[Notícia] Governo quer software grátis nos computadores mais antigos das escolas

Claro?

Pode haver outro factor qualquer em conta tipo ter poucas colunas ou ter RAM que nunca mais acaba, mas aquilo é de facto instantâneo, tão instantâneo como fazer uma conta de somar.
Já no Gnumeric, nota-se ali uma fracção de segundo até mostrar o resultado, mas mesmo assim não é nada com que não se viva.
Para ti tudo o que é Opensource é instantâneo e fantástico portanto vamos só assumir que não nos gramamos e ignorar os posts respectivos. Obrigado.

O meu PC deve ser mesmo estranho para não ter esses resultados instantâneos.

PS: Tenho um ficheiro de 30 MB. No Libreoffice demora 7 minutos a abrir, no Excel 10 segundos. Mas o Libreoffice faz 250k PROVs instantaneamente.
 
Última edição:
Na minha opinião este tipo de atitude só peca por tardia, se as distribuições de Linux tivessem sido introduzidas em computadores escolares no passado, hoje em dia não haveria o receio que existe.

O que se fez com o Magalhães foi mal feito, porque da forma que foi apresentado, com limitações de utilização, deu uma imagem errada do Linux e levou a que muitas crianças o colocassem de lado.

Nas escolas deve-se ensinar a utilizar todas as ferramentas de forma a melhor preparar os jovens para um futuro que embora seja uma incógnita, terá que se basear em moldes que nos dias de hoje ainda não são possíveis.

As economias estão atrofiadas devido à má utilização do dinheiro no passado, está na hora de utilizar tudo o que for possível de forma a que se comece a viver com menos, mas que se mantenha o nível e a qualidade do ensino.

Não se deve temer o Linux porque é um SO com fortes probabilidades de vir a ser o melhor, na América Latina a sua utilização por jovens dentro e fora da escola está numa fasquia superior à nossa, as empresas e organismos dos estados já usam o Linux como SO principal no dia-a-dia, será por isso e por outras politicas de economia que são países emergentes e em expansão.

Para tudo existe uma primeira vez, ninguém pode dizer que não gosta se nunca provou e saboreou uma comida, o Linux também tem que ser provado e saboreado para se aprender a gostar, deve-se portanto dar oportunidade aos mais novos de aprender e acabar com a ideia que só o que é caro é que é bom.

Não tenho problemas nenhuns na utilização do Linux diariamente, desde que o comecei a usar (2008) nunca mais formatei os computadores devido a vírus e outras porcarias relacionadas com incompatibilidades de software e as suas famosas actualizações.

Viva o Linux e viva a liberdade de escolha.
 
Eu trabalho maioritariamente com o Excel. O Excel é uma ferramenta bastante poderosa, que consegue lidar com uma imensidão de linhas (200k+), com PROCVs. Coitada da concorrência, borra-se toda.

Eu também não estava a dizer que os equivalentes opensource eram melhores (ou piores) que os da microsoft. Eu também prefiro usar o MS Office, mesmo não utilizando nada nele que não pudesse usar no libreoffice, abiword, etc. Apenas uso porque o tenho, se não tivesse fazia o mesmo nos outros. De qualquer maneira, o que queria dizer é para o uso que lhe dão nas escolas (simples) não vejo grande necessidade de trabalhar com ficheiros com centenas de milhares de linhas... Até porque pelas escolas que conheço a maioria dos computadores ainda são Pentium3, 4 com 512mb de ram.
 
Última edição:
Bem, se for como a minha escolha secundária que os PC's com Ubuntu não tinham conta de root criada, (fiz eu uma pa mim), então vai ser bonito :P (isto no ano lectivo 2009/2010)

Já agora, o excel do openoffice demora imenso tempo é a converter ficheiros do microsoft excel, coisa que ele tem de fazer cada vez que os abre.
 
Para ti tudo o que é Opensource é instantâneo e fantástico portanto vamos só assumir que não nos gramamos e ignorar os posts respectivos. Obrigado.

O meu PC deve ser mesmo estranho para não ter esses resultados instantâneos.

PS: Tenho um ficheiro de 30 MB. No Libreoffice demora 7 minutos a abrir, no Excel 10 segundos. Mas o Libreoffice faz 250k PROVs instantaneamente.

Obviamente que nada é perfeito, mas fizeste uma constatação, fui verificar, e pelos vistos deu-me algo completamente diferente, queres que faça o quê? Um vídeo para provar isso?

Mas ao abrir o tal .xlsx com as 500k linhas (8,6Mb), de facto demora uns minutos a abrir e guardar o ficheiro. Já está melhor assim?
 
É bom e não é.

Apesar de gostar pois irá poupar mais uns €€ ao governo, nem todos sabem usar o Linux / Ubuntu, apesar de ser muito amigável os programas de educação não irão funcionar todos, irá causar problemas, atrás de problemas.

