[Notícia] Governo quer software grátis nos computadores mais antigos das escolas

O dobro do trabalho em Linux? Para quem não perceber nadinha de informática talvez mas eu nunca na vidinha vou utilizar o Windows. Não preciso desse So para nada. E quanto a trabalhar mais rápido ... trabalha o computador mais rapido e melhor com Linux do que com Windows. Trabalha a maquina e trabalho eu. Mas la esta tem de ter a configuração e a personalização correcta. Nao basta instalar uma distro. ha que meter a distro exactamente como se quer para optimizar as tarefas. É óbvio que tem de ter algum conhecimento do software que quer, do que existe e do que corresponde à produtividade requerida. Agora o Windows é a coisa mais mal escrita que eu já vi na minha vida. Aquilo é vulnerável a qualquer virus worm trojan etc.
A ler isso dá a entender que estás a falar do Windows XP e não do Windows 7. O Windows 7 mete as distribuições de Linux num chinelo, e esta é a minha modesta opinião.
 
Ó meus amigos, vamos lá acalmar que isto do Windows vs Linux já está a chegar fora do âmbito do tópico. E já há por aí diversos tópicos para isso se quiserem continuar.
E estar a discutir o que é melhor e mais simples é inútil quando cada pessoa têm a sua definição de melhor e simples.

Uma coisa é certa, os miúdos têm imensa facilidade em aprender o que lhes interessa. Metam-lhes uma coisa que nunca viram na vida à frente, a ver se não se desenrascam. E se não sabem aprendem, é para isso que estão na escola...
O que deve fazer falta é professores que apoiem e percebam da coisa, porque já quando eu andava na escola os PCs tinham dual-boot com caixa mágica, mas mexer naquilo era só se nos apetecesse. (e para jogar Kolf)

Eu cheguei a precisar de fazer uma simples edição de imagem, tipo diminuar o brilho ou coisa assim, que o paint não tinha, solução? Rebootar para o caixa mágica e usar o Gimp.

Isto já à uns bons anos, e nunca foi preciso fazer nenhum comando mirabulante de bash, resolver conflitos de dependências, ou configurar um login centralizado com dezenas da máquinas...
Está tudo ali prontinho a usar tal como no Windows, ainda com mais software instalado.
 
O que está aqui mais que provado é que sempre que aparece um desafio, um objectivo, algo que possa estimular a criatividade e abrir portas a um novo modo de conhecer.
Vêm sempre os comodistas, os retrogrados e os "velhos do Restelo" com mil e uma desculpas para criar entraves à mudança que é primordial para um mundo novo, em que os mais hábeis, que saibam usar as ferramentas de forma económica é que vão ser mais úteis, os outros serão apenas mais um numero de utilizador.
 
O dobro do trabalho em Linux? .
Sim, a nível de administração, e de outras coisas a nível do utilizador. Não em todas, mas em grande parte.

A vulnerabilidade do Windows não é coisa de outro mundo. O Windows é vulnerável porque existem milhares de cópias do Windows em todo o mundo. Se o Linux fosse utilizado à escala do Windows, iria haver a mesma dose de malware ... Olha por exemplo para o Android. É um sistema Linux para smartphones, nem por isso é inerente a malware (bem pelo contrario).
 
Todo o software pode ter vulnerabilidades, seja em Linux ou Windows, e ambos são usados em grande escala, um em servidores, outros em desktops. Os servidores podem estar sugeitos a ataques mais específicos, enquanto os desktops estão sujeitos a ataques em massa, com o alastramento de malware e tal. O conceito comum de malware pode não ser tão comum em linux, mas este está potencialmente vulnerável a outro tipo de ataques.

Quem seguir a mailing-list de segurança de alguma distro por exemplo, vê que estão constantemente a surgir falhas em todo o tipo de software.

Mas também não é por o Windows 7 ser todo xpto que não deixa de ter vulnerabilidades bastante graves...
https://technet.microsoft.com/en-us/security/bulletin/ms11-083
tl;dr: Remote Code Execution enviado pacotes udp para portas fechadas...
 
Sim, a nível de administração, e de outras coisas a nível do utilizador. Não em todas, mas em grande parte.

A vulnerabilidade do Windows não é coisa de outro mundo. O Windows é vulnerável porque existem milhares de cópias do Windows em todo o mundo. Se o Linux fosse utilizado à escala do Windows, iria haver a mesma dose de malware ... Olha por exemplo para o Android. É um sistema Linux para smartphones, nem por isso é inerente a malware (bem pelo contrario).



Tambem linux existem milhares até milhões de cópias por todo o mundo.
Isso não é desculpa para falhas tão graves dos sistemas windows que chegam a roçar o ridiculo.
Ainda mais sendo sistemas operativos pagos.
Os males do android na sua maioria são culpa dos utilizadores á anos que uso android e nunca apanhei virus malwares nem nada que se pareça.
Até certo ponto aqueles virus e afins primários são culpa dos utilizadores seja em que sistemas operativos forem.
Todos os outros pode-se atribuir a culpa á concepção do os.
 
