[Noticia] NASA e SGI + supercomputador a correr Linux

APLinhares

OpenSource
A NASA adquiriu um SGI Altix 4700 - um super-computador com 1024 processadores Dual-Core Intel Itanium 2 e 4TB de memória - e meteu-lhe apenas um kernel do Linux: a versão 2.6.22.1. Esta máquina consegue debitar uns potentes 13.1 teraflops por segundo, entrando automaticamente para o sexagésimo quarto lugar do top500 dos super-computadores. Para guardar os dados processados pelo Altix 4700, a NASA adquiriu também um SGI InfiniteStorage 10000 com 240TB de capacidade de armazenamento.
Para poder usar um único kernel neste super-computador, a SGI teve que fazer algumas alterações ao kernel do Linux, que depois enviou à comunidade para futura inclusão nas novas versões.
É nestas alturas que vemos o poder do "mundo livre"; suportar 1024 Dual-Core e 4 terabytes de memória não é para qualquer um. Se a NASA - uma agência que não se pode dar ao luxo de ter uma máquina a funcionar abaixo de óptimo - confia em GNU/Linux, porque é que vocês não confiam nele para o(s) vosso(s) desktop(s) e/ou servidor(es)?

Noticia

Fonte
 
Última edição:
Linux é a solução para servidores (entre outras coisas é claro), alguém dúvida?

Eu confio plenamente em GNU/Linux, em Windows nunca mais (nos meus desktops/laptop's/server's) vou confiar, tenho a segurança que quero, posso ter ainda mais do que a que tenho, a máquina tem grandes uptimes, o que é bastante bom (o pessoal dos download's deveria apostar em Linux), apenas toco no Windows por motivos escolares (por VM).

Gostei de ler esta noticia. AndreAPL trás nos mais "aperitivos" destes.
 
brutal. ja agora voces conhecem algum site q explique tipo tutorial como compilar uma distro tipo ubuntu no pc para ficar mesmo 100% optimizado?
 
2048 cores :x2: era pôr isto a foldar...

Gostava de estar lá para fazer o Enter para compilar o kernel. Pergunto-me quantos microsegundos terá demorado :007:
 
Back
Topo