Na escola que frequento (apesar de ser privada é financiada pelo governo) já tivemos o Ubuntu, e tivemos que trocar, pois o projectores e software que vieram eram apenas compatíveis com Windows, nem com o Wine funcionou.

Bem agora cabe a eles decidirem o que fazer, eu já não estarei metido nisso quando chegar.
 
Obviamente que nada é perfeito, mas fizeste uma constatação, fui verificar, e pelos vistos deu-me algo completamente diferente, queres que faça o quê? Um vídeo para provar isso?
250k VLOOKUPs contra uma tabela aleatória de 250k linhas instantaneo? Põe um char10 na coluna de pesquisa e podes postar no Youtube.

Mas ao abrir o tal .xlsx com as 500k linhas (8,6Mb), de facto demora uns minutos a abrir e guardar o ficheiro. Já está melhor assim?
Deves achar que esses minutos à espera são poucos relevantes para quem está a trabalhar...
 
Nisso tudo acho estranho tais pagamentos de renovações de licenças?

Que eu saiba, o windows e office só se paga uma X e é para sempre.

Ou é andar a por windows 7 em máquinas com o XP/Vista?

Do resto concordo com a medida. O Ubuntu serve perfeitamente para estes casos.

Claro que o Office é aquilo, não consigo usar nada que não o MS office mesmo.
 
250k VLOOKUPs contra uma tabela aleatória de 250k linhas instantaneo? Põe um char10 na coluna de pesquisa e podes postar no Youtube.
Continuo a achar que te devo estar a perceber mal e fazer algo diferente (e não o que queres dizer com char10). A indexação continua a ser instantânea, ao contrário de operações de edição nas 250k linhas que demora sempre uns segundos.
Mas já perdi tempo suficiente com isto...

Deves achar que esses minutos à espera são poucos relevantes para quem está a trabalhar...
Nunca é bom esperar, mas o tempo ira sempre ser proporcional à quantidade de dados, e 250k linhas ainda parece ser alguma coisa.
O Excel parece ser bastante eficiente quanto a abrir .xlsx, até usa multi-threading, mas depois recusa-se a criar uma nova coluna numa sheet com as 250k linhas por falta de recursos... numa VM com 4 cores atribuídos e 4Gb de RAM...

O calc criou a tal coluna em alguns segundos, mas demora uma eternidade para guardar o .xlsx, enquanto que é muito mais rápido a abrir e guardar em .ods, talvez o código para os .xlsx não esteja tão afinado como para o formato nativo.

Não duvído que o Office seja técnicamente melhor na generalidade, mas continuo a achar que o libreoffice têm o seu mérito. Não é algo que se usa apenas por não querer pagar o Office. Ok, se calhar até é... infelizmente o motivo do governo é apenas reduzir a despesa...
 
Nunca é bom esperar, mas o tempo ira sempre ser proporcional à quantidade de dados, e 250k linhas ainda parece ser alguma coisa.
7 minutos é tempo a mais, não percebo o que é que ele está a fazer.

O Excel parece ser bastante eficiente quanto a abrir .xlsx, até usa multi-threading, mas depois recusa-se a criar uma nova coluna numa sheet com as 250k linhas por falta de recursos... numa VM com 4 cores atribuídos e 4Gb de RAM...
Esse problema é um bug do Excel (2007 pelo menos). Existem certas situações que ainda não percebi quais, em que isso acontece. Houve uma vez que tive de criar a folha outra vez, e na nova ele não teve qualquer problema.
 
Eu trabalho maioritariamente com o Excel. O Excel é uma ferramenta bastante poderosa, que consegue lidar com uma imensidão de linhas (200k+), com PROCVs. Coitada da concorrência, borra-se toda.
Eu também faço um uso parecido do Excel (além de tabelas dinâmicas e macros). E o próprio Excel borra-se todo quando se têm uns 50 ficheiros abertos (geralmente como segurança de ter existirem ligações cruzadas). Não é nada incomum crashar e levar tudo atrás isto sem falar dos bugs menores estilo aparecerem as células todos com erro ou algo assim.

Mas a maioria das pessoas não faz nada de especial com os programas do Office incluindo o Excel. E se o Excel é excelente, o Word é OK e o Powerpoint é rasquita
 
Última edição:
vocês tão a falar em 250k linhas em computadores de 2003... Isso nunca irá ser usado a esse nível.

È exactamente o que tenho andado a dizer, mesmo que o MS office tenha mil vezes mais capacidades que os opensource, se neste contexto só se usa o básico, onde os dois são praticamente equivalentes, que diferença faz?
 
Consigo fazer tabelas, graficos, quadros com o LibreOffice. Não estou a ver qual é o stress. Para profissionais que querem usar o produto da Microsoft que o façam. Mas aqui fala-se de profissionais? O tópico é sobre computadores nas escolas.....
 
