[Noticia] Potencialmente interessante

aquiterio

1st Folding then Sex
Equipa de investigadores portugueses na Universidade de Cambridge descobriu uma molécula responsável pela prevenção de tumores


Uma equipa de investigadores portugueses na Universidade de Cambridge descobriu uma molécula responsável pela prevenção de tumores, segundo um estudo hoje publicado na revista Current Biology.

A investigação, desenvolvida no laboratório do Professor David Glover no Departamento de Genética, veio demonstrar que na ausência da molécula SAK, as células se multiplicam de forma anormal, uma deficiência associada à formação de tumores.

O estudo mostra que a molécula SAK é necessária para a formação de uma estrutura que regula a multiplicação das células - o centrosoma - e explica o seu envolvimento na prevenção de tumores.

A investigadora portuguesa Mónica Bettencourt Dias descobriu a importância desta molécula para a formação do centrosoma, num estudo publicado no ano passado na revista Nature.

No artigo hoje publicado a cientista e outros dois investigadores portugueses vão mais além e revelam que a SAK é um dos controladores da formação de centrosomas.

Assim, a existência em excesso desta molécula leva à formação de muitos centrosomas e a sua ausência implica a inexistência daquelas estruturas.

De acordo com o estudo, a falta de controlo do número de centrosomas leva a problemas na multiplicação das células, um defeito associado à tumorigenese (formação de tumores).

Este problema acontece porque os centrosomas ajudam na organização das "estradas" por onde o material genético é levado para cada nova célula, durante a multiplicação das células.

A distribuição anormal do material genético pode levar à ausência ou presença em excesso de genes envolvidos na formação de tumores.

Um grupo de investigadores canadianos já tinha mostrado que os ratinhos que têm apenas metade da quantidade normal desta molécula são seis vezes mais susceptíveis de desenvolver tumores, o que apontava para a existência de uma ligação da molécula SAK aos tumores.

Os resultados do estudo agora publicado vêm explicar essa associação entre a SAK e a tumorigenese.


in Portugal Diário
 
Mais uma:

Vacina está a ter «100 por cento de eficácia» desde a realização dos primeiros estudos, há cerca de quatro anos, anuncia empresa fabricante

Uma nova vacina contra o vírus causador do cancro do colo do útero deverá começar a ser comercializada no início de 2007, disse hoje à Agência Lusa fonte da empresa fabricante.

A Sanofi Pasteur MSD, única empresa na Europa dedicada exclusivamente a vacinas, anunciou hoje que submeteu à Agência Europeia de Medicinas (EMEA) o pedido de autorização de comercialização de uma vacina contra os quatro tipos de papilomavírus humano (HPV) mais frequentemente responsáveis pelo cancro do colo do útero, lesões cervicais pré-cancerígenas e lesões genitais externas.

Contactada pela Lusa, fonte da empresa referiu que, tendo em conta os prazos normais dos pedidos de autorização, a vacina só deverá começar a ser vendida no início de 2007, não estando ainda definido o preço.

A fonte salientou que esta vacina está a ter «100 por cento de eficácia» desde a realização dos primeiros estudos, há cerca de quatro anos.

O cancro do colo do útero é, depois do cancro da mama, a segunda causa de morte por cancro mais comum entre mulheres jovens (15- 44 anos) na Europa, onde morrem por dia 40 mulheres com a doença.

O presidente da Sociedade Portuguesa do Papiloma, Rui Medeiros, disse à Lusa que o cancro do colo do útero mata todos os anos em Portugal 200 mulheres, sendo diagnosticados anualmente entre 900 e mil novos casos da doença.

«Esta nova vacina parece que vai ajudar a prevenir o cancro do colo do útero. Os resultados obtidos mostram uma eficácia a 100 por cento e uma protecção a quatro anos. É claramente uma vacina com resultados fantásticos», salientou Rui Medeiros.

O especialista referiu que o HPV se transmite por via sexual, sem que o uso do preservativo evite completamente o risco de infecção, mas há factores, como o tabaco, que contribuem para que o cancro do colo do útero surja mais cedo.

«As mulheres em Portugal cada vez fumam mais. Se, além de ter o HPV, a mulher for fumadora, o cancro aparece muito mais cedo», afirmou.

Para Rui Medeiros, «é preciso as mulheres convencerem-se que têm de ir ao médico, especialmente ao ginecologista», sendo aconselhável que a partir dos 30 anos façam rastreios anuais a possíveis infecções por vírus.

Segundo a Sanofi Pasteur, estima-se que 70 por cento das pessoas sexualmente activas possa estar expostas ao papilomavírus «numa certa altura da sua vida, sendo assim muito comuns as infecções genitais por este tipo de vírus, que é muito infeccioso».

«Em geral, o vírus pode desaparecer por si ou não exibir quaisquer sintomas. No entanto, num determinado número de casos, pode causar lesões cervicais de baixo grau e lesões genitais externas, incluindo verrugas vaginais», refere a empresa, acrescentando que a evolução destas lesões pode originar um cancro no colo do útero.

in Portugal Diário
 
Ainda bem que a medicina nunca para, e mais feliz fico por saber que o folding tem se mostrado uma das formas de contribuir para a evolução

Excelentes noticias aquiterio

Abraço :kfold:
 
Optima recolha aquitério!!

São noticias realmente interessantes, que mostram como a medicina evolui! :)

Abraços!
 
Última edição:
Para além da grande descoberta são de facto este tipo de noticias que temos de apresentar a quem quer ajudar a equipa e o projecto. ;)
 
A segunda noticia é brutal. Ouvi à uns tempos na televisão. É muito promissor.
A questão qto ao Folding é que penso nenhuma das noticias está relacionada com o Folding@home com muita pena minha. No entanto o que interessa são os avanços. Se forem com o Folding tanto melhor.
Como disse são noticias muito interessantes.
 
Back
Topo