Última edição:
Tambem linux existem milhares até milhões de cópias por todo o mundo.
Não concordo com isso, porque o Linux tem uma gota de água ao pé dos utilizadores do Windows.

Operating SystemTotal Market Share
Windows89.72%
Mac5.21%
iOS1.92%
Linux0.94%
Java ME0.91%
Android0.50%

(estes tabela foi feita por um Blog que já perdi o link, mas que correspondem ao período de Janeiro de 2011, no site http://marketshare.hitslink.com/report.aspx?qprid=8 , que é para mim de confiança)


Quanto às infecções:
Claro que a culpa pela infecção é sempre do utilizador.
Eu ando muitas vezes sem antivírus no Windows, e não apanho qualquer tipo de malware :004: (sorte, porque também não faço nada de mal)...
O Windows é pago, e quanto isso acho que não há problema nenhum. É um produto e um bom produto (quer gostemos, quer não). Por ser pago ser responsabilizado, até isso eu faria se o Linux também fosse pago ...

Quanto ao malware no Android, é a mesma treta que já falei. Existem muitos utilizadores, e maior parte das infecções é por sua própria culpa (como também referiu).

Cada sistema encaixa na necessidade dos utilizadores. O meu perfil de utilizador sobrevive sem Windows, mas não podemos ser cegos ao ponto de nos tornar-nos fanboys. Há que ver os factos: o Linux é gratuito, e mesmo assim reúne qualidade e características espectaculares que nem alguns s.o.'s pagos reunem. E há que ver que o MacOS e o Windows têm programas que correm de forma bonita e out-of-box (como os Adobe XPTO's, Autocad, etc) que são importantes para algumas actividades (e não venham dizem que o GIMP esmaga, ou é melhor, ou o quer que seja ao pé do Photoshop. Existem pessoas que trabalham com esse software à 18 anos, e não é agora que vão mudar para uma coisa que lhes parece manhosa). Ou seja, um destes so's não satisfaz totalmente alguns utilizadores ;).

Por muito adepto do open-source que seja, isto é o que penso. Se muitas das empresas grandes fizessem esse software com a qualidade que existe para o Linux, o Linux ganhava ainda mais adeptos. Contudo, isto não acontece porque Linux é também uma filosofia de vida (e nem todas as empresas estão a preocupar-se com filosofias).
 
Última edição:
Operating SystemTotal Market Share
Windows89.72%
Mac5.21%
iOS1.92%
Linux0.94%
Java ME0.91%
Android0.50%

Tens que começar a rever melhor as tuas fontes XD
Se nem a própria M$ confia no seu SO como pode passar confiança para outros o9 Windows só é mais usado por ser o SO que tem mais cópias piratas e também por quando alguém compra um PC Desktop, Notebook e Netbook novo vem com esse Vírus instalado de fabrica em alguns caso vendem W7 mega hiper limitado XD

Abraços.
 
... Nao vale mesmo a pena . É mesmo uma questão de preferência de clube. Perdem todos que são obtusos e têm o ego maior que a real capacidade de resolver problemas!
 
Bem pessoal, vocês que dizem que o OpenOffice é uma maravilha e que não têm problemas de compatibilidade podiam era dar-me uma ajuda. É o seguinte, comprei hoje um novo portátil e é claro que isto vem sem Office, ora eu saquei o LibreOffice mas quando vou para abrir os ficheiros criados no Office 2007 isto parece um desastre, ou seja, imagens dos ficheiros todas em cima umas das outras, tabelas com metade apagada, tipos de letra completamente diferentes do original, etc...

Será que existe alguma coisa que possa fazer para reparar isto ou tenho mesmo que arranjar o Ms Office? Agora até parece que existe por aí uma versão light gratuita...
 
Peço desculpa, vim aqui parar através da pesquisa e pensei que, sendo que algumas pessoas afirmaram que não tinham qq problema, poderia obter uma resposta rápida. Sendo assim irei colocar a pergunta no local apropriado...
 
A implementação do Linux nos computadores mais antigos é uma excelente notícia.
O problema depois é a utilização de software específico.
Penso que as entidade governamentais deveriam começar a exigir aos fornecedores de softwares que disponibilizassem os programas em vários sistemas operativos.

Quanto à discussão entre MS e o Libre, não tenho dúvidas que o MS é melhor.
Contudo entendo que para a maior parte dos utilizadores não necessita de esticar ao máximo as capacidades do Office e para tal as versões gratuitas são bastante boas.
Evidentemente que um utilizador que tem um ficheiro de excel com 28 MB tem necessidades específicas e ai deverá ser adequado gastar dinheiro numa licença do MS.
Já trabalhei em várias empresas com o Open Office ou Libre Office e corria tudo muito bem.
O grande problema entre ambos os sistemas são os cabeçalos e rodapés, o resto rola muito bem entra ambos os sistemas.

Cumprimentos.
 
Back
Topo