[Noticia] Linus Torvalds e Debian

APLinhares

OpenSource
Verdade ou Ficção?

Tendo em conta a fonte (theinquirer)

Em uma entrevista Linus Torvalds confessa que a "única distribuição de relevância que nunca usei foi o Debian, justamente por ser a mais difícil de instalar. Soa estranho, já que Debian se considera a distribuição 'perfeita para os verdadeiros usuários técnicos', mas isso é exatamente o que não gosto numa distro. Prefiro as distribuições bem desenhadas com instaladores fáceis, etc, pois para mim este é o único ponto importante para começar a utilizar uma distribuição".

Fonte Oficial
 
Última edição:
Eu Debian só instalei em VirtualBox mas foi bué fácil de instalar ... Esse Linus tá a ficar parvinho

P.S.: Agora é que vi que era o Inquirer LoL Atao já ponho em causa a noticia :P
 
Não sei porque é que isto é notícia.

Ele nesta entrevista diz

APC: Do you use a specific distribution of Linux at home or work?

LT: A "specific" one? No. I have changed distributions over the years, and it tends to really end up depending on various random circumstances, like just when I switch machines around and what happens to be convenient.

So right now I happen to run Fedora on my machines, which largely came about from me running on POWER for a few years, and Fedora supported it pretty well (and since I actually don't care that deeply about the distribution, I tend to prefer running the same thing on everything, just to keep any distro issues away).

Before Fedora had ***** support, I ran YDL for a while, and before that I had SuSE. Funnily enough, the only distributions I tend to refuse to touch are the "technical" ones, so I've never run Debian, because as far as I'm concerned, the whole and only point of a distribution is to make it easy to install (so that I can then get to the part I care about, namely the kernel), so Debian or one of the "compile everything by hand" ones simply weren't interesting to me.
.
 
Não concordo com o Linus Torvalds quando diz que uma distro é complicada de instalar quando nem sequer a utilizou, agora sobre Linus Travis não posso comentar que não o vejo mencionado no artigo :P

Se bem que a primeira vez que tentei instalar deu-me erros constantes ao tentar particionar ( e não continuei porque a máquina não era minha).
 
E depois é p0reciso configurar tudo á mão? Xorg, Gnome (KDE), etc?

Epá fez-me lembrar o Arch Linux, que é o que estou a usar com o KDEmod, Estou satisfeito.
 
Sim, em termos de gestão o parece-me que o Arch está ao nível do Debian; Digo isto com 1/2 dúzia de dias de Arch e 3/4 anos de Debian ;)


EDIT:
Em termos de documentação: gostei muito do wiki do Arch; O Debian tem um mundo de foruns à volta dele...
 
O homem não disse propriamente nada do outro mundo. Quando se tem um grande nível técnico não é preciso fazer sempre as coisas à martelada para aprender. Ele também não precisa de instalar distros difíceis para aprender mais ou parecer mais l33t, não é?

Depois como se sabe ele gosta do KDE portanto é natural que se vire para o Fedora.
 
Sim, em termos de gestão o parece-me que o Arch está ao nível do Debian; Digo isto com 1/2 dúzia de dias de Arch e 3/4 anos de Debian ;)


EDIT:
Em termos de documentação: gostei muito do wiki do Arch; O Debian tem um mundo de foruns à volta dele...
Gosto mais do Arch pela wiki tb, mas pela pesquisa de pacotes na pagina principal e na AUR. As vezes sei que tipo de aplicação quero, só não sei o nome, e a pesquisa ajuda-me muito. Se calha o debian tb tem isso, mas nao vi isso no site.
 
O homem não disse propriamente nada do outro mundo. Quando se tem um grande nível técnico não é preciso fazer sempre as coisas à martelada para aprender. Ele também não precisa de instalar distros difíceis para aprender mais ou parecer mais l33t, não é?

Depois como se sabe ele gosta do KDE portanto é natural que se vire para o Fedora.

Há ali mais qualquer coisa.

Primeiro porque não acho que o debian seja assim tão difícil de instalar. Mais difícil é gentoo ou slack. Aliás, com os instaladores gráficos, instalar um debian ficou uma coisa banal. Configurar também não acho que seja dos mais difíceis (again, gentoo ou mais ou menos ao mesmo nível, slack).

segundo, porque concordando com o teu post timber, eu aínda sou do tempo em que o Linus fez alta "promoção" ao SuSE até por ser a única distro europeia de referência ... portanto ele agora vir falar no Fedora até estranho.
 
Eu também sou do tempo em que um gajo usava o SuSe por ser uma distro europeia fixe e ser um meio termo razoável entre ser fácil e ser suficientemente técnica. Aliás foi por isso que a minha primeira distro foi o SuSE.

E nessa altura o Debian era considerado "difícil" e ocupava mais ou menos o lugar do Gentoo na escala "sou um grande macho a minha distro tem pelos no peito". O homem ainda deve funcionar ou ter respondido nessa lógica.
 
E depois é p0reciso configurar tudo á mão? Xorg, Gnome (KDE), etc?

Epá fez-me lembrar o Arch Linux, que é o que estou a usar com o KDEmod, Estou satisfeito.

Não instala-te logo tudo, Xorg, GNOME KDE ou Xfce (basta escolher o cd que traz cada DE, sendo opor omissão GNOME). Excepto se não quiseres claro e para isso basta tirar o "visto" na parte "Desktop Environment" instalando depois tudo à mão.

Parece-me que: ou as declarações são um pouco antigas ou Linus só experimentou Debian antes do etch ou sarge (só conheço o instalador desde o etch, actualmente a última stable).
 
Eu também não vejo qualquer problema no debian.
Pelo menos no que instalei.
Eu apenas uso Ubuntu por ter muitas ferramentas de configuração de hardware e não só muito uteis que nos poupam trabalho porque de resto adaptei-me muito bem ao Debian.
Mas concordo com o Linus que se há pouco tempo é preferível uma distro que meta tudo ou quase tudo certinho sem muitos trabalhos adicionais.
 
Back
Topo