanta distribuíção boa por aí, para que há necessidade de andar a re-inventar a roda?
 
Sim, veio.. E até acho que a caixa magica nao veio com o openoofice(agora libreoffice). mas isso ja nao tenho a certeza. Mas tenho a certeza que nem para mp3 dava para ouvir, no linux..

Isso porque o MP3 não é totalmente open-source.. Daí distribuições como o Fedora e o Ubuntu não as trazerem, para não haver conflictos..
 
Edubuntu e dar formação.

Quanto aos mp3 que falam atrás, é simples, convertam mp3 para .ogg e acaba-se o problema.


Então mas esses codecs e flash estão nos repositórios é só ir ao centro de software ou como opção ao sinaptic e instala-se tudo isso,dois clicks se tanto, cada vez as pessoas estão mais inanimadas, já não sabem procurar, ou resolver problemas básicos, habituadas aos windows e ficam assim..

speicherspule, quanto ao open office e liberoffice, não são essas as unicas opções existe tambem o Abiword, que faz quase o mesmo e é mais leve.
Se calhar é o que está instalado nessa distro.
 
Última edição:
Aliás, o ser parecido quer dizer que nem se experimentam novos paradigmas de utilização.. :S

Não concordo nada com essas distros q tentam imitar outros ambientes, mas também não me parece q experimentar novos "paradigmas" de utilização seja um objectivo aqui (btw, o "paradigma" de utilização é o mesmo: WIMP).

O objectivo do sistema (particularmente num caso deste género) é servir o utilizador; andarem a tentar acrescentar valor com tretas desse género de "experimentar novos paradigmas" é um bom primeiro passo para aumentar a complexidade e tornar a adopção do sistema ainda mais difícil. E - na minha opinião - até é errado, dado q não existe propriamente nada a atestar q a "experiência" desses novos "paradigmas" é algo bom ou desejável.
 
Não concordo nada com essas distros q tentam imitar outros ambientes, mas também não me parece q experimentar novos "paradigmas" de utilização seja um objectivo aqui (btw, o "paradigma" de utilização é o mesmo: WIMP).

O objectivo do sistema (particularmente num caso deste género) é servir o utilizador; andarem a tentar acrescentar valor com tretas desse género de "experimentar novos paradigmas" é um bom primeiro passo para aumentar a complexidade e tornar a adopção do sistema ainda mais difícil. E - na minha opinião - até é errado, dado q não existe propriamente nada a atestar q a "experiência" desses novos "paradigmas" é algo bom ou desejável.

Sim.. Mas se se encontrar uma nova forma de interagir, mais fácil e intuitiva que a anterior.. Porque não mudar? :)

Se fôssemos a pensar assim, ainda estaríamos a usar terminais CLI.. :S
 
Back
Topo