Chegou essa folha de couve à minha escola... "Sugestão" da direcção: "dont ask, dont tell...", são 30 "monos" de 2002 a 2004 (Dell e Acer) que lá permanecem... Quanto aos mais recentes.... oh pá, vamos lá a ver uma coisa e deixar-mo-nos de lirismos... os alunos dos profissionais qd sairem para o mundo do trabalho vão trabalhar com open source (OO, scribus, blender, gimp, etc...) ou com Adobes, Corels, etc ???? Já sei a resposta... Mais: para aí à 2 anos perguntou-se aos distribuidores da Adobe e da Corel em PT qto custariam umas licenças.... oh pá, €€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€ ...para escolas, porra !!!! Que vão chu"#$ outros.... Para não prejudicar os alunos, adivinhem o que se faz... É ilegal? SIM É imoral? NÃO !!!
PS- os meus portáteis têm em dual boot 7/XP + Ubuntu... não sou pró Microsoft nem fundamentalista do open source, apenas alguém realista no terreno...
 
Última edição:
Nisso tudo acho estranho tais pagamentos de renovações de licenças?

Que eu saiba, o windows e office só se paga uma X e é para sempre.

Ou é andar a por windows 7 em máquinas com o XP/Vista?

Do resto concordo com a medida. O Ubuntu serve perfeitamente para estes casos.

Claro que o Office é aquilo, não consigo usar nada que não o MS office mesmo.

Exacto... que eu saiba não se compram licensas por X tempo mas para X máquinas. Aliás, a maior parte dos PCs que sempre vi em escolas e faculdades têm autocolantes com licenças OEM. A questão é que sou a favor de qualquer medida que realmente permita cortar despesas e reduzir custos. No entanto, o preço do software não é o único factor. Se para nós (malta das informatiquices) usar Windows, Linux, Mac OS X, ou outro SO qualquer, é uma questão de preferências e em se tivermos que usar outro +/- rapidamente nos adaptamos; para utilizadores comuns uma mudança pode fazer cair a produtividade de tal forma que a vantagem do preço do software não compensa a médio/longo prazo. Até mesmo com formação para colmatar essas dificuldades há que ter em atenção que também acarreta custos.

Se todos estes factores forem tidos em conta então sou completamente a favor da solução que poupe mais dinheiro.
 
Exacto... que eu saiba não se compram licensas por X tempo mas para X máquinas. Aliás, a maior parte dos PCs que sempre vi em escolas e faculdades têm autocolantes com licenças OEM. A questão é que sou a favor de qualquer medida que realmente permita cortar despesas e reduzir custos. No entanto, o preço do software não é o único factor. Se para nós (malta das informatiquices) usar Windows, Linux, Mac OS X, ou outro SO qualquer, é uma questão de preferências e em se tivermos que usar outro +/- rapidamente nos adaptamos; para utilizadores comuns uma mudança pode fazer cair a produtividade de tal forma que a vantagem do preço do software não compensa a médio/longo prazo. Até mesmo com formação para colmatar essas dificuldades há que ter em atenção que também acarreta custos.

Se todos estes factores forem tidos em conta então sou completamente a favor da solução que poupe mais dinheiro.

As pessoas não nascem ensinadas a usar Windows. Então se querem por Linux nas escolaa (supostamente quando existe mais contacto com PCs inicialmente), só vejo é poupança nisso.
 
Todas as desculpas que já vi aqui, só demonstram uma coisa.
A persistência do pronto-a-comer ou melhor dizendo "FAST FOOD", aprendam aquilo que sempre foi a maior bandeira dos portugueses.
Somos um povo inteligente e somos pioneiros em matérias que outros povos sabem graças a nós.
Comecem a utilizar as ferramentas que vão marcar a diferença no futuro.
O mundo não pode continuar a ser escravo de meia dúzia de grupos económicos e muito menos dependente da Microsoft que fez mil e uma coisas no passado, que prejudicou empresas, que copiou software e que para alem do copiar criou politicas de copyright sobre esse mesmo software em seu favor ( Windows é e sempre foi uma copia do ambiente gráfico MAC ).

Segundo consta o janelas 8 será apenas uma copia do Ubuntu com aparências do Androide.

Povo português, acordem para um mundo novo em que só os mais criativos e inovadores vingarão e serão reconhecidos, todos os outros serão postos de parte por estarem demasiado presos ao passado.
 
Última edição:
Sim. Em escolas se for ainda muito no inicio da formação pode não ser problemático para os alunos. Já para os professores pode ser um problema.

Depois também temos que ver que se for a um nível superior de ensino, estar a utilizar apenas software livre pode não corresponder muito bem ao que as pessoas depois irão encontrar no mundo do trabalho. Logo, poupa-se na educação mas baixa-se a qualidade do ponto de vista dos empregadores.

Mas atenção... posso estar aqui a evidenciar os contras mas sou a favor desta medida se se provar que reduz custos. Apenas tenho a dizer que o preço da licença do software não representa todos os custos que lhe estão associados, ainda que de um ponto filosófico prefira muito mais o software livre ao proprietário.
 
Back
Topo